COMPLEMENTOS, ILUSTRAÇÕES, QUESTIONÁRIOS E VÍDEOS: EV. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA
TEXTO ÁUREO
“Mas buscai primeiro o Reino de DEUS, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6.33).
VERDADE PRÁTICA
O Reino de DEUS consiste numa vida de amor, justiça, devoção, paz e alegria no ESPÍRITO SANTO.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Mt 3.1-3 - O Reino de DEUS anunciado por João Batista
Terça - Mt 6.33 - O Reino de DEUS confirmado pelo Senhor JESUS
Quarta - Jo 3.1-3 - O Reino de DEUS e o novo nascimento
Quinta - Mt 5.3-12 - O Reino de DEUS e as Bem-aventuranças
Sexta - Mt 21 .42-44; CI 1.1 3,14 - O Reino de DEUS e a Igreja
Sábado - Ap 20.4-6; 21.1-5 - O Reino de DEUS e a consumação dos séculos
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - Marcos 4.1-3,10-12; Lucas 17.20,21
Marcos 4
1 - E outra vez começou a ensinar junto ao mar. e ajuntou-se a ele grande multidão; de sorte que ele entrou e assentou-se num barco, sobre o mar; e toda a multidão estava em terra junto ao mar. 2 - E ensinava-Ihes muitas coisas por parábolas e Ihes dizia na sua doutrina: 3 - Ouvi: Eis que saiu o semeador a semear.
4.2 PARÁBOLAS. JESUS ensinava freqüentemente por parábolas. Parábola é uma ilustração da vida cotidiana, revelando verdades aos que estão com o coração disposto a ouvir, e, ao mesmo tempo, ocultando estas mesmas verdades àqueles cujo coração não está preparado (cf. Is 6.9,10; ver Mt 13.3).
4.3 SAIU O SEMEADOR A SEMEAR. Esta parábola conta como o evangelho será recebido no mundo. Três verdades podem ser aprendidas nesta parábola: (1) A conversão e a frutificação espiritual dependem de como a pessoa se porta ante a Palavra de DEUS (v. 14; cf. Jo 15.1-10). (2) Haverá diferentes reações ante o evangelho, da parte do mundo. Uns ouvirão, mas não entenderão (v. 15; Mt 13.19). Uns crerão, mas depois se desviarão (vv. 16-19). Uns perseverarão e frutificarão em diferentes proporções (v. 20). (3) Os inimigos da Palavra de DEUS são: Satanás, os cuidados deste mundo, as riquezas e os prazeres pecaminosos desta vida (vv. 15,19; Lc 8.14).
10 E, quando se achou só, os que estavam junto dele com os doze interrogaram-no acerca da parábola. 11 E ele disse-lhes: A vós vos é dado saber os mistérios do Reino de DEUS, mas aos que estão de fora todas essas coisas se dizem por parábolas, 12 para que, vendo, vejam e não percebam; e, ouvindo, ouçam e não entendam, para que se não convertam, e lhes sejam perdoados os pecados.
Lucas 17
20 - E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o Reino de DEUS, respondeu-Ihes e disse: O Reino de , DEUS não vem com aparência exterior. 21- Nem dirão: Ei-Io aqui! Ou: Ei-Io ali! Porque eis que oReino de DEUS está entre vós.
17.21 O REINO DE DEUS ESTÁ ENTRE VÓS. JESUS ensina que a natureza atual do reino de DEUS é espiritual, e não material, nem política. O Reino de DEUS não vem com aparência exterior (v. 20), i.e., não vem como poder político terrestre. Pelo contrário, está dentro dos corações dos crentes, no meio deles, e consiste em justiça, e paz, e alegria no ESPÍRITO SANTO (Rm 14.17). Ele se manifesta, ao vencermos, pelo poder do ESPÍRITO SANTO, o poder do pecado, da enfermidade e de Satanás, e não pela conquista de reis e nações (ver o estudo O REINO DE DEUS). Quando JESUS vier novamente a este mundo, o reino será visto com todo o seu poder e glória (v.24; cf. Mt 24.30), quando ele triunfar sobre reis e nações (Ap 11.15-18; 19.11-21)
Feliz, o título do estudo deste trimestre, que nos fala de “missão integral da Igreja”, dando-nos a ideia de que a missão da Igreja deve ser vista tanto sob o aspecto da eternidade, da necessária comunhão com Deus e da pregação da salvação, da cura divina, do batismo com o Espírito Santo e da volta de Cristo, quanto sob o aspecto terreno, quando deve mostrar, com atitudes concretas, o amor de Deus por intermédio do amor ao próximo e do testemunho de que pertencemos a um povo diferente, de que somos “novas criaturas” sobre a face da Terra. (Corpo, alma e espírito precisam da ação do reino de DEUS)
As duas primeiras lições mostram o que é “o reino de Deus”. Na primeira lição, veremos qual é o projeto original do reino de Deus e, na lição 2, qual é a mensagem deste reino.
