MATERNAL - LIÇÃO 05
TEMA: PAPAI DO CÉU
ME DÁ INTELIGÊNCIA
TEXTO BÍBLICO:
DANIEL 1.1-21
I
- De professor para professor
Prezado
professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança aprenda que Deus
nós da inteligência e sabedoria.
• A Palavra deste domingo é “Aprender”. No
decorrer da aula diga: “Papai do céu me dá inteligência”.
• Ensine aos pequenos reconhecer que Deus nos dá
inteligência.
II
– Para refletir
Entregue-se
completamente a Deus
“Uma
das principais qualidade de um excelente pincel de um artista deve ser sua
total entrega ao pintor para que possa fazer o que quiser com ele. Um harpista
gosta muito de tocar em uma determinada harpa porque a conhece, e o instrumento
quase parece conhecê-lo. Assim, quando Deus coloca suas mãos nas cordas de
nosso ser, e toda força em nós parece responder aos movimentos das mãos dEle,
tornamo-nos um instrumento que Ele pode usar.
Não é fácil ficar nessa condição, estar
sensível a ponto de receber a impressão que o Espírito deseja transmitir e ser
influenciado por Ele. Se buscarmos a Deus diariamente, orando sem cessar, nos
tornaremos um pincel na mão do Artista e uma harpa afinada para tocar a música
do Mestre.
Quão
sensível você é ao toque do Mestre? Você fica atento para ouvi-lo? (Texto
extraído do livro O Melhor de Charles Spurgeon, editado pela CPAD).
III
– Regras prática para professores
As crianças do maternal são curiosas, têm
muita imaginação e são crédulas. A alma da criança é como massa de modelagem: a
forma que se der essa fica; o que for ensinado é aceito e crido sem discussão,
o que não se dá com jovens e adultos, que tendo a faculdade da razão em pleno
funcionamento, concordam ou discordam, conforme o seu censo de valores,
julgamento e conhecimento. A visão é por demais ativa e a criança aprende mais
pela visão do que por qualquer outro sentido. Há muita curiosidade. A
imaginação é fértil. Nessa idade a criança não distingue entre o real e o
imaginário. É tanto, que flores, animais e figuras falam como se fossem gente.
Devido a essa forte imaginação, elas inventam histórias incríveis, sendo às
vezes consideradas mentirosas. Seu período de atenção não vai além de 3
minutos. (Texto adaptado do livro Manual da Escola Dominical, editado pela
CPAD).
JARDIM DE INFÂNCIA - LIÇÃO 05
TEMA: O AMIGO DE DEUS OFERTA COM ALEGRIA
TEXTO MARCOS 12.41-44
I - De professor para professor
Prezado
professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança aprenda a ofertar
com alegria.
· A palavra-chave deste domingo é
“Oferta”. No decorrer da aula diga: “O Amigo de Deus Oferta com Alegria”.
· Ensine aos pequenos a ofertar com
alegria ao Senhor.
II Saiba Mais
Para o professor é indispensável conhecer não somente a sua matéria, mas
também seu campo de aplicação, que é o aluno. O semeador deve conhecer o
terreno onde vai semear, e também como lançar a semente. O aluno é a matéria
prima da Escola Dominical. O professor, se quiser ter êxito no ensino, deve
estudar não só a lição, mas também o aluno. Conhecendo melhor o aluno
isoladamente e no grupo, o professor planejará e aplicará o ensino
adequadamente (Extraído do livro Manual
da Escola Dominical, CPAD).
III - Conversando com o professor
“Um exemplo de fé foi achado na parede de um campo de concentração.
Nela, um prisioneiro havia entalhado as seguintes palavras:
Acredito no sol, mesmo se ele não brilhar.
Acredito no amor, mesmo quando ele
não é demonstrado.
Acredito em Deus, mesmo quando Ele não fala.
Tento imaginar a pessoa que gravou ali estas palavras. Tento visualizar
sua mão esquálida segurando o caco de vidro ou de pedra que riscou a parede.
Tento imaginar seus olhos apertados, numa tentativa de enxergar através da
escuridão, enquanto ela entalhava cada letra. Que mão poderia ter talhado tal
convicção? Que olhos poderiam ter visto o bem em meio a tal horror?
