Jovens e Adultos: Uma Jornada de Fé – A Formação do povo de Israel e sua herança espiritual
Lição 11: Deus Escolhe Arão e seus Filhos para o Sacerdócio
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição 11.
7 - Falem: A lição de hoje tem como título “Deus Escolhe Arão e seus Filhos para o Sacerdócio”.
8 - Trabalhem o conteúdo da lição de foram participativa e de forma contextualizada, vejam esta sugestão:
- Escrevam estes nomes no quadro ou cartolina: Arão e seus filhos Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar.
- Leiam o texto da chamada de Arão e seus filhos para o sacerdócio – Êxodo 28.01.
- Depois, apresentem uma figura de uma veste sacerdotal.
- Agora, apresentem os demais pontos da lição.
- Para concluir e contextualizar o tema para a vida dos alunos, utilizem uma das dinâmicas: “Minha Vida em Dois Atos” ou “Com a Mão na Massa”. Se preferir, ainda sugiro o texto de reflexão “O Homem das Bíblias”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Minha Vida em Dois Atos
Objetivo: Oportunizar aos alunos momento de reflexão sobre sua história de vida, seu chamado e vocação.
Material: 01 envelope, ½ folha de papel ofício e caneta para cada aluno, 01 tubo de cola.
Procedimento:
- Após falar sobre o chamado de Arão e seus filhos para o sacerdócio, oportunizem aos alunos também a oportunidade de refletir sobre sua história de vida, seu chamado e vocação.
- Entreguem para os alunos ½ folha de papel ofício e falem que ela representa nossa vida. O tempo vai passando e a vida nos traz marcas.
Agora peçam para que eles amassem o papel. Depois, peçam para que abram.
Então, orientem para que os alunos escrevam alguns fatos, isto é, acontecimentos que marcaram a vida deles, antes da conversão.
- Depois, dobrem o papel em 04 partes e solicitem para que abram.
Perguntem: O que vocês estão vendo?
Há o formato de uma cruz.
Então falem que a nossa vida tem dois momentos, um antes da conversão e outro quanto aceitamos Cristo como salvador. Mudando nosso modo de viver.
Em seguida, peçam para que coloquem o papel amassado dentro do envelope e fechem-no com cola.
- Falem que esta ação representa o passado. Agora, leiam II Co 5. 17 “Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”.
- Agora, na parte da frente do envelope, representando o tempo presente, os alunos deverão escrever seu nome e alguns fatos que são relevantes após a conversão, como por exemplo: mudança na vida pessoal, familiar e espiritual, batismo com o Espírito Santo, descoberta de talentos, recebimento de dons, uma chamada especial, atuação na obra de Deus etc.
- Para concluir leiam I Co 7.20.
Ideia original da utilização do papel amassado desconhecida
Elaboração desta versão por Sulamita Macedo.
Dinâmica: Com a Mão na Massa
Objetivo: Refletir sobre o serviço cristão.
Material: ½ folha de papel ofício e caneta para cada aluno.
Procedimento:
- Entreguem a metade da folha de papel ofício para cada aluno.
- Solicitem para que façam o desenho de uma de suas mãos, contornando-a com a caneta.
- Falem que a mão representa “trabalho, serviço, ação, atividade”.
- Peçam para que os alunos escrevam:
Fora da mão: Aquilo que desejam realizar.
- Leiam ou cantem com os alunos a 1ª estrofe do hino da Harpa Cristã no. 394:
“Quem sua mão ao arado já pôs, constante precisa ser; o sol declina e, logo após, vai escurecer. Avante, em Cristo pensando, em oração vigiando, com gozo e amor trabalhando, p’ra teu Senhor”.
- Leiam ainda: I Co 12.5 a 7, I Co 4.2 e Sl 100.02
- Para concluir, façam uma oração pelos alunos apresentando o desejo de cada aluno em servir na obra do Mestre e que sejam capacitados pelo Espírito Santo.
Por Sulamita Macedo.
Texto de Reflexão: O Homem das Bíblias
Quando o grupo de jovens da igreja de Ricardo precisou de Bíblias para estudo, ele foi em busca de mais de 70 exemplares. Ele conseguiu o que eles precisavam, mas nunca parou de coletar e distribuir Bíblias.
