JESUS SALVA, CURA, LIBERTA, BATIZA NO ESPÍRITO SANTO E BREVE VOLTARÁ!

Informativo Cristão : CONTEÚDOS ADICIONAIS LIÇÕES 05 - CPAD 3° TRIMESTRE 2013

CONTEÚDOS ADICIONAIS LIÇÕES 05 - CPAD 3° TRIMESTRE 2013

MATERNAL - LIÇÃO 05
TEMA: PAPAI DO CÉU ME DÁ INTELIGÊNCIA
TEXTO BÍBLICO: DANIEL 1.1-21

I - De professor para professor

            Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança aprenda que Deus nós da inteligência e sabedoria.

•  A Palavra deste domingo é “Aprender”. No decorrer da aula diga: “Papai do céu me dá inteligência”.

•  Ensine aos pequenos reconhecer que Deus nos dá inteligência.

II – Para refletir


Entregue-se completamente a Deus
“Uma das principais qualidade de um excelente pincel de um artista deve ser sua total entrega ao pintor para que possa fazer o que quiser com ele. Um harpista gosta muito de tocar em uma determinada harpa porque a conhece, e o instrumento quase parece conhecê-lo. Assim, quando Deus coloca suas mãos nas cordas de nosso ser, e toda força em nós parece responder aos movimentos das mãos dEle, tornamo-nos um instrumento que Ele pode usar.
    Não é fácil ficar nessa condição, estar sensível a ponto de receber a impressão que o Espírito deseja transmitir e ser influenciado por Ele. Se buscarmos a Deus diariamente, orando sem cessar, nos tornaremos um pincel na mão do Artista e uma harpa afinada para tocar a música do Mestre.
Quão sensível você é ao toque do Mestre? Você fica atento para ouvi-lo? (Texto extraído do livro O Melhor de Charles Spurgeon, editado pela CPAD).



III – Regras prática para professores

 As crianças do maternal são curiosas, têm muita imaginação e são crédulas. A alma da criança é como massa de modelagem: a forma que se der essa fica; o que for ensinado é aceito e crido sem discussão, o que não se dá com jovens e adultos, que tendo a faculdade da razão em pleno funcionamento, concordam ou discordam, conforme o seu censo de valores, julgamento e conhecimento. A visão é por demais ativa e a criança aprende mais pela visão do que por qualquer outro sentido. Há muita curiosidade. A imaginação é fértil. Nessa idade a criança não distingue entre o real e o imaginário. É tanto, que flores, animais e figuras falam como se fossem gente. Devido a essa forte imaginação, elas inventam histórias incríveis, sendo às vezes consideradas mentirosas. Seu período de atenção não vai além de 3 minutos. (Texto adaptado do livro Manual da Escola Dominical, editado pela CPAD).


JARDIM DE INFÂNCIA - LIÇÃO 05
TEMA: O AMIGO DE DEUS OFERTA COM ALEGRIA
TEXTO MARCOS 12.41-44

I - De professor para professor

Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança aprenda a ofertar com alegria.

·  A palavra-chave deste domingo é “Oferta”. No decorrer da aula diga: “O Amigo de Deus Oferta com Alegria”.

·  Ensine aos pequenos a ofertar com alegria ao Senhor.

II Saiba Mais

Para o professor é indispensável conhecer não somente a sua matéria, mas também seu campo de aplicação, que é o aluno. O semeador deve conhecer o terreno onde vai semear, e também como lançar a semente. O aluno é a matéria prima da Escola Dominical. O professor, se quiser ter êxito no ensino, deve estudar não só a lição, mas também o aluno. Conhecendo melhor o aluno isoladamente e no grupo, o professor planejará e aplicará o ensino adequadamente (Extraído do livro Manual da Escola Dominical, CPAD).

