JESUS SALVA, CURA, LIBERTA, BATIZA NO ESPÍRITO SANTO E BREVE VOLTARÁ!

Informativo Cristão : SUBSÍDIOS PEDAGÓGICO LIÇÃO 03 1º TRIMESTRE 2014

SUBSÍDIOS PEDAGÓGICO LIÇÃO 03 1º TRIMESTRE 2014

Jovens e Adultos: Uma Jornada de Fé – A Formação do povo de Israel e sua herança espiritual
Lição 03: As Pragas Divinas e as Propostas Ardilosas de Faraó

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição 03.
7 - Falem: A lição de hoje tem como título “As Pragas Divinas e as Propostas Ardilosas de Faraó”.
Trabalhem o conteúdo da lição de foram participativa e de forma contextualizada, vejam esta sugestão:
 - Peçam para os alunos citarem as 10 pragas. Anote-as no quadro ou cartolina. Complementem o nome de alguma praga, se necessário.
As 10 pragas: Águas tornam-se em sangue, Rãs, Piolhos, Moscas, Peste nos animais, Úlceras, Saraivas , Gafanhotos, Trevas, Morte dos primogênitos
- Analisem a situação vivenciada pelo povo através das pragas.
- Em seguida, falem: Com certeza, nós não presenciamos nenhuma situação semelhante a que povo passou. Podemos imaginar a dimensão desses momentos difíceis, a grosso modo, partindo daquilo que vivenciamos, quando há:
Falta de energia(praga das trevas)
Medo de bichos, presença de insetos(praga das rãs, gafanhotos, moscas, piolhos)
Perda de entes queridos(praga da morte dos primogênitos)
Doenças(praga de úlceras)
Água poluída(praga da água em sangue)
Geadas, ventos fortes(praga de saraiva)
Doenças em animais(Peste nos animais)
- Falem: Quando estas situações acontecem ficamos incomodados, imaginem o que sentiram e sofreram as pessoas, tudo por causa de um homem de coração endurecido.
- Analisem biblicamente qual a razão das 10 pragas.
- Agora, analisem com os alunos as propostas de Faraó e as atitudes de Moisés diante disto e como Deus agiu.
- Em seguida, leiam o Texto de Reflexão “Feridas e Ouvidos Abertos”.
- Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “O Que Você Tem em Suas Mãos?”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: O Que Você tem em Suas Mãos?
Objetivo: Refletir sobre as armas que usamos quando estamos em batalha e como agimos diante das lutas.
Material:
Metade de uma folha de papel ofício para cada aluno
Procedimento:
- O que você tem suas mãos como instrumento de batalha e como tem se portado na luta? Ou o que você possui?
Moisés tinha uma vara, o rei Jeoás tinha em suas mãos um arco e flecha, Davi tinha uma funda, Jacó tinha um cajado, Sansão tinha a queixada de um jumento.
Estes instrumentos representam objetos de trabalho ou de luta ou de convencimento que estes personagens bíblicos possuíam.
- Entreguem para os alunos a metade de uma folha de papel ofício e peçam para que façam o contorno de uma das suas mãos.
- Peçam para que eles escrevam dentro da mão quais as atitudes e as formas de luta ou de defesa diante das dificuldades que eles estão usando, podendo ainda acrescentar nomes de pessoas que ajudam em oração e conselhos.
- Solicitem para que os alunos socializem o que escreveram, de forma objetiva.


Texto de Reflexão: Feridas e Ouvidos Abertos
            Quando estamos passando por uma profunda tristeza ou por circunstâncias difíceis, talvez nos sintamos ofendidos se alguém nos disser que algo bom pode emergir de nossa adversidade. Uma pessoa com boas intenções, que procura nos encorajar a confiar nas promessas de Deus, pode ser vista por nós como insensível ou até pouco realista.
            Isto aconteceu com os filhos de Israel quando Deus estava agindo para libertá-los do Egito. À medida que Faraó endurecia o seu coração não deixando o povo de Israel sair e não obedecendo às ordens de Deus, ele aumentou a carga de trabalho forçado dos escravos hebreus(Ex 5.10-11).  Eles ficaram tão desanimados que conseguiram aceitar as palavras de Moisés que lhes assegurava que Deus ouviu o seu o clamor e prometeu levá-los para uma terra que seria deles(6.9).

            Há épocas nas quais nossas feridas e temores podem fechar nossos ouvidos às palavras de esperança de Deus. Mas o Senhor não deixa de nos falar quando temos dificuldades em ouvir. Ele continua a agir a nosso favor assim como fez com o povo de Israel o libertando do Egito.
            Ao experimentarmos a compaixão de Deus e seu cuidado amoroso, podemos voltar a ouvir a voz de Deus novamente ainda que a dor não tenha passado por completa. DCM

Fonte: Nosso Pão Diário( 22.04.2005).
Pré-adolescentes – Currículo do Ano 2: Conhecendo melhor a si mesmo e os outros
Lição 03: Eles e Elas

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: A lição de hoje tem como tema as diferenças entre os meninos e as meninas.
- Utilizem a dinâmica “As Diferenças” para introduzir o estudo do tema.
- Em seguida, trabalhem os pontos levantados na lição. Procurem buscar a participação dos alunos durante a aula.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: As Diferenças
Objetivo: Refletir sobre as mudanças ocorridas nas meninas e nos meninos adolescentes.
Material:
02 folhas de papel madeira
02 pincéis atômicos
Procedimento:
- Organizar os alunos em círculo.
- Pedir para que os alunos olhem uns para os outros e verifiquem quais as semelhanças entre eles e elas.
Espera-se que os alunos falem que uma parte é composta por meninos e a outra por meninas.
Ainda insistam, tenho certeza que entre os meninos e as meninas há semelhanças, quais são elas?
Todos possuem olhos, boca, orelhas, pernas, braços etc.
Entretanto, mesmo com estas semelhanças, elas são diferentes: um tem olho preto, outro azul; pernas mais curtas, outras mais cumpridas; etc.
- Agora, dividam a turma em dois grupos: 01 de meninas e outro de meninos.