Pessoas e empresas doam dinheiro. Outros lhe dão Bíblias novas e usadas para compartilhar. O lema, escrito na van que ele usa para seu ministério, explica o seu simples desejo: “Precisa de uma Bíblia? Peça-me uma”. Ricardo é uma pessoa simples, um técnico em instalações hidráulicas e de aquecimento que faz esse ministério em seu tempo livre. Seu apelido na igreja é “o homem das Bíblias”.
Você alguma vez desejou ter um ministério especial, como o de Ricardo? O Senhor deu a cada um de nós pelo menos um dom espiritual, a ser usado para os propósitos de seu reino. O apóstolo Paulo faz uma lista de diversos dons, em I Coríntios 12 e Romanos 12, e alguns são mencionados em I Pedro 4.9 a 11.
Se você não sabe que dons você tem, trabalhe como voluntário num ministério de sua igreja que lhe interesse, ou supra alguma necessidade da qual alguém lhe falou. Então pergunte a si mesmo se você viu Deus fazer a obra através de você, e se teve alegria enquanto servia. Pergunte a colegas cristãos se eles acham que você tem um talento em alguma área. Peça que o Senhor o ajude a determinar onde você encaixa nos planos dele.
O Senhor quer usar você também.
Fonte: Nosso Andar Diário(16.07.2011)
Texto Pedagógico:
Participação do aluno na aula da EBD
Um novo olhar para uma velha questão
A participação do aluno no processo de ensino e aprendizagem é condição fundamental para que haja construção do conhecimento, sendo então necessária a tomada de decisão por parte do docente para que proporcione ao aluno, formas diferentes de participar do ato de aprender.
Neste texto, tecerei algumas considerações especificamente sobre a participação do aluno nas aulas da EBD(Escola Bíblica Dominical).
Geralmente, as aulas da EBD são ministradas através do método expositivo, isto é, o professor transmite o saber e os alunos escutam... escutam... de forma passiva aquilo que o professor deseja transmitir, sem promover de fato a participação dos discentes no processo.
Reconheço que é quase impossível fugir da aula expositiva. Como assim? Então, parece um contrassenso escrever este texto, não é? Mas, vejamos os caminhos para melhorar este quadro. Este método, quer queira ou não, é utilizado de forma frequente, mas há possibilidades de utilizá-lo com criatividade.
A unilateralidade do ensino centrado no professor é um dos pontos negativos mais agravantes deste método. Sendo assim, é possível modificar esta situação, agregando a ele outros métodos e recursos para potencializar o ensino e a aprendizagem, oportunizando ao aluno uma participação ativa.
Promover experiência participativa nas aulas requer inicialmente tomada de consciência por parte do professor da importância deste ato para a aprendizagem, ou melhor, mudança de paradigma da aula de Escola Dominical, tradicionalmente e historicamente executada de forma não participativa.
Romper com a cultura da não participação, do silêncio e da imobilidade requer questionamento da prática docente e de resultados. É um ato desafiante, individual e até provocativo, pois nem todos que compõem o corpo docente vão aderir a este modo participativo de ministrar aulas na EBD, criticando até seu modo de ensinar.
Afinal, quais as possibilidades de participação dos alunos na aula da EBD? Já foi dito anteriormente, que há necessidade e possibilidade de agregar outros métodos e recursos de ensino à aula expositiva. Veja alguns exemplos:
- Trabalhar com projetos;
- Divisão de grupos;
- Debates;
- Encenação, esquete;
- Perguntas e respostas;
- Estudo de caso;
- Dinâmicas;
- Oportunizar o aluno para fazer perguntas, tirando dúvidas;
- Realizar leitura individual e compartilhada de versículos e outros textos;
- Depoimentos dos alunos, relatos de experiências;
Concluindo, desejo aqui ainda me reportar ao que já escutei, quando alguém é questionando quanto ao modo de ensinar sem participação dos alunos, ao dizer: “Mas sempre foi assim!”. Sempre foi assim e você considera que está dando certo? Certo para quem? Fácil para quem? Sempre foi assim porque alguém ainda não rompeu com o modelo que vem sendo copiado ao longo dos anos, mas que precisa ser reinventado, pois não cabe mais este modelo para os ideais de um ensino participativo, que promove aumento da retenção da aprendizagem da Palavra de Deus, forma o caráter cristão e transforma vidas. Não é difícil de executar, difícil é iniciar, pois há quebra de padrões estabelecidos. Comece por você e contagie seus colegas!
