Jovens e Adultos – Filipenses – A humildade de Cristo como exemplo para a Igreja
Lição 01: Paulo e a Igreja em Filipos
Professoras e professores, para esta lição e panorâmica do trimestre, apresento as seguintes sugestões:
1 - Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
Compreendem a importância desse ato?
Vocês realmente estão fazendo isto?
2 - Em seguida, façam a panorâmica do trimestre. Para tanto, apresentem os seguintes pontos:
- Tema: Filipenses – A humildade de Cristo como exemplo para a Igreja.
- Capa:
O que vemos?
01 figura de uma pessoa, representando Jesus.
01 jarro
Água
Pés de uma pessoa
O que isto tem a ver com o tema?
Refere-se ao momento quando Jesus lavou os pés dos discípulos, demonstrando humildade que devemos ter.
- Comentarista: Pastor Elienai Cabral
Apresentem informações sobre ele, vejam na interação da lição 01.
Se possível, mostrem uma foto dele.
- Lições do trimestre - apresentem da seguinte forma:
Vocês leem o título da lição e um aluno ler a verdade prática.
3 – Em seguida, utilizem a dinâmica “Viajando para Filipos”.
4 – Agora, trabalhem a lição 01: Paulo e a Igreja em Filipos.
Antes da aula:
- Façam uma cópia da carta aos Filipenses, escrevam a data 60 a 63 d.C., e o local de onde foi escrita - Roma e coloquem dentro do envelope.
Escrevam o nome Paulo no remetente.
O destinatário: Igreja de Filipos
Durante a aula:
- Fixem o envelope no quadro ou em outro local visível para os alunos.
- Solicitem que os alunos abram a Bíblia na carta de Paulo aos Filipenses e façam um pequeno “tour” pela carta.
Leiam as epígrafes de cada bloco de versículos.
Falem sobre a quantidade de capítulos que são 04 e conclamem os alunos para que leiam esta carta durante esta semana que se inicia.
Lembrem-lhes de que há um versículo muito conhecido e citado nesta carta – Fp 4.13.
- Depois, apresentem um mapa e mostrem a localização da cidade de Filipos e falem que hoje neste local está a Turquia.
Leiam o texto pedagógico “A utilização de mapas nas aulas da EBD” e saibam como utilizar esta ferramenta a favor do ensino e da aprendizagem.
- Apresentem as características da cidade.
- Falem como o evangelho chegou a Filipos através de Paulo.
- Para concluir, pequem e abram o envelope, apresentem as informações contidas na carta, como remetente, destinatário, data, local da escrita e conteúdo.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Texto Pedagógico
A utilização de mapas nas aulas da EBD
Os mapas são representações do espaço geográfico, geralmente planos, e também de aspectos históricos e servem de ferramenta de ensino para contextualizar o tema em estudo, promovendo facilitação no processo de ensino e aprendizagem.
A utilização de mapas nas aulas da EBD é importante quando há necessidade de apresentar cidades, localidades específicas ou fatos ocorridos nestes locais, tornando a apresentação documentada, atraindo a atenção dos alunos e aumentando a retenção do tema em estudo.
Como utilizá-los? Vejam algumas sugestões:
1 - Apresentar um mapa e apontar para o local que você deseja mostrar para os alunos, utilizando uma caneta ou um apontador específico. A caneta servirá apenas para apontar e não para riscar, lembrem-se de que os mapas precisam ser bem utilizados para que possam ser usados muitas vezes.
Exemplo:
Apontar para o rio Jordão e falar: foi neste rio que Jesus foi batizado.
Apontar para o deserto da Judéia e falar: após o batismo, ele foi para o deserto da Judéia, onde foi tentando por 40 dias.
Apontar para a Galiléia e falar: Ele voltou para a Galiléia e iniciou seu ministério.
2 - Colocar um mapa sobre uma mesa ou no piso da sala.
Organizem os alunos ao redor do mapa.
Falem o nome de uma cidade e peçam para que os alunos apontem no mapa.
Exemplo: Procurar a cidade de Filipos, falar das características da cidade e informar que hoje neste local se situa a Turquia.
3 - Montar um mapa no piso da sala, antes dos alunos chegarem para a aula. Como assim? Isto mesmo, para isto vocês precisarão de durex colorido, o mapa pequeno que servirá de referência e nomes de cidades digitados.