III - Conversando com o professor

“Um exemplo de fé foi achado na parede de um campo de concentração. Nela, um prisioneiro havia entalhado as seguintes  palavras:
Acredito no sol, mesmo se ele não brilhar.
Acredito no amor, mesmo quando ele  não é demonstrado.
Acredito em Deus, mesmo quando Ele não fala.
Tento imaginar a pessoa que gravou ali estas palavras. Tento visualizar sua mão esquálida segurando o caco de vidro ou de pedra que riscou a parede. Tento imaginar seus olhos apertados, numa tentativa de enxergar através da escuridão, enquanto ela entalhava cada letra. Que mão poderia ter talhado tal convicção? Que olhos poderiam ter visto o bem em meio a tal horror?
Existe apenas uma resposta: Olhos que escolheram ver o invisível”  ( Texto Extraído do livro Graça para o Momento, CPAD).

IV – Sugestão

Você vai precisar de latinhas de refrigerante, papel colorido, tesoura, cola branca e sulfite.
Previamente encape todas as latinhas com o papel sulfite. Entregue as latinhas para as crianças e os papéis coloridos, peça a eles para enfeitarem a lata.

Comente que a latinha será uma latinha missionária. As crianças devem levá-la para casa e juntar moedinhas. Professor determine o tempo que as crianças devem permanecer com as latinhas em casa. Explique que a oferta para missões é essencial para o sustento dos missionários.

PRIMÁRIOS - LIÇÃO 05
TEMA: A TERRA TAMBÉM SE CANSA?
TEXTO BÍBLICO: ÊXODO 23.10-12; LEVÍTICO 25.1-7

Caro professor as crianças da classe de primários são observadoras e curiosas. Preferem mais fazer a prestar atenção. Tem memória sem igual. Aprendem com facilidade sem entender o que memoriza. E preciso cuidado quanto ao ensino nesse particular. São impacientes: o que querem, querem agora! Começam a distinguir entre o real e o imaginário, entre o fato e fantasia. Lembrem-se disso professor! As histórias e fatos contados ficam gravados. Dessas histórias, a criança obtém preciosas noções de honra, justiça, bondade, compaixão. As  crianças nessa idade aprendem com facilidade, mas é preciso explicação do conteúdo memorizado. Se isto não for feito, elas guardam a história na memória, mas esquecem a lição nela contida. É oportuno encher-lhes a memória com a Palavra de Deus, tanto com versículos apropriados como com ilustrações ou verdades bíblicas ilustradas, das quais tanto Jesus se serviu quando ensinava. As crianças confiam sem duvidar, a menos que sofra decepções. Elas facilmente confiam em Deus. Apresente Deus como o Grande Amigo.  Texto adaptado do livro do pastor Antonio Gilberto Manual da Escola Dominical, editado pela CPAD.

Boa ideia  -  “Produzindo um terrario”

Material necessário: uma vasilha de vidro, filme de pvc, terra adubada, alpiste, uma tampa plástica, uma muda de planta (cactos, gibóia, onze horas, etc) e pedras de brita, cascas de legumes pedacinhos de canudo de refrigerante e lacre de latinhas.

Procedimento: Com as pedras de brita forre o fundo do vidro, depois deposite a terra adubada. Jogue o alpiste, plante a mudinha escolhida, espalhe as cascas dos legumes. No canto do vidro coloque os pedacinhos de canudos e lacres de latinhas de refrigerante. Borrife água na terra e depois coloque a tampa plástica com água em um canto do vidro, lacre-o com o filme de pvc. Guarde o terrario em um lugar seco e fresco.
Professor monte esse terrario com a ajuda das crianças. A cada domingo peça para eles relatarem como ele está.
Converse com seus alunos acerca da preservação do meio ambiente, ao observarem o terrario eles perceberão que o alpiste nascerá, a planta crescerá, as cascas dos legumes estão se decompondo enquanto o plástico e o alumínio permanecem intactos. Ensine as crianças a preservar o que Deus criou, a cuidar da natureza.
Quando a água da tampa secar, você deverá enchê-la novamente. Nunca deixe o terrario aberto.


JUNIORES - LIÇÃO 05
TEMA: UM REI SEM TRONO?
2 SAMUEL 2.1-4; 5.1-5;6.12-19

A paz do Senhor!
Caro professor da classe de juniores, a lição deste domingo trata de vários assuntos interessantes: O tempo que levou Davi ser coroado rei, a chegada da Arca da Aliança, a adoração de Davi a Deus e o seu desejo de construir o templo.
Aproveitando para ensinar aos seus alunos o que é adoração.