Por Sulamita Macedo.
Pré-adolescentes – Currículo do Ano 2: Conhecendo melhor a si mesmo e os outros
Lição 11: Sem Estresse!
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: A lição de hoje tem como título “Sem Estresse!”
- Depois, utilizem a dinâmica “A Bagagem”.
- Em seguida, trabalhem os pontos levantados na lição. Procurem buscar a participação dos alunos durante a aula.
- Para concluir, leiam o texto “Não faça dos Outros o seu Bode Expiatório”, que proporcionará a reflexão sobre atritos familiares causados por situações de estresse, ansiedade.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A Bagagem
Objetivo: Refletir sobre o que pode causar a ansiedade, as ações para minimizá-la e afirmar a confiança em Deus.
01 mochila e pedras grandes
Observação: as pedras cabem dentro da mochila.
Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo.
- Coloquem no meio do círculo uma mochila vazia e as pedras.
- Perguntem: O que tem trazido medo, preocupação, ansiedade para vocês?
Para cada resposta, o aluno deverá pegar uma pedra e colocar dentro da mochila.
- Depois, solicitem para que um aluno pegue a mochila, coloque-a nas costas e ande dentro do círculo, pelo menos duas vezes. Com certeza ele terá dificuldade em conduzi-la devido ao peso e o incômodo em carregá-la.
- Depois, falem: O que significa andar em círculo?
Significa que a pessoa não encontra saída para a situação que está lhe perturbando.
- Então, falem: Nós, muitas vezes, estamos carregando fardos enormes. E não encontramos saídas. Mas, este fardo pode ser diminuído, aliviado. De que forma?
Aguardem as respostas. Observem atentamente cada uma delas. E enfatizem também as ações a seguir: fazer planejamento, buscar apoio na família, conversar com amigos, orar, ler a Bíblia, cultivar a fé, confiar em Deus, manter-se envolvido com o trabalho da igreja, participar dos cultos, ter momentos de lazer.
- Leiam:
1 Pedro 5.7: “ Lançai sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós”.
Mateus 11:30: “Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve”.
- Por fim, solicitem que o mesmo aluno esvazie a mochila, simbolizando o alóvio do fardo e confiança em Deus. Depois, façam uma oração pelos alunos.
Por Sulamita Macedo.
Texto de Reflexão: Não Faça dos Outros o seu Bode Expiatório
Jorge trabalhava numa firma, era cumpridor de seus deveres, mas seu patrão nunca o elogiava. Um dia Jorge cometeu uma pequena falta e foi muito humilhado pelo patrão.
Chegou em casa e, estando sua esposa atrasada com o almoço, Jorge descarregou toda a sua raiva em cima dela, dizendo-lhe tudo o que tivera vontade de dizer para seu patrão quando fora humilhado. Desabafou para a esposa:
- Eu trabalho sem descanso, nunca deixo de cumprir meu dever e agora, quando chego em casa, nem mesmo tenho o que comer...
Ele se dirigia à esposa, mas era a seu patrão que ele estava querendo agredir.
A esposa, muito chateada, calou-se, mas não se conformou. Quando seu filho chegou da escola cansado e colocou seu material em cima do sofá, ela desabafou:
- Você não reconhece todo o meu trabalho, o meu cansaço, e vai jogando suas coisas em qualquer lugar...
Na verdade não estava dizendo isso para seu filho e sim para seu marido.
O menino subiu para seu quarto e, quando abriu a porta, lá estava o cachorro deitado em cima de sua cama. Deu um chute no cachorro, gritando:
- Você fica deitado em qualquer lugar, está sempre no meu quarto tirando meu sossego!
Não estava querendo dizer isso para o cachorro e sim para sua mãe.
Autor desconhecido.
Adolescentes - Currículo do Ano 2: Conselhos para o dia a dia
Lição 11: Seja Prudente!
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Antes de falar sobre o tema da aula, perguntem para os alunos:
- Agora, falem que o tema da aula será sobre a prudência.
- Perguntem: O que vocês acham que seja Prudência?
Procurem então fazer um conceito deste vocábulo a partir das ideias dos alunos e com acréscimo de outras informações se necessário.