Existe apenas uma resposta: Olhos que escolheram ver o invisível” ( Texto Extraído do livro Graça para o Momento, CPAD).
IV – Sugestão
Você vai precisar de
latinhas de refrigerante, papel colorido, tesoura, cola branca e sulfite.
Previamente encape todas as latinhas com o papel sulfite. Entregue as
latinhas para as crianças e os papéis coloridos, peça a eles para enfeitarem a
lata.
Comente que a latinha será uma latinha missionária. As crianças devem
levá-la para casa e juntar moedinhas. Professor determine o tempo que as
crianças devem permanecer com as latinhas em casa. Explique que a oferta para
missões é essencial para o sustento dos missionários.
PRIMÁRIOS - LIÇÃO 05
TEMA: A TERRA TAMBÉM SE CANSA?
TEXTO BÍBLICO: ÊXODO 23.10-12; LEVÍTICO 25.1-7
Caro professor
as crianças da classe de primários são observadoras e curiosas. Preferem mais
fazer a prestar atenção. Tem memória sem igual. Aprendem com facilidade sem
entender o que memoriza. E preciso cuidado quanto ao ensino nesse particular.
São impacientes: o que querem, querem agora! Começam a distinguir entre o real
e o imaginário, entre o fato e fantasia. Lembrem-se disso professor! As
histórias e fatos contados ficam gravados. Dessas histórias, a criança obtém
preciosas noções de honra, justiça, bondade, compaixão. As crianças nessa idade aprendem com facilidade,
mas é preciso explicação do conteúdo memorizado. Se isto não for feito, elas
guardam a história na memória, mas esquecem a lição nela contida. É oportuno
encher-lhes a memória com a Palavra de Deus, tanto com versículos apropriados
como com ilustrações ou verdades bíblicas ilustradas, das quais tanto Jesus se
serviu quando ensinava. As crianças confiam sem duvidar, a menos que sofra
decepções. Elas facilmente confiam em Deus. Apresente Deus como o Grande
Amigo. Texto adaptado do livro do pastor
Antonio Gilberto Manual da Escola
Dominical, editado pela CPAD.
Boa ideia - “Produzindo um terrario”
Material necessário: uma vasilha de vidro, filme de pvc, terra adubada, alpiste, uma tampa
plástica, uma muda de planta (cactos, gibóia, onze horas, etc) e pedras de
brita, cascas de legumes pedacinhos de canudo de refrigerante e lacre de
latinhas.
Procedimento: Com as
pedras de brita forre o fundo do vidro, depois deposite a terra adubada. Jogue
o alpiste, plante a mudinha escolhida, espalhe as cascas dos legumes. No canto
do vidro coloque os pedacinhos de canudos e lacres de latinhas de refrigerante.
Borrife água na terra e depois coloque a tampa plástica com água em um canto do
vidro, lacre-o com o filme de pvc. Guarde o terrario em um lugar seco e fresco.
Professor monte
esse terrario com a ajuda das crianças. A cada domingo peça para eles relatarem
como ele está.
Converse com
seus alunos acerca da preservação do meio ambiente, ao observarem o terrario
eles perceberão que o alpiste nascerá, a planta crescerá, as cascas dos legumes
estão se decompondo enquanto o plástico e o alumínio permanecem intactos.
Ensine as crianças a preservar o que Deus criou, a cuidar da natureza.
Quando a água da
tampa secar, você deverá enchê-la novamente. Nunca deixe o terrario aberto.
JUNIORES - LIÇÃO 05
TEMA: UM REI SEM TRONO?
2 SAMUEL 2.1-4; 5.1-5;6.12-19
A paz do Senhor!
Caro professor
da classe de juniores, a lição deste domingo trata de vários assuntos
interessantes: O tempo que levou Davi ser coroado rei, a chegada da Arca da
Aliança, a adoração de Davi a Deus e o seu desejo de construir o templo.
Aproveitando
para ensinar aos seus alunos o que é adoração.