“As crianças precisam saber que há muitas formas de adoração, mas que todas convergem para um único objetivo: entregar-se totalmente a Deus em retribuição a quem Ele é. Na adoração louvamos a Deus com toda sinceridade de coração, com toda a nossa vida: “Deus é Espírito, e importa que os que adoram o adorem em espírito e verdade” (Jo 4.24). Nossas escolhas em obediência à vontade de Deus dEle também  são atos de adoração: “ Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que  apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo  e agradável a Deus, que é o vosso culto racional” ( Rm 12.1). Podemos adorar a Deus em grupo ou sozinhos – a qualquer hora, em qualquer lugar. Entretanto, reunir-se a outros para adorar encoraja-nos a dar mais  de nós  mesmos a Deus, e também é uma afirmação visível para o resto do mundo de que Deus mercê verdadeiramente ser adorado.
        Você deve escrever a adoração da seguinte maneira a fim de que as crianças compreendam: a adoração é como um círculo. Ela começa com Deus.  Aprendemos a respeito dEle e percebemos que podemos confiar nEle: Ele mantém suas promessas, sabe todas as coisas, pode fazer tudo, está em todos os lugares e sempre nos ama. Isso faz com que louvemos, e lhe agradeçamos, e lhe confiemos nossa vida, Ele nos muda e nos torna mais parecidos com Jesus. Nosso louvor vem do mais íntimo de nossa alma quando isso acontece. Reunimo-nos com outras pessoas e falamos como Deus é maravilhoso. Isso fortalece ainda mais nossa confiança nEle, o que nos leva a adorar de forma ainda mais excelente. E quanto mais isso acontece, mais próximo nos tornamos de Deus e o adoramos mais, o que nos leva para ainda mais perto dEle.”
 Texto extraído do Livro Ensine sobre Deus às Crianças, editado pela CPAD

Boa ideia.
Leve para classe um aparelho de som e um cd com canções que as crianças gostem. Após explicar o que é adoração, reserve um tempo da aula para um período especial de adoração com as canções que você escolheu.                



PRÉ-ADOLESCENTES - LIÇÃO 05
TEMA: HONESTIDADE A TODA PROVA
TEXTO BÍBLICO: FILIPENSES 4.8; 1 PEDRO 2.12

O certo e o errado são conceitos que não fazem muito sentido para o homem da era pós-moderna. Tudo depende da pessoa, do tempo e do lugar. E mais que isso, o indivíduo é induzido a decidir sobre o que é certo ou errado, a seu critério, de modo individualista e subjetivo a todo o momento.
Os cristãos, como sal da terra e luz do mundo, tem dificuldades em se movimentar num mundo em que os valores morais estão invertidos. Entretanto, tem a vantagem de não adotar como referencial ético a sociedade sem Deus. Enquanto os referenciais do mundo são movediços, instáveis e mutantes, ao sabor do tempo e do lugar, o guia infalível do crente em Jesus é a Palavra de Deus, que é lâmpada para os pés e luz para o caminho (Sl 119.105). Assim, um crente fiel não só deve fazer a diferença, mas seu comportamento deve ser um exemplo para a sociedade.
Não é nada fácil para os adolescentes serem honestos, a sociedade ridiculariza muitas das vezes aquele que age honestamente. Recentemente foi vinculada a mídia a história de uma “catadora” de lixo que encontrou dentro de uma sacola de supermercado uma boa quantia em dinheiro. Ao perceber que o dinheiro estava junto com as notas ficais e bobinas de máquinas registradoras, a mulher não hesitou e devolveu o dinheiro ao gerente do supermercado.
Essa atitude não deveria ser uma surpresa, mas sim algo corriqueiro. Mas o pior ainda estava por vir, foi feita uma enquete para saber se as pessoas devolveriam ou não o dinheiro. A triste constatação é que muitos disseram que não devolveriam o dinheiro, os valores estão invertidos.


(Extraído do Livro “Ética Cristã, Confrontando as Questões Morais do Nosso Tempo”, Editado pela CPAD).