Peçam para que cada grupo escreva sobre as mudanças que estão ocorrendo no corpo deles e também no comportamento, nesta fase da adolescência.
Entreguem 01 folha de papel madeira e 01 pincel atômico para cada grupo.
Orientem para que façam o contorno de um dos alunos no papel e depois escrevam dentro deste desenho o que refletiram sobre o que foi solicitado.
Passem em cada grupo para observar e orientar a discussão da tarefa  que está sendo realizada.
- Agora, organizem novamente os alunos em círculo e peçam para que falem sobre o que refletiram apresentando o cartaz.
- Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Adolescentes - Currículo do Ano 2: Conselhos para o dia a dia
Lição 03: Evite as más companhias

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - A lição de hoje tem como título “Evite as más companhias”.
- Vejamos qual a advertência de Salomão sobre as amizades:
Provérbios 1:10: “Meu filho, se os maus tentarem seduzi-lo, não ceda!
Provérbios 4:14-15: “Não siga pela vereda dos ímpios nem ande no caminho dos maus. Evite-o, não passe por ele; afaste-se e não se detenha”.
Provérbios 13:20: “Aquele que anda com os sábios será cada vez mais sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal”.

- Depois, utilizem  a dinâmica “Cuidado”.
- Depois, trabalhem o conteúdo proposto na lição, buscando sempre a participação dos alunos.
Tenham uma excelente e produtiva aula!


Dinâmica: Cuidado!
Objetivo: Refletir sobre a conduta do cristão diante das más influências das amizades.

Material:
 01 copo, água, óleo de cozinha, uma colher (kit 01)
01 prato, 02 xícaras de feijão(kit 02)
01 copo com água, 01 colher, iodo ou outro material para tingir(kit 03)
Procedimento:
- Dividam a turma em 03 grupos.
- Distribuam para o grupo 01, o material do kit 01, para o grupo 02, o kit 02 e para o grupo 03, o kit 03.
- Orientem para fazer o procedimento abaixo e responder ao questionamento:
Para o grupo 01, fazer a mistura e refletir sobre o que estão vendo. O que isto tem a ver com as atitudes do cristão diante das más influências das amizades.
Para o grupo 02, fazer o processo da catação do feijão. Como podemos permanecer limpos diante das más influências das amizades?
Para o grupo 03, também fazer uma mistura. Estamos nós cristãos sendo a água ou o material que tinge, modificando o ambiente que vivemos?
- Agora, trabalhem o conteúdo da lição.


Juvenis - Currículo do Ano 2: A História da Igreja
Lição 03: A Igreja Perseguida

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: A lição de hoje tem como título “A Igreja Perseguida”.
- Introduzam o estudo do tema, utilizando a dinâmica “Perseguição – Ontem e Hoje”.
- Depois, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa.
Apresentem informações sobre os imperadores romanos com relação a perseguição que ocorria contra os cristãos.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Perseguição - Ontem e Hoje
Objetivo: Refletir sobre os tipos de perseguição que a igreja tem sofrido.
Material:
Objetos para representar obstáculos
Papéis com nomes dos tipos de perseguição
01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
- Organizem um caminho com bastantes obstáculos. Nos obstáculos, coloquem os nomes dos tipos de perseguição que a igreja sofria.
- Falem que os cristãos sofriam perseguições dos mais variados tipos. Estes obstáculos no caminho representam os tipos de perseguição que a igreja vem sofrendo ao longo de anos, inclusive as perseguições atuais.
- Peçam para que um aluno ande pelo caminho com obstáculos e retire um dos nomes, atravessem todo o caminho e no final leiam para a turma qual o tipo de perseguição.
 Relatem para turma sobre este tipo de perseguição. Os alunos também podem falar sobre situações que conhecem ou vivenciam.
Depois, outros alunos fazem o mesmo procedimento até concluir.
- Agora, trabalhem os pontos levantados na lição.


Dinâmica: O Que Você tem em Suas Mãos?

Objetivo: Refletir sobre as armas que usamos quando estamos em batalha e como agimos diante das lutas.
Material:
Metade de uma folha de papel ofício para cada aluno
Procedimento:
- O que você tem suas mãos como instrumento de batalha e como tem se portado na luta? Ou o que você possui?
Moisés tinha uma vara, o rei Jeoás tinha em suas mãos um arco e flecha, Davi tinha uma funda, Jacó tinha um cajado, Sansão tinha a queixada de um jumento.
Estes instrumentos representam objetos de trabalho ou de luta ou de convencimento que estes personagens bíblicos possuíam.
- Entreguem para os alunos a metade de uma folha de papel ofício e peçam para que façam o contorno de uma das suas mãos.
- Peçam para que eles escrevam dentro da mão quais as atitudes e as formas de luta ou de defesa diante das dificuldades que eles estão usando, podendo ainda acrescentar nomes de pessoas que ajudam em oração e conselhos.
- Solicitem para que os alunos socializem o que escreveram, de forma objetiva.

Por Sulamita Macedo.
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