LIÇÃO 04 – MATERNAL
TEMA: É MELHOR OBEDECER
Texto Bíblico: Jonas 1.1-17;2.1-10
I - De professor para professor
• Prezado professor, neste domingo as crianças terão a
oportunidade de aprender que devem obedecer ao Papai do céu.
• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte
qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.
• A palavra-chave da aula é “Obedecer”. Então, durante
o decorrer da aula repita a frase: “Devemos obedecer a Palavra de Deus.”
II - Para refletir
Jonas não queria que o povo de Nínive se voltasse para Deus. Se eles o
fizessem, ele sabia que Deus o perdoaria. Jonas não queria que fossem
perdoados; ele queria que sofressem.
No final, Jonas acabou pregando, como Deus havia mandado. Os moradores
de Nínive realmente se arrependeram, e Deus os perdoou. Eles foram salvos do
julgamento, e Jonas reclamou: “Foi isso mesmo que eu pensei que o Senhor ia
fazer”.
Jonas sentia que os ninivitas mereciam ser destruídos. Por que ele
deveria ajudá-los? Por que deveríamos ajudar pessoas de quem não gostamos?
A resposta é simples: Deus não deseja punir pessoas pecadoras. Ele
prefere mudá-las. Era isto que Ele queria para o povo de Nínive. É isto o que
Ele quer para todo mundo.
Disponha-se a ajudar pessoas de quem você não gosta. Jesus ordenou;
“Amem os seus inimigos e orem pelos que perseguem vocês, para que vocês se
tornem filhos do Pai de vocês, que está no céu. Porque Ele faz com que o sol
brilhe sobre os bons e sobre os maus e dá chuvas tanto para os que fazem bem
como para os que fazem o mal” (Mt 5.44,45).
Texto extraído da Bíblia do Adolescente Aplicação Pessoal, CPAD
III - Regras Práticas para os
Professores
Nessa faixa etária a criança passa a ter uma personalidade particular e constante, com uma
perspectiva própria, situando os outros em relação a si mesma. A criança tem necessidade de ser aplaudida e
reconhecida pelo que faz, como se estivesse numa fase narcisística. Contudo,
paralelamente, as pessoas são importantes para ela e gosta de criar amizades,
pois a sua acrescida capacidade de linguagem permite-Lhe apreciar a conversa e
reagir bem as sugestões verbais.
Texto adaptado do livro Amor e Disciplina para Criar
Filhos Felizes, CPAD
IV –
Sugestão
O “Grande-peixe”
Você vai precisar de garrafas pet, boneco de plástico,
olhinhos de cartolina, apara de lápis de cor, cola de contato, tesoura e
barbante.
Passo a passo:
1º Recorte a garra pet ao meio (vamos utilizar a parte
do gargalo, aquela que parece um funil).
2º Cole os olhinhos na parte mais larga do “funil” e
em volta da garrafa as aparas de lápis formando “escamas”.
3º Amarre o barbante na cintura do boneco.
4º Faça um furo na tampa da garrafa e passe o barbante
por ele e dê um nó na ponta. Depois feche a garrafa.
Ao puxar o barbante o boneco e engolido pelo “peixe”.
Obs. Você poderá confeccionar apenas um e utilizar
para contar a história.
LIÇÃO 04- JARDIM DE INFÂNCIA
TEMA: O BEBÊ É LEVADO AO
TEMPLO
Texto Bíblico: Lucas 2.21-38
I - De professor para professor
Prezado professor, neste
domingo o objetivo da lição é que a criança saiba como o bebê Jesus eles também
foram apresentados a Deus.
· A palavra-chave deste domingo é “Apresentação”. No decorrer da aula
diga: “Jesus foi apresentado no Templo”.
II Saiba Mais
Quando
chega aos seis anos, a criança já adquiriu a consciência de seu eu. Ela é o
centro do seu próprio universo, dá grande importância ao seu nome, e gosta de
escrever seu nome em todas as coisas que faz. Interessa-se por sua infância,
por histórias acerca dela própria, por tudo o que lhe diz respeito. Até porque
se imagina como tendo vivido sempre no passado, e devendo viver para sempre no
futuro.
Texto extraído do livro: Amor e Disciplina para Criar Filhos Felizes, CPAD
III- Conversando com o Professor
Servir a Deus, às vezes, é como ficar parado
em um sinal de trânsito que parece estar enguiçado no vermelho. Embora você
saiba aonde quer ir e quando deseja chegar lá, enquanto o sinal permanece
vermelho, você tem de ficar parado e esperar... esperar... e esperar um pouco
mais.
