JESUS SALVA, CURA, LIBERTA, BATIZA NO ESPÍRITO SANTO E BREVE VOLTARÁ!

Informativo Cristão : LIÇÃO 12 - O Juízo Final - Por Sulamita Macêdo

LIÇÃO 12 - O Juízo Final - Por Sulamita Macêdo



Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um. Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email. Compreendem a importância desse ato? Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
 - Falem sobre o título da lição: O Juízo Final.
Observação: Quando vocês estiverem organizando o conteúdo para esta aula, procurem extrair aquilo que é mais prioritário deste tema, repassando para os alunos de forma objetiva as informações sobre o Juízo Final.
- Vocês podem seguir um roteiro, como por exemplo: O que é? Em que se baseará este julgamento? Quando acontecerá? Quem será o Juiz? Quem serão julgados? E a Igreja vai atuar nesse julgamento? Onde estarão escritos os feitos humanos? Quem serão julgados antes do Juízo Final?
- Utilizem um mapa escatológico e mostrem na linha do tempo quando acontecerá o Juízo Final.
- Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “O Livro das Vidas Transformadas”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!



Dinâmica: O Livro das Vidas Transformadas

Objetivo: Socializar como ocorreu a conversão dos alunos e a transformação em suas vidas.
Material: 01 caneta e 01 folha de papel ofício para cada aluno, com um traço horizontal dividindo-a ao meio; na parte superior, escrever “Antes da Conversão” e na inferior “Depois da Conversão”.
Procedimento:
- Após o estudo sobre o Juízo Final e a utilização, neste julgamento, do Livro da Vida, onde estão escritos os feitos humanos, entreguem para cada aluno uma folha de papel ofício, conforme descrição no item “Material”.
- Orientem os alunos para que escrevam de forma objetiva como era a vida deles antes e depois da conversão, onde, como e quando ocorreu esta transformação. Estipulem aproximadamente 15 minutos para esta finalidade.
- Solicitem para que dois ou três alunos socializem as mudanças ocorridas em suas vidas.
- Depois, recolham todas as folhas e falem que mandarão encaderná-las, para que forme um livro. Na capa terá o seguinte título “Livro das Vidas Transformadas”.
Acrescentem, ainda, na primeira página, o local, a data e o nome ou número da classe; na segunda folha, organizem um índice com a sequência dos nomes dos alunos. Se preferir, vocês podem também colocar uma justificativa desta atividade como também folhas em branco para algum registro posterior.
- Falem que na próxima aula, vocês trarão este “livro” e através de um sistema de empréstimo semanal, cada aluno poderá ter acesso aos relatos dos colegas sobre a conversão deles e a mudança ocorrida em suas vidas.



Currículo do Ano 2 – Adolescentes – Minha Missão no Mundo
Lição 12: Eu sou um Missionário!
Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
- Falem que o tema da aula será sobre: como se tornar um discípulo e o serviço cristão, inclusive o da obra missionária.
-Trabalhem o significado da palavra “Discípulo”, perguntando para os alunos o que entendem sobre este vocábulo. Aguardem as respostas. Depois acrescentem outras informações.
De acordo com o Dicionário Michaelis, “Discípulo” significa: 1 Aquele que recebe ensino de alguém; aquele que aprende; aluno.2 Sectário que professa as doutrinas ensinadas ou propagadas por outro. 3 Afeiçoado, devoto:Um discípulo da verdade.
Falem depois o que significa ser discípulo de Jesus.
- Para ilustrar a ideia de “discípulo” como seguidor de Jesus, coloquem no piso da sala(antes da aula da começar), vários pés impressos formando um caminho, por exemplo da entrada até a sala, ou da porta da sala até as cadeiras etc.
- Coloquem no quadro as palavras CONVERSÃO, SANTIFICAÇÃO e SERVIÇO e falem que elas representam as 03 etapas de como se tornar um discípulo.
- Para concluir aula, utilizem a dinâmica “Eis-me aqui!”
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Eis-me aqui!
Objetivo: Refletir sobre o serviço cristão e a motivação para realizá-lo.

Material:
Palavras digitadas: Serviço Cristão, Deus, Próximo e Compromisso.
01 coração(vermelho) feito de cartolina ou EVA
01 quadro branco ou outro tipo.
Procedimento:
- Coloquem no alto do quadro a expressão SERVIÇO CRISTÃO.
- Perguntem: A quem servimos? Aguardem as respostas, que certamente serão: Deus(na sua maioria) e ao Próximo.  Então, coloquem as palavras DEUS  e PRÓXIMO, logo abaixo de SERVIÇO CRISTÃO.
- Coloquem em seguida o coração e falem que  o AMOR é o que nos motiva a servir a Deus e ao próximo. Leiam Mc 12.30 e 31.
- Falem que o serviço que fazemos para o próximo é uma evidência do nosso amor a Deus. Leiam I Jo 3. 17.
- Falem também que  precisamos ter compromisso com a obra do reino. Leiam Lc 9.62. Coloquem a palavra COMPROMISSO ao lado do coração.
- Perguntem: O que temos realizado no serviço Cristão? Aguardem as respostas. Incentivem aqueles que estão servindo a continuar nas suas atividades e conclamem aos que estão parados a levantar-se e dizer: Eis-me aqui!
- Concluam, afirmando que cada um de nós, enquanto parte integrante da igreja, colocando em prática o serviço cristão, estamos colaborando para a consecução da Missão Integral da Igreja, somando-se  a pregação do evangelho e da comunhão uns com os outros.



Currículo do Ano 3 – Juvenis – O Sentido da Vocação Cristã
Lição 12: Vocação Missionária: Qual é a sua?
Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
- Falem para os alunos do tema da aula: Vocação Missionária: Qual é a sua?
- Trabalhem o significado da palavra “Missionário”, perguntando para os alunos o que entendem sobre este vocábulo. Aguardem as respostas. Depois acrescentem outras informações.
De acordo com o Dicionário Michaelis, “Missionário” significa: 1 Aquele que missiona, pregador de missões. 2 Propagandista de uma ideia.

- Levem para a aula uma caixa contendo:
Versículo de Marcos 16.15 digitado para todos os alunos.
Em 02 ou 03 destes papéis, acrescentem o versículo de At 13.2.
- Peçam para que os alunos retirem os papéis e solicitem que leiam o versículo de Mc 16.15, depois afirmem que esta é uma chamada geral para fazer missões.
- Depois, peçam para que os 02 ou 03 alunos que também receberam At 13.02, leiam este versículo. Depois falem que este é um exemplo de chamada específica para fazer missões.
- Falem sobre missões URBANAS, NACIONAIS e TRANSCULTURAIS.
- Para apresentar informações  sobre as Agências Missionárias, pesquisem em:
Falem sobre qual os objetivos e o que fazem as Agências Missionárias.
- Por fim, perguntem como podemos descobrir que temos uma chamada específica para fazer missões?
Antes de você apresentar os 05 itens apontados na lição, realizem a seguinte atividade:
Solicitem os alunos para que escolham alguém do grupo para ser líder de turma. Depois, perguntem: Por que escolheram este colega? O que motivou a escolha? Quais características são necessárias para esta escolha? Aguardem as respostas.
Depois, falem que Deus também escolhe pessoas específicas para realizar missões. Agora, vocês apresentam características que deve ter um missionário e como descobrir que tem uma chamada específica.
Tenham uma excelente e produtiva aula!


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