JESUS SALVA, CURA, LIBERTA, BATIZA NO ESPÍRITO SANTO E BREVE VOLTARÁ!

Informativo Cristão : SUBSÍDIOS PEDAGÓGICO LIÇÕES 04 1º TRIMESTRE 2014

SUBSÍDIOS PEDAGÓGICO LIÇÕES 04 1º TRIMESTRE 2014

Jovens e Adultos: Uma Jornada de Fé – A Formação do povo de Israel e sua herança espiritual
Lição 04: A Celebração da Primeira Páscoa

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição 04
7 - Falem: A lição de hoje tem como título “A Celebração da Primeira Páscoa”.


Trabalhem o conteúdo da lição de foram participativa e de forma contextualizada, vejam esta sugestão:
- Perguntem: Por que Deus instituiu a Páscoa?
Aguardem as respostas. Observem cada uma delas e depois acrescentem outras informações, tais como:
Contexto da instituição da Páscoa: o cordeiro e a última praga.
O significado da palavra “Páscoa”
Momento de sua realização
- Em seguida, trabalhem o significado da Páscoa para os Judeus, para os Egípcios e para os Cristãos. Para tanto, dividam a turma em 03 grupos.
Grupo 01: ler no comentário da lição sobre Páscoa para os Judeus
Grupo 02: ler no comentário da lição sobre Páscoa para os Egípcios
Grupo 03: ler no comentário da lição sobre Páscoa para os Cristãos
Estipulem um tempo de 10 minutos para esta atividade e depois cada grupo deve apresentar para a turma de forma objetiva o que leram sobre o tema.
Após a apresentação do primeiro grupo(Judeus), falem que até hoje a Páscoa é comemorada entre os Judeus. Em seguida, leiam o texto“L’Chayim. À Vida”.
Quanto ao último grupo(Cristãos), reflitam sobre a comemoração da Páscoa nos dias atuais
- Depois, trabalhem sobre os elementos da Páscoa. Para tanto, coloquem no quadro figuras de Pão, Cordeiro e Ervas amargas.Expliquem o significado de cada um destes elementos:



- Em seguida, façam uma analogia entre a Páscoa instituída e Cristo, nossa Páscoa.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “O Cordeiro de Deus”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!


Dinâmica: O Cordeiro de Deus
Objetivo: Demonstrar os efeitos do pecado e a liberdade que Jesus, nossa Páscoa, nos dá através do perdão.
Material: 01 objeto pesado ou uma fruta grande (melancia ou jaca).
Procedimento:
- Falem sobre o pecado e suas consequências, do fardo que o homem carrega quando peca.
- Escolham um aluno e solicitem que fique em pé na frente da turma.
- Entreguem o objeto ou a fruta para este aluno e continuem falando sobre o pecado e suas consequências.
- Depois de um certo tempo, perguntem para o aluno: Está incomodado? Está pesado?
Certamente o aluno responderá que está incomodado com o peso que está segurando.
- Falem que há uma solução para isto. Então leiam João 1.29: “Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”, enfatizando a palavra TIRA e nesse momento retirem o objeto ou a fruta das mãos do aluno e coloquem sobre uma mesa ou cadeira.
- Perguntem para o aluno: Como está se sentindo agora?
Falem que só Jesus pode nos perdoar, livrando-nos do fardo do pecado.
- Leiam ainda Mateus 11.28 a 30.
- Concluam, afirmando que Jesus nos concede o perdão, mas o pecador deve reconhecer que pecou, confessar suas culpas através da oração e abandonar o pecado.
Ideia original desconhecida.
Esta versão por Sulamita Macedo.


Texto de Reflexão: L’Chayim! À Vida!


            Meus amigos Deb e Bryce foram convidados por alguns amigos judeus para participarem do jantar do Seder. Esta é uma celebração das famílias judaicas para comemorar a 1ª. Páscoa no Egito(Ex. 12.24 – 27). Toda a família é envolvida, inclusive as criancinhas.
            Deb e Bryce esperaram uma noite triste, mas descobriram que o jantar era uma celebração alegre. No da refeição, foi dividido um pedaço de pão. Uma metade foi dada aos hóspedes; a outra foi escondida pelo membro mais novo da família. Todos os adultos tiveram que procurá-lo, para a alegria da criança.
            Quando não conseguiam descobrir o pão, a criança recebia um pagamento pelo resgate, em meio a muitos risos. Então, a noite prosseguia com muitas histórias e canções e repetia-se sempre a frase: L’Chayim! À Vida!”.
            Por que não ter uma celebração alegre? A Páscoa festeja a libertação de Israel da escravidão e do “destruidor”.
            A refeição da Páscoa que Jesus e seus discípulos compartilharam na noite antes de sua morte, também foi uma celebração, mas com tons mais sérios. Ela sinalizou o início dos eventos que conduziram ao seu sacrifício e nossa redenção do pecado e de Satanás.
            Da escravidão espiritual à liberdade espiritual. Da morte para a vida. Ao celebrarmos nossa libertação, também podemos dizer com alegria uns aos outros: L’Chayim! À Vida!”. (DCE)

