LIÇÃO 01 - MATERNAL
TEMA: PAPAI DO CÉU ME FEZ ASSIM.
Texto Bíblico Salmos 139.13-16
De professor para professor
Prezada professora, neste domingo as crianças terão a oportunidade singular de compreenderem que somos criaturas de Deus, formada por Ele para o amor.
• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.
• A palavra-chave da aula de hoje é “EU”. Então, durante o decorrer da aula, repita a frase: “Papai do céu criou você”.
Para refletir
Cada início de trimestre representa não apenas o começo de uma nova etapa, mas também o término de outra. É um momento adequado à reflexão sobre o nosso trabalho. Olhe por um instante para as treze últimas semanas e avalie o seu desempenho. Como foram as suas aulas? Prazerosas para você e os alunos? Frutíferas? Você pode dizer que houve um aumento no conhecimento e na experiência de seus alunos, no que tange às coisas divinas? E em sua própria vida espiritual, houve progresso? Você conseguiu desenvolver satisfatoriamente as atividades sugeridas em cada lição? Preparou cada aula com desvelo, confeccionando cada visual pedido, e estudando cada história? Que nota você daria à sua disposição e motivação ao longo do trimestre que passou?
Se a sua nota foi a máxima, só temos de louvar a Deus e orar para que Ele o conserve “aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”. Se não foi a máxima, não desanime. Empenhe-se em oração, e “tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças”. Mesmo que você não pareça atingir a perfeição, o que importa para Deus é a sua total e sincera dedicação. Faça-o, e Ele aperfeiçoará e completará a obra. (Marta Doreto)
Regras Práticas para os Professores
Organização e Administração
Como organizar de maneira a tornar eficiente nosso ministério com crianças?
A organização e administração frequentemente são áreas esquecidas do ministério com crianças. Sem administração adequada, nossos recursos, equipamentos, currículos e instalações podem ficar sem a atenção apropriada e ser obstáculos ao ministério de ensino.
Certas áreas específicas da organização têm de receber a atenção da liderança para que o ministério com criança seja eficiente:
1.Recrutamento e treinamento de professores e pais. Recrutar e treinar são processos contínuos. Os programas sempre precisam de liderança e professores. Ter pessoal adequado para cada faixa etária exige uma perspectiva própria sobre a importância do recrutamento. Nove passos podem ajudar no processo de recrutamento.
a) Todos ficam envolvidos no recrutamento.
b) Dê publicidade ao ministério educacional. Em épocas específicas do ano, a congregação deve ser informada sobre o ministério com crianças — o que este ministério está fazendo e como às pessoas podem ajudar.
c) Forneça as descrições de trabalho para cada cargo. Informar as pessoas sobre o que se espera delas, ajuda a aliviar o medo do desconhecido. Descrições de cargo servem para os obreiros identificar exigências, linhas de autoridade e a extensão de suas responsabilidades.
d) Encontrando os possíveis interessados. Compilar listas de classes de adultos e crianças pode ser o início do recrutamento. Investigações fornecem informações sobre experiências ministeriais passadas e disponibilidade e interesse atuais.
e) Aprovando os possíveis interessados. Assim que os nomes forem escolhidos, eles devem ser levados ao corpo ministerial ou comissão da educação cristã. Primeiro aprove os nomes antes de pedir que as pessoas participem.
Trecho extraído de
Manual de Ensino Para o Educador Cristão. Rio de Janeiro: CPAD, 1999.
• Atividades
Convide os alunos a louvar o Papai do céu, que os fez do jeito que são, com o cântico abaixo. O mesmo é bem conhecido, só não sei o nome do autor, por isso não fiz a citação.
Estribilho
A Cristo dai louvor
Com todo o ser, com todo o corpo,
A Cristo dai louvor.
Com as mãos e os pés
A cabeça e a voz
Todo o corpo dai louvor.
Com a mão (estribilho)
Outra mão (estribilho)
Com pé (estribilho)
Outro pé (estribilho)
Com a cabeça (estribilho)
Com a voz (estribilho)
As crianças apreciam muito este cântico por causa da gesticulação. Ao cantar “Com a mão”, levantam uma das mãos e acenam enquanto repetem o estribilho. Ao cantar “Outra mão”, fazem o mesmo com a outra mão, e acenam com as duas enquanto repetem o estribilho. Vão acrescentando as outras partes do corpo, e no final do cântico, todo o corpo estará em movimento.
Sugestão de oração: Papai do céu, o Senhor me fez do jeito que sou. O Senhor formou cada parte do meu corpo. Obrigado por me ter feito assim. Eu te amo com todo o meu coração. Amém.
LIÇÃO 01 - JUNIORES
TEMA: Deus ou um rei?
Para a aula deste domingo, gostaríamos de levá-lo a uma reflexão a respeito de sua prática educativa na Escola Dominical.
