JOVENS E ADULTOS
Lição 03: O Comportamento dos salvos em Cristo
Professoras e professores, para esta lição, apresento as
seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem
como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se
há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação
dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana,
através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que
vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos
afetivos com seus alunos.
Compreendem a importância desse ato?
Vocês realmente estão fazendo isto?
- Falem: Esta lição trata de 03 temas: a conduta do
cristão, os falsos mestres e a unidade da Igreja.
- Trabalhem o conteúdo proposto na lição, buscando sempre a participação
dos alunos.
Para estudar o tema, indico 04 dinâmicas, mas cuidado, é interessante escolher somente uma delas para realizar com sua turma:
Para exemplificar a conduta do cristão, utilizem a dinâmica“O
Lápis, o Apontador e a Borracha”.
Para iniciar o estudo sobre os falsos mestres, utilizem uma das dinâmicas “Verdadeiro ou Falso?” ou “O Guia”.
Para exemplificar a unidade da Igreja, utilizem a dinâmica “O
Boneco”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Texto Pedagógico:
Como abordar o tema da Avalição da Aprendizagem
Parte I
A avaliação da aprendizagem muitas vezes é encarada como
algo difícil de ser realizada, devido sua complexidade, muitas vezes o
professor não sabe como utilizá-la a favor da aprendizagem, ou até mesmo pela
forma como a concebemos, sendo possível associá-la a afirmações e imagens
negativas, tanto por parte do aluno ou como professor.
Estas atitudes e afirmações refletem, na maioria das vezes, experiências negativas em relação à avaliação, principalmente quando se é avaliado. É pois necessário analisar estas imagens, para entender o motivo de tais medos e refletir sobre a necessidade de superá-las, pois na verdade avaliação não deve ser encarada como um “bicho de sete cabeças”.
Vejam algumas imagens e o significado atribuído a elas:
Bola de praia
|
Lembra um zero bem grande
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Caçador e caça
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Professor armado, aluno não escapa
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Casamento
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Difícil saber se vai dar certo
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Pacote econômico
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É sempre pior do que se espera
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Raposa
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Tem que ser astuto para descobrir o que o professor vai avaliar
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Túnel
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Claro na sua abertura e incerto na sua profundida
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Pedrada
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Você recebe sem pedir
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Bicho de sete cabeças
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Dificuldade que não tem solução simples
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Cobra
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Traçoeira, sempre pronta para dar o bote
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Leão
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Assustador: causa medo e nos deixa indefesos
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Caixa de surpresa
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Não se sabe o que poderá acontecer
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Gaveta
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Cada vez que se abre aparece uma coisa diferente
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Bomba atômica
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Quando não destrói, deixa sérias consequências
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Formigueiro
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Todos trabalham, mas quem avalia é a rainha(o professor)
|
Urubu
|
Uma sombra que assusta a todos
|
Fonte: HOFFMANN, Jussara M. L.. Avaliação, Mito e desafio
uma perspectiva construtivista. 12 ed. Porto Alegre: Mediação, 1997.
Analisando estas imagens e seus significados, observamos que revelam temor, dificuldade
diante da avaliação. Há necessidade que sejam discutidas com o grupo de
professores, para que a ideia sobre avaliação seja mudada tanto pelo professor
como pelo aluno.
Para isto, utilizem dinâmica “Avaliação! Que bicho é esse?”
Dinâmica: Avaliação! Que bicho é esse?
Objetivo: Refletir sobre a ideia de avaliação
que o professor tem enquanto ser que foi avaliado(aluno) e dele
enquanto professor, aquele que avalia.
Material:
½ folha papel ofício para cada aluno para dois momentos distintos
Caneta para cada aluno
02 folhas de papel madeira
01 tubo de cola
01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
- Entreguem para cada pessoa ½ folha de papel ofício e
01 caneta.
- Falem: Quando vocês eram estudantes, a avaliação
certamente havia preocupação, medo, etc.
- Agora, solicitem para que desenhem uma figura ou escrevam
uma pequena frase sobre o que representava a avaliação para eles enquanto
aluno(pessoa que é avaliada).
- Recolham o material e colem numa folha de papel madeira.
- Entreguem para cada pessoa ½ folha de papel ofício e 01
caneta.
- Solicitem para que o desenhem uma figura ou escrevam uma
pequena frase sobre o que representa a avaliação enquanto professor(pessoa que
avalia).
- Recolham o material e colem numa folha de papel madeira.
