Lição 09 - MATERNAL
TEMA: Papai do céu
me dá saúde
Texto
Bíblico: 2 Reis 5.1-16
I - De professor para professor
Prezado professor,
neste domingo as crianças aprenderão que Papai do céu nós dá saúde.
·
Recapitule
a lição anterior. Pergunte o que elas aprenderam.
·
A
palavra-chave que trabalharemos neste domingo é “saúde”. No decorrer da aula repita a frase:
“Papai do céu me dá saúde”.
II – Para refletir
“A vida pode dar voltas inesperadas e dolorosas. Uma garotinha
de Israel descobriu-se um prêmio de guerra.
Ela tornou-se uma escrava, propriedade da família de Naamã.
Mas ainda que a história se desenrole de forma contrária ao que
poderíamos esperar ao invés de autopiedade,
encontramo-la compadecendo-se de seu mestre; ao
invés de desejar o mal àquele que
a tinha capturado, ela espera o seu bem-estar. Ela não estava arrasada por sua
desventura e ergueu-se acima de tudo isso.
Naamã, o mestre dessa garotinha, era um
comandante sírio bem-sucedido. Mas também era leproso. Em Israel, uma pessoa
com lepra era excluída. Os sofredores eram obrigados a anunciar sua imundícia a
todos que estivessem próximos.
Com uma fé simples, a garotinha sugeriu à
esposa de Naamã que ele fosse ver o profeta de Deus em Samaria, pois tinha
certeza que Eliseu seria capaz de realizar a cura. Deve ter havido uma nota de
convicção em sua sugestão, porque Naamã a levou a sério. Finalmente ele foi
curado por Deus.
Às vezes tudo o que podemos fazer é indicar
Deus às pessoas. Todavia, por isso Já realiza grandes coisas. A fé de uma
criança pôs em ação uma cadeia de eventos os quais Deus recebeu a glória.
Devíamos estar alertas às mesmas oportunidades hoje. O Senhor pode realizar
milagres através de nossas pequenas ações”. Texto extraído do livro 365 Lições de Vida Extraídas de Personagens
da Bíblia, CPAD.
III – Regras prática para professores
Os professores precisam se colocar no lugar
dos seus alunos e tentar sentir o que eles sentem, pensar como eles pensam e
vivenciar o que eles vivenciam. Deixar de lado o fato de já conhecerem a lição,
sempre lembrando de que os alunos não conhecem. Não podem permanecer em seu
próprio mundo, tentando lhes falar através de um grande abismo, como se eles
estivessem distantes. Tentem tocar o mundo em que eles vivem. O processo de
ensino se tornará uma grande aventura. Texto adaptado do livro Educação que é Cristã, CPAD.
IV - Atividades
Você vai precisar de círculos de cartolina,
lã, caneta hidrográfica, tesoura, cola branca e cola colorida.
Procedimento:
1º Passo
Recorte vários
círculos de cartolina.
2º Passo
Coma a fita adesiva
fixe o palito de churrasco atrás do círculo.
3º Passo
Passe cola branca em
outro círculo e fixe no primeiro, na parte onde está o palito afixado. Desenhe
uma carinha feliz de um lado e uma triste do outro.
4º Passo
Distribua entre as
crianças: fios de lã, cola colorida.
5º Passo
Ajude-os a fazer o
cabelo, e peça-os para fazer as gotinhas no rostinho triste, que representaram
à doença.
Comente com as
crianças que Naamã ficou muito triste quando ficou dodói. Mas depois que Papai
do céu o curou ele ficou muito feliz.
Desenvolva a seguinte
brincadeira com as crianças: quando você disser: Naamã ficou doente! Elas
deverão mostrar a carinha que representa a tristeza, Papai do céu curou Naamã,
deverão mostrar a carinha que representa a felicidade.
LIÇÃO 09 - JARDIM DE INFÂNCIA
TEMA: O Amigo de Deus Ama sua Família
Texto Bíblico: Josué 24.14-28
De professor para professor
Prezado
professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança saiba que o amigo
de Deus ama a sua família.
· A palavra-chave deste domingo é “Família”. No decorrer da aula diga: “O
Amigo de Deus Ama a sua Família”.
· Ensine aos pequenos a amar os
membros da família.
II Saiba Mais
O crescimento
físico, desta faixa etária já alcançou uma época de muita autoconfiança. Sua
coordenação motora e o desenvolvimento dos seus pequenos músculos já avançaram
o suficiente para o manuseio de tesouras, pincéis, lápis, gizes de cera e
bastões de cola – o material do dia-a-dia do jardim de infância. Já consegue
manejar os fechos e botões de sua roupa, embora ainda possa estar aprendendo a
amarrar os sapatos.
