Lição 02 - MATERNAL
TEMA: Eu amo a mamãe
I - De professor para professor
·
Prezado professor, neste domingo as crianças aprenderão que devem amar a
mamãe.
· Faça uma recapitulação a lição anterior.
Pergunte o que elas aprenderam.
·
A palavra-chave que
trabalharemos neste domingo é “Mamãe”. No decorrer da aula, repita a frase:
“Devo amar a mamãe”.
II – Para refletir
Durante
a vida de Joquebede, as condições para os israelitas eram duras e sem
esperança. Eles eram oprimidos, sem misericórdia e tinham se tornado escravos. Joquebede
já tinha dois filhos pequenos quando foi passado um edito ordenando que todos
os bebês de sexo masculino fossem assassinados logo que nascessem. As pessoas
resistiram, e os bebês continuaram a sobreviver. O terceiro filho de Joquebede
foi um menino e ela decidiu mantê-lo vivo. Por três meses, tudo ocorreu bem.
Mas quando tornou-se impossível esconder o bebê. Ela decidiu colocar a vida do
bebê nas mãos de Deus.
Moisés
foi posto para flutuar nas águas gentis do rio Nilo. E Deus realizou o primeiro
de uma série de milagre que seriam desdobrados durante os anos. Quando
confrontados com uma situação impossível, haverá realmente uma opção melhor do
que cofiarmos em Deus?
(Texto adaptado
do livro 365 Lições de Vida Extraídas de
Personagens da Bíblia, CPAD).
III – Regras prática para professores
Para o professor é coisa
indispensável conhecer não somente a matéria, mas também seu campo de
aplicação, que é o aluno. O semeador deve conhecer o terreno onde vai semear; e
também não lançar a semente a esmo. O aluno é a matéria prima da Escola
Dominical. O professor, se quiser ter êxito no ensino, deve estudar não só a
lição, mas também o aluno.
Os alunos são diferentes.
Essa diferença é dupla. São diferentes dependendo do grupo de idade, e também
dentro do próprio grupo de idade. É a Psicologia Evolutiva. As características
gerais do aluno variam conforme seu desenvolvimento físico, mental, social e
espiritual (Texto extraído do livro, Manual
da Escola Dominical, CPAD).
IV – Sugestão
Você
vai precisar de um boneco, tecido e um cestinho de palha.
Entregue
os materiais para as crianças e peça que recontem a história da mamãe de
Moisés. Comente que as mamães se parecem muito com Joquebede, a mamãe de Moisés,
elas sempre estão cuidando de nós e nos protegendo.
Lição 02 - JARDIM DE INFÂNCIA
TEMA: Jesus Ama Você
I - De professor para
professor
· Prezado professor, neste
domingo o objetivo da lição é que a criança aprenda que Jesus é a maior prova
de que Deus nos ama.
· A palavra-chave deste domingo é “Amor”. No
decorrer da aula diga: “Jesus Ama Você!”
· Ensine aos pequenos a reconhecerem que Jesus
ama a todos.
II Saiba Mais
Os primeiros anos de vida das crianças, são uma
excelente oportunidade para estabelecer os alicerces espirituais. Nesses anos
iniciais, as crianças adquirem uma quantidade
espantosa de informações e habilidades, e nesse período, em que as portas estão
abertas, pode-se estabelecer bem o fundamento do que aprenderão e vivenciarão
espiritualmente.
O principal fundamento que você quer estabelecer
nesses primeiros anos de treinamento espiritual dos pequenos é o amor. As crianças, acima de tudo, precisam
entender que são amadas, aceitas e queridas, pelos seus professores e
principalmente por um Deus real, cuidadoso e poderoso. Esses anos iniciais
representam a melhor época para estruturar na criança o conhecimento de Deus,
ou seja, o conhecimento do Deus real, cuidadoso e poderoso. Texto adaptado do
livro Ensine Sobre Deus Às Crianças, CPAD.
·
III - Conversando com o
professor
Fé que confia
“Devemos ter uma atitude na qual estejamos além do
ponto de confiar em nós mesmos. Amado, há tantas falhas na confiança em si
mesmo. Não é errado ter coisas boas que nos dê satisfação, mas nunca devemos
ter qualquer coisa no plano humano na qual confiemos.
“Há somente um lugar seguro no qual podemos confiar.
Em Deus está a nossa confiança. No nome dEle podemos prosseguir. Nele podemos
confiar. Ele nos conduz em vitória. Quando nossa confiança não está em nós
mesmo, mas somente em Deus, Ele cumpre a promessa de estar a toda hora conosco,
endireitar nossa vereda e abrir nosso caminho.
Então entendemos como é que Davi pode dizer: ‘Pela tua brandura, me
vieste a engrandecer’ (2 Sm 22.36).