A partir da lição 3, veremos como este “reino de Deus” se manifesta entre os homens, seja através da vida do novo convertido (lição 3), da comissão cultural e da grande comissão (lição 4), da igreja (lição 5), do testemunho cristão (lição 6) e do serviço cristão (lição 7).
Na lição 8, veremos como a Igreja é um agente transformador da sociedade e, minudenciando esta transformação, estudaremos como a Igreja deve preservar a sua identidade (lição 9), como dever atuar socialmente (lição 10), influenciar na cultura (lição 11).
Por fim, as duas últimas lições nos farão refletir sobre a importância da integridade da doutrina cristã, como manutenção do reino de Deus no meio dos homens (lição 12) e como se terá a plenitude do reino de Deus após esta dispensação (lição 13).
(http://www.portalebd.org.br/classes/jovens-e-adultos/item/305-3%C2%BA-trim-2011-miss%C3%A3o-integral-da-igreja-li%C3%A7%C3%A3o-1 Escrito por Caramuru Afonso Francisco - Acesso em 29-06-2011)
O REINO DE DEUS (BEP - CPAD)
Mt 12.28: “Mas, se eu expulso os demônios pelo ESPÍRITO de DEUS, é conseguintemente chegado a vós o Reino de DEUS.” O reino de DEUS (ou dos céus), no presente, significa DEUS intervindo e predominando no mundo, para manifestar seu poder, sua glória e suas prerrogativas contra o domínio de Satanás e a condição atual deste mundo. Trata-se de algo além da salvação ou da igreja; é DEUS revelando-se com poder na execução de todas as suas obras.
(1) O reino é antes de tudo uma demonstração do poder divino em ação. DEUS inicia seu domínio espiritual na terra, nos corações do seu povo e no meio deste (Jo 14.23; 20.22). Ele entra no mundo com poder (Is 64.1; Mc 9.1; 1Co 4.20). Não se trata de poder no sentido material ou político, e sim, espiritual. O reino não é uma teocracia relígio-política; ele não está vinculado ao domínio social ou político sobre as nações ou reinos deste mundo (Jo 18.36). DEUS não pretende atualmente redimir e reformar o mundo através de ativismo social ou político, da força, ou de ação violenta (26.52; ver Jo 18.36). O mundo, durante a presente era, continuará inimigo de DEUS e do seu povo (Jo 15.19; Rm 12.1,2; Tg 4.4; 1Jo 2.15-17; 4.4). O governo de DEUS mediante o juízo direto e à força só ocorrerá no fim desta era (Ap 19.11-21).
(2) Quando DEUS se manifesta com poder sobre o mundo, este entra em crise. O império do diabo fica totalmente alarmado (12.28,29; Mc 1.23,24), e todos encaram a decisão de submeter-se ou não ao governo de DEUS (3.1,2; 4.17; Mc 1.14,15). A condição necessária e fundamental para se entrar no reino de DEUS é: “Arrependei-vos e crede no evangelho” (Mc 1.15).