É capaz de
correr, pular e escalar. Provavelmente, em pouco tempo, aprenderá a dançar e
saltar obstáculos. Capacitadas por suas habilidades, realiza seus propósitos para
a sua satisfação pessoal. Se tiver seus erros e deficiências apontadas pelos
adultos, se sentirá um fracasso. Caso contrário, crescerá confiante, adquirindo
novas habilidades a cada dia.
Extraído do
livro, Como Ensinar Crianças do Jardim de
Infância, CPAD.
III - Conversando com o professor
Josué sabia que
seu povo deveria fazer uma escolha definitiva em relação a quem serviria. Ele
insistiu para que eles afirmassem claramente Aquele em quem colocavam todas as
esperanças. A quem eles seriam leais? Seria tal devoção entregue àqueles a quem
já haviam derrotado? A indecisão seria um erro fatal, uma causa certa de
fracasso. Portanto, escolhei hoje.
Josué já fizera
sua escolha. Ele já havia estabelecido o tipo de exemplo que queria que os
outros seguissem. Ele exercia toda a influência de que dispunha para ajudá-los
a fazer a escolha certa: eu e a minha casa serviremos ao Senhor.
Professor, qual
o seu grau de influência sobre os seus alunos?
IV – Sugestão
Você vai precisar de cartolina na cor vermelha, papel ofício, caneta hidrográfica, barbante, cola e tesoura.
Procedimento
1º Passo
Recorte dois quadrados iguais.
2º Passo
No primeiro quadrado desenhe um coração e recorte o miolo.
3º Passo
Cole três partes do (laterais e inferior) “porta- retrato”.
4º Passo
Cole o barbante atrás, formando um grande elo.
5º Passo
Recorte as folhas de oficio um pouco menor que os quadrados e peça as
crianças para desenharem sua família.
6º Passo
Na frente do “porta-retrato” , escreva a seguinte frase: Eu amo a minha
Família. Depois coloque a “foto” dentro do “porta-retrato”.
No término da aula entregue as crianças o colar.
Lição 09 - PRIMÁRIOS
TEMA: O representante de Deus
Êxodo 28.1- 43;39.1-32
“Os descendentes de Arão ofereciam
sacrifícios diários por si e pelos pecados do povo (Hb 7.37). Porém, o Senhor
Jesus ofereceu a si mesmo a Deus como perfeito e perpétuo sacrifício (Hb
7.26,27). Ele era ao mesmo tempo o sumo sacerdote e o sacrifício santo,
inocente, imaculado, separado dos pecadores e feito mais sublime do que os céus
(Hb 7.26; 9.11-15; 1Jo 2.1,2)”. (Texto extraído das Lições Bíblicas do 1º Trimestre de 2008, CPAD).
Professor explique aos seus alunos que os
sacrifícios oferecidos pelos sacerdotes apenas cobriam os pecados para que o
homem pudesse manter a comunhão com Deus. Mas, quando Cristo se deu por nós o
seu sacrifício foi perfeito, apagando, e não cobrindo, as nossas transgressões.
Com o nascimento, morte e ressurreição, Jesus se tornou o nosso único mediador
diante de Deus, dando-nos o livre acesso ao Pai.
Boa Ideia
Material necessário: Cartolina branca, caneta
hidrográfica e tesoura.
Em cada folha de cartolina desenhe a silhueta
de uma cruz e escreva o versículo do dia (Hebreus 7.25), depois recorte o
desenho em pedaços pequenos, formando um quebra-cabeça.
Divida a classe em dois grupos, e peça para
eles montarem o quebra-cabeça. Vence a equipe que montar primeiro.
Lição
09 - JUNIORES
TEMA: O
Rei que mais pecou
Leitura
Bíblica: 1 Reis 16.29-33; 21.1-29
Professor, inicie a aula fazendo as seguintes
perguntas aos alunos: Vocês costumam se emburrar? Quando suas vontades não são atendidas,
quando suas preferências são rejeitadas, você fica amuado? Explique que o rei
Acabe agia como uma criança mimada quando sua vontade não era atendida. Ele ficou
emburrado porque Nabote não aceitou as suas propostas para a compra de vinha.
Como consequência, ele ficou emocionalmente fraco e facilmente manipulado por
sua agressiva mulher pagã Jezabel. Ele agiu como um bebê a vida toda. Quando as
coisas não acontecem da forma em que queremos ou desejamos não podemos ficar emburrados
ou agimos inconsequentemente. Devemos depositar a nossa confiança em Deus,
porque Ele sabe o que é melhor para cada um.