- Em seguida, utilizem a dinâmica “Entrando numa fria”
- Depois, trabalhem outros pontos destacados no conteúdo da lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
- Para fazer a conclusão da lição, leiam a Fábula “A Cigarra e a Formiga”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Entrando numa Fria
Objetivo: Refletir sobre a prudência, a imprudência e suas consequências.
Material:
Depósito com pedras de gelo
Copos descartáveis
Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo.
- Peçam para que os alunos relatem situações que aconteceram com eles que envolvam a prudência ou a imprudência.
Quando o relato exemplificar a prudência, todos devem bater palmas.
Quando o relato exemplificar a imprudência, todos devem falar: “Entrou numa fria!” e ganhará um copo descartável com gelo.
Falem o que significa a expressão “entrar numa fria”: confusão, encrenca, não fez do jeito correto.
- A partir destes relatos falem sobre a importância da prudência e os resultados positivos. Também falem sobre as consequências negativas da falta de prudência.
- Agora, peçam para que os alunos que “ganharam” o copo com gelo, observem como está o gelo. Deve ter havido degelo. Então, aproveitem e falem que esta transformação pode nos remeter a mudança de comportamento do imprudente que “entrou numa fria” para uma situação diferente com mudanças de atitudes.
Por Sulamita Macedo.
Fábula: A Cigarra e a Formiga
Era uma vez uma cigarra que vivia saltitando e cantando pelo bosque, sem se preocupar com o futuro. Esbarrando numa formiguinha, que carregava uma folha pesada, perguntou:
- Ei, formiguinha, para que todo esse trabalho? O verão é para gente aproveitar! O verão é para gente se divertir!
- Não, não, não! Nós, formigas, não temos tempo para diversão. É preciso trabalhar agora para guardar comida para o inverno.
Durante o verão, a cigarra continuou se divertindo e passeando por todo o bosque. Quando tinha fome, era só pegar uma folha e comer.
Um belo dia, passou de novo perto da formiguinha carregando outra pesada folha.
A cigarra então aconselhou:
- Deixa esse trabalho para as outras! Vamos nos divertir. Vamos, formiguinha, vamos cantar! Vamos dançar!
A formiguinha gostou da sugestão. Ela resolveu ver a vida que a cigarra levava e ficou encantada. Resolveu viver também como sua amiga.
Mas, no dia seguinte, apareceu a rainha do formigueiro e, ao vê-la se divertindo, olhou feio para ela e ordenou que voltasse ao trabalho. Tinha terminado a vidinha boa.
A rainha das formigas falou então para a cigarra:
- Se não mudar de vida, no inverno você há de se arrepender, cigarra! Vai passar fome e frio.
A cigarra nem ligou, fez uma reverência para rainha e comentou:
- Hum!! O inverno ainda está longe, querida!
Para cigarra, o que importava era aproveitar a vida, e aproveitar o hoje, sem pensar no amanhã. Para que construir um abrigo? Para que armazenar alimento? Pura perda de tempo.
Certo dia o inverno chegou, e a cigarra começou a tiritar de frio. Sentia seu corpo gelado e não tinha o que comer. Desesperada, foi bater na casa da formiga.
Juvenis - Currículo do Ano 2: A História da Igreja
Lição 11: O início do Movimento Pentecostal
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: A lição de hoje tem como título “O Início do Movimento Pentecostal”.
- Perguntem: Por que este movimento é chamado de Pentecostal?
Aguardem as respostas e depois falem sobre a descida do Espírito Santo no dia de Pentecostes(Atos 2).
- Agora utilizem a dinâmica “Pentecostes”.
- Depois, façam um breve resumo das aulas anteriores sobre a evidência do fogo pentecostal nos diversos países.
- Em seguida, falem sobre o movimento pentecostal ocorrido no século XX.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Pentecostes
Objetivo: Representar a descida do Espírito Santo através da expressão oral em várias línguas.
Material:
01 versículo bíblico em várias línguas, por exemplo: João 3.16 em Inglês, Francês, Espanhol, Português etc. Vocês podem conseguir, o trecho bíblico em vários idiomas, através da Bíblia on line(vejam no procedimento).
Procedimento:
- Falem sobre a descida do Espírito Santo que aconteceu de forma visível e audível.
- Leiam Atos 2. 2 a 4.
- Falem: Agora vamos representar a expressão audível da descida do Espírito Santo.