(3) O fato de DEUS irromper no mundo com poder, abrange: (a) seu poder divino sobre o governo e domínio de Satanás (12.28; Jo 18.36); a chegada do reino é o começo da destruição do domínio de Satanás (Jo 12.31; 16.11) e do livramento da humanidade das forças demoníacas (Mc 1.34,39; 3.14,15; At 26.18) e do pecado (Rm 6); (b) poder para operar milagres e curar os enfermos (4.23; 9.35; At 4.30; 8.7); (c) a pregação do evangelho, que produz a convicção do pecado, da justiça e do juízo (11.5; Jo 16.8-11; At 4.33); (d) a salvação e a santificação daqueles que se arrependem e crêem no evangelho (ver Jo 3.3; 17.17; At 2.38-40; 2Co 6.14-18); e (e) o batismo no ESPÍRITO SANTO, com poder, para testemunhar de CRISTO (ver At 1.8; 2.4).
(4) Uma evidência máxima de que a pessoa está vivendo o reino de DEUS é viver uma vida de “justiça, e paz, e alegria no ESPÍRITO SANTO” (Rm 14.17).
(5) O reino de DEUS tem um aspecto tanto presente como futuro. É uma realidade presente no mundo hoje (Mc 1.15; Lc 18.16,17; Cl 1.13; Hb 12.28), mas o governo e o poder de DEUS não predominam plenamente em todos e em tudo. A obra e a influência de Satanás e dos homens maus continuarão até o fim desta era (1Tm 4.1; 2Tm 3.1-5; Ap 19.19 - 20.10). A manifestação futura da glória de DEUS e do seu poder e reino ocorrerá quando JESUS voltar para julgar o mundo (24.30; Lc 21.27; Ap 19.11-20; 20.1-6). O estabelecimento total do reino virá, quando CRISTO finalmente triunfar sobre todo o mal e oposição e entregar o reino a DEUS Pai (1Co 15.24-28; Ap 20.7-21.8; ver também Mc 1.15).
O PAPEL DO CRENTE NO REINO. O NT contém abundante ensino sobre a missão do crente no reino de DEUS, na sua presente manifestação.
(1) É responsabilidade do crente buscar incessantemente o reino de DEUS, em todas as suas manifestações, tendo fome e sede pela presença e pelo poder de DEUS, tanto na sua vida como no meio da sua comunidade cristã (ver 5.10; 6.33).
(2) Em 11.12, JESUS revela novos fatos sobre a natureza dos membros do reino. Ali Ele disse que somente quem se esforça apodera-se do reino de DEUS. Os tais, movidos por DEUS, resolvem romper com as práticas pecaminosas e imorais do mundo e seguem a CRISTO, a sua Palavra e seus justos caminhos. Não importando o preço a pagar, esses, resolutamente, buscam o reino com todo o seu poder. Noutras palavras, pertencer ao reino de DEUS e desfrutar de todas as suas bênçãos requer esforço sincero e constante - um combate de fé, aliado a uma forte vontade de resistir a Satanás, ao pecado e à sociedade perversa em que vivemos.
(3) Não conhecerão o reino de DEUS aqueles que raramente oram, que transigem com o mundo, que negligenciam a Palavra e que têm pouca fome espiritual. É para crentes como José (Gn 39.9), Natã (2Sm 12.7), Elias (1Rs 18.21), Daniel e seus três amigos (Dn 1.8; 3.16-18), Mardoqueu (Et 3.4,5), Pedro e João (At 4.19,20), Estêvão (At 6.8; 7.51) e Paulo (Fp 3.13,14); inclusive mulheres como Débora (Jz 4.9), Rute (Rt 1.16-18), Ester (Et 4.16), Maria (Lc 1.26-35), Ana (Lc 2.36-38) e Lídia (At 16.14,15,40)
A NATUREZA DO REINO.
INTERAÇÃO
Caro professor, neste trimestre estudaremos um tema extremamente relevante para os nossos dias - a Missão Integral da Igreja. Veremos que a Missão Integral é conseqüência da manifestação do Reino de DEUS em nossas vidas.O comentarista das lições é o pastor Wagner Tadeu dos Santos Gaby. Presidente da Assembléia de DEUS em Curitiba, advogado, autor de vários livros publicados pela CPAD e membro da Casa de Letras Emílio Conde. Desejamos, com as lições desse trimestre, que a Igreja do Senhor busque. com zelo, estabelecer os valores do Reino de DEUS através de suas orações.
OBJETIVOS DA LIÇÃO - Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Compreender o conceito bíblico de Reino de DEUS.