Acabe esqueceu-se de Deus e ergueu um templo
para que todo o povo de Israel adorasse ao deus Baal ao qual a sua esposa
Jezabel servia. Acabe deixou de adorar ao verdadeiro Deus o Senhor Jeová.
Boa ideia
“Escrita invisível”
Material necessário: Suco de um limão (coado),
tintura de iodo, pincéis e uma folha de cartolina branca.
Com a caneta hidrográfica escreva no alto da
cartolina a seguinte pergunta: Quem é o Deus verdadeiro?
Com o pincel embebido no suco do limão
escreva a resposta: O Senhor Jeová, e em seguida escolha um dos alunos para
embeber o outro pincel na tintura de iodo e passar por cima da sua resposta.
Aos poucos a resposta aparecerá e poderão ver o que você escreveu. Leia
juntamente com os alunos a resposta que apareceu.
Lição 09 - PRÉ-ADOLESCENTES
TEMA: Benefícios da Salvação
Texto Bíblico: 13.4-10,13
Amor, fruto por excelência!
O amor, em seu conceito mais sublime, é
personificado em Deus. A melhor e mais curta definição de amor é Deus, pois Ele
é amor. O amor de Deus foi revelado à humanidade por seu filho Jesus Cristo:
“Mas Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós
ainda pecadores” (Rm 5.8); “Como havia amado os seus que estavam no mundo,
amou-os até o fim” (Jo 13.1).
A quem Jesus tanto amou que voluntariamente
deu a própria vida por eles? Indivíduos perfeitos? Não! Um dos discípulos negou
a Jesus; outro duvidou dEle; três que compunham o grupo de discípulos mais
próximos dormiram enquanto Ele agonizava no jardim do Getsêmani. Dois desses
três desejaram elevadas posições no seu Reino. Um se tornou traidor. E quando
Jesus ressuscitou, alguns não creram. Porém, Jesus não deixou de amá-los – e os
amou até o fim – até a plena extensão do seu amor. Ele foi abandonado, traído,
desapontado e rejeitado; contudo, amou!
Jesus quer que amemos as pessoas como Ele nos
ama. “O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como vos
amei” (Jo 15.12). Isso nunca seria possível pelo amor humano limitado. Mas, à
medida que o Espírito Santo desenvolve a semelhança de Cristo em nós,
aprendemos a amar como Ele amou. Texto extraído do livro O Fruto do Espírito, CPAD.
Professor,
após expor aos alunos que o maior benefício da salvação é o amor, lance a
seguinte pergunta: Quem é o seu próximo? Aguarde as respostas. E leia com a
classe Lucas 10.30-37.
Lição 09 – ADOLESCENTES
TEMA: MÍDIA E COMUNICAÇÃO
Texto Bíblico: Salmos 101.1-8
O Salmo 101 deixa claro que não devemos por
coisas más diante de nossos olhos. Que coisas seriam estas? Os programas que
apelam para a violência excessiva e a sexualidade, revistas pornográficas, livros
contrários a Palavra de Deus, inversão de valores, etc.
“As pessoas estão hipnotizadas diante da
subjetividade das imagens; muitas não conseguem discernir as artimanhas de
Satanás. Precisamos clamar por um avivamento de contrição e santificação (1 Pe
1.15,16; 1Ts 5.23). Entretanto se gastarmos nosso tempo diante da televisão,
como vamos clamar a Deus? Sobrará tempo para a oração?” Telma Bueno – Ensinador Cristão nº39.
Boa
Ideia
Você vai precisar de jornais, revistas, papel
ofício, régua, tesoura, cola branca, caixas, lápis de cor e caneta.
Divida a classe em grupos de no máximo cinco
alunos e entregue os materiais. A matéria ou o artigo que os alunos produzirão
terá como tema a lição estudada, “Mídia e Comunicação”. Cada grupo escolhe o
meio de comunicação que deseja reproduzir, televisão, jornais, revistas,
outdoors, panfletos, etc. Com a autorização prévia do superintendente da Escola
Dominical, exponha o trabalho dos alunos para a igreja.
LIÇÃO 09 - JUVENIS
TEMA: A Salvação
Texto Bíblico: Efésios 2.5-9
O Três Aspectos da Salvação
Há três aspectos da salvação, e
cada qual caracteriza-se por uma palavra que a define:
- Justificação
é um termo judicial que nos faz lembrar um tribunal. O homem, culpado
e condenado, perante Deus, é absolvido e declarado justo, isto é,
justificado.
- Regeneração (a
experiência subjetiva) e Adoção
(o privilégio objetivo) sugerem uma cena familiar. A alma, morta em
transgressões e ofensas, precisa duma nova vida, sendo ela concedida por
um ato divino de regeneração. A pessoa, por conseguinte, torna-se herdeira
de Deus e membro de Sua família.