- Entreguem o versículo em línguas diferentes para os alunos.
Português: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Inglês: For God so loved the world, that he gave his only begotten Son, that whosoever believeth on him should not perish, but have eternal life.
Espanhol: Porque de tal manera amó Dios al mundo, que ha dado á su Hijo unigénito, para que todo aquel que en él cree, no se pierda, mas tenga vida eterna.
Alemão: Also hat Gott die Welt geliebt, daß er seinen eingeborenen Sohn gab, auf daß alle, die an ihn glauben, nicht verloren werden, sondern das ewige Leben haben.
Francês: Car Dieu a tant aimé ceux qu’il a disposés, qu'il a donné son seul Fils engendré, afin que chacun d’eux qui croit en lui ne périsse point, mais qu'il ait la vie éternelle.
- Solicitem que leiam o versículo, todos ao mesmo tempo.
- Leiam Atos 2. 6 ao 12.
Observação: Caso não haja alunos na sala que falem uma língua estrangeira, vocês podem pedir ajuda a uma pessoa da igreja que indiquem pessoas para falar ou ensinar a pronúncia das palavras.
Por Sulamita Macedo.
Dinâmica: Rubi ou Bijuteria?
Objetivo:
Refletir sobre o que significa ser “mais preciosa que o rubi”.
Material:
01 figura da pedra preciosa Rubi no estado bruto
01 rubi feito de cartolina vermelha em tamanho grande
01cartão com Pv 31.10 e a figura de um rubi.
Procedimento:
- Leiam Pv 31.10 “Mulher virtuosa que achará? O seu valor muito excede ao dos rubis”.
- Perguntem:
Vocês já pensaram sobre o que seja o rubi?
Aguardem as respostas.
Depois, apresentem uma figura desta pedra preciosa(lapidada).
- Falem: Rubi é uma das mais valiosas pedras preciosas. Somos comparadas ao rubi, mas vale salientar que a Bíblia menciona que somos mais preciosas que o rubi.
- Apresentem a figura grande de rubi confeccionada em cartolina vermelha e peçam para que cada aluna escreva o seu nome nesta figura.
- Perguntem: Vocês já pensaram sobre isto? Ser mais preciosa que o rubi?
- Apresentem estas informações:
“As gemas de rubi são valorizadas de acordo com várias características, incluindo tamanho, cor, claridade e corte. Todos os rubis naturais contêm imperfeições. Por outro lado, rubis artificiais podem não conter imperfeições. Quanto menor o número e menos óbvias as imperfeições, mais caro é o rubi - a menos que não tenha imperfeições (isto é, um rubi "perfeito") - então ele é suspeito de ser fabricado artificialmente e seu status de gema sem preço não é garantido. Alguns rubis manufaturados têm substâncias adicionadas a eles para que possam ser identificados como artificiais, mas a maioria requer testes gemológicos para determinar a sua origem”.
Fonte: Wikipédia
- Vamos analisar esta informação:
O valor varia de acordo com as características de cada pedra: assim também as mulheres, cada uma com suas características.
Os rubis naturais contêm imperfeições: as mulheres também possuem defeitos, mesmo que tenham muitas qualidades.
Os rubis artificiais não contêm imperfeições: dessa forma é bijuteria.
- Perguntem: Vocês querem ser rubi ou bijuteria?
- Agora, apresentem esta informação:
“Originalmente, bijuteria é o ramo da ourivesaria ou joalheria que trabalha ligas metálicas semelhantes a ouro ou prata, assim como com pedras semipreciosas, vidro, plástico, miçangas etc. de modo a criar objetos semelhantes a joias e peças de fantasias”.
Fonte: Wikipédia
- Como você se vê ou se sente? Um Rubi ou bijuteria?
Reflita sobre isto.
Você já se achou como mulher?
Você se valoriza como mulher?
Você se gosta?
Vocês devem se aceitar como pessoa, como mulher.
- Apresentem figura do rubi no estado bruto.
Pense no que pode ser lapidado em você, peça ajuda ao Espírito Santo, deixe que Deus trabalhe no seu coração e atitudes para que vocês sejam valorizadas e se autovalorizem.
- Para finalizar, entreguem para cada aluna um cartão com Pv 31.10 e a figura de um Rubi.
Por Sulamita Macedo.