JESUS SALVA, CURA, LIBERTA, BATIZA NO ESPÍRITO SANTO E BREVE VOLTARÁ!

Informativo Cristão : DINÂMICAS CRIATIVAS - A Bíblia Sagrada é o guia perpétuo da Igreja. Ensiná-la é a nobre missão de cada salvo. Métodos e técnicas são instrumentos valiosos na consecução deste objetivo. Foi pensando nisso que resolvemos transcrever boas idéias, publicadas na revista Ensinador Cristão que com certeza ajudarão os professores da Escola Dominical enriquecer suas aulas.

DINÂMICAS CRIATIVAS - A Bíblia Sagrada é o guia perpétuo da Igreja. Ensiná-la é a nobre missão de cada salvo. Métodos e técnicas são instrumentos valiosos na consecução deste objetivo. Foi pensando nisso que resolvemos transcrever boas idéias, publicadas na revista Ensinador Cristão que com certeza ajudarão os professores da Escola Dominical enriquecer suas aulas.

Boas Idéias por Luciana Gaby e Telma Bueno/CPAD
Passo a passo os professores irão mostrar a participação dos
alunos na Grande Comissão.

JOVENS E ADULTOS
“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram: eis que tudo se fez novo” (2Co 5.17). O texto bíblico afirma que, ao aceitarmos a Cristo, tornamo-nos uma nova criatura. Isso significa que passamos por uma mudança significativa. Já não agimos mais como no passado, e nossa vida passa a ser pautada nas Sagradas Escrituras.
Objetivo: Reconhecer que, ao aceitar a cristo como Salvador, o homem torna-se uma nova criatura.
Material: Lixas para madeira, pedaços de madeira com farpas e restos de cola.
Procedimentos: Convide dois alunos e lhes entregue o material. Peça-os que limpem a madeira com o auxílio da lixa. Enquanto eles lixam a madeira, comente sobre o estado inicial do material, as marcas da cola, as farpas, etc. assim que terminarem, peça que os alunos toquem na parte lixada e comente qual a diferença que sentiram antes e depois de lixar a madeira. Explique que da mesma maneira acontece conosco. Depois que aceitamos a Cristo, passamos a ter uma nova vida; as coisas velhas (mágoas, ressentimentos, imoralidade, etc) já se passaram. Devemos andar como o nosso Mestre andou.
Observação: Professor, se na sua classe houver algum aluno novo convertido, procure integrá-lo na classe  e atividades da igreja.

TESTEMUNHO CRISTÃO
          Jesus nos comparou ao sal e luz do mundo. Fomos chamados para
preservar o mundo da corrupção. O servo de Deus deve fazer diferença em meio à corrupção   e imoralidade. Infelizmente, muitos que se dizem servos têm se deixado levar pelas sutilezas de Satanás e agem como não crentes.
Objetivo: Saber que o cristão é sal da terra e deve fazer a diferença.
Material: Sal fino, sal grosso, dois corpos,água e colher.
Procedimento: Pergunte aos alunos acerca das propriedades do sal. Comente que serve para conservar, preservar, temperar e dar sabor aos alimentos.
Apresente os dois tipos de sal, fino e grosso. Pergunte quando eles utilizam um e o outro. Enquanto eles falam, coloque um pouco de sal grosso em um copo e o fino em outro. Convide dois voluntários. Solicite que eles dissolvam o sal com água e colher. Explique que a água representa o mundo em que vivemos e o sal os servos de Deus.
Pergunte aos alunos que participaram da atividade qual foi a dificuldade encontrada. Claro que o que ficou com o sal fino dirá que não teve nenhum problema. Enquanto o que pegou o copo com sal grosso comentará que foi necessário mexer muito para dissolvê-lo.
Explique que há cristãos como o sal fino, que rapidamente temperam o mundo. Eles não apenas usufruem da salvação como também testemunham de Cristo ao mundo e se preservam da corrupção. Outros são como o sal grosso; relutam em testemunhar a Cristo por acreditar que Jesus é um bem particular, que não deve ser dividido. Alguns cristãos não dão testemunho de servo de Deus e se envolvem com a corrupção desta  Terra.
Tomemos para nós a palavra de Cristo: “Vós sois o sal da terra; e, se o sal for insípido, com  que se há de salgar? Para nada mais presta, senão para se lançar fora e ser pisado pelos homens’’ (Mt5.13). 
                                                                                      
