JESUS SALVA, CURA, LIBERTA, BATIZA NO ESPÍRITO SANTO E BREVE VOLTARÁ!

Informativo Cristão : SUBSÍDIOS LIÇÃO 02 - MATERNAL/JUNIORES/PRÉ-ADOLESCENTES/JUVENIS

SUBSÍDIOS LIÇÃO 02 - MATERNAL/JUNIORES/PRÉ-ADOLESCENTES/JUVENIS

LIÇÃO 02 – MATERNAL
TEMA: SOU DO PAPAI DO CÉU
Texto Bíblico: Juízes 13.1-25

I - De professor para professor

Prezado professor, neste domingo as crianças terão a oportunidade de aprender que pertencem a Deus.

·         Recapitule a lição anterior. Pergunte o que elas aprenderam.
·         A palavra-chave que trabalharemos neste domingo é “dedicação”. No decorrer da aula repita a frase: “Sou do Papai do céu”.

II – Para refletir

Você já teve aqueles dias que se perguntou por que estava lecionando? Já dedicou todo o seu coração aos seus alunos e se perguntou se isso valia a pena? Você é apenas humano. Por investir tanto tempo nos seus alunos, pode parecer uma derrota pessoal quando eles reclamam, não reagem ou têm um mau comportamento constante. Você é um vaso que Deus usa como Ele quiser. Siga a orientação do Espírito Santo. E não desista de lecionar. Permaneça se dedicando a sua classe e a obra de Deus. Sansão foi separado para Deus, e deveria se dedicar ao Senhor, mas ele escolheu desobedecer e isso acarretou em desgraças para sua vida. Não faça como Sansão. Não desista! Texto adaptado do Livro Graça Diária para Professores, CPAD.

III – Regras prática para professores

As crianças de três e quatro anos compreendem com facilidade o básico da história sobre as “Boas Novas”. Professor você pode falar desta maneira: “Todos nós fazemos coisas erradas, até você. Esses erros são pecados e deixam Deus triste. Mas Ele nos ama tanto que enviou seu filho para morrer por nós, para que pudéssemos ser perdoados e ser filho dEle. Da mesma maneira que você  tem que pedir desculpas aos outros quando faz alguma coisa errada, também precisa pedir desculpas a Deus por seus erros, e pedir que Ele perdoe. Deus o perdoará. A partir desse momento, passa a ser filho dEle. E, se depois disso, fizer alguma coisa errada, pode pedir que Deus o perdoe e o ajude a melhorar – e Ele fará isso”. Texto adaptado do livro Ensine sobre Deus Às Crianças, CPAD.

IV – Atividades

“Sansão”
Você vai precisar dos seguintes materiais: Tubo de papel higiênico, lã, cola branca e cola colorida.

·         Primeiro passo - Oriente as crianças a fazerem os olhinhos, a  boca e o nariz no tubo de papel, utilizando a cola colorida.
·         Segundo passo – Com auxilio da tesoura corte vários fios de lã.
·         Terceiro passo – Peça para as crianças passarem cola na parte de cima do tubo e colarem a lã fazendo uma cabeleira.

Professor, relembre às crianças que devemos sempre obedecer a Deus e  fugir do pecado e da imoralidade.



LIÇÃO 02- JUNIORES
TEMA: O REI DESOBEDIENTE
Leitura Bíblica: 1 Samuel 15.1-35
Caro professor, converse com seus alunos sobre o perigo da desobediência. Explique que os servos de Deus devem sempre obedecer.

“’Eis que o obedecer é melhor do que sacrificar; e o atender é melhor do que a gordura de carneiros (1 Samuel).
Toda a carreira de Saul foi marcada por atitudes rebeldes e ações desobedientes. Não que ele não pudesse fazer as coisas certas;  ele não fazia as coisas certas.

Cedo em seu reino, Saul foi confrontado com uma crise. Os filisteus estavam se preparando para um ataque contra Israel. As tropas judaicas estavam desanimando e começando a ir embora. O profeta Samuel havia dito a Saul que ele estava indo oferecer os sacrifícios necessários de foram que Israel pudesse desfrutar da benção e presença de Deus enquanto fossem à batalha. Saul esperou, e Samuel não veio. Impaciente e sob pressão, Saul assumiu precipitadamente o papel de sacerdote e ofereceu ele mesmo os sacrifícios. Essa foi uma séria ofensa que custou o trono de seus descendentes.

Mais tarde, em outro infame ato de desobediência, Deus deu a Saul clara instrução para derrotar a maligna nação de Amaleque e destruí-la completamente. Saul realizou somente  parte da ordem de Deus. Ele derrotou Amaleque, mas manteve alguns despojos. Samuel reprovou Saul de novo. A resposta de Saul foi oferecer racionalizações e desculpas.