- Leiam e comentem as respostas, fazendo um resumo do foi
escrito, tanto do ponto de vista deles enquanto alunos e como professor.
Pontos que devem ser refletidos:
Avaliação é dita como algo chato, um bicho de sete cabeças.
Questionar a razão destas ideias para que haja mudança na concepção de
avaliação.
Observar o resultado do que o professor(aquele que avalia)
escreveu, pois certamente alguns não realizam a avaliação, tendo em vista não
saber como realizá-la.
A ideia de avaliação do professor enquanto ser que está
sendo avaliado é a mesma do professor, aquele que avalia?
Por Sulamita Macedo.
Em seguida, leiam o texto “Avaliando a Avaliação da Aprendizagem na Escola Bíblica Dominical” no marcador Textos Pedagógicos, deste blog. Após a leitura, reflitam sobre a abordagem de avaliação contida nele e enfatizem a importância da avalição Formativa ou Processual.
Quer saber mais sobre este tema? Aguarde a parte II, na próxima semana!
1 - Para exemplificar a conduta do cristão
Dinâmica: O Lápis, o Apontador e a Borracha
Objetivo: Refletir sobre a conduta do cristão.
Material:
01 cópia do texto “A História do Lápis” para cada
aluno(vejam no procedimento)
01 lápis grafite, 01 apontador e 01 borracha, ¼ de folha de
papel ofício para cada aluno
Procedimento:
1 - Distribuam uma cópia do texto “A História do
Lápis” para cada aluno.
2 - Façam a leitura do texto de forma dialogada, para isto
escolham 03 pessoas para fazerem o papel da avó, do menino e um narrador.
“A História do Lápis
O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura,
perguntou:
- Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E
por acaso, é uma história sobre mim?
A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto:
- Estou escrevendo sobre você, é verdade. Entretanto, mais
importante do que as palavras, é o lápis que estou usando. Gostaria que você
fosse como ele, quando crescesse.
O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de
especial.
- Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida!
- Tudo depende do modo como você olha as coisas. Há cinco
qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz
com o mundo.
Primeira qualidade: você pode fazer grandes coisas, mas não
deve esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos. Esta mão nós
chamamos de Deus, e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade.
Segunda qualidade: de vez em quando eu preciso parar o que
estou escrevendo, e usar o apontador. Isso faz com que o lápis sofra um pouco,
mas no final, ele está mais afiado. Portanto, saiba suportar algumas dores,
porque elas o farão ser uma pessoa melhor.
Terceira qualidade: o lápis sempre permite que usemos uma
borracha para apagar aquilo que estava errado. Entenda que corrigir uma coisa
que fizemos não é necessariamente algo mau, mas algo importante para nos manter
no caminho da justiça.
Quarta qualidade: o que realmente importa no lápis não é a
madeira ou sua forma exterior, mas o grafite que está dentro. Portanto, sempre
cuide daquilo que acontece dentro de você.
Finalmente, a quinta qualidade do lápis: ele sempre deixa
uma marca. Da mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida irá deixar
traços, e procure ser consciente de cada ação.
Autor desconhecido.
- Reflitam com os alunos sobre os 05 ensinamentos do texto,
relacionando-os com o tema do trimestre.
- Depois, entreguem para cada aluno o lápis, apontador,
borracha e ¼ de folha de papel ofício.
- Solicitem para que escrevam algo que estão realizando que
não está sendo agradável para a conduta cristã.
- Em seguida, apaguem e escrevam o que pode ser modificado.
Por Sulamita Macedo.
2 - Para iniciar o estudo sobre os falsos mestres:
2. 1 Dinâmica: Verdadeiro ou Falso?
Objetivo:
Estudar sobre os falsos mestres, através de um exemplo de um
objeto legítimo e outro pirateado, observando suas características.
Material: CD, DVD, relógio, bolsa, celular, roupa, perfume, etc.
Procedimento:
- Escolham um objeto
dentre os citados no material para fazer a demonstração, observando que do
mesmo objeto deve haver um verdadeiro(original, legítimo) e outro
falso(pirateado).
- Apresentem para a classe e perguntem se há diferença entre
os objetos – os alunos não devem saber que há um verdadeiro e outro falso. Pode
haver respostas positivas e negativas, como também alguém pode levantar dúvidas
sobre a veracidade dos objetos; aproveitem a oportunidade e questione o porquê
das respostas.