Fonte: Nosso Pão Diário.
Pré-adolescentes – Currículo do Ano 2: Conhecendo melhor a si mesmo e os outros
Lição 04: Sob Controle

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: A lição de hoje tem como tema o controle diante da impulsividade.
- Depois, utilizem a dinâmica “O Controle”.
- Em seguida, trabalhem os pontos levantados na lição. Procurem buscar a participação dos alunos durante a aula.
- Leiam o texto “O Garoto, o Martelo e os Pregos”.
 Tenham uma excelente e produtiva aula!


Dinâmica: O Controle
Objetivo: Refletir sobre o controle diante da impulsividade.
Material:
01 controle de TV ou de outro objeto
Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo.
- Apresentem o controle de TV e falem: Este objeto com certeza é bem conhecido por vocês.
- Perguntem, ainda com o controle na mão: Para que ele serve?
Aguardem as respostas, que certamente vão girar em torno de ligar e desligar o aparelho, procurar e mudar de canal, aumentar e diminuir o volume etc.
- Depois, falem: O controle nos auxilia a encontrar o que desejamos, basta tão somente pressionar uma de suas teclas, sendo portanto de fácil manuseio.
- Na lição de hoje, vamos estudar sobre um tipo de controle que não é representado por um objeto, mas ele está dentro de cada um de vocês e muitas vezes temos dificuldade em controlar.
- Mostrem uma caixa e falem que dentro dela há algo que precisamos revelar. A caixa contem com várias situações que devemos ter controle, tais como: o tempo, a fala, desejos, ideias, ações, hábitos etc.
Falem que a caixa vai passar de mão em mão; cada aluno vai retirar uma palavra, mostrar para a turma e falar de uma situação que aconteceu com ele ou com alguém. Vocês podem auxiliar os alunos caso eles não se lembrem no momento de algum caso.
- Depois, enfatizem que há necessidade de controle, disciplina, e que isto deve ser um exercício constante.
- Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Por Sulamita Macedo.


Texto de Reflexão: O Garoto, o Martelo e os Pregos
    Havia um garotinho que tinha um mau gênio. Seu pai lhe deu um saco cheio de pregos e lhe disse que cada vez que perdesse a paciência, deveria bater um prego na cerca dos fundos da casa.
                No primeiro dia, o garoto havia pregado 37 pregos na cerca. Porém, a cada dia, o número ia decrescendo. O menino descobriu que era mais fácil controlar seu gênio do que pregar pregos na cerca. Finalmente, chegou o dia em que o garoto não mais perdeu o controle sobre o seu gênio.
                Ele contou isso ao seu pai, que lhe sugeriu que tirasse um prego da cerca por dia, para dominar o seu gênio. Os dias foram passando, até que, finalmente, o garoto pôde contar a seu pai que não havia mais pregos a serem retirados. O pai pegou o garoto pela mão e o levou até a cerca, dizendo:
                - Você fez bem, garoto, mas dê uma olhada na cerca. Ela nunca mais será a mesma. Quando você diz coisas irado, elas deixam uma cicatriz como esta. Você pode esfaquear um homem e retirar a faca em seguida, e não importa quantas vezes você diga que sente muito, a ferida continuará ali.
                Uma ferida verbal e tão mal quando uma física. Tenha isso em mente antes de que se irar contra alguém.  

Autor desconhecido.
Adolescentes - Currículo do Ano 2: Conselhos para o dia a dia
Lição 04: Pratique a Bondade