Algumas vezes, a coisa
mais difícil que Deus irá pedir-lhe é que você fique parado naquele sinal
vermelho e espere nEle. Visto que o cronograma de Deus nem sempre será igual ao
seu, você pode ter de alterar certas expectativas em sua vida e esperar que
Deus revele o seu propósito. Quem sabe permanecer um pouco mais naquele emprego
que não parece tão ideal, ou romper relacionamentos até que Deus traga a pessoa
certa para a sua vida. Esperar irá exigir que você confie no plano de Deus e
creia que Ele está trabalhando de modo ativo em sua vida. Descanse em sua graça
e olhe para o futuro com esperança, sabendo que Ele o abençoará pela sua
obediência a Ele.
Texto extraído da:
Revista dos Primários 5/6, CPAD
Simeão e Ana esperaram e
confiaram na promessa de Deus de que eles veriam o Salvador. Eles foram fiéis a
Deus e puderam na velhice ver se cumprir a promessa, eles tiveram a alegria de
ter nos braços o Salvador da humanidade.
IV-
Sugestão
Você vai precisar de tubos
de papelão, cartolina branca, papel crepom branco, cola branca, tesoura,
canetas hidrográficas e lástex.
Na cartolina branca
desenhe um par de asas. Entregue os tubos de papelão para as crianças, e peça
para elas encaparem com o crepom branco e desenharem os olhinhos da pomba (no
inicio do tubo).
Cole as asas da pombinha
no tubo. Depois com o auxílio da agulha, perfure o tubo de papelão e as asinhas
para passar o lástex.
Ao fazer o movimento do
ioiô com o lástex, as crianças terão a sensação de que a pombinha está batendo
asas.
Lição O4 - PRIMÁRIO
TEMA: Eu, a mãe do Salvador?
Texto Bíblico: Lucas
1.26-38; Mateus 1.18-24
Maria
era uma jovem, e estava noiva de José.
Um dia, o anjo Gabriel lhe apareceu, e disse-lhe que Deus tinha uma
missão especial para ela. O Espírito Santo logo faria com que ela ficasse
grávida, e ela daria à luz o Filho de Deus, Jesus. Claro, isto era uma notícia
incrível e um tanto assustadora; as pessoas achariam que ela pecara, ficando
grávida antes de casar. Gabriel assegurou-lhe que Deus estaria com ela. Maria
confessou que estava disposta a servir a Deus, e então respondeu com uma linda
canção de louvor e gratidão a Deus.
O
que podemos aprender com a jovem Maria:
Maria
deixou para nós dois grandes exemplos a serem seguidos pelos servos de Deus:
1º
Estarmos disponíveis para Deus.
A
Bíblia não relata o que Maria estava fazendo com o anjo Gabriel a visitou, mas
ela estava disposta a fazer o que o Senhor a determinasse.
2º
Confiarmos em Deus.
Assim que recebeu a
notícia a jovem se espantou, mas confiou nas palavras do anjo e na Palavra de
Deus.
(Texto adaptado da Bíblia
do Adolescente, Aplicação Pessoal, CPAD).
Boa
ideia
Confeccionado um anjo de tubo de papelão.
Você vai precisar de cartolina branca, tubos de
papelão, cola branca,tesoura, algodão e canetas hidrográficas.
1º Passo: Desenhe e recorte asas na cartolina.
2º Passo: Solicite às crianças que encapem o tubo de
papelão com papel ofício.
3º Passo: Solicite que as crianças colem algodão nas
asas e fixe-as no tubo.
4º Passo: Peça às crianças que desenhem um rostinho
alegre no anjo.
Lição 04 - JUNIORES
TEMA: Jesus ensina sobre a
amizade
Texto Bíblico: Mateus
4.12-25
Professor
explique aos alunos que a comunhão com outros crentes pode fazer a diferença
entre atravessar uma situação difícil e deixar que o mundo o vença. Partilhar
as suas alegrias, tristezas, esperanças e frustrações com alguém, podem
fortalecê-lo como indivíduo e ajudá-lo a definir as providências a tomar. A
comunhão ajuda-o a transmitir o amor de Cristo a outros. À medida que você
aprende a confiar em outras pessoas, estas aprenderão a confiar em você.
Lembre
aos pequeninos de que Paulo precisou de um amigo como Barnabé ou Silas para
dividir o peso do seu ministério e para viajar com ele.
Davi
foi salvo das mãos de Saul, por ser amigo de Jônatas.
Oriente
os pequenos a construir amizades cristãs e a pedirem a Deus que traga amigos
para a vida deles.
(Texto
adaptado do livro Graça Diária, CPAD)
Boa
ideia!
Cartão
da amizade
Material
necessário: cartolinas de cores variadas, canetas hidrográficas, tesouras,
cola, papel picado, purpurina, fitas coloridas, lápis de cor, régua, etc.