Há também, outra possibilidade de utilização desses objetos:
vocês podem fazer a propaganda dos objetos falsos e verdadeiros, sem
identificá-los como tal, mas observe a reação da turma diante das
características dos objetos.
- Em seguida, façam a pergunta: O que é necessário para que
conheçamos que um objeto é verdadeiro ou falso?
Os alunos deverão emitir suas opiniões.
- Para concluir, enfatizem que é necessário conhecer as
características do objeto. Agora, introduzindo o tema da lição sobre falsos
mestres, trabalhem com os alunos características dos verdadeiros e falsos
mestres.
- Leiam com os alunos: “Acautelai-vos dos falsos profetas,
que vêm até vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. Por
seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros ou figos
dos abrolhos? Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos
bons.”. Mateus 7. 15 a 17.
Por Sulamita Macedo.
2.2 Dinâmica: O Guia
Objetivo: Refletir sobre as atitudes dos verdadeiros e falsos pastores.
Material: uma venda.
Procedimento:
- Escolham uma pessoa da classe ou outra que se apresente
voluntariamente para fazer o papel de um cego, para isto coloque uma venda
sobre seus olhos.
- Comecem a dar comandos para ele executar, como por
exemplo: Siga em frente! Dobre à direita! Dobre à esquerda! Dê 03 passos para
frente! Dê 02 passos para trás! etc.
Com estes e outros comandos, vocês podem de forma deliberada
induzir o aluno ao erro e/ou ao acerto. Dessa forma, vocês poderão analisar
sobre a conduta dos verdadeiros e falsos pastores.
- Retirem a venda do aluno e façam as seguintes perguntas:
Como você se sentiu sendo guiado?
O guia transmitiu confiança?
- Reflitam sobre as respostas do aluno “cego”, enfatizando a
importância da segurança, confiança que devemos ter com os verdadeiros
pastores.
- Pode acontecer que o aluno “cego” não execute alguns
comandos que vocês falarem, porque pode confundir direita com esquerda e/ou não
prestar atenção ao que está sendo orientado. Esta atitude proporcionará a vocês
a oportunidade de falar que as ovelhas precisam obedecer aos pastores e estar
atentas se a voz representa comandos verdadeiros ou falsos, tendo como padrão a
Palavra de Deus.
- Finalizem, lendo: João 10.1 a 5.
3 - Para exemplificar a unidade da Igreja
Dinâmica: O Boneco
Objetivo: Refletir sobre o trabalho em equipe e a importância da unidade e comunhão no Corpo de Cristo.
Material:
Para o grupo 01: 01 folha de papel ofício e coleção de lápis
colorido.
Para o grupo 02: 04 tesouras, 02 tubos de cola, 11 lápis
coloridos e 11 folhas de papel ofício, estando escrito nelas as seguintes
indicações para desenhar, conforme descrição abaixo:
Folha 02: Pescoço
Folha 03: Tronco (humano)
Folha 04: Braço direito
Folha 05: Braço esquerdo
Folha 06: Mão direita
Folha 07: Mão esquerda
Folha 08: Perna direita
Folha 09: Perna esquerda
Folha 10: Pé direito
Folha 11: Pé esquerdo
Procedimento:
1- Dividam a turma em dois grupos e forneçam as seguintes
orientações:
Para o grupo 01:
- Desenhar um boneco, utilizando uma folha de papel ofício e
uma coleção de lápis colorido, mas trabalhando em equipe. Para isso, esta
atividade deverá ser executada sem que as pessoas do grupo 02 vejam o que está
sendo desenvolvido.
Para o grupo 02(com 11 pessoas):
- Cada componente desenhará uma parte do boneco,
individualmente, sem que os colegas vejam, para isso é recomendado que os
membros deste grupo estejam separados.
- Montar o boneco, recortando as partes desenhadas e
colando-as.
2 – Peçam ao grupo 01 e 02 para apresentar os dois bonecos.
3 – Solicitem para que observem o resultado de cada grupo.
O grupo 01 tem um boneco com partes proporcionais e
uniformes. O grupo 02, embora apresentem um boneco com as características
semelhantes ao boneco 01, tem um resultado disforme, desorganizado e
desproporcional.
Perguntem: Por que são diferentes?
O Grupo 01 tem um resultado melhor porque trabalharam em
equipe, houve unidade para o desenvolvimento do trabalho.
O Grupo 02 tem um mau resultado porque não trabalharam com
união, não trabalharam de forma coletiva.