Em primeiro lugar, o que é ser criança para você? O que é infância? Por que você é professor de Escola Dominical? Por que você escolheu dar aulas para a turma de 9 e 10 anos? Você gostaria de ser seu aluno? Você gostaria da sua sala de aula? Você gostaria da sua aula? Suas aulas têm provocado mudanças de atitude e comportamento nos alunos? Pense a respeito dessas questões e anote as respostas numa folha de papel.
Em seguida, leia o pequeno trecho abaixo, medite em suas respostas para as perguntas acima e busque soluções para melhorarem seu fazer pedagógico.
É importante observar e compreender a criança, a fim de lhe propiciar oportunidades de conhecer a si própria e a realidade mediante experiências ricas e significativas. Além disso, é fundamental também que o professor estabeleça um diálogo entre sua prática e o significado do universo infantil. É preciso que ele compreenda a criança não somente sob sua perspectiva, mas do próprio ponto de vista da criança.
Jamais esqueça o planejamento de suas atividades, pois isso gera improvisação, falta de objetividade e organização, e desinteresse das crianças. Contudo, seja flexível, não desperdice os imprevistos ocorridos na aula proporcionados pelos alunos.
Por fim, após o encerramento de cada aula, reserve um momento para refletir sozinho e outro momento para trocar experiência e discutir com outros professores assuntos relacionados à sua experiência, a fim de aperfeiçoar seu ministério.
LIÇÃO 01 – PRÉ-ADOLESCENTES
TEMA: PECADO É TUDO AQUILO QUE DESAGRADA A DEUS
Texto Bíblico: Hebreus 2.1-6
Pecado é tudo aquilo que não agrada a Deus e que nos afasta dEle.
A Bíblia apresenta algumas definições de pecado:
Transgressão – Violar a ordem de Deus, deixar de cumpri-las.
Impiedade – Ação sem amor e devoção às coisas de Deus.
Injustiça – Procedimento sem direito. Falta da justiça
Desobediência – Mesmo que insubmissão ou rebelião. Deixar de cumprir uma determinação
Iniquidade – Falta de reconhecimento do direito ou dos princípios imutáveis da justiça.
Errar o alvo – É quando alguém não faz o que é certo.
Diante de Deus, não existe “pecadinho ou pecadão”, o Senhor não mede o tamanho do pecado. Não importa se a pessoa roubou uma bala ou um relógio. Para Deus, é pecado. A diferença está na consequência do ato. O que roubou a bala poderá apenas levar uma bronca do segurança do estabelecimento, o que roubou o relógio poderá ser preso. Ambos podem pedir perdão a Deus, ser perdoados por Ele e alcançar a vida eterna. Mas isso não os isenta de serem julgados pela justiça dos homens.
Boa Ideia
Professor, aproveite para ensinar aos seus alunos que ser tentado não é pecado; pecado é ceder à tentação.
Desenhe uma tabela no quadro ou cartolina contendo os seguintes passos:
1º Passo - Lembre-se de que você não é forte o suficiente para resistir sozinho a todas as tentações. Quando a tentação lhe sobrevier, ore e peça a ajuda de Deus.
2º Passo - Quando alguém lhe disser para fazer algo errado, diga não. Não seja tímido; se for necessário, eleve a voz.
3º Passo - Sempre que for necessário, se afaste de alguém que está tentando levá-lo a fazer algo errado. Não se envergonhe, corra da tentação, fuja do pecado. Não dê chance para ser atropelado.
Explique aos alunos que se eles seguirem esses passos alcançarão a vitória.
Textos adaptados do Livro Introdução à Teologia Sistemática de Eurico Bergstén e da Bíblia da Adolescente Aplicação Pessoal, editados pela CPAD.
LIÇÃO 01 - JUVENIS
TEMA: O SIGNIFICADO DA FELICIDADE
Texto Bíblico: Mateus 5.3-10
SERMÃO DO MONTE
As passagens em Mateus 5.1 – 7. 29 e Lucas 6.20 – 7.1 receberam esta designação desde o início do século IV d.C., dada por Agostinho em seu comentário (De Sermone domini in monte). O discurso foi feito em alguma colina, provavelmente no planalto elevado da Galileia. Uma tradição do século XIII considera o episódio como ocorrido em um local conhecido como “chifres de Hattin”. A importância do prefácio consiste na expressão “vendo a multidão”. Percy C. Ainsworth observa: “O grande comentário sobre o Sermão do Monte é a vida – a vida como todos nós devemos viver – o pão cotidiano, a simples comunhão, a fadiga trazida pelo próximo, e as lágrimas”.
O Sermão começa com as Beatitudes (Mt 5.3-12) nas quais o Senhor Jesus mostra que conhece bem o significado da vida e como ela deve ser vivida, mostrando que a resposta para a busca universal pela felicidade só pode ser encontrada à medida que os homens se identificarem com o Reino de Deus. [...] Neste sermão – que Lord Acton definiu como a verdadeira revelação de uma sociedade moralmente nova – o Senhor Jesus contrasta as ideias espirituais que sustentam a conduta moral adequada, com as exigências meramente exteriores da lei.
Texto Extraído de “Dicionário Bíblico Wycliffe” e editado pela CPAD.
Subsídios postados pela CPAD