JESUS SALVA, CURA, LIBERTA, BATIZA NO ESPÍRITO SANTO E BREVE VOLTARÁ!

Informativo Cristão : CONTEÚDOS ADICIONAIS LIÇÕES 03 - 2º TRIMESTRE 2014

CONTEÚDOS ADICIONAIS LIÇÕES 03 - 2º TRIMESTRE 2014

LIÇAO 03 - MATERNAL
TEMA: Jesus transforma água em vinho
 Texto Bíblico: João 2.1-11

De professor para professor

Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é fazer com que as crianças aprendam que precisamos recorrer a Jesus nos momentos de necessidade.

• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.


• A palavra-chave da aula de hoje é “CONFIAR”. Então, durante o decorrer da aula repita a frase: “Você pode confiar em Jesus.

Para refletir

• “Na época de Jesus, os casamentos eram festas que duravam uma semana inteira. Os banquetes eram preparados para muitos convidados, e a semana poderia ser gasta celebrando a nova vida matrimonial do casal. Muitas vezes a cidade era convidada, todos podiam comparecer; era considerado um insulto recusar o convite para um casamento. Para acomodar muitas pessoas, era necessário um cuidadoso planejamento. Acabar o vinho era algo mais do que embaraçoso; um fato como este representava uma grave falta em relação às regras de hospitalidade. Jesus estava prestes a suprir uma necessidade altamente emergencial” (extraído da Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, CPAD).

• Professor, “as crianças do maternal gostam de contar as historias que ouviram. Sempre que possível, você deve dar à criança a oportunidade de recontar a história contada na classe, deixando-a manusear os visuais” (Marta Doreto).

Regras Práticas para os Professores

Como Deus projetou a criança?

O ministério com crianças demanda um entendimento das necessidades por faixa etária. Precisamos considerar as necessidades das crianças quando ensinamos a Palavra de Deus. 

Uma criança precisa de amor

• Seja agradável. Chame a criança pelo nome.
• Toque, abrace, afague para transmitir amor.
• Ouça quando a criança falar.
• Fique ao nível dos olhos das crianças
• Com frequência faça elogios ou dê  incentivos especificamente.

Uma criança precisa se sentir segura

• Seja positivo.
• Seja coerente na disciplina.
• Empregue atividades conhecidas pelas crianças.
• Direcione a conversa ao constante cuidado de Deus.


Uma criança precisa se sentir aceita

• Permita que as crianças escolham as atividades.
• Aceite as crianças mesmo que elas tenham sentimentos negativos.
• Aceite a criança mesmo que você não consiga aceitar o comportamento dela.
• Direcione a conversa ao amor de Deus pela criança.

 (extraído e adaptado do livro Manual de Ensino para o Educador Cristão, CPAD).

• Atividade Manual

Para reforçar o ensino da lição, sugerimos que as crianças encenem a história bíblica.



Lição 03 - JARDIM DE INFÂNCIA
TEMA: Um Templo para adorar a Deus
 Texto Bíblico: Êxodo 27.9-16; 38.9-19

De professor para professor

Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é fazer com que as crianças aprendam que Jesus Cristo, o Filho de Deus é a única porta da salvação.

• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.

• A palavra-chave da aula de hoje é “PORTA”. Então, durante o decorrer da aula repita a frase: “Jesus é a única porta da salvação.”

Para refletir

Separação e comunhão

• “O Tabernáculo estava separado da congregação por uma cerca construída de 60 colunas de bronze, sobre as quais se apoiavam um cortinado de linho branco, de dois metros e meio de altura. Isso fala da separação entre Deus e o pecador (Êx 39.10-15,19,31:Is 59.2).
O número 6 e seus múltiplos, como no caso dessas colunas, associam-se ao número 7, que é o número de peças do Tabernáculo. Como o 6 relaciona-se com o homem e o 7 com Deus, temos no Tabernáculo a comunhão, ou o encontro do homem com a Divindade.
O número 6 aparece em muitos lugares do Tabernáculo, como nas duas fileiras de pães da proposição (de seis cada uma) e no número de braços do candelabro de ouro (três de cada lado da haste central; Jesus, como o tronco, sustenta as varas)” (extraído de O Tabernáculo e a Igreja, CPAD).

