TEMA: EU AMO O PAPAI DO CÉU
Leitura Bíblica: Mateus 26.6-13
I- De professor para professor
Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança aprenda a amar a Deus.
v A Palavra deste domingo é “Amor”. No decorrer da aula diga: “Amo o Papai do Céu”.
v Demonstre aos seus alunos que você também ama a Deus.
II – Para refletir
Quando Maria ungiu a Jesus no banquete em sua homenagem, Maria deu o melhor ao Senhor. O perfume valia mais do que trezentos dinheiros, aproximadamente um ano de salário. Não era um perfume qualquer. O nardo era raro, feito de óleo aromático extraído da raiz de uma planta que cresce principalmente na Índia. Tinha de ser importado. Ele custa aproximadamente trinta mil dólares. O alabastro era um recipiente comum no Oriente próximo. O gesso branco como a neve ficava lustroso e translúcido quando polido. Fácil de ser esculpido convertia-se em cântaros ornados, caixas, vasos e frascos. Mas origem e o tipo de recipiente não era realmente importante. E ainda não o é.
O que mais importava, e o que ainda importa hoje, é o tesouro guardado dentro do recipiente. E o tesouro que Maria derramou naquele dia era mais do que perfume caro. Ela estava derramando a sua vida toda em um serviço sacrificial e de amor. Professor o que você têm oferecido ao Senhor?
Texto adaptado do livro Como ter o coração de Maria no mundo de Marta, Rio de Janeiro CPAD.
III – Regras prática para professores
No seu exato conceito, ensinar não é apenas transmitir conhecimentos, mas, primeiro promover aprendizagem por parte do aluno. Portanto, ensinar não é apenas ler ou falar diante da classe, é despertar, motivar e interessar a mente do aluno e em seguida dirigi-la no processo do aprendizado. Não pode haver real ensino sem aprendizagem por parte do aluno. O termo “educar” deriva de outro significado literalmente “conduzir para fora”. É pois privilégio e responsabilidade do professor de Escola Dominical conduzir seus alunos ao encontro das experiências da vida, de tal forma que eles possam viver vitoriosa e sabiamente, diante de Deus da Igreja e de seus semelhantes. Professor você foi escolhido para essa missão, desperte nos seus alunos amor a Deus.
Texto adaptado do livro Manual da Escola Dominical, CPAD
IV – Sugestão
Você vai precisar de cartolina branca, tesoura e caneta hidrográfica vermelha.
Procedimento:
1º Desenhe vários corações na cartolina branca unidos. Formando um cinto.
2º Depois escreva o versículo do dia “Ó Senhor Deus, como eu te amo!” Salmos 18.1
3º No final da aula coloque os cintos nas crianças e peça para elas repetirem o versículo do dia.
LIÇÃO 03 - JUNIORES
TEMA: VOCÊ NÃO PARECE REI
Leitura Bíblica: 1 Samuel 16.1-13
Para ensinar as crianças que Deus, olha o coração e não a aparência como nós, sugerimos o seguinte quebra-gelo:
Você vai precisar de duas caixas de presentes de tamanhos e embalagens diferentes. Dentro da caixa mais simples coloque vários bombons, na outra coloque uma folha de papel com o versículo do dia.
Coloque as duas caixas a disposição das crianças, peça para escolherem a mais bonita e a menos bonita. Pergunte qual caixa eles gostariam de ganhar. Claro que todos vão preferir a mais bonita. Peça um aluno que abra a caixa e veja a surpresa, isso mesmo tem apenas um pedacinho de papel. Solicite que o aluno leia para toda a classe o versículo. Convide outro aluno para abrir a segunda caixa. Pergunte se ele ficou surpreso, e peça que mostre para a classe o que tem dentro da caixa. Peça que ele distribua os bombons com os colegas. Pergunte a classe porque escolheram a caixa mais bonita, espere as respostas. Depois explique que da mesma maneira que Samuel olhou aparência dos irmãos de Davi, assim fazemos muitas vezes, olhamos a pessoa por fora, mas Deus olha por dentro, Ele sabe quem realmente a pessoa é.
LIÇÃO 03 - PRÉ-ADOLESCENTES
TEMA: JESUS MORREU POR MIM
Leitura Bíblica: Isaías 53.3-4; Romanos 3.23;5.7-8
A salvação preparada para o mundo perdido nasceu no coração amoroso de Deus. Por isso a multidão salva, vestidas de vestes brancas, cantará nos céus: “Salvação ao nosso Deus, que está assentado no trono”, (Ap 7.10)
Deus é a origem da nossa salvação. No dia da queda do homem, Deus prometeu enviar um Salvador. Ele disse a respeito da semente da mulher: “Esta te ferirá a cabeça, e tu ferirás o calcanhar” (Gn 3.15). Na plenitude dos tempos, Deus enviou seu filho, nascido de mulher (Gl 4.4). A promessa se cumpriu com o nascimento de Jesus Cristo. Jesus nos garantiu a salvação com sua morte na cruz: “Havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz” (Cl 1.20). “E, pela cruz, reconciliar ambos com Deus” (Ef 2.16). Pois que “pelo sangue de Cristo chegastes perto” (Ef 2.13). A “rude cruz se erigiu” e a sua mensagem se tornou eterna.
(Extraído do livro Introdução a Teologia Sistemática e Eurico Bergstén, CPAD.)
Boa idéia
Professor você vai precisar de 2 folhas de papel 40kg, canetas hidrográficas e tesoura.
Procedimento: Previamente, desenhe a silhueta de uma cruz em cada uma das folhas e escreva os versículos: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna”,(Jo 3.16) e “nisto se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu filho unigênito ao mundo para que por Ele vivamos”, (1 Jo 4.9). Em seguida, recorte a silhueta com os versículos formando um “quebra-cabeça”.
Divida a classe em dois grupos e dê o “quebra-cabeça” aos alunos. Peça que eles montem o mesmo. A equipe que terminar primeiro deve ler em voz alta o versículo e explicar o que ele significa.
Aproveite para falar da necessidade que todos temos de aceitar a Cristo como Salvador. Faça o apelo para aqueles que ainda não aceitaram a Jesus. Lembre aos alunos que Jesus é o único mediador entre Deus e os homens.