Saber que o Reino de DEUS está presente nas Escrituras.
Explicar as manifestações do Reino de DEUS.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor, reproduza o quadro abaixo no data show, retroprojetor ou tire cópias para os alunos. Utilizando o quadro, faça um resumo panorâmico a respeito do tema do trimestre. Explique que a Missão Integral da Igreja vai além da evangelização. O zelo e o cuidado pelo nosso planeta também é parte da Missão Integral. Ressalte que em nossa prática missionária, precisamos ter uma visão integral do homem (corpo, alma e espírito). Conclua enfatizando que a Missão Integral faz parte do projeto original do Reino de DEUS para o mundo.
RESUMO DA LIÇÃO 1 - O PROJETO ORIGINAL DO REINO DE DEUS
I. CONCEITO BÍBLICO DE REINO DE DEUS
1. Definição de Reino de DEUS.
2. Os aspectos do Reino de DEUS.
a) Presente.
b) Futuro.
3. O governo do Reino.
II. O REINO DE DEUS NAS ESCRITURAS
1. No Antigo Testamento.
2. Em o Novo Testamento.
a) Na pregação de João Batista.
b) No ensino de JESUS.
3. Reino de DEUS ou Reino dos Céus.
II. AS MANIFESTAÇÕES DO REINO DE DEUS
1. No passado.
2. No presente.
3. No futuro.
SINOPSE DO TÓPICO (1) - O Reino de DEUS é a soma de “todas as bênçãos, promessas e alianças que o Todo-Poderoso destinou aos que recebem a CRISTO
JESUS”.
SINOPSE DO TÓPICO (2) - As expressões “Reino de DEUS” e “Reino dos Céus” nos Evangelhos sinóticos - Mateus, Marcos e Lucas - são sinônimas e intercambiáveis.
SINOPSE DO TÓPICO (3) - O Reino de DEUS se manifesta nas respectivas dimensões temporais: passado, presente e futuro.
VOCABULÁRIO
Deferência: Ato ou efeito de considerar, respeito, reverência. ‘
Evangelhos sinóticos: Assim chamados porque permitem uma vista de conjunto, dada a semelhança de suas versões.
Intercambiável: Troca, permuta.
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
COUTO, Geremias. A Transparência da Vida Cristã. Comentário Devocional do Sermão do Monte. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2001.
ZUCK, Roy B (Ed.). Teologia do Novo Testamento. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2008.
SAIBA MAIS pela Revista Ensinador Cristão - CPAD, n° 47, p. 36.
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO I
Subsídio Teológico “Definindo o Reino de DEUS”.
[u.] O Reino de DEUS pode ser definido como o domínio eterno de DEUS em todas as eras, exercendo a sua soberania sobre o Universo, intervindo na história para conduzi-Ia ao ápice - a restauração de todas as coisas - e ‘revelando-se com poder na execução de todas as suas obras’. O Reino de DEUS tem, portanto, uma dimensão presente, como já vimos, que se configura no cumprimento em CRISTO de todas as promessas messiânicas do Antigo Testamento. A expressão ‘é chegado’, que aparece tanto em Mateus 4.17 como em 12.28, segundo pensam os eruditos, denota a ideia de ‘presença real’, agora, e não de proximidade, como algo apenas para o futuro. Ou seja, a presença pessoal do Messias na história implica a presença efetiva do Reino de DEUS entre os homens. Ele se manifesta a partir do coração de cada um, daí porque onde se percebe que o Reino está presente é também possível sentir os seus efeitos.
No entanto, reitere-se, não se pode esquecer do caráter escatológico do Reino de DEUS. Será o tempo no qual cumprir-se-á a profecia de Daniel em que os reinos deste mundo serão destruídos, o mal aniquilado, restabelecer-se-á a comunhão perfeita com DEUS e o Senhor reinará com justiça para sempre” (COUTO, Geremias. A Transparência da Vida Cristã. Comentário Devocional do Sermão do Monte. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2001, pp.257,258).
