LIÇÃO: Jovens e Adultos
TEMA: Esperança em meio à adversidade
Professoras e professores, para esta lição, apresento as
seguintes sugestões:
- Iniciem a aula,
cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente
as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou
oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação
dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana,
através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que
vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos
afetivos com seus alunos.
Compreendem a importância desse ato?
Vocês realmente estão fazendo isto?
- Falem do tema da
lição: Esperança em meio à adversidade.
- Trabalhem o conteúdo proposto na lição, buscando sempre a
participação dos alunos.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Estrela Verde” ou “Na
Fornalha”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Texto Pedagógico
Avaliando a Avaliação da Aprendizagem na Escola Bíblica
Dominical
Muito se tem
discutido e escrito sobre avaliação da aprendizagem. Novas concepções surgem na
área educacional, reflexões são realizadas, tomadas de decisões são feitas nas
escolas, mas sempre há um ponto de interrogação no processo avaliativo, por ser
alvo de opiniões controvertidas e por se entender que é um processo difícil de
ser realizado a contento.
Nas
escolas seculares, partindo de uma análise simples, a avaliação de forma geral
tem sido associada à realização de provas, testes, atribuição de notas ou
diagnóstico descritivo dos alunos após um bimestre, trimestre, semestre, ano,
série ou ciclo, tendo como foco principal o resultado aprovado, reprovado.
Dessa
forma, podemos concluir que a avaliação, nessa concepção, está atrelada ao
resultado final do desempenho dos alunos, domínio ou não das competências e
habilidades requeridas para aquele momento de estudo etc. É mais conhecida como
Somativa, pois a decisão final requer a soma de vários resultados ao longo de
um período de estudo. É interessante ressaltar que outros tipos de avaliação já
acontecem, em várias escolas, e não estão conjugadas a aferição de notas.
E na
Escola Bíblica Dominical, a avaliação para que serve?
Para que
serve? Isto mesmo! Caso você, professor, seja daqueles que não realiza
avaliação da aprendizagem na EBD, não se espante, você não é exceção! Na EBD
pouco se fala em avaliação da aprendizagem, mesmo sendo um requisito tão
importante dentro do processo de ensino e aprendizagem. Mas, é necessário realizar avaliação. É
interessante, então, pensar sobre alguns pontos relevantes.
Na Escola
Dominical não há uma finalização de períodos conclusivos para que os alunos
terminem um módulo e sejam julgados aptos ou não para prosseguir nos estudos
posteriores.
É
importante também refletir sobre o conteúdo transmitido na EBD, que na sua
maioria deve ser vivenciado pelo aluno na sua prática cristã. Então, neste
caso, somente o aluno é capaz de julgar como o ensino está sendo absorvido por
ele, como cristão. Daí, a necessidade do professor contextualizar o tema com o
tipo de aluno, para que a aprendizagem seja mais significativa.
Há professores que realizam testes ao final do trimestre e
fazem premiação dos alunos que se destacam nestas avaliações escritas,
observando também assiduidade, pontualidade, participação etc. As avaliações,
na grande maioria, se referem a conteúdos, conceitos; mas, a assimilação deles
e vivência do que aprendeu somente os discentes podem avaliar a si mesmos –
este tipo de avaliação é conhecida como Autoavaliação. Embora, que possamos
“avaliar” alguém pela demonstração de suas atitudes e por aquilo que fala.
Afinal, pelos frutos se conhece uma árvore.
Outra forma de avaliar os alunos é conhecida como avalição
Diagnóstica. Antes de iniciar o estudo da lição, o professor indaga sobre o que
os alunos conhecem sobre o tema. Dessa forma, ele tem conhecimento prévio sobre
o que os alunos conhecem da temática que será abordada e pode, inclusive,
partir dessas respostas para iniciar o estudo.
Há outra forma de
avaliar – a Formativa ou Processual. Esta não busca detectar o insucesso do
aluno no final de período, nem prioriza o resultado final. Ela acontece no
processo de ensino, de forma contínua e informal, como prática de investigação
para que o aluno aprenda e dessa forma pode ter uma perspectiva transformadora,
isto é, observando as modificações que estão ocorrendo no aluno para que ele
aprenda, alcançando os objetivos propostos.