Vejam como fazer, observando este exemplo:
Colocar no piso o nome do Mar Morto e fazer um desenho dele semelhante ao do mapa com durex azul.
Colocar no piso o nome do Lago de Tiberíades e fazer um desenho dele semelhante ao do mapa com durex azul.
Fazer a ligação entre o Mar Morto e o Lago com durex azul e colocar o nome rio Jordão.
Colocar o nome da cidade de Nazaré perto do Lago de Tiberíades(Mar da Galiléia) e o nome da Cidade de Belém próximo ao Mar Morto(orientem-se pelo mapa).
Com o durex colorido vermelho, unir as cidades de Belém a Nazaré( local do nascimento de Jesus e a cidade onde foi criado), demonstrando deslocamento.
Aproveitar este mapa e trabalhar outros pontos da vida de Jesus, como seu batismo no Rio Jordão, lugares por onde Jesus passava e ensinava, como também o lugar da crucificação e ressurreição.
4 - Colocar no piso da sala figuras grandes de pé direito e esquerdo, formando um caminho.
Exemplo: Trabalhar acerca dos fatos sobre Jesus, utilizando o caminho formado pelos pés, com nomes das principais cidades ou milagres, observando um mapa.
5 – Apresentar mapa utilizando Power Point, para isto é interessante local adequado e os equipamentos necessários e saber como utilizá-los.
Alguns cuidados que devem ser observados com os mapas:
Os mapas devem ser bem guardados, de preferência numa pasta; os que são grandes, normalmente são dobrados e para que não se desgastem nas dobras, é recomendável passar um durex transparente largo na parte posterior do mapa. Há mapas que são organizados em álbuns espiralados e para uma boa conservação é necessário colocá-los numa pasta grande.
Que tal escolher uma destas formas de uso de mapa na próxima oportunidade, nas aulas da Escola Bíblica Dominical?
Dinâmica: Viajando para Filipos
Objetivo: Sensibilizar os alunos a participar da EBD para aprender sobre a carta de Paulo ao Filipenses.
Material:
01 barco pequeno de papel ou madeira
01 mala pequena
¼ de uma folha de papel ofício para cada aluno e caneta
Procedimento:
- Falem: Vamos começar uma viagem com destino a Filipos, que terá duração de 03 meses(período de estudo das lições do trimestre).
- Falem: Todos são convidados a participar desta viagem, tendo como meio de transporte um navio, no mar Mediterrâneo, tendo como companheiro o apóstolo Paulo. Neste momento, apresentem o barco.
- Falem: Para viajar, é necessário apresentar um ingresso, que é gratuito, mas deve ser mostrado todos os domingos – a sua presença na aula e interesse por aprender.
- Apresentem uma mala e falem: Vamos arrumar a bagagem?
- Perguntem: Que tipo de atitude não pode faltar nesta viagem, para colocarmos nesta mala?
Entreguem para cada aluno um pedaço de papel para que escreva a resposta.
As respostas certamente vão girar em torno de: coragem, fé, disposição para aprender, não faltar a EBD, persistência, comprometimento, oração, leitura bíblica, organização pessoal para participar da EBD, motivação etc.
As respostas devem ser colocadas dentro da mala.
- Para concluir, falem: Lembrem-se o horário de partida será às 9:00 horas de cada domingo, no porto da EBD. Tenham uma boa viagem!
Pré-adolescentes – Currículo do Ano 1: O Plano de Salvação
Lição 01: O Pecado nos separa de Deus
Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
Compreendem a importância desse ato?
Vocês realmente estão fazendo isto?
- Falem: A lição de hoje tem como tema “O Pecado nos separa de Deus”
- Em seguida, utilizem a dinâmica “O Caminho”.
- Depois, trabalhem outros pontos levantados na lição.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Caminho
Objetivo: Demonstrar a religação do homem com Deus, através do sacrifício de Jesus.
Material:
04 folhas de papel ofício
01 tubo de cola branca
01 pincel atômico
01 durex colorido vermelho
Procedimento:
- Colem 4 folhas de papel ofício para formar um caminho. Depois escreva, em um lado, o versículo: “Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto” (Efésios 2.13).