• Professor, quando chega aos seis anos, a criança já adquiri a consciência de seu eu. Ela é o centro do seu próprio universo, dá grande importância ao seu nome, e gosta de escrever seu nome em todas as coisas que faz. Interessasse por sua infância, por histórias acerca dela própria, por tudo o que lhe diz respeito. Até porque se imagina como tendo vivido sempre no passado, e devendo viver para sempre no futuro” (extraído de Amor e Disciplina para Criar Filhos Felizes, CPAD).


Regras Práticas para os Professores
Para a criança do jardim, a oração será o que ela vive em termos de oração. Se ela experimentou momentos de oração (antes das refeições, ao se deitar para dormir, antes de sair) em casa ou na Escola Dominical, estes atos de oração comportam o significado desta palavra para ela. Pouco a pouco, podemos estender a ideia da oração para novas experiências, ensinando-as a orar em outras situações. Se Alex fez alguma coisa contra Jorge, podemos orar com ele, dizendo: “Obrigado, Senhor, pelo meu amigo André”. Podemos também ensiná-las a orar quando estiver com medo, doente ou feliz.
Através de suas experiências de oração, a criança entenderá que orar é conversar com Deus. Aprenderá a agradecer ou pedir algo a Ele; a dizer a Deus que o ama e que Ele é bom. Tudo aquilo que pode dizer aos seus pais, ela poderá dizer a Deus, pois o verá paternalmente.
Extraído do livro: Como Ensinar Crianças do Jardim de Infância, CPAD

• Atividade

Professor, providencie papel ofício e giz de cera. Peça que as crianças desenhem e pintem a porta do Tabernáculo. Enquanto elas desenham, faça algumas perguntas relacionadas à lição. Por exemplo:

• Quais eram as cores da porta do pátio do Tabernáculo? (Azul, roxo e vermelho)
• Quem é a única porta que nos leva a Deus? (Jesus)
• “Você crê que Jesus, o Filho de Deus, pode salvar você do pecado e fazer você ficar pertinho de Deus?”

Professor, enquanto as crianças desenham, explique que Jesus é a porta para Deus. Quem recebe a Jesus como Salvador será salvo dos pecados e poderá ficar mais perto de Deus.


Lição 03 - PRIMÁRIOS
TEMA: Jesus, o amigo dos sedentos
Texto Bíblico: João 4.1-30,39-42

“O que H²O pode fazer pelo seu corpo, Jesus pode fazer por seu coração. Lubrificá-lo. Umidificá-lo. Amolecer o que está ressecado, limpar o que está enferrujado. Como? Como água, Jesus vai aonde não podemos. Jogue uma pessoa contra a parede, e seu corpo bate e cai. Jogue água contra uma parede, e o líquido se adapta e se espalha. Sua composição molecular dá muita flexibilidade à água: em um momento se espalha e se infiltra em uma rachadura; em outro, se une e faz um estrondo ao cair em uma cachoeira. A água vai aonde não podemos. Assim é Jesus. Ele é espírito e, embora tenha um corpo, não está limitado por esse corpo. Jesus passa pela garganta de sua alma, limpando o medo, expelindo a tristeza. Ele faz por sua alma o que a água faz por seu corpo” (LUCADO, Max. Quem tem sede venha. 1ªed. P 25. Rio de Janeiro: CPAD, 2006).

Boa Ideia!
Você vai precisar de papel pedra, potes plásticos (margarina, iogurte ou latinhas de extrato de tomate), cola branca, palitos de picolé, canetas hidrográficas.
Recorte o papel pedra em pequenos retângulos, e depois peças as crianças que colem-nos em volta do pote. Una três palitos de picolé (formando a letra C) e fixe no potinho (ficara parecido com um poço). Escreva o versículo do dia. Entregue as crianças e repitam a frase: “Jesus é a água da vida”.