Como fazer? O professor durante a aula deve observar a
expressão facial e corporal dos alunos, para identificar se estão entendendo o
assunto, além de fazer perguntas sobre o assunto e expressões como: “Estão
entendendo?” e “Alguma dúvida?” O professor deve também oportunizar espaço para
o aluno realizar perguntas. É possível também utilizar-se de outros
instrumentos avaliativos, dentro desta perspectiva, como: pequenos testes,
dinâmica pedagógica etc. Dessa forma, a avaliação será uma ferramenta eficaz a
serviço do ensino e da aprendizagem.
Concluindo, reconheço que este texto não esgota o
questionamento da problemática avaliativa na EBD. Todavia, apresenta uma
reflexão sobre o tema e aponta algumas alternativas para a realização do
processo avaliativo.
Que tal começar na próxima aula?
Dinâmica: Estrela Verde
Objetivo: Refletir sobre a esperança diante das
adversidades.
Material:
Texto “A Estrela verde” para oito pessoas(Vejam no
procedimento)
06 estrelas grandes:
01 branca, 01 prateada, 01 dourada, 01 vermelha, 01 verde e 01 azul
Estrelas verdes pequenas para cada aluno da classe.
Procedimento:
- Escolham 08 pessoas e distribuam o texto abaixo para cada
uma: 06 pessoas para representar as estrelas, 01 para representar o anjo e 01
para ser o narrador.
- Orientem para a sequência das falas. Se houver tempo,
antes da apresentação, passe a fala de cada personagem.
- Entreguem as estrelas branca, prateada, dourada, vermelha,
verde e azul para as 06 pessoas escolhidas.
- Entreguem as estrelas verdes pequenas para quem está a
estrela verde grande. Ela deve guardar num bolso ou deixar perto dela, onde
pode ser facilmente encontrado.
- Observem as ações escritas em itálico e entre parênteses
contidas no texto, para que sejam executadas durante a leitura.
A Estrela Verde
Narrador: Havia milhões de estrelas no céu. Estrelas de
todas as cores: brancas, prateadas, douradas, vermelhas, azuis... Um dia, elas
procuraram Deus e lhe disseram:
(6 pessoas entram segurando estrelas nas cores branca,
prateada, dourada, vermelha, verde e azul)
Estrela 1: Senhor Deus, gostaríamos de viver na Terra entre
os homens.
Narrador: Assim será feito, respondeu o Senhor. Conservarei
todas vocês pequeninas, como são vistas e podem descer à Terra.
(As pessoas com as estrelas saem)
Narrador: Conta-se que naquela noite, houve uma linda noite
de estrelas. Algumas se alinharam nas torres altas das igrejas, outras foram
brincar de correr com os vaga-lumes nos campos, outras se misturavam nos
brinquedos das crianças e a Terra ficou maravilhosamente iluminada. Porém,
passando o tempo, as estrelas resolveram abandonar os homens e voltar para o
céu, deixando a Terra escura e triste.
(Cinco pessoas com as estrela entram, com exceção da verde)
Narrador: Por que vocês voltaram? Perguntou Deus, à medida
que elas chegavam ao céu.
Estrela 2: Senhor, não foi possível permanecer na Terra. Lá
existe muita miséria e violência. Muita maldade e injustiça...
Narrador: E o Senhor lhes disse: Claro! O lugar de vocês é
aqui no céu. A Terra é o lugar do transitório, daquilo que cai, daquilo que
morre, onde nada é perfeito. O céu é o lugar da perfeição, do imutável, do
eterno, onde nada perece.
Narrador: Depois que chegaram todas as estrelas, conferindo
seus números, Deus falou: Mas está faltando uma estrela, perdeu-se no caminho?
E um anjo que estava perto respondeu:
Anjo: Não Senhor, ela resolveu ficar entre os homens. Ela
descobriu que seu lugar é exatamente onde existe a imperfeição, onde há o
limite, aonde as coisas não vão bem, onde há luta e dor...
Narrador: Mas que estrela é essa? Perguntou o Senhor.
Anjo: É a ESPERANÇA, Senhor. A estrela verde. A única
estrela desta cor.