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - A lição de hoje tem como título “Pratique a Bondade”.
- Peçam para que os alunos falem sobre os atos de bondade que eles realizam.
Anote-os no quadro.
- Perguntem: Por que vocês consideram que estes atos representantes atos de bondade?
Aguardem as respostas.
- Depois, reflitam sobre o   que seja atos de bondade.
- Em seguida, utilizem a dinâmica “Bondade em ação”.
- Depois, trabalhem o conteúdo proposto na lição, buscando sempre a participação dos alunos.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Bondade em Ação
Objetivo: Refletir sobre a bondade nas atitudes individuais ou coletivas.
Material:
Texto bíblico: Lc 10. 30 a 35
06 pessoas: o narrador, o homem espancado, o sacerdote, o levita, o samaritano e o hospedeiro.
Procedimento:
- Organizem 06 alunos para realizar uma encenação rápida da parábola do Bom Samaritano. Normalmente este tipo de apresentação é chamada de “esquete”, por ser considerado um teatro ligeiro, que ocorre no máximo em 10 minutos e sem muito aparato.
Quer saber mais sobre o uso da dramatização nas aulas da EBD, leiam o texto pedagógico, postado abaixo.
- O texto da parábola encontra-se em Lc 10. 30 a 35. Enquanto o narrador estiver lendo, os demais “atores” deverão realizar as ações descritas no texto.
- Após a encenação, reflitam sobre as atitudes dos personagens diante do homem espancado, quanto a bondade e solidariedade.
- Em seguida, reflitam como tem sido nossa atitude diante daquelas pessoas que necessitam de socorro. Leiam Tg 2. 15 a 17.
- Perguntem: Como vocês podem demonstrar atitudes de bondade?
Aguardem as respostas.
- Para finalizar, organizem, com seus alunos, ações para atendimento a pessoas necessitadas, quer seja de alimento, de visita, de remédio, de roupas etc.

Por Sulamita Macedo.
Juvenis - Currículo do Ano 2: A História da Igreja
Lição 04: Defensores da Fé

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: A lição de hoje tem como título “Defensores da Fé”.
- Introduzam o estudo do tema, utilizando a dinâmica “Defenda sua Fé”.
- Depois, falem sobre o que significa "Apologética Cristã" e "Apologista".
- Em seguida,  trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Defenda sua Fé
Objetivo: Refletir sobre a defender da fé.
Material:
Bexigas de aniversário
02 palitos de dentes
Caneta
Procedimento:
- Entreguem para cada aluno 01 bexiga, deixando apenas 02 alunos sem bola.
- Peçam para que encham a bola e deem um nó para o ar não escapar.
- Em seguida, solicitem para que escrevam na bola a palavra “fé”.
- Falem: Vocês vão agora defender a fé, aqui representada pela bola.
- Apresentem para os alunos 02 colegas que vão procurar acabar com a fé deles, isto é, estourar a bola.
- Entreguem para estes 02 alunos 01 palito de dentes(01 para cada) e peçam que eles mostrem para os demais colegas.
Orientem para que o palito seja utilizado apenas nas bolas, para que não haja uso indevido, causando incidentes.
- Agora, falem: Defendam sua fé.
Então agora os alunos devem de alguma forma proteger a bola(a fé) mesmo diante dos ataques dos inimigos.
- Perguntem:
Como se sentiram defendendo a bola?
Como os dois se sentiram atacando os colegas?
- Em seguida, falem que nesta lição estudaremos sobre os apologistas, aqueles que defendiam a fé cristã diante dos perseguidores.

Por Sulamita Macedo.
Texto de Reflexão: L’Chayim! À Vida!

          
       Meus amigos Deb e Bryce foram convidados por alguns amigos judeus para participarem do jantar do Seder. Esta é uma celebração das famílias judaicas para comemorar a 1ª. Páscoa no Egito(Ex. 12.24 – 27). Toda a família é envolvida, inclusive as criancinhas.
          Deb e Bryce esperaram uma noite triste, mas descobriram que o jantar era uma celebração alegre. No da refeição, foi dividido um pedaço de pão. Uma metade foi dada aos hóspedes; a outra foi escondida pelo membro mais novo da família. Todos os adultos tiveram que procurá-lo, para a alegria da criança.
         Quando não conseguiam descobrir o pão, a criança recebia um pagamento pelo resgate, em meio a muitos risos. Então, a noite prosseguia com muitas histórias e canções e repetia-se sempre a frase: L’Chayim! À Vida!”.
            Por que não ter uma celebração alegre? A Páscoa festeja a libertação de Israel da escravidão e do “destruidor”.
            A refeição da Páscoa que Jesus e seus discípulos compartilharam na noite antes de sua morte, também foi uma celebração, mas com tons mais sérios. Ela sinalizou o início dos eventos que conduziram ao seu sacrifício e nossa redenção do pecado e de Satanás.
           Da escravidão espiritual à liberdade espiritual. Da morte para a vida. Ao celebrarmos nossa libertação, também podemos dizer com alegria uns aos outros: L’Chayim! À Vida!”. (DCE)

Fonte: Nosso Pão Diário.
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