Lição 03 - JUNIORES
TEMA: ABIGAIL UMA HEROÍNA INTERCESSORA                                                                                                                                                                                                                                          Texto Bíblico: 1 Samuel 25.14-35

A conversa de Abigail com Davi é um brilhante exemplo de força, sabedoria e dignidade. Primeiro e acima de tudo, ela tirou a culpa de Nabal e colocou-a sobre si mesma, o que deixou Davi numa posição extremamente desconfortável.  Ele dificilmente poderia tomar vingança contra uma bela e indefesa mulher. Depois ela fez Davi lembrar da infalível justiça de Deus; Davi não precisaria tomar vingança porque Deus faria isso por ele. Finalmente, ela chamou a atenção de Davi para sua grandeza vindoura. Por que manchar sua boa consciência  com um precipitado ato de violência contra um tolo?
Abigail não tinha que responder pelas ações de seu marido. Todavia ela o fez porque viu um mal maior aproximar-se, caso Davi continuasse com sua tempestade emocional: vingança imprópria e a morte de pessoas inocentes.
Professor oriente aos alunos a buscarem em Deus uma solução inteligente  quando eles perceberem que uma briga se aproxima.
(Texto adaptado do livro 365 Lições de Vida Extraídas de Personagens da Bíblia, CPAD).

Lição 03 - PRÉ-ADOLESCENTES
TEMA: A história do Perdão
Texto Bíblico: Mateus 18.21-27

“Todos nós pecamos. Todos nós fazemos coisas erradas. Todos nós falhamos conosco e com aqueles a quem amamos. Todos nós falhamos com Deus, que nos criou com um propósito eterno e maravilhoso. Mas, apesar de tudo isso, Deus fez algo extraordinário, uma coisa indescritivelmente graciosa. Ele não apenas providenciou que alguém pagasse o preço pelos nossos pecados, nossos erros. Ele diz “basta pedir”  e seremos perdoados. Servimos a um Deus que se apressa em perdoar.
Você pode pensar que é um caso perdido. Não apenas o seu passado parece imperdoável, mas também o futuro não parece muito promissor. Hoje mesmo, você se encontra fazendo escolhas terríveis. Parece estar preso em um círculo vicioso de viver e pensar errado.
O Deus que se apressa em perdoar não desistiu de você, ainda que você tenha desistido de si mesmo. Ele deseja que todos – mesmo o pior dos piores – recebam a salvação por meio da sua graça e se conciliem com Ele (Thomas Watson. Graça Diária. p-301).

  
Material: Uma garrafa pet (transparente) com água, iodo e cloro.

Professor, converse com os alunos acerca dos pecados. Lembre que todos nós cometemos erros. Com a ajuda dos alunos, listem alguns pecados. A cada pecado citado, derrame uma gota de iodo na água.
Depois explique aos alunos, que todos esses “pecados” são perdoados pelo Senhor Jesus. Nesse instante derrame o cloro na garrafa com água e iodo (A água voltará a ficar clara novamente).   
Todos nós ficamos felizes porque os nossos pecados foram perdoados. Mas, se alguém faz algo de que não gostamos, ficamos zangados e não conseguimos perdoar a falha do amigo. Devemos perdoar as pessoas da mesma maneira que Jesus nos perdoou.  


Lição 03 - ADOLESCENTES
TEMA: Vamos Conversar sobre Evangelismo  

Texto bíblico: Ezequiel 3.16-21

O profeta Ezequiel foi chamado para advertir aos indivíduos. Considere um homem ímpio. Se Ezequiel não o avisasse, e ele morresse, o homem sofreria as consequências da sua maldade – e Ezequiel seria culpado do seu sangue, de assassinato ou homicídio. Mas se Ezequiel avisasse o homem, o profeta não seria responsável, mesmo se esse homem continuasse obstinadamente no seu pecado. Livraste a tua alma (v.19) significa “salvou a sua vida”, “você está livre dessa culpa” ou “salvou a si mesmo”.
Professor, explique aos alunos que somos responsáveis em evangelizar, falar contra o pecado e ensinar o Plano da Salvação aos homens.
Como Ezequiel, devemos avisar aos justos para se desviar da injustiça e não praticar a maldade. Porque se o homem justo se desviar e morrer em seu pecado, as suas justiças que praticara não virão em memória (Comentário Bíblico Beacon, p. 439 CPAD).  