Narrador: E quando olharam para a Terra, a estrela não
estava só. Havia uma estrela verde no coração de cada pessoa.
(A Esperança entra e entrega uma estrela verde para cada
participante)
- Para concluir leiam: "Bem-Aventurado aquele que tem o
Deus de Jacó por seu auxílio, cuja esperança está no Senhor, seu Deus. "
Sl 146.05
Autoria do texto desconhecida.
O texto adaptado por Sulamita Macedo para ser lido e
encenado, por isto está com a indicação dos nomes e falas dos personagens.
Texto adaptado para dinâmica por Sulamita Macedo.
Dinâmica: Na Fornalha
Objetivo: Refletir e reconhecer que nas dificuldades Jesus
está conosco, trazendo-nos esperança em meio às adversidades.
Material:
01 caixa de palitos de fósforos(tipo longo).
Procedimento:
- Leiam Daniel 3. 12, 15, 17, 19, 20, 21, 24, 25, 27.
- Solicitem que os alunos acompanhem em suas Bíblias a
leitura citada.
- Falem: Lemos o relato sobre 03 jovens judeus que foram
jogados na fornalha, mas neste momento de extrema dificuldade tiveram a
companhia do 4º. Homem(Deus), que estava com eles, guardando-os na fornalha e
não da fornalha.
Há momentos que também nos sentimos como se estivéssemos na
fornalha, Jesus não nos prometeu ausência de problemas, mas que estaria
conosco, conforme lemos em João 16.33 e Mateus 28.20b.
- Solicitem agora para que alguns alunos contem uma situação
difícil, que eles sentiram como se estivessem na fornalha. Para tanto, peçam
para que os alunos risquem o fósforo e, enquanto a chama estiver acesa, contem
qual foi o problema e a solução e como se sentiu amparado por Jesus. Caso a
chama se apague antes do aluno terminar o relato, deixe que ele conclua.
Dessa forma, isto é, com o fósforo aceso, o aluno deverá ter
mais objetividade no relato e o fogo se apresenta como um símbolo de ter estado
na fornalha da aflição.
- Ao término de cada relato, leiam Isaías 48.10b
“...Provei-te na fornalha da aflição”.
- Para concluir, façam uma oração pelos alunos que estão
passando por problemas, isto é, estão na fornalha da aflição, para que tenham
fé esperança nAquele que tudo vê e pode.
Por Sulamita Macedo.
Pré-adolescentes – Currículo do Ano 1: O Plano de Salvação
Lição 02: Jesus nos aproxima de Deus
Professoras e professores, para esta lição, apresento as
seguintes sugestões:
- Iniciem a aula,
cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente
as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou
oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação
dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana,
através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que
vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos
afetivos com seus alunos.
Compreendem a importância desse ato?
Vocês realmente estão fazendo isto?
- Falem: A lição de hoje tem como tema
- Em seguida, utilizem a dinâmica “A Ponte”.
- Depois, trabalhem outros pontos levantados na lição.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A ponte
Objetivo: Exemplificar e estudar sobre Jesus como o
mediador, aquele que nos religou a Deus.
Material:
01 giz branco
01 pano úmido
01 telefone com fio
Nome digitado: DEUS
Procedimento:
- Utilizando um giz, desenhem no piso um círculo grande.
- Peçam para que todos os alunos entrem neste círculo.
- Entreguem para um dos alunos o nome DEUS e para outro
aluno um telefone com fio.
- Pequem o telefone, tirando do gancho e falem: A
comunicação de Deus com o homem e vice-versa acontecia de forma perfeita. Mas,
o homem pecou, desobedecendo a Deus e esta comunicação foi cortada.
Nesse momento, retirem o fio do telefone e peçam para que
todos os alunos saiam do círculo, demonstrando afastamento de Deus. Somente o
aluno que tem o nome “Deus” permanecerá no círculo.
- Façam outro círculo com giz, separado do círculo anterior.
- Peçam para que todos os alunos entrem neste novo círculo.
- Falem: O homem ficou distanciado de Deus, mas o amor
divino pela humanidade era tão grande, que providenciou uma ponte de ligação
entre Ele e os homens, enviando Jesus como Salvador e Mediador dos homens.