- A palavra Santificação
[gr. hagiazõ e katharizõ; significa “santificar,
separar, purificar, dedicar ou consagrar] sugere uma cena junto ao Templo, pois essa palavra relaciona-se com o culto a Deus.
Harmonizadas suas relações com a lei de Deus e tendo recebido uma nova
vida, a pessoa, dessa hora em diante, dedica-se ao serviço de Deus.
Comprado por elevado preço, já não é dono de si; não mais se afasta do
templo (figurativamente falando), mas serve a Deus de dia e de noite (Lucas
2.37). Tal pessoa é santificada e por sua própria vontade entrega-se a
Deus.
LIÇÃO 09 - JOVENS E ADULTOS
TEMA: Confrontando
os Inimigos da Cruz de Cristo
INTRODUÇÃO
I.
Exortação à Firmeza
II.
Os Inimigos da Cruz (3.18,19)
III.
O Futuro Glorioso dos que amam a cruz de Cristo (3.20,21)
CONCLUSÃO
John
Kenox: Um exemplo de firmeza no Evangelho
A
Vida de John Knox[1]
Na
Escócia, um herói reformista teve a mesma envergadura e o mesmo poder que
Calvino teve em Genebra. Seu nome era Jonh Knox (1513 – 1572). Sabe-se pouco do
início de sua vida, a não ser que foi criado em Haddington e frequentou a
Universidade de Saint Andrews. Ele abraçou o ponto de vista da Reforma por
causa da influência de um amigo muito próximo, Gerge Wishart. O arcebispo
Beaton prendeu Wishart por causa de suas posições e não permitiu que John Knox
intercedesse a favor dele. No dia em que queimaram George Wishart na estaca, em
Saint Andrews, John entrou no movimento reformista. A população preparava-se
para uma revolução, pois havia grande fomentação intelectual, como também raiva
por causa dos muitos abusos cometidos pelo clero. O povo escocês queria uma fé
simples e pura. Knox tornou-se um líder natural.
Entretanto,
sua
jornada para tornar-se líder levou-o a uma rota de dificuldade e sofrimento.
Depois de capturado em Saint Andrews, ele serviu por dezenove meses
como escravo. Depois de sua libertação, tornou-se capelão real. Mas a
vida não ficaria mais fácil para ele. Em 1533, teve de esconder-se quando a
patrona católica, rainha Maria, subiu ao trono da Inglaterra. John Knox
refugiou-se em Genebra, onde se tornou discípulo de João Calvino, tanto na
teologia como na forma de governar a igreja. Em 1555, ele retornou para a
Escócia, pastoreou uma congregação e casou-se com Marjorie Bowes.
[...]
Knox permaneceu
firme, com coragem e constância, contra os líderes políticos que
tentavam esmagar sua visão teológica. Como escritor observou: “Seu destemor e
sua bem-sucedida oposição ao regente e à rainha distinguem-no como verdadeiro
patriota. Contudo, o próprio homem foi a chave para suas grandes conquistas –
incansável, sincero, simples, prático... sem esquecer o humor e a ternura”.
A
gravação na lápide de Knox reflete fielmente sua personalidade modesta e
simples: uma pedra de pavimentação gravada apenas com as iniciais, em letras
pequenas, que repousa na estrada de High Street, em Edimburgo. A sepultura
modesta não nos impede de reconhecer que Knox foi um dos homens mais influentes
de toda a Escócia. Os escoceses, agradecidos pela disposição dele em resistir
com dedicação a uma das épocas mais turbulentas, também devem agradecer a Deus
pelo fato de a igreja desse país estar viva e bem.
Professor,
coragem, personalidade e temor só a Deus, foram as características de John
Kenox (similares as do profeta Jeremias). Knox não exitou em conclamar o povo,
a chorar e rogar a Deus uma intervenção numa nação onde a imoralidade, a falta
de sobriedade (embriaguez), o tráfico de coisas sagradas, a ganância por
dinheiro e o desprezo pelo povo caracterizavam a sociedade e os líderes da
Igreja Romana da época. Knox influenciou de sobremaneira a sociedade,
deixando-nos o exemplo de não conformação com a situação atual. Devemos atender esse chamado para angústia, devemos chorar
e prantear aos pés do Senhor (Zc 12.10). Quando choramos com sinceridade, Deus
promete consolo e anuncia tão grande livramento (Zc 13.1).
“Dá-me a Escócia, senão morrerei.”
(John Kenox)
[1]
Texto
Extraído da Obra de James L. Garlow “Deus e o seu Povo, a História da Igreja
como Reino de Deus. 1ª ed. Rio de Janeiro, CPAD, 2007, p. 145, 6.