Lição 03 – JUVENIS
TEMA: QUESTÕES DIFÍCEIS!

Texto Bíblico: Salmos 139.13-16

O EMBRIÃO, OU FETO, É UMA PESSOA

Mesmo sem ser uma pessoa completa, o embrião, ou feto, não é subumano; é uma pessoa em formação, em potencial. Da primeira à oitava semana (2 meses), completa-se a formação de todos os órgãos, apresentando, inclusive,  as impressões digitais. Aos três meses, no útero, o bebê já está formado, esperando crescer e sair à luz. Mesmo como ovo, ou feto, desde a concepção, cremos que o bebê não só tem vida, mas tem a alma e o espírito dentro dele. Diz o profeta: “Peso da palavra do Senhor sobre Israel. Fala o Senhor, o que estendeu o céu, e que funda a terra, e que forma o espírito do homem dentro dele” (Zc 12.1). O homem, nesse texto, não é um ser humano adulto, mas um ser criado, com todas as características genéticas, sem dúvida. Assim, Deus não dá o espírito (e a alma) a um amontoado de células ou uma coisa, como entendem os materialistas, mas Ele o dá a um ser gerado, com potencialidades para nascer.
Uma pessoa não é só aquele indivíduo consciente, e capaz de sobreviver por si. Neste caso, como ficaria uma pessoa que precisa de aparelhos para suportar uma doença prolongada? Não seria uma pessoa? Claro que sim. Uma pessoa é um ser que não é irracional, como um animal, uma planta, uma pedra, etc. Os defensores do aborto alegam que a mulher tem o direito sobre seu corpo, e não tem obrigação de sustentar uma vida, que não é uma pessoa. É argumento falacioso, de quem não tem a visão ética do significado de um ser humano, desejado ou não.

Texto extraído da obra “Ética Cristã: Confrontando As Questões Morais do Nosso Tempo”. Rio de Janeiro: CPAD. 

LIÇÃO 03 - JOVENS E ADULTOS
TEMA: DONS DE REVELAÇÃO

INTRODUÇÃO
I. PALAVRA DA SABEDORIA
II. PALAVRA DA CIÊNCIA
III. DISCERNIMENTO DOS ESPÍRITOS
CONCLUSÃO

A PALAVRA DA SABEDORIA

Os tipos de sabedorias que influenciam o homem na sociedade contemporânea são: a satânica, a humana e a divina. No contexto atual o crente em Jesus deve exercer suas ações mediante a sabedoria do alto. Para isto devemos estar sempre disponíveis para cultivar um relacionamento mais íntimo com Deus. Para distinguir a sabedoria divina do dom da palavra de sabedoria tenha em mente os seguintes conceitos de sabedoria:

Sabedoria satânica é sempre empregada com o propósito maligno. Existem pessoas dotadas de sabedoria diabólica, que fazem de tudo para alcançar seus propósitos. A sabedoria satânica se caracteriza pela inveja, sentimentos facciosos, etc (Tg 3.14-16; Ez 28.12-17).
Sabedoria humana ou natural limita-se aos interesses da vida. A sabedoria humana concerne preponderantemente à vida presente. Tal sabedoria pode levar o homem a ter sucesso em diferentes áreas. Todavia, o homem pode possuir grande sabedoria humana e, contudo, não conhecer a Deus (Lc 14.28-32).
Sabedoria divina se caracteriza por adotar os melhores meios possíveis para promover a grandeza do reino de Deus. É a sabedoria evidenciada pelo homem espiritual e não se confunde com a sabedoria natural. Esta sabedoria de Deus não é o dom especial do Espírito (palavra de sabedoria), pois a sabedoria é essencial a todos: “E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente” (Tg 1.5). Através da Escritura, todos os servos de Deus são encorajados a buscar esta sabedoria, que é uma necessidade na diária. A sabedoria divina é tremendamente necessária à igreja para o uso correto dos dons de Deus.

A sabedoria divina não pode ser confundida com o “dom da palavra da sabedoria”. Esta é uma habilitação sobrenatural do Espírito Santo.  No entanto, todos devem buscar a sabedoria de Deus através das Sagradas Escrituras. Boa aula!                                                                                                                                                  



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