“[…] e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda Judéia e Samaria e até aos confins da terra” (At 1.8).
VERDADE PRÁTICA
Não fomos chamados apenas para usufruir dos benefícios da salvação, mas também para testemunhar do Salvador a um mundo que jaz no maligno.
LEITURA DIÁRIASegunda -Mt 5.13,14 - Somos o sal e a luz deste mundo
Terça - Cl 4.5,6 - Temperados com sal nos atos e nas palavras
Quarta - Rm 12.1,2 - Devemos influenciar o mundo
Quinta - Mt 5.16 - a luz e as boas obras
Sexta - Jo 8.12 - a luz dissipa as trevas
Sábado - At 1.8 - Somos testemunhas do Senhor em todo o lugar
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - Mateus 5.13-16; Romanos 12.1,2
Mateus 5
13 - Vós sois o sal da terra; se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nade mais presta, senão para se lançar fora e ser pisado pelo homens. 14 - Vós sois a luz do mundo não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; 15 - nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire mas, no velador, e dá luz a todos que estão na casa. 16 - Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus.
Romanos 12
1 - Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de DEUS, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a DEUS, que é o vosso culto-racional. 2 - E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de DEUS.
PALAVRA CHAVE - Testemunho - Demonstração da veracidade de um fato.
A PRÁTICA DEVE SER AMIGA ÍNTIMA DA TEORIA.
Para que tenhamos uma vida de cristãos bem-sucedida temos que desenvolver tanto, e ao mesmo tempo, as qualidades do Fruto do ESPÍRITO implantados em nós, quando de nossa conversão, quanto desenvolver nossos talentos ou dons espirituais.
O Fruto do ESPÍRITO será a luz para as nações enquanto os dons serão o sal a dar sabor a nossa relação com os, ainda, ou por enquanto, descrentes.
“Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio duma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo” (Fp 2.15).
A ilustração do sal fala do nosso caráter; a luz fala do nosso testemunho. Observe que Cristo falou primeiro do sal da terra e depois da luz do mundo. Assim, o caráter vem antes do testemunho, para que o testemunho tenha crédito do que o ouve.
A luz não se mistura. Mesmo que ela ilumine lixo, sujeira, lamaçal, etc, ela não se contamina.
INTERAÇÃO
Prezado professor, a lição desta semana tem por objetivo ressaltar que o Senhor JESUS nos chamou para sermos “sal” e “luz” nesse mundo tenebroso. Uma das propriedades do sal é “preservar”. O crente está neste mundo para preservá-lo da corrupção do pecado. Como “luz” fomos chamados para iluminar as trevas e apontar o caminho que pode levar ao céu. Fomos salvos e chamados pelo Senhor JESUS não apenas para usufruir dos benefícios da salvação, mas para testemunhar. Coloquemo-nos como luz em meio às trevas, como astros a refletir a luz de CRISTO. Aproveite o tema da lição para enfatizar a necessidade do bom testemunho.
OBJETIVOS - Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Saber que o cristão é o “sal” da terra.
Compreender que o crente é como luz no mundo.
Conscientizar se da importância do testemunho cristão.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor, reproduza o quadro abaixo no data show, retroprojetor ou tire cópias para os alunos. Utilize o quadro depois de concluir os tópicos i e II da lição. Peça que um aluno leia o texto bíblico de Mateus 5.13,14 e reforce o fato de que precisamos testemunhar do Senhor em todo lugar, pois somos o sal e a luz deste mundo.
Malaquias 3:3 diz: ”E assentar-se-á como fundidor e purificador de prata…”
Esse versículo bíblico intrigou umas mulheres de um estudo bíblico e elas ficaram pensando o que essa afirmação significava em relação ao caráter e a natureza de Deus.
Uma delas ofereceu-se para descobrir sobre o processo de refinamento da prata para o próximo estudo bíblico.
Naquela semana, a mulher ligou para um ourives e marcou um horário para assisti-lo trabalhar. Ela não mencionou a razão do seu interesse e só disse estar curiosa para conhecer o processo.
Ela foi assisti-lo. Ele pegou um pedaço de prata e o segurou sobre o fogo, deixando-o esquentar.
Ele explicou que, no refinamento da prata, é preciso que segure-se a mesma bem no centro da chama, onde é mais quente e queima-se as impurezas.
A mulher pensou sobre Deus, que às vezes, segura-nos em situações ‘quentes’ e pensou novamente no versículo: ‘E assentar-se-á como fundidor e purificador de prata…’
Ela perguntou para o artesão se ele tinha mesmo que ficar sentado o tempo todo na frente do fogo enquanto a prata estava sendo refinada.
Ele disse que sim, que não somente ele tinha que ficar lá, segurando a prata, mas que ele tinha que, também, manter seus olhos na mesma o tempo todo que ela estivesse nas chamas. Se a prata ficasse um minuto a mais no fogo, seria destruída.
A mulher ficou em silêncio por um momento. Então, ela perguntou: ‘Como você sabe quando a prata está totalmente refinada?’
Ele sorriu e disse: ”Ah, isso é fácil… É quando eu vejo minha imagem nela.”
Se hoje você está sentindo o calor do fogo, lembre-se que os olhos de Deus estão sobre você e que Ele vai ficar cuidando de ti até que Ele veja Sua imagem em você.
Nosso novo endereço: http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/
Veja vídeos em http://ebdnatv.blogspot.com/ http://www.ebdweb.com.br//