ADOLESCENTES - LIÇÃO 05
TEMA: O ARREPENDIMENTO PRODUZ VIDA
TEXTO BÍBLICO: MATEUS 4.17; ISAÍAS 1.16-17; EZEQUIEL 33.18-19

O arrependimento expressa uma grande transformação no interior do homem, gerando nele remorso e tristeza pelo mal que praticou, levando-o a pedir perdão a Deus e implorando força para viver uma nova vida. Arrependimento e conversão constituem uma só experiência, porém exprimem dois lados dela (At 3.19). O arrependimento foi tema no inicio da pregação do cristianismo, João Batista, Jesus e os apóstolos pregaram sobre ele.
O arrependimento abre agora a porta para a manifestação da fé no coração do homem (Rm 10.9): “Arrependei-vos e credes no evangelho” (Mc 1.15). A fé não é algo que vem do homem, mas é operada por Jesus – autor e consumador da fé, pela Palavra de Deus (Rm 10.17) e pelo Espírito Santo. É indispensável que a fé germine no coração do homem, pois sem fé é impossível agradar a Deus (Hb 11.6). É necessário que aquele que se aproxima de Deus, creia que Ele realmente existe (Hb 11.6). Deus embora invisível e desconhecido do homem torna-se real e presente quando a fé é implantada no coração do penitente.  A fé é a prova das coisas que se vêem (Hb 11.1).
Deus sempre perdoa o que confessam os seus pecados e os deixam (Pv 28.13; 1Jo 1.9). Pelo arrependimento, o homem desamarra-se dos seus pecados e dos laços do Diabo (2 Tm 2.25,26). A Bíblia diz: “Tu perdoaste a maldade do meu pecado” (Sl 32.5). Os pecados são apagados pelo arrependimento (At 3.19).

Boa ideia
Professor comente com seus alunos que arrependimento incompleto não traz o resultado desejado.  Desenhe uma tabela e preencha conforme o modelo.  Peça aos alunos para procurarem as referências e preencherem o que falta na tabela.

Personagens
Referências
Arrependimento incompleto
Faraó
Êxodo 10.16,17

Caim
Gn 4.13,14

Esaú
Hb 12.17

Judas
Mt 27. 3-5



Texto adaptado do livro Introdução à Teologia Sistemática de Eurico Bergstén, editado pela CPAD.


JUVENIS - LIÇÃO 05
TEMA: OS DONS DO ESPÍRITO SANTO
TEXTO BÍBLICO: 1 CORÍNTIOS 12.4-11

DEFINIÇÕES GERAIS
Em seu sentido geral o termo “dom” tem mais de um emprego. Há os dons naturais, também vindos de Deus na criação, na natureza: a água, a luz, o ar, o fogo, a vida, a saúde, a flora, a fauna, os alimentos, etc. Há também os dons humanos, por Deus concedidos na esfera do ser humano: os talentos, os dotes, as aptidões, as prendas, as virtudes, as qualidades, as vocações inatas, etc.
O dom espiritual é uma dotação ou concessão especial e sobrenatural pelo Espírito Santo, de capacidade divina sobre o crente, para serviço especial na execução dos propósitos divinos para e através da Igreja. “São como que faculdades da Pessoa divina operando no ser humano” (Horton). Dons espirituais como aqui estudados não são simplesmente dons humanos aprimorados e abençoados por Deus.
As principais passagens sobre os dons espirituais são sete: 1 Co 12.1-11, 28-31; 13; 14; Rm 12.6-8; Ef 4.7-16; Hb 2.4; 1 Pe 4.10,11. Além destas referências, há muitos outros textos isolados através da Bíblia sobre o assunto.

TERMOS DESIGNADORES

Dons espirituais. Ou pneumatika (1 Co 12.1). Os críticos e opositores dos dons alegam que, no original, aqui, não consta a palavra “dom”. Não consta neste versículo, mas consta a seguir, em 1 Coríntios 12 e nos capítulos seguintes. O referido termo refere-se às manifestações sobrenaturais da parte do Espírito Santo através dos dons (cf. 1 Co 12.7; 14.1).
  
Dons da graça. Ou charismata (1 Co 12.4; Rm 12.6). Falam da graça subsequente de Deus em todos os tempos e aspectos da salvação.
 
Ministério. Ou diakonai (1 Co 12.5). Isso fala de serviço, trabalho e ministério prático. São ministrações sobrenaturais do Espírito através dos membros da igreja como um corpo (1 Co 12.12-27).