- Nesse momento, façam dois traços, simulando uma ponte,
unindo os dois círculos, e coloquem o nome JESUS.
- Falem: Desta forma, a comunicação foi restabelecida.
- Em seguida, coloquem o fio do telefone, antes retirado.
- Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Observação: É interessante limpar o piso, para isto utilizem
o pano úmido.
Por Sulamita Macedo.
Adolescentes - Currículo do Ano 1: Vivendo em Sociedade
Lição 02: A Conduta Cristã
Professoras e professores, para esta lição, apresento as
seguintes sugestões:
- Iniciem a aula,
cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente
as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou
oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação
dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana,
através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que
vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos
afetivos com seus alunos.
Compreendem a importância desse ato?
Vocês realmente estão fazendo isto?
- Agora, vocês iniciam o estudo da lição, falando: A aula de
hoje terá como tema “A Conduta Cristã”.
- Trabalhem sobre o significado da palavra conduta.
Conduta é a forma de alguém se comportar.
- Trabalhem os pontos levantados na lição.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “O Lápis, o Apontador e
a Borracha”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Lápis, o Apontador e a Borracha
Objetivo: Refletir sobre a conduta do cristão.
Material:
01 cópia do texto “A História do Lápis” para cada
aluno(vejam no procedimento)
01 lápis grafite, 01 apontador e 01 borracha, ¼ de folha de
papel ofício para cada aluno.
Procedimento:
1 - Distribuam uma cópia do texto “A História do Lápis” para cada aluno.
2 - Façam a leitura do texto de forma dialogada, para isto
escolham 03 pessoas para fazerem o papel da avó, do menino e um narrador.
“A História do Lápis
O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura,
perguntou:
- Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E
por acaso, é uma história sobre mim?
A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto:
- Estou escrevendo sobre você, é verdade. Entretanto, mais
importante do que as palavras, é o lápis que estou usando. Gostaria que você
fosse como ele, quando crescesse.
O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de
especial.
- Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida!
- Tudo depende do modo como você olha as coisas. Há cinco
qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz
com o mundo.
Primeira qualidade: você pode fazer grandes coisas, mas não
deve esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos. Esta mão nós
chamamos de Deus, e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade.
Segunda qualidade: de vez em quando eu preciso parar o que
estou escrevendo, e usar o apontador. Isso faz com que o lápis sofra um pouco,
mas no final, ele está mais afiado. Portanto, saiba suportar algumas dores,
porque elas o farão ser uma pessoa melhor.
Terceira qualidade: o lápis sempre permite que usemos uma
borracha para apagar aquilo que estava errado. Entenda que corrigir uma coisa
que fizemos não é necessariamente algo mau, mas algo importante para nos manter
no caminho da justiça.
Quarta qualidade: o que realmente importa no lápis não é a
madeira ou sua forma exterior, mas o grafite que está dentro. Portanto, sempre
cuide daquilo que acontece dentro de você.
Finalmente, a quinta qualidade do lápis: ele sempre deixa
uma marca. Da mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida irá deixar
traços, e procure ser consciente de cada ação.
Autor desconhecido.
- Reflitam com os alunos sobre os 05 ensinamentos do texto,
relacionando-os com o tema do trimestre.
- Depois, entreguem para cada aluno o lápis, apontador,
borracha e ¼ de folha de papel ofício.
- Solicitem para que escrevam algo que estão realizando que não
está sendo agradável para a conduta cristã.
- Em seguida, apaguem e escrevam o que pode ser modificado.
Por Sulamita Macedo.
Juvenis - Currículo do Ano 1: Fundamentos da nossa fé
Lição 02: Conhecendo Jesus
Professoras e professores, para esta lição, apresento as
seguintes sugestões:
- Iniciem a aula,
cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente
as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou
oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação
dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana,
através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que
vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos
afetivos com seus alunos.
Compreendem a importância desse ato?
Vocês realmente estão fazendo isto?
- Falem: A lição de hoje tem como tema “Conhecendo Jesus”.
- Iniciem o estudo da lição, através da dinâmica “Quem dizem
os homens ser o Filho do Homem?”
- Trabalhem o conteúdo da lição.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Quem dizem os homens ser o Filho do homem?
