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Informativo Cristão : Lição 02: A Enfermidade na Vida do Crente - Por Sulamita Macêdo

Lição 02: A Enfermidade na Vida do Crente - Por Sulamita Macêdo

Lição 02: A Enfermidade na Vida do Crente

Professoras e professores, para esta lição e panorâmica do trimestre, apresento as seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

- Iniciem a aula, lendo a parte b do versículo 33 do capítulo 16 do Evangelho de João:
“... no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo”.

Falem dos diversos tipos de aflições e depois afirmem que uma delas é a enfermidade, tema da aula de hoje.

- Perguntem: Doença é ausência de saúde?
Aguardem as respostas.
Depois apresentem a definição de saúde, de acordo com a OMS(Organização Mundial de Saúde):  "Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças".
Obsevem que há outros fatores que são apontados para a saúde total do indivíduo.

- Depois, trabalhem com os alunos os pontos elencados na lição, procurando promover a participação deles e contextualizando o tema com o tipo de aluno que você está ensinando.

 - Em seguida, leiam com os alunos o texto “Numa Cadeira de Rodas”, que proporcionará a reflexão de que mesmo limitados por alguma doença, podemos cooperar com o Reino de Deus.

- Depois,  utilizem a dinâmica “Um Santo Remédio”.

Para concluir, solicitem a 2 ou 03 alunos para falar sobre um bênção recebida devido a uma enfermidade. Posteriormente, façam uma oração pela saúde dos alunos.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Atenção,  professores da lição de Adolescentes e Juvenis! Vocês já podem encontrar as orientações pedagógicas para as lições, no blog Atitude de Aprendiz.
Os professores do Discipulado poderão encontrar também orientações pedagógicas no blog Atitude de Aprendiz. Procurem no marcador: Subsídio Pedagógico Discipulado I e II.

Dinâmica: Um Santo Remédio

Objetivo: Refletir sobre a atitude do cristão diante das enfermidades.

Material:
06 caixas de remédio cobertos com papel
Palavras/expressões digitadas: Confiar no Senhor, Oração, Leitura Bíblica, Fé, Crer que Deus opera milagres, Aguardar o tempo de Deus.

Procedimento:
- Falem: Estamos estudando nesta aula, sobre a origem das enfermidades e também sobre algumas doenças da vida moderna.
- Perguntem: Qual o remédio para combatê-las?
- Distribuam para os alunos as 06 caixas de remédio, que deverão conter as palavras(uma em cada caixa) já mencionadas no item “material”.
- Orientem para cada aluno abrir, um de cada vez e ler par a turma.
- Leiam Salmo 27.14 “Espera no Senhor, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera pois no Senhor”.


Texto de Reflexão: Numa Cadeira de Rodas


                Uma mulher chamada Nancy colocou este anúncio no jornal local: “Se você está solitário(a) ou tem algum problema, me telefone. Eu estou numa cadeira de rodas e quase nunca saio. Podemos compartilhar nossos problemas um com o outro. Apenas ligue. Eu terei prazer em conversar”. A resposta a este anúncio foi surpreende – 30 telefonemas ou mais a cada semana.
                O que motivou esta mulher  a ir em busca de outros da sua cadeira de rodas, a fim de ajudá-los? Nancy explicou que antes da sua paralisia ela tinha uma saúde perfeita, mas se encontrava num desespero profundo. Ela tentou se suicidar, ao pular da janela do seu apartamento, mas a queda a deixou paralisada da cintura para baixo.
                No hospital, completamente frustrada, ela sentiu que Jesus disse: “Nancy, você  tem tipo um corpo sadio, mas uma alma paralítica. De agora em diante, você terá um corpo paralítico, mas uma alma sadia”. Como resultado desta experiência, ela entregou a sua vida a Cristo. Quando ela finalmente teve permissão para ir para casa, ela orou a Deus uma maneira de compartilhar a Sua graça com outros e a ideia do anúncio do jornal veio à sua mente.
                Cada crente pode fazer algo para ajudar aos outros. Mesmo que estejamos limitados por alguma doença, velhice ou deficiência, nós ainda assim podemos orar, telefonar ou escrever. Qualquer que seja a nossa condição, podemos ser testemunhas eficazes para Jesus. VCG

Fonte: Nosso Pão Diário(13.12.2004)

 Currículo do Ano 2 – Adolescentes – Vivendo em Família
Lição 02: O que deu errado com a Família?   
                                                                     
Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

- Iniciem o estudo da lição, perguntando: O que deu errado com a Família?

Certamente várias respostas aparecerão, mas enfatizem que a origem de todo problema foi a existência do mal, através do pecado cometido por Adão e Eva: a desobediência.

- Mas, alguém pode perguntar: E o que eu tenho a ver com isso? Algo que foi cometido há muito tempo e eu tenho que pagar o pato?

- Para melhorar a compreensão da contaminação do pecado, realizem a seguinte atividade:
1 - Antes da aula: Organizem folhas de papel ofício, com figuras geométricas desenhadas, como: triângulo, quadrado e circulo. Cada folha deverá ter apenas uma figura.
2 – Distribuam uma folha para cada aluno.
3 – Os alunos deverão andar pela sala e conversar com os colegas e copiar na sua folha o desenho que o colega tem.
4 – Orientem para que mudem de colegas pelo menos 03 vezes.
5 – Falem: Olhem para seus papéis e obsevem o que aconteceu. Todos possuem as marcas uns dos outros, isto é, houve uma mistura de figuras. Este é um exemplo figurativo de algo que se espalhou, assim também o pecado.
6 – Leiam: - Leiam Romanos 5. 12 “Pelo que, como um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram”.

- Falem: O pecado cometido pela primeira família alcança também todas as famílias e traz conseguências negativas. Mas, enfatizem que Deus apresenta uma solução para o problema: reatar o relacionamento com os homens, através do sacrifício de Jesus.

- Para concluir, utilizem a dinâmica “A Aliança”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: A Aliança

Objetivo: Refletir sobre o que pode interferir de forma negativa na família, maculando o relacionamento entre os seus membros.

Material: 01 aliança, 01 flanela e polidor de metais.

Procedimento:
- Falem para os alunos o que significa a palavra “aliança”.


De acordo com o dicionário Michaelis, aliança é: 1 Pacto contraído por mútuo acordo, para determinado fim comum.2 Resultado dessa associação. 3 Pacto de amizade celebrado entre estados ou povos. 4 Fusão ou união de coisas diferentes.5 Matrimônio. 6 Coligação, confederação, união, liga. 7Liga de metais. 8 Anel usado como símbolo de noivado ou casamento.

- Acrescentem que a aliança, concerto ou pacto pode ocorrer entre Deus e o homem, do homem com Deus e entre os homens. Falem que numa aliança, há duas partes envolvidas.

- Em seguida, apresentem uma aliança para a turma e solicitem a um aluno para utilizar uma flanela e um pouco de polidor de metais para polir a aliança.

- Depois, peçam para que mostrem a aliança e a flanela.

- Falem: A aliança está brilhando e a flanela está manchada de preto.

- Perguntem: o que aconteceu?
Aguardem as respostas.

- De que forma podemos extrair exemplos disto para a família?
Somos parte integrante de uma família, não podemos deixar que os problemas estraguem e perturbem o bom relacionamento que deve haver entre os seus membros.

- Reflitam sobre o que tem dificultado, maculado o relacionamento na família.

- O que pode significar o polidor? Leitura da palavra, comunhão, oração, perdão, pedir desculpas, uma conversa etc.

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