Disponha
o material sobre a mesa e oriente as crianças a fazerem cartões para seus
amigos, deixe a criatividade por conta deles, quando for necessário ou
solicitado ajude-os.
Lição 04 – PRÉ-ADOLESCENTES
TEMA: Sob
Controle
Texto
Bíblico:Mateus 14.26-32
Professor,
os adolescentes possuem emoções intensas e oscilantes sendo difícil o
autocontrole. São várias mudanças ocorrendo em seus sentimentos, não
compreendem e nem sabem o que fazer com elas. Leia para eles a história que
ocorreu na cidade de Chicago:
Na noite de 8 de outubro de 1871, a Senhora O’
Leary acendeu um pequeno lampião, tomou-o e foi ao celeiro ordenhar a vaca. A
vaca escoiceou o lampião, e, num instante, as chamas do pavio aceso se
espalharam pelo celeiro propelidas pelos fortes ventos. O fogo se alastrou
progressivamente por mais de 24 horas, devastando o distrito empresarial
central da grande cidade de Chicago e destruindo 17.450 edifícios numa área de
5,6 quilômetros quadrados. Pelo menos 300 pessoas morreram, 90.000 ficaram
desabrigadas e propriedades no valor aproximado de 600 milhões de reais foram
arrasadas. Tudo porque uma vaca deu um coice num lampião contendo uma pequenina
chama.
Explique
que o fogo é muito necessário e tem variado uso em casas e fábricas quando
mantido sob controle. Mas quando fora de controle torna-se um inimigo terrível
que destrói tudo o que encontrar. O devido e seguro controle é essencial no uso
do fogo como tremenda fonte de energia que é. Essa história pode ser adaptada
ao homem que foi criado cheio de energia mental, física, emocional e
espiritual, a qual deve ser corretamente usada e controlada para ser benéfica.
Não
admira, então, que esta energia tenha de ser posta sob o controle do Espírito
Santo. Temperança é o fruto do Espírito e trata-se da nossa autodisciplina;
nosso autocontrole, que na realidade não é bem nosso, mas resultante da
operação do Espírito Santo em nós. A
pessoa que permite que o Espírito Santo a conforme segundo a imagem de Jesus
desenvolverá a temperança em todas as áreas da vida (2 Co 3.18; Rm 8.29).
Comente
com os alunos que devemos ter o nosso temperamento controlado pelo Espírito
Santo, que é necessário pensar antes de falar e agir. Ore com eles pedindo a
Deus que os ajude a ter temperança.
Bibliografia:
GILBERTO,
Antonio. O Fruto do Espírito: A Plenitude de Cristo na Vida do Crente. Rio de
Janeiro: CPAD, 2004.
JOHNSON
Lin. Como Ensinar Adolescentes: Descubra a alegria de trabalhar com eles. Rio
de Janeiro:CPAD,2003
Lição 04 – ADOLESCENTES
TEMA: PRATIQUE A BONDADE
Texto Bíblico: Provérbios 3.27-29;
11.17,23-26
Benignidade e bondade são
palavras que trazem em si um significado parecido, mas em linhas gerais, podem
ser distinguidas da seguinte forma: Benignidade é o sentimento que os destaca,
ao passo que a bondade é a atitude que nos destaca.
Bondade é a pratica de um
coração benigno. Não há possibilidade de uma pessoa ter um coração benigno sem
praticar essa benignidade. Estar em Cristo exige que sejamos pessoas boas e
tenhamos intenções boas e pratiquemos boas obras. Não praticamos boas obras
para sermos salvos, e sim por já sermos salvos. Por nossas boas ações, somos
identificados como filhos de Deus, e o Pai é glorificado.
É evidente que nossas boas
obras – bem como nossa devoção – devem ser feitas de forma a não chamar a
atenção, para que não sejam feitas como para agradar aos homens, mas a Deus (Mt
6.1-18). A discrição na realização das boas obras agrada a Deus (Mt 6.18),
motivo pelo qual podemos esperar dEle a retribuição.
Texto extraído da “Revista
Ensinador Cristão, CPAD. nº 21,p.39”, editada pela CPAD.
Lição 04 – JUVENIS
TEMA: DEFENSORES DA FÉ
Texto Bíblico: 2 Timóteo 4.1-5
Quem são os Apologetas?
No início da Igreja
cristã, houve um tipo de pressão que atingiu frontalmente a Igreja Antiga: a
perseguição intelectual.