Deus não quer nossas justificações e explicações. Deus não quer que façamos nossas boas obras de maneira errada, na hora errada, ou pelas razões erradas. Deus quer nossa completa submissão. Você está obedecendo a Deus completamente hoje?

Obediência é essencial para uma vida cristã bem-sucedida.
(Texto extraído do livro 365 Lições de vida extraída de personagens da Bíblia, CPAD)


LIÇÃO 02 – PRÉ-ADOLESCENTES
TEMA:JESUS NOS APROXIMA DE DEUS
Texto Bíblico: 14.1-7,11

“Os descendentes de Arão ofereciam sacrifícios diários por si e pelos pecados do povo (Hb 7.37). Porém, o Senhor Jesus ofereceu a si mesmo a Deus como perfeito e perpétuo sacrifício (Hb 7.26,27). Ele era ao mesmo tempo o sumo sacerdote e o sacrifício ‘ santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores e feito mais sublime do que os céus’(Hb 7.26; 9.11-15; 1 Jo 2.1,2)”. Lições Bíblicas do 1 Trimestre de 2008 editada pela CPAD.

Os sacrifícios oferecidos pelos sacerdotes apenas cobriam os pecados para que o homem pudesse manter a comunhão com Deus. Mas, quando Cristo se deu por nós o seu sacrifício foi perfeito, apagando, e não cobrindo, as nossas transgressões. Com o nascimento, morte e ressurreição, Jesus se tornou o nosso único mediador diante de Deus, dando-nos o livre acesso ao Pai.


Boa idéia

Você vai precisar de uma placa de vidro ou um copo grande, caneta hidrográfica, álcool, fita dupla face, algodão e uma tira de papel.
Com a caneta hidrográfica, escreva no vidro ou no copo alguns pecados: homicídio, inveja, mentiras, calúnias, falsidade, fofocas, inimizades, roubo, etc.

Nas laterais do vidro, coloque a fita dupla face. Na tira de papel, escreva a frase “sacrifício no Antigo Testamento”. 

Explique aos alunos que no Antigo Testamento os sacerdotes da ordem de Arão foram estabelecidos por Deus para oferecer sacrifícios pelos pecados do povo, e representar o Eterno entre os israelitas. Esses sacrifícios eram imperfeitos porque apenas cobriam o pecado, para que o povo pudesse achar graça diante de Deus, porque Ele é santo e abomina o pecado.

Peça lhes para que leiam o que está escrito no vidro. Comente que esses pecados afastavam e afastam o povo de Deus. Era necessário o sacrifício de sangue de animais limpos, sem defeito, oferecido pelo sacerdote para a cobertura do pecado.

Pegue o papel escrito “sacrifício no Antigo Testamento” e cole sobre o vidro. Pergunte se eles estão vendo os pecados. Assim  era diante de Deus, encobertos. Retire o papel e mostre-lhes que os pecados permaneciam, não tinham sido apagados. Pegue o algodão umedecido com álcool e passe no vidro. Enquanto passa, comente que o Sacrifício de Cristo é perfeito, ele derramou o seu sangue puro e inocente por todos nós, apagando-os completamente não mais cobrindo os nossos pecados diante de Deus. Leia com a classe Hebreus 9.28.

LIÇÃO 02 – JUVENIS
TEMA: O VALOR DO TESTEMUNHO CRISTÃO
Texto Bíblico: Mateus 5.13-16,20

Hoje, são notórias as pessoas que buscam a coerência entre o que se “diz” e “faz”. Dificilmente alguém se convencerá de algum discurso, sem que este apresente uma dimensão prática do que se “fala”. Nesse aspecto, nunca foi o objetivo do evangelho executar qualquer pregação sem que uma implicação prática na vida humana seja estabelecida e o firme compromisso de exercitar o que está “dito” e “escrito” pelo Senhor seja fielmente cumprido.

Infelizmente, para alguns, a evangelização oral isenta os seguidores de Jesus da preocupação com temas essenciais e contemporâneos do mundo. Mas será que o nazareno desejou apenas a salvação espiritual da humanidade sem diagnosticar as injustiças que a cercam? O meigo nazareno ensinaria sobre a fome e sede de justiça sem que esperasse dos discípulos o real compromisso de executá-la? Testemunhar a fé cristã é muito mais que comunicar oralmente o evangelho, é vivê-la até as últimas consequencias. Quem se habilita?

Subsídios postados  pela CPAD



Programado por Cristovão Gomes Web Desiner 75 9188 5578 tim