Objetivo: Introduzir o estudo sobre Jesus.
Material:
Palavra JESUS digitada
½ folha de papel ofício para cada aluno
Pincel atômico
05 Envelopes
Expressões digitadas: Personagem mais importante da
História, Grande Filósofo, Comunista, Revolucionário Político, Idealista
Religioso, Homem polêmico.
Digitar esta pergunta: “Quem dizem os homens ser o Filho do
homem?”
Digitar estas respostas: Uns João Batista, Outros Elias,
Outros Jeremias, Um dos profetas
Digitar esta pergunta: “E vós, quem dizem que eu sou?”
Digitar esta resposta: Uns João Batista, Outros Elias,
Outros Jeremias, Um dos profetas
Digitar esta pergunta: “E vós, quem dizem que eu sou?”
Digitar esta resposta: “Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo”(Mt 16.16)
Digitar: a.C(antes de Cristo) e d.C(depois de Cristo).
Procedimento:
Antes da aula:
Enumerar os envelopes de 01 a 05
Colocar no envelope 01 as expressões: Personagem mais
importante da História, Grande filósofo, Comunista, Revolucionário Político,
Idealista Religioso, Homem polêmico.
Colocar no envelope 02 a pergunta: “Quem dizem os homens ser
o Filho do homem?” (Esta pergunta deve estar escrita num balão de diálogo,
daquele tipo de história em quadrinho).
Colocar esta resposta no envelope 03: Uns João Batista,
Outros Elias, Outros Jeremias, Um dos profetas.
Colocar a pergunta a seguir no envelope 04: “E vós, quem
dizem que eu sou?”
Colocar esta resposta no envelope 05: “Tu és o Cristo, o
Filho de Deus vivo”(Mt 16.16)
Durante aula:
- Organizem os alunos em círculo.
- Coloquem no centro do círculo a palavra JESUS.
- Perguntem para os alunos: Para vocês quem é Jesus?
Entreguem para cada aluno meia folha de papel ofício e peçam
para que eles escrevam as respostas.
- Coloquem estas respostas ao redor da palavra JESUS.
Personagem mais importante da história
Um grande filósofo, Um comunista, Um revolucionário
político, Idealista religioso, Homem polêmico
- Falem: Estas palavras ou expressões representam aquilo que
muitas pessoas sabem ou entendem sobre Jesus.
- Entreguem o
envelope 02 para um aluno e peçam para que ele abra e leia.
“Quem dizem os homens ser o Filho do homem?”(Mt 16.13b)
Esta pergunta deve estar escrita num balão de diálogo,
daquele tipo de história em quadrinho.
Coloquem esta pergunta bem perto do nome JESUS, para indicar
que foi realizada por Jesus.
- Falem: Esta pergunta Jesus dirigiu a seus discípulos.
- Agora, entreguem o envelope 03 outro aluno e peçam para
que leia a resposta dos discípulos(Mt 16.14)
Uns João Batista, Outros Elias, Outros Jeremias, Um dos
profetas
Coloquem estas palavras ao redor do nome JESUS.
- Agora, entreguem o envelope 04 para outro aluno e peçam
para que abra.
Ele vai ler: “E vós, quem dizem que eu sou?”(Mt 16.15)
- Agora, entreguem o último envelope(05) para outro aluno e
peçam para que leia.
“Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo”(Mt 16.16)
Falem que esta resposta foi de Simão Pedro, um dos
discípulos de Jesus.
- Falem: Estamos vendo aqui várias opiniões sobre quem é
Jesus.
- Depois, façam uma breve reflexão sobre as respostas que
estão ao redor do nome JESUS.
- Depois, perguntem: Por que o nome JESUS está no centro
destas palavras?
Aguardem as respostas.
Espera-se que os alunos falem que a influência de Jesus
sobre as pessoas é muito grande e importante e tão significativa que a História
está dividida assim: a.C(antes de Cristo)
e d.C(depois de Cristo).
- Coloquem abaixo do nome JESUS: a.C(antes de Cristo) e d.C(depois de Cristo).
- Agora, trabalhem os demais pontos levantados na lição.
Por Sulamita Macedo.
FONTE: EBDWEB