Quais conclusões podemos extrair dessa dinâmica para nossa
vida cristã? Falem da importância da unidade e a comunhão que deve haver no
Corpo de Cristo.
4 – Para concluir, leiam: I co 12. 12 e 27; Sl 133.01; Fp 2.
1 a 5.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
Lição 03: Jesus morreu por mim
Professoras e professores, para esta lição, apresento as
seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem
como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se
há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação
dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana,
através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que
vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos
afetivos com seus alunos.
Compreendem a importância desse ato?
Vocês realmente estão fazendo isto?
- Falem: A lição de hoje tem como tema “Jesus morreu por
mim”
- Em seguida, utilizem a dinâmica “Fui Liberto”.
- Depois, trabalhem outros pontos levantados na lição.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Fui Liberto!
Objetivo: Introduzir o estudo sobre a finalidade
da morte de Jesus Cristo – salvar a humanidade, livrando-a do pecado.
Material:
02 correntes feitas com papel
Procedimento:
- Escolham um aluno e uma aluna e falem que eles vão
representar a humanidade.
O homem, antes de pecar, gozava da comunhão com Deus.
Mas, quando o homem pecou, o pecado o separou de Deus.
Tornando-se preso ao pecado e as garras do Diabo.
- Coloquem as correntes nas mãos do aluno e da aluna,
demonstrando a humanidade presa ao pecado.
- Leiam “Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos
digo que todo aquele que comete pecado é escravo do pecado”(Rm 8.34).
- Depois, falem: Deus, com seu grande amor pela humanidade,
providenciou uma forma de resgatar os homens e as mulheres, enviando Seu filho,
Jesus Cristo, para que morresse e salvasse a humanidade, libertando-a do pecado
e das garras de Satanás.
- Leiam “Porque Deus
amou o mundo de uma tal maneira, que deu Filho unigênito, para que todo aquele
que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna”(Jo 3.16).
- Depois, leiam “Se pois o Filho vos libertar,
verdadeiramente sereis livres”(Jo 8.36).
- Nesse momento, o aluno e a aluna devem retirar com força
as correntes e demonstrar alegria.
- Leiam, também: “Estai pois firmes na liberdade com que
Cristo nos libertou e não torneis a meter-vos debaixo do jugo da servidão”(Gl
5.1).
Adolescentes - Currículo
do Ano 1: Vivendo em Sociedade
Lição 03: É Droga mesmo!
Professoras e professores, para esta lição, apresento as
seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem
como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se
há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação
dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana,
através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que
vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos
afetivos com seus alunos.
Compreendem a importância desse ato?
Vocês realmente estão fazendo isto?
- Agora, vocês iniciam o estudo da lição, falando: Na aula
de hoje estudaremos sobre drogas.
- Vejam algumas sugestões para esta aula, escolham pelo
menos uma delas para a aula:
1 - Levem para a classe alguém que já foi dependente de
drogas ou está em tratamento, para falar:
Como entrou no mundo das drogas.
O que mudou na sua vida pessoal e familiar.
Tratamento da dependência.
Mensagem para a turma.
2 - Vocês também convidar alguém do PROERD – Programa
Educacional de Resistência às Drogas. Vejam mais informações sobre o PROERD
acessando: www.proerdbrasil.com.br
3 - Caso vocês, não consigam alguém para a atividade do item
anterior, vocês e os alunos podem conversar sobre situações que já conhecem de
pessoas da família, vizinhos, colegas ou de relatos de casos divulgados na
mídia, com envolvimento em drogas. O objetivo dessa reflexão é o de
conscientizar os alunos quanto aos malefícios do uso das drogas.
4 - Organizem um esquete sobre drogas.
O que é um esquete? Refere-se a uma pequena peça de teatro,
com duração de 10 minutos aproximadamente.
O texto pode ser elaborado pelos alunos, depois eles fazem a
encenação.
5 – Vejam na Indicação de Leitura, material informativo para
subsidiar esta aula; trata-se de duas cartilhas sobre drogas, no final há
sugestões de vários filmes sobre o tema. Vale a pena conferir!
Drogas: Cartilha para pais de adolescentes
Acessem o link abaixo e leiam.
Drogas: Cartilha para educadores
Acessem o link abaixo e leiam.
6 - Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “Drogas,
tô fora!”
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Drogas, tô fora!
Objetivo: Refletir e sensibilizar os alunos quanto ao perigo do consumo das drogas.
