Jovens e Adultos: Uma Jornada de Fé – A Formação do povo de Israel e sua herança espiritual
Lição 02: Um Libertador para Israel
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
- Falem: A lição de hoje tem como título “Um Libertador para Israel”.
- Trabalhem o conteúdo da lição de foram participativa.
Sugiro a leitura do texto "O Poder dos Nossos Limites", quando vocês trabalharem o item II da lição(postado abaixo).
Sugiro a leitura do texto "O Poder dos Nossos Limites", quando vocês trabalharem o item II da lição(postado abaixo).
- Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “Fui Chamado”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Fui Chamado
Objetivo: Refletir sobre o chamado individual para trabalhar no Reino de Deus.
Material:
Não é necessário
Procedimento:
- Organizem os alunos em semicírculo.
- Falem: Estudamos sobre o chamado de Moisés e sua missão como libertador do povo de Israel. Nós também temos um chamado para trabalhar no reino de Deus.
- Falem: Vou fazer uma chamada, isto é, vou falar o nome de cada aluno. Ao escutar seu nome, você poderá ter 03 atitudes:
Sair do seu lugar para o outro lado do semicírculo e falar sobre sua atitude de ação, quando recebeu o chamado do Senhor.
Permanecer no seu lugar e falar que está sem realizar nenhuma atividade porque não sabe qual sua missão, mas que permanece de pé pronto para agir.
Permanecer no seu lugar e sentar-se, porque não teve coragem, estímulo e motivação para realizar a missão dada, quem sabe apresentando desculpas como Moisés.
- Em seguida, falem: Aqui vimos situações diferentes para o chamado individual.
- Solicitem para que os alunos formem um círculo e de mãos dadas, façam uma oração pelos alunos, rogando para que haja constância no trabalho e despertamento e prontidão para os demais.
- Para concluir, peçam para que todos falem: Eis-me aqui Senhor!
Por Sulamita Macedo.
Texto de Reflexão:
O Poder dos Nossos Limites
Moisés, na ocasião do seu chamado por Deus, apresentou várias desculpas. “Ó Senhor! Nunca tive facilidade para falar, nem no passado nem agora que falaste a teu servo. Não consigo falar bem!”(Ex 4.10).
Estas palavras sugerem que Moisés tinha algum problema de fala – quem sabe ele era gago. Mas o Senhor lhe disse: “Quem deu a boca ao homem? Quem o fez surdo ou mudo? Quem lhe concede vista ou o torna cego? Não sou eu, o Senhor?”(v 11).
Nossas deficiências, incapacidades não são acidentais; fazem parte do plano de Deus. Ele usa cada uma de nossas insuficiências para a Sua glória. A maneira de Deus lidar com o que nós chamamos de “limitações”, não é as removendo, mas nos ajudando a superá-las e usá-las para o bem.
No Novo Testamento, o apóstolo Paulo se referiu a um “espinho na carne” não especificado, pedindo diversas vezes ao Senhor que o removesse(II Co 12.7-8). Mas Deus disse: “Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”(II Co 12.9).
Paulo até aprendeu a “gloriar-se” nos seus problemas. “Eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim”(II Co 12.9). “Pois, quando sou fraco é que sou forte”(II Co 12.10). DHR
Fonte: Nosso Pão Diário(25.04.2005)
Pré-adolescentes – Currículo do Ano 2: Conhecendo melhor a si mesmo e os outros
Lição 02: Adolescer sem se aborrecer
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: A lição de hoje tem como título “Adolescer sem se aborrecer”.
- Utilizem a dinâmica “Adolescer” para introduzir o estudo do tema.
- Em seguida, trabalhem os pontos levantados na lição. Procurem buscar a participação dos alunos durante a aula.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Adolescer
Objetivo:
Refletir sobre a adolescência e a importância de atitudes sábias.
Material:
01 relógio grande ou uma ampulheta ou um cronômetro
03 cartolinas de cores diferentes
01 pincel atômico
Procedimento:
- Apresentem um relógio ou uma ampulheta ou um cronômetro e coloquem para que funcionem, com o objetivo de mostrar a rapidez do tempo. Observem a hora e falem para os alunos, para que confirmem.
- Apresentem 03 cartolinas de cores diferentes, contendo os seguintes títulos e nessa ordem: tempo passado, tempo presente e tempo futuro.
