LIÇÃO 2
10/07/2011
A mensagem do Reino de Deus
10/07/2011
A mensagem do Reino de Deus
Entendemos que todos os reinos possuem seus objetivos, descritos em uma mensagem que define sua existência. Na Bandeira do Brasil, temos inscrita a mensagem “Ordem e Progresso”, uma clara alusão da certeza de que nosso país pode crescer ordenadamente e progredir de forma dinâmica. Já a mensagem do Reino de Deus é facilmente vista nas palavras de Jesus, descrita por Marcos: “o tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho”(Mc 1.15).
O tempo está cumprido. Deus sempre mostrou sua atuação ao longo da história. E havia chegado o tempo em que manifestaria, por meio de Jesus Cristo, a salvação tão esperada e anunciada aos pecadores. Aquele momento, também chamado de “plenitude dos tempos”, era adequado, escolhido por Deus a fim de que Jesus pudesse se manifestar. Para que isso viesse a ocorrer, foi necessária a interação, da parte de Deus, de três povos em um determinado momento: os judeus, com a guarda da Lei de Deus, que serviu de norte para que as profecias pudessem ser consultadas; os romanos, que, ao instituírem seu império, juntaram povos pela Pax Romana, uma paz imposta pela força (isso facilitou o deslocamento de missionários por todo o Império Romano), e os gregos, que dominaram a cultura com seu idioma: o grego era a língua franca dos tempos do Novo Testamento. Com essa mescla de fatores, Deus cumpriu o tempo de enviar o Messias.
O Reino está próximo. Com o anúncio do Evangelho pelo Senhor Jesus Cristo, o Reino começou a ser apresentado aos ouvintes dos seus sermões. O Reino não seria mais uma idéia distante almejada pelos israelitas. Também não seria uma libertação política e geográfica, como desejavam os judeus, libertando-se de Roma e do jugo imposto pelo império. A libertação pretendida por Jesus estava além do plano simplesmente político: era espiritual, contra a dominação do pecado.
Arrependei-vos. O arrependimento é necessário aos que querem fazer parte desse Reino. Arrepender-se não é apenas sentir-se mal por ter praticado um ato danoso contra Deus ou seu próximo. Arrepender-se é mudar de atitude, decidindo não tornar a fazer tal coisa para agradar ao Senhor. Arrepender-se não vem em segundo plano na mensagem do Evangelho; vem primeiro.
Crede no Evangelho. O Evangelho ensinado por Cristo precisa ser crido por nós em toda a sua extensão. Trata-se de uma mensagem que pode ser experimentada por todos, mas a essência é o crer. Acreditar no Evangelho implica reconhecer que ele é a chance que Deus dá para que o pecador possa ser perdoado por meio do sacrifício de Jesus. Em um mundo dominado por convicções contrárias à existência de Deus, Ele não exige grandes sacrifícios para nos oferecer a salvação. Ele pede tão somente a fé, que creiamos na mensagem transformadora que Jesus oferece. Nada mais que isso é necessário para se receber a salvação.
Por Alexandre Coelho
Extraído de O Ensinador Cristão, nº 47
Transcrito e postado por DEIEADI
Por Alexandre Coelho
Extraído de O Ensinador Cristão, nº 47
Transcrito e postado por DEIEADI