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO II
“O Reino dos Céus/de DEUS
Antes de mencionar o que Mateus escreve a respeito do ‘Reino dos céus’, ou ‘Reino de DEUS’, precisamos fazer algumas considerações em relação ao sentido dos próprios termos. Em geral, a palavra ‘reino’ denota a idéia de um domínio, uma região física ou espacial, incluindo o povo e a terra sobre os quais um rei exerce autoridade. Esse sentido também se aplica às palavras usadas para ‘reino’ no Antigo e no Novo Testamentos.
[…] Faz-se necessário um comentário geral sobre uma expressão que é específica do Evangelho de Mateus. O ponto de interesse é o uso que ele faz da expressão ‘Reino dos céus’ em passagens em que Marcos ou Lucas, em seus relatos, referem-se ao ‘Reino de DEUS’ (por exemplo, Mt 13.31; Mc 4.30; Lc 13.18).
[…] Os judeus usavam a voz passiva para descrever atos de DEUS como uma forma respeitosa de descrever o que Ele fez sem mencionar seu nome (desde que é mais fácil omitir o sujeito com o uso do verbo na voz passiva). A substituição do nome de DEUS por ‘céus’, a moradia do Senhor, é outra forma desse tratamento respeitoso. Essa expressão ocorre apenas no Evangelho de Mateus. No entanto, ele também usa quatro vezes a expressão ‘Reino de DEUS’ (12.28; 19.24; 21.31,43), sugerindo, assim, que a diferença de nomenclatura é mais uma questão de preferência, ou deferência, que qualquer outra coisa.
É incerto o motivo por que o Evangelho de Mateus menciona ‘o Reino dos céus’ de forma rotineira, o que não acontece nas outras narrativas. É provável que JESUS usasse as duas expressões, mas Lucas e Marcos simplesmente escolheram usar, de forma consistente, a expressão ‘Reino de DEUS’ por ser menos ambígua para leitores gentios que a expressão mais judaica ‘Reino dos céus’. Fica claro, a partir de passagens como 19.23,24, em que JESUS diz aos discípulos: ‘é difícil entrar um rico no Reino dos céus. […] é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no Reino de DEUS’, que Mateus considera as duas expressões praticamente como sinônimas.
De forma distinta de muitas passagens do Antigo Testamento que se referem ao Reino de DEUS como uma realidade presente, as referências no Evangelho de Mateus têm em vista, em geral, um reino ainda futuro ou a entrada no reino que ainda está no futuro. De qualquer modo, a passagem 12.28, em que JESUS afirma o seguinte a respeito de sua atividade de expulsar demônios: ‘Mas, se eu expulso os demônios pelo ESPÍRITO de DEUS, é conseguintemente chegado a vós o Reino de DEUS’, refere-se ao Reino como uma realidade presente” (ZUCK, Roy B. (Ed.). Teologia do Novo Testamento. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD.:, 2008, pp.36,38).
AJUDA
CPAD - http://www.cpad.com.br/ - Bíblias, CD’S, DVD’S, Livros e Revistas. BEP - BÍBLIA de Estudos Pentecostal.
VÍDEOS da EBD na TV, DE LIÇÃO INCLUSIVE - http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
BÍBLIA ILUMINA EM CD - BÍBLIA de Estudo NVI EM CD - BÍBLIA Thompson EM CD.
Nosso novo endereço: http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/
Veja vídeos em http://ebdnatv.blogspot.com/ http://www.ebdweb.com.br//- Ou nos sites seguintes: 4Shared, BauCristao, Dadanet, Dailymotion, GodTube, Google, Magnify, MSN, Multiply, Netlog, Space, Videolog, Weshow, Yahoo, Youtube.
http://www.portalebd.org.br/ (Caramurú)
BANCROFT, E. H. Teologia Elementar. São Paulo, IBR, 1975.
CEGALLA, D. P. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo, Companhia Editora Nacional, 1977.
BÍBLIA. Português. Bíblia Sagrada. Edição contemporânea. São Paulo, Vida, 1994.
SILVA, S. P. da. Apocalipse Versículo por Versículo. Rio de Janeiro, CPAD, 1995.
McNAIR, S. E. A Bíblia Explicada. Rio de Janeiro, CPAD, 1994.
CHAMPLIN, R. N. O Novo Testamento Interpretado. Milenium, 1982.