Material:
03 cartolinas
03 pincéis atômicos
01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
- Dividam a turma em 03 grupos.
- Distribuam para cada grupo uma das perguntas abaixo:
Pergunta para o grupo 01: O que leva um jovem a consumir
drogas?
Entreguem para este grupo 03 tiras de cartolina e 01 pincel
atômico.
Pergunta para o grupo 02: O que leva um jovem a rejeitar o
consumo de drogas?
Entreguem para este grupo 03 tiras de cartolina e 01 pincel
atômico.
Pergunta para o grupo 03: Qual deve ser a atitude de um
jovem quando lhe oferecerem droga?
Entreguem para este grupo 03 tiras de cartolina e 01 pincel
atômico.
- Organizem no quadro os 03 círculos: vermelho, amarelo e
verde, um abaixo do outro, como se fosse um semáforo.
- Agora, peçam para o grupo 01 que leiam a pergunta.
Depois, falem: Neste semáforo o que pode representar esta
atitude?
Aguardem as respostas.
Quem consome é porque entrou no mundo das drogas. Então, no
semáforo, é o círculo verde, simbolizando acesso e aceitação para seguir este
consumo.
Então, agora, coloquem ao lado deste círculo, as 03 tiras de
cartolina. Leiam e comentem sobre as respostas e acrescentem outras informações
se necessário.
- Agora, peçam para o grupo 02 que leiam a pergunta.
Depois, falem: Neste semáforo o que pode representar esta
atitude?
Aguardem as respostas.
Quem rejeita é porque
não entrou no mundo das drogas, permaneceu no seu lugar, com convicção, de
rejeitar a droga. Então, no semáforo, é o círculo vermelho, simbolizando não
aceitação para seguir este caminho do consumo de drogas..
Então, agora, coloquem ao lado deste círculo, as 03 tiras de
cartolina. Leiam e comentem sobre as respostas e acrescentem outras informações
se necessário.
- Agora, peçam para o grupo 03 que leiam a pergunta.
Depois, falem: Falta apenas, o círculo amarelo. O que pode
representar esta atitude?
Aguardem as respostas.
Representa que está atento aos malefícios que a droga pode
causar no mundo das drogas, permanecendo no seu lugar, mais alerta quanto ao
que lhe oferecem.
Então, agora, coloquem ao lado deste círculo, as 03 tiras de
cartolina. Leiam e comentem sobre as respostas e acrescentem outras informações
se necessário.
- Para concluir, leiam: “Estejam alertas e vigiem. O Diabo,
o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa
devorar”
(1 Pedro 5:8).
(1 Pedro 5:8).
Por Sulamita Macedo.
Lição 03: Conhecendo o Espírito Santo
Professoras e professores, para esta lição, apresento as
seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem
como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se
há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação
dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana,
através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que
vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos
afetivos com seus alunos.
Compreendem a importância desse ato?
Vocês realmente estão fazendo isto?
- Falem: A lição de hoje tem como tema “Conhecendo o
Espírito Santo”.
- Iniciem o estudo da lição, através da dinâmica “Que
símbolo leva você?”
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Que símbolo lembra você?
Objetivos:
Oportunizar estudo sobre os símbolos do Espírito Santo.
Escolher símbolo para representação de si mesmo.
Material:
½ folha de papel ofício.
Procedimento:
- Entreguem a metade da folha de papel ofício para cada
aluno.
- Solicitem aos alunos que pensem em um símbolo para representá-los,
como por exemplo: um objeto ou animal.
- Lembrem aos alunos que os símbolos normalmente referem-se
à função ou atuação de algo ou alguém. Apresentem alguns exemplos:
Girafa: tem uma visão mais ampla de uma situação.
Formiga: trabalha muito ou muito atuante.
Águia: pensa para agir, tem estratégias e planejamentos
Palha de aço(BomBril): mil e uma utilidades.
Liga: promove união.
Borracha: apaga mágoas, não guarda rancor.
Nó cego: pessoa de difícil convivência.
- Solicitem que os alunos façam um desenho do objeto ou
animal escolhido e escrevam o porquê desta escolha.
- Peçam para que os alunos socializem com os colegas os
símbolos escolhidos.
- Falem também que os símbolos do Espírito Santo são uma
representação, mas que na verdade Ele é Deus, a Terceira Pessoa da Trindade.
Então, agora, apresentem os símbolos do Espírito Santo.
FONTE: BLOG ATITUDE DE APRENDIZ