“As crianças precisam saber que há muitas formas de adoração, mas que
todas convergem para um único objetivo: entregar-se totalmente a Deus em
retribuição a quem Ele é. Na adoração louvamos a Deus com toda sinceridade de
coração, com toda a nossa vida: “Deus é Espírito, e importa que os que adoram o
adorem em espírito e verdade” (Jo 4.24). Nossas escolhas em obediência à
vontade de Deus dEle também são atos de
adoração: “ Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo,
santo e agradável a Deus, que é o vosso
culto racional” ( Rm 12.1). Podemos adorar a Deus em grupo ou sozinhos – a
qualquer hora, em qualquer lugar. Entretanto, reunir-se a outros para adorar
encoraja-nos a dar mais de nós mesmos a Deus, e também é uma afirmação
visível para o resto do mundo de que Deus mercê verdadeiramente ser adorado.
Você deve escrever a
adoração da seguinte maneira a fim de que as crianças compreendam: a adoração é
como um círculo. Ela começa com Deus.
Aprendemos a respeito dEle e percebemos que podemos confiar nEle: Ele
mantém suas promessas, sabe todas as coisas, pode fazer tudo, está em todos os
lugares e sempre nos ama. Isso faz com que louvemos, e lhe agradeçamos, e lhe
confiemos nossa vida, Ele nos muda e nos torna mais parecidos com Jesus. Nosso
louvor vem do mais íntimo de nossa alma quando isso acontece. Reunimo-nos com
outras pessoas e falamos como Deus é maravilhoso. Isso fortalece ainda mais
nossa confiança nEle, o que nos leva a adorar de forma ainda mais excelente. E
quanto mais isso acontece, mais próximo nos tornamos de Deus e o adoramos mais,
o que nos leva para ainda mais perto dEle.”
Texto extraído do Livro Ensine sobre Deus às Crianças, editado
pela CPAD
Boa ideia.
Leve para classe um aparelho de som e um cd com canções que as crianças
gostem. Após explicar o que é adoração, reserve um tempo da aula para um
período especial de adoração com as canções que você escolheu.
PRÉ-ADOLESCENTES
- LIÇÃO 05
TEMA: HONESTIDADE A TODA
PROVA
TEXTO BÍBLICO: FILIPENSES 4.8; 1 PEDRO 2.12
O certo e o errado são conceitos que não
fazem muito sentido para o homem da era pós-moderna. Tudo depende da pessoa, do
tempo e do lugar. E mais que isso, o indivíduo é induzido a decidir sobre o que
é certo ou errado, a seu critério, de modo individualista e subjetivo a todo o
momento.
Os cristãos, como sal da terra e luz do
mundo, tem dificuldades em se movimentar num mundo em que os valores morais
estão invertidos. Entretanto, tem a vantagem de não adotar como referencial
ético a sociedade sem Deus. Enquanto os referenciais do mundo são movediços,
instáveis e mutantes, ao sabor do tempo e do lugar, o guia infalível do crente
em Jesus é a Palavra de Deus, que é lâmpada para os pés e luz para o caminho
(Sl 119.105). Assim, um crente fiel não só deve fazer a diferença, mas seu
comportamento deve ser um exemplo para a sociedade.
Não é nada fácil para os adolescentes serem
honestos, a sociedade ridiculariza muitas das vezes aquele que age
honestamente. Recentemente foi vinculada a mídia a história de uma “catadora”
de lixo que encontrou dentro de uma sacola de supermercado uma boa quantia em
dinheiro. Ao perceber que o dinheiro estava junto com as notas ficais e bobinas
de máquinas registradoras, a mulher não hesitou e devolveu o dinheiro ao
gerente do supermercado.
Essa atitude não deveria ser uma surpresa,
mas sim algo corriqueiro. Mas o pior ainda estava por vir, foi feita uma
enquete para saber se as pessoas devolveriam ou não o dinheiro. A triste
constatação é que muitos disseram que não devolveriam o dinheiro, os valores
estão invertidos.
(Extraído do Livro “Ética Cristã, Confrontando as Questões Morais do Nosso Tempo”, Editado pela CPAD).
ADOLESCENTES -
LIÇÃO 05
TEMA: O
ARREPENDIMENTO PRODUZ VIDA
TEXTO BÍBLICO:
MATEUS 4.17; ISAÍAS 1.16-17; EZEQUIEL 33.18-19
O arrependimento
expressa uma grande transformação no interior do homem, gerando nele remorso e
tristeza pelo mal que praticou, levando-o a pedir perdão a Deus e implorando
força para viver uma nova vida. Arrependimento e conversão constituem uma só
experiência, porém exprimem dois lados dela (At 3.19). O arrependimento foi
tema no inicio da pregação do cristianismo, João Batista, Jesus e os apóstolos
pregaram sobre ele.