Operações. Ou energemata (1 Co 12.6). Isto é, os dons são operações diretas do poder de Deus para realização de seus propósitos e para abençoar o povo (cf. vv. 9,10).

Manifestação. Ou phanerosis (1 Co 12.7). Os dons são sobrenaturais da parte de Deus; mas, conforme o sentido do termo original, aqui, eles operam igualmente na esfera do natural, do tangível, do sensível, do visível.   

Texto Extraído da obra: Verdades Pentecostais: Como obter e manter um genuíno avivamento pentecostal nos dias de hoje. CPAD, pp. 68,9.



JOVENS E ADULTOS – LIÇÃO0 5
TEMA: AS VIRTUDES DOS SALVOS EM CRISTO

INTRODUÇÃO

I. A Dinâmica da Salvação
II. Operando a Salvação com Temor e Tremor
III. A Salvação Opera o Contentamento e a Alegria

CONCLUSÃO

Caro professor, a lição de número 5 tem como título, o seguinte assunto: “As virtudes dos Salvos em Cristo”. Precisamos estar atentos para os objetivos a serem alcançados pelos alunos após esta aula:

  1. Conhecer a dinâmica da Salvação.
  2. Analisar a operação da Salvação.
  3. Saber que a Salvação opera alegria e contentamento no crente.

Desenvolver o conteúdo da lição com foco nos objetivos a serem alcançados pelos alunos é responsabilidade de todo professor. Mas isso apenas é possível se o professor planejar bem a sua aula. Como disse o Pastor e educador Marcos Tuler:

Não há como [os professores] desenvolverem um bom trabalho educativo sem metas bem delineadas à sua frente. Conforme lecionou Aristóteles, todos os nossos atos devem ter um fim definido, “à maneira dos arqueiros que apontam para um alvo bem assinalado” (TULER: CPAD, 2006, p.126).

Por isso, para a aula desta semana, sugerimos ao professor introduzir o assunto da lição definindo o termo “virtude”. Levando em conta que esta palavra é o termo chave da aula desta semana, o professor poderá utilizar o Subsídio Filosófico Cristão, que se encontra na seção Auxílio Bibliográfico I da revista Lições Bíblicas Mestre. Ali, o filósofo cristão, Arthur Holmes, define virtude como:

Uma disposição interior para o bem, e disposição é uma tendência a agir de acordo com certos padrões. [...] É diferente de um impulso momentâneo, por ser um hábito mental estabelecido, um traço interior e muitas vezes reflexivo. As virtudes são traços gerais do caráter que formulam sanções interiores sobre nossos motivos, intenções e conduta exterior (Lições Bíblicas Mestre: CPAD, 3º Tri, 2013, p.35).

O prezado professor poderá confirmar na Lição de Mestre que o termo “virtude” é sintetizado eficientemente no quadro palavra-chave da revista: “Na lição é a disposição firme e constante para a prática do bem”. Esta definição está em pleno acordo com o conceito proposto por Arthur Holmes.
Ainda na introdução da aula, explorar a palavra virtude reforçará a fundamentação teórica para estabelecermos a tese principal da lição: “Ser perseverante na obediência ao Santo Evangelho”. Cabe aqui, uma indagação: “Por que seremos perseverantes na obediência ao Santo Evangelho?” Será nesta perspectiva que trabalharemos os demais tópicos da lição, procurando responder ao que está sendo proposto como tese principal da aula: Porque a Salvação é Dinâmica (Tópico I); Porque a salvação opera com Temor e Tremor (Tópico II); Porque a Salvação opera o Contentamento e a Alegria (Tópico III).

Desejamos a todos uma ótima aula!

Marcelo de Oliveira e Oliveira, redator do Setor de Educação Cristã da CPAD.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
CABRAL, Elienai. Lições Bíblicas: Filipenses, A humildade de Cristo como exemplo para a Igreja. 3º Tri. Rio de Janeiro: CPAD, 2013.
TULER, Marcos. Abordagens e Práticas da Pedagogia Cristã. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.




  












Programado por Cristovão Gomes Web Desiner 75 9188 5578 tim