Quando a Igreja Primitiva
(neotestamentária) perdeu seus primeiros líderes, tornou-se alvo de violentos,
e sucessivos, ataques intelectuais. A perseguição agora, não era mais realizada
por generais ou soldados do império romano, conforme vimos na aula passada. Porém,
a nova perseguição apresentava ataques na esfera intelectual. Eles eram oriundos
da nobreza, dos filósofos, dos políticos e outros contemporâneos da cultura greco-romana.
Para responder a esses
ataques Deus levanta homens com habilidades filosóficas para defender o Evangelho.
Eles são classificados por historiares eclesiásticos de “Apologistas”.[1]
O historiador James L.
Garlow, aborda como surgiu os “Apologistas” e o objetivo destes ao refutar as
formulações caluniosas contra o Evangelho:
[...]
Deus levantou defensores da fé, um grupo de escritores prolíficos que ficaram
conhecidos como “Apologistas”. [...] Embora todos os cristãos devessem ter
capacidade para defender a sua fé ou responder aqueles que a questionassem ou
desafiassem, usamos o termo “apologistas” para designar um grupo de escritores
cristãos (originalmente gregos) que escreveram importantes defesas da fé nos
primeiros séculos da Igreja. Algumas vezes, eles escreveram para os
imperadores. Em geral, seu objetivo era influenciar a opinião pública em relação
a Jesus e abrir a mente das pessoas, para que estas considerassem a
possibilidade de se tornarem cristãs. [2]
Os principais apologistas da
Igreja Antiga são Justino Mártir, Aristides, Tertuliano e Origenes. Estes
foram, dentre muitos, os homens levantados por Deus para formularem uma
Apologética (defesa da fé) coerente, relevante e com objetivo bem estabelecido:
tornar a fé cristã compreensível para uma sociedade inundada de contradições
religiosas.
Boa aula!
LIÇÃO 04 – JOVENS E ADULTOS
TEMA: A CELEBRAÇÃO DA PÁSCOA
INTRODUÇÃO
I. A PÁSCOA
II. OS ELEMENTOS DA PÁSCOA
III. CRISTO, NOSSA PÁSCOA
CONCLUSÃO
A PÁSCOA CRISTÃ
No
AT, é feita uma referência à celebração da primeira Páscoa por Moisés, com a
aspersão de sangue para que os primogênitos israelitas não fossem tocados (Hb
11.28). Existem muitas outras referências a festas da Páscoa durante a vida do
Senhor Jesus. Ainda criança, todos os anos Ele era levado por seus pais a
Jerusalém para a Festa da Páscoa (Lc 2.41). No quarto evangelho, três Páscoas
são definitivamente mencionadas durante o ministério do Senhor Jesus (Jo
2.13,23; 6.4; 11.55; 12.1; 13.1; 18.28,39; 19.14) e acredita-se que a festa
mencionada em João 5.1 seria a quarta Páscoa.
Na
época de Cristo, o cordeiro pascal (geralmente um cordeiro ou cabrito de um
ano, mas veja Êxodo 12.5) era ritualmente sacrificado na área do Templo. Essa
refeição, no entanto, podia ser comida em qualquer casa da cidade. Um grupo
comunitário, como o de Jesus e seus discípulos, podia celebrar a Páscoa em
conjunto, como se formasse uma unidade familiar. Cerca de 120.000 a 180.000
judeus compareciam a Jerusalém para essa e outras festas anuais, sendo que a
grande maioria deles era formada por peregrinos vindos de países da Diáspora
(J. Jeremias, Jerusalem in the Time of
Jesus, Filadélfia. Fortress, 1969, pp.58-84). Depois da destruição do
Templo no ano 70 d.C., as provisões para o sacrifício de um animal, sob a forma
de um ritual, cessaram totalmente e a Páscoa dos judeus passou a ser uma
simples cerimônia familiar, uma refeição sem derramamento de sangue.
Atualmente, apenas os samaritanos (q.v.), em sua cerimônia anual da Páscoa no
monte Gerizim, sacrificam cordeiros ou cabritos visando cumprir a ordem de
Êxodo 12.
Uma
última passagem do NT desenvolve claramente o significado tipológico da Páscoa
e da Festa dos Pães Asmos para o cristão. Paulo conclama os coríntios a
eliminar o fermento da malícia e da iniquidade, e observar diariamente a festa
“porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós” (1 Co 5.7). Dessa forma,
Paulo declara diretamente que Cristo é o “nosso Cordeiro pascal”, conforme o
pronunciamento de João Batista de que Jesus é “o Cordeiro de Deus, que tira o
pecado do mundo” (Jo 1.29). Devido a estas passagens, e a ensinos semelhantes, a
Igreja primitiva veio a entender que a Ceia do Senhor (q.v.) substitui
completamente a celebração da Páscoa.
Texto extraído do “Dicionário
Bíblico Wycliffe”, editado pela CPAD.