O arrependimento
abre agora a porta para a manifestação da fé no coração do homem (Rm 10.9):
“Arrependei-vos e credes no evangelho” (Mc 1.15). A fé não é algo que vem do
homem, mas é operada por Jesus – autor e consumador da fé, pela Palavra de Deus
(Rm 10.17) e pelo Espírito Santo. É indispensável que a fé germine no coração
do homem, pois sem fé é impossível agradar a Deus (Hb 11.6). É necessário que
aquele que se aproxima de Deus, creia que Ele realmente existe (Hb 11.6). Deus
embora invisível e desconhecido do homem torna-se real e presente quando a fé é
implantada no coração do penitente. A fé
é a prova das coisas que se vêem (Hb 11.1).
Deus sempre
perdoa o que confessam os seus pecados e os deixam (Pv 28.13; 1Jo 1.9). Pelo
arrependimento, o homem desamarra-se dos seus pecados e dos laços do Diabo (2
Tm 2.25,26). A Bíblia diz: “Tu perdoaste a maldade do meu pecado” (Sl 32.5). Os
pecados são apagados pelo arrependimento (At 3.19).
Boa ideia
Professor
comente com seus alunos que arrependimento incompleto não traz o resultado
desejado. Desenhe uma tabela e preencha
conforme o modelo. Peça aos alunos para
procurarem as referências e preencherem o que falta na tabela.
Personagens
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Referências
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Arrependimento incompleto
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Faraó
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Êxodo 10.16,17
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Caim
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Gn 4.13,14
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Esaú
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Hb 12.17
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Judas
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Mt 27. 3-5
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Texto adaptado do livro Introdução à Teologia Sistemática de Eurico Bergstén, editado pela
CPAD.
JUVENIS - LIÇÃO 05
TEMA:
OS DONS DO ESPÍRITO SANTO
TEXTO
BÍBLICO: 1 CORÍNTIOS 12.4-11
DEFINIÇÕES GERAIS
Em seu sentido geral o termo “dom” tem
mais de um emprego. Há os dons naturais,
também vindos de Deus na criação, na natureza: a água, a luz, o ar, o fogo, a
vida, a saúde, a flora, a fauna, os alimentos, etc. Há também os dons humanos, por Deus concedidos na esfera
do ser humano: os talentos, os dotes, as aptidões, as prendas, as virtudes, as
qualidades, as vocações inatas, etc.
O dom espiritual é uma dotação ou concessão especial e sobrenatural pelo
Espírito Santo, de capacidade divina sobre o crente, para serviço especial na
execução dos propósitos divinos para e
através da Igreja. “São como que faculdades da Pessoa divina operando no
ser humano” (Horton). Dons espirituais como aqui estudados não são simplesmente
dons humanos aprimorados e abençoados por Deus.
As principais passagens sobre os dons
espirituais são sete: 1 Co 12.1-11, 28-31; 13; 14; Rm 12.6-8; Ef 4.7-16; Hb
2.4; 1 Pe 4.10,11. Além destas referências, há muitos outros textos isolados
através da Bíblia sobre o assunto.
TERMOS DESIGNADORES
Dons espirituais. Ou pneumatika
(1 Co 12.1). Os críticos e opositores dos dons alegam que, no original, aqui,
não consta a palavra “dom”. Não consta neste versículo, mas consta a seguir, em
1 Coríntios 12 e nos capítulos seguintes. O referido termo refere-se às
manifestações sobrenaturais da parte do Espírito Santo através dos dons (cf. 1
Co 12.7; 14.1).
Dons da graça. Ou charismata
(1 Co 12.4; Rm 12.6). Falam da graça subsequente de Deus em todos os tempos e
aspectos da salvação.
Ministério. Ou diakonai
(1 Co 12.5). Isso fala de serviço, trabalho e ministério prático. São ministrações
sobrenaturais do Espírito através dos membros da igreja como um corpo (1 Co
12.12-27).