- Apresentem para os alunos este caminho sem mostrar o versículo, dizendo que o homem tinha livre acesso a Deus, porém este caminho foi destruído por causa do pecado; nesse momento rasguem o caminho.
- Entreguem os pedaços para os alunos e peçam para que eles colem as partes, com durex colorido vermelho. Ao terminarem, fale que somente através do sangue de Jesus, representado pelo durex vermelho, o caminho pode ser restaurado, através do sacrifício de Cristo na cruz.
- Então, apresentem o lado do caminho que contém o versículo (Ef 2.13) para que todos possam ler. Conclua, lendo João 14.06.
Autoria desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
Adolescentes - Currículo do Ano 1: Vivendo em Sociedade
Lição 01: A vida em sociedade
Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
Compreendem a importância desse ato?
Vocês realmente estão fazendo isto?
- Agora, vocês iniciam o estudo da lição, falando: A aula de hoje terá como tema “A vida em sociedade”.
- Trabalhem os pontos levantados na lição.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Sal da Terra”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Sal da Terra
Objetivo: Promover reflexão sobre o comportamento do cristão como “sal da terra”.
Material:
03 copos transparentes com água
02 saquinhos com sal
01 colher de chá
01 colher de sopa de sal.
Procedimento:
- Arrumem os 03 copos com água sobre uma mesa.
- Expliquem que o sal representa o cristão e o copo com água está representando o mundo.
- Solicite atenção dos alunos para o que você vai realizar.
- Coloquem:
01 saquinho de sal dentro de 01 copo – não retire a embalagem(situação 01);
01 saquinho de sal ao lado de outro copo( situação 02);
01 colher de sal no último copo e misturem( situação 03).
- Perguntem: Qual situação melhor representa a conduta do cristão no mundo?
- Aguardem as respostas. É comum haver votação para as três situações, com maioria para a situação 01. Mas, como você já deve ter percebido, a situação correta é a representada na situação 03.
- Questionem:
Para as situações 01 e 02: Como o cristão pode estar influenciado o meio, como sal da terra, se estar isolado do mundo?
Para a situação 03: Está correto o crente está misturado com o mundo? Nós somos deste mundo?
- Após os questionamentos, leiam:
“Vois sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora e ser pisado pelos homens”. Mt 5.13
“Bom é o sal; mas se o sal degenerar, com que se adubará?” Lc 14.34
“E dizia-lhes: Vós sois de baixo, eu sou de cima; vós deste mundo, eu não sou deste mundo”. Jo 8.23
“Não ameis o mundo, nem o que no mundo há”. I Jo 2.1
Espera-se que, após os questionamentos e a leitura das citações bíblicas, os alunos tenham compreendido que a situação 03 representa a conduta do cristão como sal da terra.
Ideia original desconhecida utilizando comprimidos efervecentes.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
Juvenis - Currículo do Ano 1: Fundamentos da nossa fé
Lição 01: Conhecendo Deus
Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
Compreendem a importância desse ato?
Vocês realmente estão fazendo isto?
- Falem: A lição de hoje tem como tema “Conhecendo Deus”.
- Trabalhem o conteúdo da lição através da dinâmica “Conhecendo Deus”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Conhecendo Deus
Objetivo: Promover conhecimento sobre Deus.
Material:
¼ da folha de papel ofício para cada aluno e caneta.
Procedimento:
- Distribuam um pedaço da folha de papel ofício para cada aluno.
- Solicitem aos alunos para que escrevam duas características de uma pessoa da classe.
- Indaguem se alguém encontrou dificuldade e por que. Por outro lado, também perguntem para os que tiveram facilidade para responder. Espera-se que nesse questionamento haja consenso de que podemos indicar características de alguém quando conhecemos e convivemos com esta pessoa.
- Então, falem para os alunos que eles precisam conhecer Deus. Para isto, é necessário estudar as Suas características.
- Perguntem: Para vocês quem é Deus?
De acordo com as respostas, que devem ser escritas no quadro ou cartolina, identifiquem se elas se referem a atributo(qualidade) natural ou moral de Deus. Para isto, comecem o estudo sobre o conteúdo da lição, apresentado as características divinas.
- Para concluir, perguntem: E agora, o que vocês conhecem sobre Deus?
Aguardem as respostas.
FONTE: Atitude de Aprendiz