Ele
é amante das almas! Não temo confiança na carne. Nossa confiança está e
apoia-se somente no Único que pode vir à meia-noite tão facilmente quanto ao
meio-dia, e tornar a noite e o dia iguais para aqueles que descansam
completamente na vontade de Deus e sabem que ‘todas as coisas contribuem
juntamente para o bem daqueles que amam a Deus’ e confiam nEle. O Senhor me
ajudou a não ter confiança em mim mesmo, mas a confiar inteiramente nEle,
bendito seja o seu nome!”(Texto Extraído do livro Smith Wigglesworth, CPAD).
IV
– Sugestão
Você
vai precisar de cartolina vermelha e cola com glitter branco.
Procedimento:
Recorte vários corações e escreva a seguinte frase: JESUS TE AMA.
Solicite
às crianças que entregue os corações as pessoas que elas conhecem e que ainda
não é amigo de Jesus. Explique que Jesus ama a todos e quer todos na sua Casa.
Lição 02 - PRIMÁRIOS
TEMA: Fazer a Vontade de Deus Não é
Fácil
Texto Bíblico: Juízes 6
Gideão sabia a sua missão, mas disse: “Senhor, eu
quero que tu me dê um sinal”. Ele estendeu uma porção de lã ao ar livre. Na
primeira noite disse: Se a lã ficar molhada e o capim, seco, então aceitarei
que é uma confirmação da chamada de Deus. E foi exatamente o que Deus fez. Gideão
poderia ter ficado satisfeito, mas ele disse:” Senhor, sinto muito, mas quero
que tu me perdoes antecipadamente, pois
eu vou pedir mais um sinal. Vou colocar
a lã fora mais uma vez, hoje, à noite; se acontecer justamente o contrário,
então terei fé suficiente.”
Muitos dizem que ele não era um homem de grande fé,
porque ele deveria ter obedecido da primeira vez que Deus lhe ordenara o que
fazer. Mas ele pediu um sinal extra; e quando o Senhor já tinha dado uma
confirmação, exigiu outra: “Senhor, eu quero mais uma confirmação, exigiu
outra: “Senhor, eu quero mais uma confirmação.” - Teria sido um sinal de
incredulidade?
O que você acha? Por outro lado,
acho que é preciso ter muita fé para crer que Deus vai dar uma confirmação. Por
isso digo que pedir uma confirmação é um sinal de fé. Naturalmente, não teremos
nunca excesso de fé. Sempre pedimos uma ou duas confirmações em cada decisão
que vamos tomar. Com Gideão não foi diferente (Texto adaptado do livro,
Edificando o Mundo em Ruínas, CPAD).
Boa ideia
Você vai precisar de dois novelos
de lã, água e uma tigela.
Umedeça
a lã e coloque-a no chão, peça para as crianças recontarem essa parte da
história.
Depois
coloque um pouco de água no chão e o novelo seco no meio, solicite mais uma vez
as crianças para recontarem a história de Gideão.
Lição 02 - JUNIORES
TEMA: Elias, o Profeta da Seca
Texto Bíblico: 1 Reis 17.1-15
A
Palavra descritiva dessa idade é energia.
Saúde
e energia em excesso. Espírito de competição e investigação. Não há fadiga. O
instinto de coleção aumenta mais (selos, moedas, figuras, e etc.). Costumam
gabar-se dos pais dizendo que são os homens mais fortes do mundo... Deus deve
ser apresentado como o Deus forte e amoroso. Eles tem sede pelo saber. O que
for agora memorizado, ficará retido e acompanhará o aluno pelo resto da vida. A
criança lê muito nessa idade. Está é a época ideal para fixar hábitos e
costumes corretos como: leitura Bíblica, localização de passagens, frequência
aos cultos, estudos da lição da Escola Dominical, contribuição financeira,
graças pelo alimento, oração em geral, etc (Texto adaptado do livro, Manual da Escola Dominical, CPAD).
Boa Ideia!
Você vai precisar de gravuras
de lugares secos, lápis preto, cola e papel ofício.
Cole
uma gravura em cada folha de sulfite e peça as crianças para escreverem por que
Elias ficou conhecido como o profeta da seca.
Lição 02 - PRÉ-ADOLESCENTES
TEMA: A verdade sobre a verdade
Texto Bíblico: 1 Samuel
21.10-15
A
mentira tem se tornado um hábito na vida de muitas pessoas. Uns mentem com
intuito de enganar ou tirar vantagens do seu próximo; alguns a cometem por não
ter coragem de assumir os seus atos; e outros por acharem que falar sempre a
verdade “machuca” as pessoas. Entretanto, saiba que qualquer tipo de mentira
desagrada a Deus (Pv 12.22).
A
mentira é um instrumento diabólico que o homem usa para sua própria condenação
(Pv 12.19-21). Ananias e Safira morreram porque mentiram ( At 5.2-11). O Diabo
é o pai da mentira (Jo 8.44). Portanto, procure praticar sempre a verdade (Ef
4.25; 2 Jo 1,2).
O
Salmista orou pedindo a Deus que o ajudasse a ter controle sobre aquilo que ele
falava: “O SENHOR, controla a minha boca e não me deixes falar o que não devo!”