Operações. Ou energemata
(1 Co 12.6). Isto é, os dons são operações diretas do poder de Deus para
realização de seus propósitos e para abençoar o povo (cf. vv. 9,10).
Manifestação. Ou phanerosis
(1 Co 12.7). Os dons são sobrenaturais da parte de Deus; mas, conforme o
sentido do termo original, aqui, eles operam igualmente na esfera do natural,
do tangível, do sensível, do visível.
Texto Extraído da obra: Verdades
Pentecostais: Como obter e manter um genuíno avivamento pentecostal nos
dias de hoje. CPAD, pp. 68,9.
JOVENS E ADULTOS – LIÇÃO0
5
TEMA: AS VIRTUDES
DOS SALVOS EM CRISTO
INTRODUÇÃO
I.
A Dinâmica da Salvação
II.
Operando a Salvação com Temor e Tremor
III.
A Salvação Opera o Contentamento e a Alegria
CONCLUSÃO
Caro
professor, a lição de número 5 tem como título, o seguinte assunto: “As
virtudes dos Salvos em Cristo”. Precisamos estar atentos para os objetivos a
serem alcançados pelos alunos após esta aula:
- Conhecer a dinâmica da
Salvação.
- Analisar a operação da
Salvação.
- Saber que a
Salvação opera alegria e contentamento no crente.
Desenvolver
o conteúdo da lição com foco nos objetivos a serem alcançados pelos alunos é
responsabilidade de todo professor. Mas isso apenas é possível se o professor
planejar bem a sua aula. Como disse o Pastor e educador Marcos Tuler:
Não há como [os
professores] desenvolverem um bom trabalho educativo sem metas bem delineadas à
sua frente. Conforme lecionou Aristóteles, todos os nossos atos devem ter um
fim definido, “à maneira dos arqueiros que apontam para um alvo bem assinalado”
(TULER: CPAD, 2006, p.126).
Por isso, para a aula desta semana,
sugerimos ao professor introduzir o assunto da lição definindo o termo
“virtude”. Levando em conta que esta palavra é o termo chave da aula desta
semana, o professor poderá utilizar o Subsídio
Filosófico Cristão, que se encontra na seção Auxílio Bibliográfico I da
revista Lições Bíblicas Mestre. Ali,
o filósofo cristão, Arthur Holmes, define virtude como:
Uma disposição
interior para o bem, e disposição é uma tendência a agir de acordo com certos
padrões. [...] É diferente de um impulso momentâneo, por ser um hábito mental
estabelecido, um traço interior e muitas vezes reflexivo. As virtudes são
traços gerais do caráter que formulam sanções interiores sobre nossos motivos,
intenções e conduta exterior (Lições Bíblicas
Mestre: CPAD, 3º Tri, 2013, p.35).
O prezado professor poderá confirmar na Lição de Mestre que o termo “virtude” é
sintetizado eficientemente no quadro palavra-chave da revista: “Na lição é a
disposição firme e constante para a prática do bem”. Esta definição está em
pleno acordo com o conceito proposto por Arthur Holmes.
Ainda na introdução da aula, explorar a
palavra virtude reforçará a fundamentação teórica para estabelecermos a tese
principal da lição: “Ser perseverante na obediência ao Santo Evangelho”. Cabe
aqui, uma indagação: “Por que seremos perseverantes na obediência ao Santo
Evangelho?” Será nesta perspectiva que trabalharemos os demais tópicos da lição,
procurando responder ao que está sendo proposto como tese principal da aula: Porque
a Salvação é Dinâmica (Tópico I); Porque a salvação opera com Temor e Tremor
(Tópico II); Porque a Salvação opera o Contentamento e a Alegria (Tópico III).
Desejamos a todos uma ótima aula!
Marcelo
de Oliveira e Oliveira, redator do Setor de Educação Cristã da CPAD.
REFERÊNCIA
BIBLIOGRÁFICA:
CABRAL, Elienai. Lições Bíblicas: Filipenses,
A humildade de Cristo como exemplo para a Igreja. 3º Tri. Rio de Janeiro:
CPAD, 2013.
TULER, Marcos. Abordagens e Práticas da Pedagogia Cristã. 1.ed. Rio de Janeiro:
CPAD, 2006.