TRANSFORMANDO A SOCIEDADE
Jesus transformou a sociedade e o mundo. Ele pregou, ensinou, curou os enfermos, libertou os  cativos e alimentou os famintos. Cristo era conhecido como o “amigo de pecadores” (Mt11.19). A nossa missão como igreja de Deus é transformar a sociedade por meio do poder do Evangelho.
Objetivo: Reconhecer que, com pequenos gestos, a Igreja pode mudar a sociedade.
Material: Corante líquido e recipiente de vidro com água.
Procedimento: Inicie a aula comentado com alunos que a Igreja do Senhor Jesus é como um farol que dissipa as trevas deste mundo, todavia essa não é sua única função na terra. Ela tem  obrigações para com a sociedade.
 Mostre aos alunos o recipiente com água explique que ele representa o mundo e suas atrocidades e pecados. Segure o vidro de corante nas mãos, diga que a Igreja é como esse pequeno frasco. É fato que a quantidade de água é superior a quantidade de líquido do frasco. Mas quando a Igreja de Cristo começa a trabalhar, a sociedade em que estamos inseridos é modificada. Pergunte aos alunos o que a Igreja pode fazer para modificar a sociedade em que  vivemos. A cada resposta, pingue uma  gota de corante na água. Explique que quando a Igreja trabalha em benefício da comunidade, a sociedade automaticamente é transformada e o nome de Deus é exaltado. Oramos pela nossa nação! A Igreja pode e deve trabalhar a fim de amenizar os sofrimentos    

  INTEGRIDADE CRISTà
Satanás e seus agentes estão no mundo por intermédio do engano e da mentira. Infelizmente, existe crentes rejeitados a autêntica pregação bíblica e a sã doutrina, caindo no engano e cometendo todo tipo de erro. Muitos andam em busca de um Evangelho “fácil” e descompromissado com a verdade. Todavia, sabemos que é necessário estudar e guardar no coração a palavra do Senhor para não pecar contra Ele.
Objetivo: Conscientizar-se de que o servo de Deus deve guardar a verdadeira doutrina.
Material: Três recipientes com água, três etiquetas, corantes e esponja.
Procedimento: Escreva nas etiquetas as seguintes frases: “Doutrinas estranhas e corrompidas”; “apegar-se a filosofias mundanas e perversas” e “sutilezas satânicas que  parecem verdades”.
Inicie explicando que existem  pessoas que aceitam qualquer tipo de ensinamentos, porque não estão alicerçadas na palavras de Deus. Em seguida, pegue a espoja e coloque–a no primeiro recipiente, solicite aos alunos que observem que, ao espremer a esponja, o líquido saiu da mesma cor que a do recipiente, esprema e pergunte aos alunos o que ocorreu? Espere as respostas. Repita o procedimento no terceiro recipiente. Explique aos alunos que infelizmente muitos servos de Deus são como a esponja, pois absorvem qualquer  tipo de ensinamento e doutrina estranha.
Devemos ter uma vida pura e santa, alicerçada na palavra; não podemos emprestar os nossos ouvidos a Satanás e seus agentes.

O REINO DE DEUS E A IGREJA            
A Igreja do Senhor Jesus Cristo tem uma responsabilidade social a cumprir neste mundo. É nossa obrigação socorrer os pobres e necessitados. Ela deve trabalhar em prol daqueles que passam privações e escassez de alimento, saúde e moradia. Não podemos apenas alimentar a alma. O corpo precisa igualmente ser alimentado. Que jamais venhamos a nos esquecer de que o Reino de Deus é justiça, paz e alegria no Espírito Santo.
Objetivo: Reconhecer como a Igreja deve expressar o Reino de Deus.
Material: Silhueta de uma Igreja, fita adesiva, tiras de papel e canetas esferográficas.
Procedimento: Fixe a silhueta da Igreja no quadro ou na parede da classe. Na parte de cima, escreva a seguinte frase: “Eu expresso o Reino de Deus quando...”. Depois distribua  as tiras de papel e a canetas aos alunos. Converse com eles acerca da atuação da igreja no mundo e de como podemos  expressar o Reino de Deus.
Após a conversa, peça que eles escrevam como podem expressar o Reino de Deus na terra. Em seguida, fixe as tiras de  papel na silhueta da igreja e ore com  os alunos, rogando ao pai que os ajudem a propagar o Reino na face da Terra.    

              
PRIMÁRIOS
 
GRAÇAS A DEUS PELA PROVISÃO
   Professor, neste trimestre o tema da classe de primários é Uma nação diferente. As crianças vão ter a  oportunidade de estudar a respeito da história do povo de Deus. O Senhor sempre teve um carinho especial para com os hebreus. Mas o propósito de Deus nunca foi trazer favores e privilégios somente para os israelita. Sua intenção era que Israel, como nação santa, mostrasse, ao mundo que só o Senhor é Deus. Nós também  fomos escolhido pelo todo–poderoso para mostrar ao mundo as virtude do Evangelho. Desfrute desse privilégio, proclame a Palavra e seja uma bênçâo nas mãos do Senhor.
Justificativa: Muitos alunos, embora na primeira infância, já experimentam  algum tipo de privação. Em nossas vidas atravessamos  desertos. Todavia, o Senhor está conosco. Ele supre as nossas necessidades. Por isso, devemos agradecer-lhe.
Objetivo: Compreender que Deus supre as nossas necessidades. Por isso, devemos agradecer-lhe.
Material: Folha de papel pardo, cola, revista antiga e caneta hidrocor.
Atividade: Divida a classe em grupos.  Entregue a cada grupo uma folha de papel e o restante do material. Peça às crianças que recortem das revistas figuras de alguns dos alimentos que Deus nos dá. Em seguida, elas vão colar as figuras na folha de papel pardo. Depois peça que escrevam o seguinte título: “Toda a nossa comida vem de Deus”. Concluída a atividade, fixe as folhas em uma das paredes da classe expondo o material. Reúna-se  com as crianças e peça que pensem em tudo   que Deus nos dá. Depois faça as seguintes perguntas: O que fez o povo de Israel quando ficou sem comida? Oraram ou reclamaram? Eles reclamaram. Mas Deus é tão bondoso que enviou a comida necessária para eles.  O Senhor, todos os dias, enviava o suficiente para nós todos os dias, mas, com certeza, tem arroz, feijão e pão. Vamos agradecer ao Pai. Afinal, todo o alimento vem dEle. Quando faltar alguma coisa, não reclame, ore. Conclua orando com as crianças pela provisão de Deus.     

