Professoras e professores, para esta lição, apresento as
seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como
passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há
alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um. Após a chamada, solicitem ao
secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato
com eles durante a semana, através de telefone ou email. Compreendem a
importância desse ato? Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que
vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos
afetivos com seus alunos.
- Falem sobre o
título da lição: O Juízo Final.
Observação: Quando vocês estiverem organizando o conteúdo
para esta aula, procurem extrair aquilo que é mais prioritário deste tema,
repassando para os alunos de forma objetiva as informações sobre o Juízo Final.
- Vocês podem seguir um roteiro, como por exemplo: O que é?
Em que se baseará este julgamento? Quando acontecerá? Quem será o Juiz? Quem
serão julgados? E a Igreja vai atuar nesse julgamento? Onde estarão escritos os
feitos humanos? Quem serão julgados antes do Juízo Final?
- Utilizem um mapa escatológico e mostrem na linha do tempo
quando acontecerá o Juízo Final.
- Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “O Livro das
Vidas Transformadas”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Livro das Vidas Transformadas
Objetivo: Socializar como ocorreu a conversão
dos alunos e a transformação em suas vidas.
Material: 01 caneta e 01 folha de papel ofício
para cada aluno, com um traço horizontal dividindo-a ao meio; na parte
superior, escrever “Antes da Conversão” e na inferior “Depois da Conversão”.
Procedimento:
- Após o estudo sobre o Juízo Final e a utilização, neste
julgamento, do Livro da Vida, onde estão escritos os feitos humanos, entreguem
para cada aluno uma folha de papel ofício, conforme descrição no item
“Material”.
- Orientem os alunos para que escrevam de forma objetiva
como era a vida deles antes e depois da conversão, onde, como e quando ocorreu
esta transformação. Estipulem aproximadamente 15 minutos para esta finalidade.
- Solicitem para que dois ou três alunos socializem as
mudanças ocorridas em suas vidas.
- Depois, recolham todas as folhas e falem que mandarão
encaderná-las, para que forme um livro. Na capa terá o seguinte título “Livro
das Vidas Transformadas”.
Acrescentem, ainda, na primeira página, o local, a data e o
nome ou número da classe; na segunda folha, organizem um índice com a sequência
dos nomes dos alunos. Se preferir, vocês podem também colocar uma justificativa
desta atividade como também folhas em branco para algum registro posterior.
- Falem que na próxima aula, vocês trarão este “livro” e
através de um sistema de empréstimo semanal, cada aluno poderá ter acesso aos
relatos dos colegas sobre a conversão deles e a mudança ocorrida em suas vidas.
Currículo do Ano 2 – Adolescentes – Minha Missão no Mundo
Lição 12: Eu sou um Missionário!
Professoras e professores, para esta lição, apresento as
seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como
passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há
alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação
dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana,
através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que
vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos
afetivos com seus alunos.
- Falem que o tema da aula será sobre: como se
tornar um discípulo e o serviço cristão, inclusive o da obra missionária.
-Trabalhem o significado da palavra “Discípulo”, perguntando
para os alunos o que entendem sobre este vocábulo. Aguardem as respostas.
Depois acrescentem outras informações.
De acordo com o
Dicionário Michaelis, “Discípulo” significa: 1 Aquele que
recebe ensino de alguém; aquele que aprende; aluno.2 Sectário que
professa as doutrinas ensinadas ou propagadas por outro. 3 Afeiçoado,
devoto:Um discípulo da verdade.
Falem depois o que significa ser discípulo de Jesus.
- Para ilustrar a ideia de “discípulo” como seguidor de
Jesus, coloquem no piso da sala(antes da aula da começar), vários pés impressos
formando um caminho, por exemplo da entrada até a sala, ou da porta da sala até
as cadeiras etc.
- Coloquem no quadro as palavras CONVERSÃO, SANTIFICAÇÃO e
SERVIÇO e falem que elas representam as 03 etapas de como se tornar um
discípulo.
- Para concluir aula, utilizem a dinâmica “Eis-me
aqui!”
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Eis-me aqui!
Objetivo: Refletir sobre o serviço cristão e a
motivação para realizá-lo.
Material:
Palavras digitadas: Serviço Cristão, Deus, Próximo e
Compromisso.
01 coração(vermelho) feito de cartolina ou EVA
01 quadro branco ou outro tipo.
Procedimento:
- Coloquem no alto do quadro a expressão SERVIÇO CRISTÃO.
- Perguntem: A quem servimos? Aguardem as respostas, que
certamente serão: Deus(na sua maioria) e ao Próximo. Então, coloquem
as palavras DEUS e PRÓXIMO, logo abaixo de SERVIÇO CRISTÃO.
- Coloquem em seguida o
coração e falem que o AMOR é o que nos motiva a servir a Deus e ao
próximo. Leiam Mc 12.30 e 31.
- Falem que o serviço que fazemos para o próximo é uma
evidência do nosso amor a Deus. Leiam I Jo 3. 17.
- Falem também que precisamos ter compromisso com
a obra do reino. Leiam Lc 9.62. Coloquem a palavra COMPROMISSO ao lado do
coração.
- Perguntem: O que temos realizado no serviço Cristão?
Aguardem as respostas. Incentivem aqueles que estão servindo a continuar nas
suas atividades e conclamem aos que estão parados a levantar-se e dizer: Eis-me
aqui!
- Concluam, afirmando que cada um de nós, enquanto parte
integrante da igreja, colocando em prática o serviço cristão, estamos
colaborando para a consecução da Missão Integral da Igreja, somando-se a
pregação do evangelho e da comunhão uns com os outros.
Lição 12: Vocação Missionária: Qual é a sua?
Professoras e professores, para esta lição, apresento as
seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como
passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há
alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação
dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através
de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que
vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos
afetivos com seus alunos.
- Falem para os alunos do tema da aula: Vocação Missionária:
Qual é a sua?
- Trabalhem o significado da palavra “Missionário”,
perguntando para os alunos o que entendem sobre este vocábulo. Aguardem as
respostas. Depois acrescentem outras informações.
De acordo com o Dicionário Michaelis, “Missionário”
significa: 1 Aquele que missiona, pregador de missões. 2 Propagandista
de uma ideia.
- Levem para a aula uma caixa contendo:
Versículo de Marcos 16.15 digitado para todos os alunos.
Em 02 ou 03 destes papéis, acrescentem o versículo de At
13.2.
- Peçam para que os alunos retirem os papéis e solicitem que
leiam o versículo de Mc 16.15, depois afirmem que esta é uma chamada geral para
fazer missões.
- Depois, peçam para que os 02 ou 03 alunos que também
receberam At 13.02, leiam este versículo. Depois falem que este é um exemplo de
chamada específica para fazer missões.
- Falem sobre missões URBANAS, NACIONAIS e TRANSCULTURAIS.
- Para apresentar informações sobre as Agências
Missionárias, pesquisem em:
Falem sobre qual os objetivos e o que fazem as Agências
Missionárias.
- Por fim, perguntem como podemos descobrir que temos uma
chamada específica para fazer missões?
Antes de você apresentar os 05 itens apontados na lição,
realizem a seguinte atividade:
Solicitem os alunos para que escolham alguém do grupo para
ser líder de turma. Depois, perguntem: Por que escolheram este colega? O que
motivou a escolha? Quais características são necessárias para esta escolha?
Aguardem as respostas.
Depois, falem que Deus também escolhe pessoas específicas
para realizar missões. Agora, vocês apresentam características que deve ter um
missionário e como descobrir que tem uma chamada específica.
Tenham uma excelente e produtiva aula!