- Falem:
Hoje, o tempo presente, vocês estão na adolescência. Nesse momento, escrevam a palavra adolescência, a idade dos alunos e o nome de cada um.
Aqui no tempo passado, vocês eram crianças(escrevam a palavra criança).
Agora peçam para que eles falem como foi a infância deles, o que faziam e as consequências positivas e negativas destes atos infantis.
Em seguida, falem: No tempo presente aquilo que vocês estão fazendo, suas escolhas e atitudes trazem consequências para o tempo futuro, que já é amanhã. Na lição de hoje, o tema a ser estudado é sobre a importância das escolhas na adolescência para não se aborrecer no futuro.
Na cartolina do tempo futuro, coloquem uma interrogação(?).
- Após trabalhar o conteúdo da lição, perguntem:
E quanto ao futuro, o que podemos escrever?
Aguardem as respostas dos alunos. Espera-se que os alunos apontem atitudes sábias e na presença de Deus.
- Para concluir, falem: Quando começamos eram tantas horas, o tempo presente daquele momento agora já é passado, pois já são tantas horas. Lembrem-lhes que o tempo passa com brevidade. O tempo presente é pequeno, de curta duração, então desfrute este momento de sua vida com equilíbrio, com alegria e com Deus.
Por Sulamita Macedo.
Adolescentes - Currículo do Ano 2: Conselhos para o dia a dia
Lição 02: Obedeça aos pais
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - A lição de hoje tem como tema a obediência aos pais – um dos conselhos de Salomão para os jovens.
- Reflitam com os alunos sobre a importância das normas e regras nos mais variados aspectos e lugares: em casa, na Igreja, na escola, no trânsito etc.
- Depois, trabalhem o conteúdo proposto na lição, buscando sempre a participação dos alunos. Para exemplificar o tema, contem a história contida no texto “Uma Nova Chance”, postado abaixo.
- Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “Coma o Chocolate”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Coma o Chocolate!
Objetivo: Refletir de forma prazerosa os resultados da obediência.
Material:
01 caixa com tampa
01 chocolate
Fita adesiva para fixar o chocolate dentro da caixa
A Expressão digitada “Coma o chocolate”. Este papel deverá ser colocado dentro da caixa, encobrindo o chocolate.
Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo.
Observação: O nome da dinâmica não deve ser mencionada para os alunos, pois perderá toda a surpresa e expectativa.
- Apresentem a caixa e falem: Dentro desta caixa tem uma ordem a ser cumprida por apenas uma pessoa, sem reclamações e sem ajuda dos colegas.
- Continuem falando: Esta caixa vai passar de mão em mão, ao sinal de um comando ou quando a música começar. Ao sinal do comando (bater palma, palavra pare) ou música parar, quem estiver com a caixa na mão, deverá obedecer a orientação ou ordem contida dentro da caixa.
- Então, comecem o procedimento conforme já descrito acima. Perguntem para o aluno que ficou com a caixa: E aí, vai abrir? Ou quer que continue?
- Façam este procedimento pelo menos 3 vezes. Na última vez, vocês falam: agora não tem jeito, quem ficar com a caixa, vai ter que abri-la e obedecer a ordem ali contida.
- O aluno abrirá a caixa e encontrará a seguinte ordem: “Coma o Chocolate”.
Observação: O aluno deverá comer o chocolate, salvo havendo restrições médicas, como por exemplo, diabéticos...
- Falem: O resultado da obediência em abrir a caixa foi ganhar e saborear um delicioso chocolate. Quando obedecemos a Deus, recebemos muitas bênçãos.
Ideia original desconhecida.
Dinâmica adaptada por Sulamita Macedo.
Texto de Reflexão: Uma Nova Chance
Havia um homem muito rico, possuía muitos bens, uma grande fazenda, muito gado e vários empregados a seu serviço.
Tinha ele um único filho, um único herdeiro, que, ao contrário do pai, não gostava de trabalho nem de compromissos. O que ele mais gostava era de festas, estar com seus amigos e de ser bajulado por eles. Seu pai o advertia que seus amigos só estavam ao seu lado, enquanto ele tivesse o que lhe oferecer, depois o abandonariam. Os insistentes conselhos do pai retiniam os ouvidos e logo se ausentava sem dar o mínimo de atenção.
Um dia o velho pai, já avançado na idade, disse aos seus empregados para construírem um pequeno celeiro e dentro dele uma forca, e junto a ela uma placa com os dizeres: "Para você nunca mais desprezar as palavras de seu pai".