JUNIORES

Enigma do Rei
Professor, o tema que os juniores vão estudar neste trimestre é Os de Israel. Durante muito tempo, Israel não teve um rei como as outras nações. Era Deus quem governava o seu povo por intermédio dos líderes. Mas os israelitas queria um rei. Isso não era errado, pois  Deus já havia mencionado essa possibilidade em Deuteronômio 17.14-10. O erro estava  no fato de que o povo rejeitava  a Deus como líder. Porém, na sua infinita misericórdia e bondade, o Senhor instituiu a monarquia.
Para introduzir o tema do trimestre, sugerimos uma atitude com enigmas. De forma lúdica, você vai introduzir o assunto e descobrir o que seus alunos sabem a respeito do tema.
Justificativa: É importante saber o que seus alunos já conhecem sobre o assunto que  será tratado.
Objetivo: Conhecer o nome dos reis de Ismael que serão estudados nos  trimestre.
Material: Folha de papel ofício com as letra do alfabeto e canetinha hidrocor.
Atividade: Escreva as letras do alfabeto em folhas de papel ofício (o professor deverá observar a necessidade de duplicar algumas letras). Entregue uma letra para cada aluno. Eles não poderão trocar as letras com  os colegas. Faça o primeiro enigma: "Estava procurando as jumentas de meu pai e acabei  me tornando rei. Quem sou eu"? Dado um sinal, cada um deverá procurar juntar ao outro colega que possua letras que vão formar o nome do: "Saul”. O grupo que conseguir arrumar mais rápido a resposta ganha um ponto. Vencerá os alunos que conseguirem mais pontos.

Algumas sugestões de enigmas      
1.                        Tomava conta dos rebanhos de meu pai, quando o profeta foi a minha casa e me ungiu dizendo que seria o novo rei de Israel.
2.                        Escrevi vários provérbios. Meu reino foi muito próspero. Quem sou eu?
3.                        Deixei de ouvir o conselho dos mais velhos e a minha nação acabou dividida. Quem sou eu?
4.                        Fiz muitas coisas erradas pequei muito. Fui casado com uma rainha muito malvada. Quem sou eu?
5.                        Ganhei uma guerra louvando a Deus. Quem sou eu?
6.                        Confiei em Deus; ele me livrou do rei da Assíria. Quem sou eu?


PRÉ-ADOLESCENTES

O PECADO
Neste trimestre, os pré-adolescentes vão estudar a respeito do plano da salvação. Esta  será uma oportunidade ímpar para mostrar aos alunos o plano traçado pelo senhor desde o Éden para salvar a humanidade da maldição do pecado (Gn 3.15). A salvação é o maior presente de Deus para o homem. Ela custou um preço muito alto, a morte de Cristo na cruz do Calvário.
Justificativa: Os adolescentes precisam estar conscientes de que o pecado nos separa de Deus.
Objetivo: Compreender que o sangue de Jesus nos purifica de todo pecado.
Material: Folhas de papel de ofício.
Atividades: Professor, sente-se com seus alunos em círculo. Apresente o tema do trimestre e em seguida distribua uma folha de papel ofício para cada aluno. Peça que balance a folha e ouça o barulho que ela faz. E em seguida, sugira que observem a textura do papel. Diga que quando nascemos somos como uma folha branca de papel, pois ainda não temos consciência do pecado. No entanto, a medida que vamos crescendo, cometemos erros, falhas e passamos a ter consciência dos nossos erros. Sabemos a diferença entre o certo e errado.
Peça que amassem a folha e em seguida tente desamassá-la. Diga que o pecado nos deixa assim: marcados e enrugados. Já não temos mais o mesmo som (peça que balance a folha). Não temos a mesma textura (repare que o papel fica mais pesado, encorpado e até menor). O pecado nos fere, nos machuca e nos afasta de Deus. Mas Jesus veio a este mundo para nos libertar do poder do pecado. Ele morreu e ressuscitou para nos dar uma nova vida. Quando confessamos para Deus  nossos pecados e pedimos o seu perdão, ele limpa a nossa vida com o sangue de Jesus (1Jo 1.7). Ele apaga os nossos pecados, cura as feridas e nos dá nova vida (mostre uma nova folha de papel ofício). Conclua lendo 2Coríntios 5.17.     


                                                                           
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