Mais tarde chamou o filho, o levou até o celeiro e disse: "Meu filho quando eu partir, você tomará conta de tudo o que é meu e sei qual será o seu futuro. Você vai deixar a fazenda nas mãos dos empregados e irá gastar todo dinheiro com seus amigos, irá vender os animais e os bens para se sustentar e quando não tiver mais dinheiro, seus amigos irão se afastar de você. E quando você não tiver mais nada, vai se arrepender amargamente de não ter me dado ouvidos. É por isso que eu construí essa forca, sim, ela é para você, e eu quero que me prometa que se acontecer o que eu disse, você se enforcará nela."
O jovem riu, achou absurdo, mas, para não contrariar o pai, prometeu e pensou que jamais isso pudesse ocorrer. O tempo passou, o pai morreu e seu filho tomou conta de tudo, mas assim como se havia previsto, o jovem gastou tudo, vendeu os bens, perdeu os amigos e a própria dignidade. Desesperado e aflito, começou a refletir sobre sua vida e viu que havia sido um tolo, lembrou-se do seu pai e começou a chorar e dizer: "Ah, meu pai, se eu tivesse ouvido os teus conselhos, mas agora é tarde, é tarde, é tarde demais".
Pesaroso, o jovem levantou os olhos e avistou o pequeno celeiro, era a única coisa que lhe restava. A passos lentos se dirigiu até lá e, entrando, viu a forca e a placa empoeirada e disse:"Eu nunca segui os conselhos do meu pai, não pude alegrá-lo quando estava vivo, mas pelo menos, desta vez vou fazer a vontade dele, vou cumprir minha promessa, não me resta mais nada".
Então subiu nos degraus e colocou a corda no pescoço, e disse:
- "Ah se eu tivesse uma nova chance..." Então pulou, sentiu a corda por um instante apertar sua garganta, mas o braço da forca era oco e quebrou-se facilmente, o rapaz caiu no chão, e sobre ele caíram jóias, esmeraldas, pérolas, diamantes; a forca estava cheia de pedras preciosas, e um bilhete que dizia: "Essa é sua nova chance, eu te amo muito". Seu pai.
Autoria Desconhecida.
Juvenis - Currículo do Ano 2: A História da Igreja
Lição 02: A Expansão da Igreja
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: Domingo passado estudamos como aconteceu a fundação da Igreja em Jerusalém. Hoje, estudaremos sobre o que ocasionou a expansão da Igreja.
- Coloquem no quadro estas palavras: PERSEGUIÇÃO e EVANGELIZAÇÃO. Falem sobre estes dois pontos que motivaram a expansão da Igreja.
- Depois, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa.
Utilizem um mapa, que contenha as cidades de Jerusalém, Samaria, Damasco, Cesárea, Antioquia, fenícia e Chipre. Falem que nestas cidades houve a propagação do evangelho pelos cristãos perseguidos.
Vejam o Texto Pedagógico “A utilização de mapas nas aulas da EBD”, postado abaixo, e saibam como melhor utilizá-los.
- Para concluir o tema, utilizem a dinâmica “O Resgate”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Resgate
Objetivo: Exemplificar o ato de evangelizar.
Material:
Lanternas, velas ou isqueiros para uma parte da turma (grupo 01).
TNT preto em tiras para vendar os olhos de alguns alunos (grupo 02).
Procedimento:
- Após trabalhar o conteúdo da lição, dividam a turma em dois grupos.
O grupo 01 representará aquelas pessoas que já ingressaram no Reino de Deus, isto é, ouviram e aceitaram Sua palavra. Para este grupo, entreguem uma lanterna, vela ou isqueiros.
O grupo 02 representará aquelas pessoas que estão no reino das trevas. Para cada aluno entreguem uma faixa de TNT de cor preta.
- Façam as explicações expostas no item acima para os alunos.
- Apontando para o grupo 01, leiam Cl 1.12 a 14. Então, peçam para que acendam as lanternas, velas ou isqueiros.
- Agora, apontando para o grupo 02, leiam II Co 4.4. Solicitem para que coloquem a venda(TNT preto) sobre os olhos.
- Em seguida, perguntem para o grupo 01: O que podemos fazer para resgatar aqueles que estão no reino das trevas?
Certamente as respostas serão dirigidas para o evangelismo, a propagação da mensagem de salvação.
- Então, solicitem para que o grupo 01, com suas lanternas acesas, chegue até o grupo 02 e falem da mensagem do Evangelho.
Observação muito importante: Combinem previamente com o grupo 02, para que alguns aceitem e outros não aceitem a mensagem de salvação. O grupo 01 não deverá saber desse combinado.
- Aqueles que aceitarem deverá retirar a venda dos olhos e entrar no Reino de Deus, isto é, no grupo 01.
- Concluam, falando que devemos ser evangelizadores e que não estamos sozinhos, pois temos a ajuda do Espírito Santo. Leiam, ainda, Rm 10.14.
Por Sulamita Macedo.
Texto Pedagógico
A utilização de mapas nas aulas da EBD
Os mapas são representações do espaço geográfico, geralmente planos, e também de aspectos históricos e servem de ferramenta de ensino para contextualizar o tema em estudo, promovendo facilitação no processo de ensino e aprendizagem.
A utilização de mapas nas aulas da EBD é importante quando há necessidade de apresentar cidades, localidades específicas ou fatos ocorridos nestes locais, tornando a apresentação documentada, atraindo a atenção dos alunos e aumentando a retenção do tema em estudo.
Como utilizá-los? Vejam algumas sugestões:
1 - Apresentar um mapa e apontar para o local que você deseja mostrar para os alunos, utilizando uma caneta ou um apontador específico. A caneta servirá apenas para apontar e não para riscar, lembrem-se de que os mapas precisam ser bem utilizados para que possam ser usados muitas vezes.
Exemplo:
Apontar para o rio Jordão e falar: foi neste rio que Jesus foi batizado.
Apontar para o deserto da Judéia e falar: após o batismo, ele foi para o deserto da Judéia, onde foi tentando por 40 dias.
Apontar para a Galiléia e falar: Ele voltou para a Galiléia e iniciou seu ministério.
2 - Colocar um mapa sobre uma mesa ou no piso da sala.
Organizem os alunos ao redor do mapa.
Falem o nome de uma cidade e peçam para que os alunos apontem no mapa.
Exemplo: Procurar a cidade de Filipos, falar das características da cidade e informar que hoje neste local se situa a Turquia.
3 - Montar um mapa no piso da sala, antes dos alunos chegarem para a aula. Como assim? Isto mesmo, para isto vocês precisarão de durex colorido, o mapa pequeno que servirá de referência e nomes de cidades digitados.
Vejam como fazer, observando este exemplo:
Colocar no piso o nome do Mar Morto e fazer um desenho dele semelhante ao do mapa com durex azul.
Colocar no piso o nome do Lago de Tiberíades e fazer um desenho dele semelhante ao do mapa com durex azul.
Fazer a ligação entre o Mar Morto e o Lago com durex azul e colocar o nome rio Jordão.
Colocar o nome da cidade de Nazaré perto do Lago de Tiberíades(Mar da Galiléia) e o nome da Cidade de Belém próximo ao Mar Morto(orientem-se pelo mapa).
Com o durex colorido vermelho, unir as cidades de Belém a Nazaré( local do nascimento de Jesus e a cidade onde foi criado), demonstrando deslocamento.
Aproveitar este mapa e trabalhar outros pontos da vida de Jesus, como seu batismo no Rio Jordão, lugares por onde Jesus passava e ensinava, como também o lugar da crucificação e ressurreição.
4 - Colocar no piso da sala figuras grandes de pé direito e esquerdo, formando um caminho.
Exemplo: Trabalhar acerca dos fatos sobre Jesus, utilizando o caminho formado pelos pés, com nomes das principais cidades ou milagres, observando um mapa.
5 – Apresentar mapa utilizando Power Point, para isto é interessante local adequado e os equipamentos necessários e saber como utilizá-los.
Alguns cuidados que devem ser observados com os mapas:
Os mapas devem ser bem guardados, de preferência numa pasta; os que são grandes, normalmente são dobrados e para que não se desgastem nas dobras, é recomendável passar um durex transparente largo na parte posterior do mapa. Há mapas que são organizados em álbuns espiralados e para uma boa conservação é necessário colocá-los numa pasta grande.
Que tal escolher uma destas formas de uso de mapa na próxima oportunidade, nas aulas da Escola Bíblica Dominical?
Por Sulamita Macedo.