(Sl 141.3). O controle da língua é necessário. Para isso, você precisa cultivar
o Fruto do Espírito (Gl 5.22). Quando buscamos o Espírito Santo e deixamos ser
dominados por Ele, adquirimos domínio próprio. O Espírito Santo nos capacita a
controlar aquilo que devemos ou não falar (Texto extraído da Revista Adolescente 5, CPAD).
Lição 02 - ADOLESCENTES
O Bom e o Mau Atleta
Texto Bíblico: 2 Timóteo 2.19-22
O corpo do crente é o Templo do Espírito
Santo, que nele habita, que é o dom de Deus para nós, porque recebemos o seu
Espírito.
Pelo fato de nossos corpos serem seu templo e
de Jesus ter pago o preço total de nossa redenção ao derramar seu sangue
precioso na cruz do calvário, pertencemos a Deus (1 Pe 1.18,19: “ Resgatados
[...] com precioso sangue de Cristo”; Ap 5.9).
Só
pode haver uma conclusão: Temos que honrar a Deus com nosso corpo.
Professor, converse com os alunos de que
todas as nossas ações devem dar louvores a Deus. Devemos ter cuidado para não
deixar que filmes, livros, revistas ou internet estimulem pensamentos ou ações
imorais. “Nem sequer o prazer legítimo deve se tornar nossa razão para viver”.
Devemos estar especialmente preocupados
em mostrar que pertencemos ao Senhor quando nos entregamos ao seu
Espírito Santo, não com manifestações carnais, mas manifestando os dons e o
fruto do Espírito (Texto adaptado do livro, I e II Coríntios: Os Problemas da
Igreja e Suas Soluções, CPAD).
LIÇÃO 02- PERIGOS DA MÍDIA ELETRÔNICA
TEXTO ÁUREO: Sl 101.2,3; Tito 1.9-16; 1 coríntios 2.9-16
A MÍDIA VISUAL E
SEUS PROGRAMAS PERNICIOSOS
Prezado
professor, na lição desta semana é importante trabalhar com o seu aluno a
análise crítica de algumas questões. Diga a ele que o mau uso do aparelho
visual pode articular uma descontrução da ética cristã. Alguns dados revelados pelo
Pastor Elinaldo Renovato ajuda-nos nessa análise:
1. O mau uso do vídeo
em geral. Vejamos
alguns problemas relacionados à televisão:
a)
A TV estimula a violência. Uma
pesquisa mostrou que uma criança no Brasil, ao completar 14 anos, já terá
assistido 11.000 crimes na TV. Em 200 horas de programação, são vistas 30
mortes cruéis; 1.018 lutas monstruosas e animalescas; 3.592 acidentes; 32
roubos; 616 cenas de uso criminoso de armas; 57 sequestros; 410 trapaças; 86
casos de chantagens e 321 aparições de monstros pavorosos e infernais.
b)
A TV estimula o pecado. É comum cenas
de insinuação sexual, no vídeo em geral, ensinando e estimulando a
prostituição, o adultério, a fornicação e o homossexualismo. A Bíblia afirma
que não devemos pôr coisa má diante de nós (Sl 101.2-4).
c)
A TV modifica a visão das coisas. Principalmente
nas novelas, aquilo que é certo, como o amor conjugal verdadeiro e a pureza,
são vistos como algo ultrapassado. Casais, famílias, lares felizes e abençoados
jamais aparecem no vídeo, nos romances e nas revistas. O materialismo é
apresentado como algo muito nobre e elevado, entretanto a Palavra de Deus
adverte: “Ai dos que ao mal chamam bem...” (Is 5.20,21). [1]
Boa
Aula!
LIÇÃO 02 - JOVENS E ADULTOS
TEMA: ADVERTÊNCIAS CONTRA O ADULTÉRIO
INTRODUÇÃO
I. CONSELHOS SOBRE A SEXUALIDADE HUMANA
II. AS CAUSAS DA INFIDELIDADE
III. AS CONSEQUÊNCIAS DA INFIDELIDADE
IV. CONSELHOS DE COMO SE PREVENIR CONTRA
A INFIDELIDADE
CONCLUSÃO
O SEGREDO DO
AMOR
Por
Debra White
Smith
Já
li e ouvi inúmeras pessoas que põem a culpa de todos os problemas do casamento
e da manutenção do lar na falta de submissão da esposa. Além disso, fico doente
quando vejo mulheres saindo de conferências completamente convencidas de que são
o problema principal de seus matrimônios. À primeira vista, uma visão
tendenciosa da submissão pode parecer bíblica. As palavras soam como verdades
sagradas. Afinal de contas, o Novo Testamento de fato diz que as esposas devem se submeter a seus maridos. No
entanto, uma análise mais profunda mostra que esta visão polarizada da
submissão acaba com a vitalidade do casamento, não deixando lugar para uma
sexualidade sadia ou mesmo um pouquinho de romance sincero.
Os
problemas neste terreno escorregadio surgem quando os versículos-chave sobre
submissão são tirados do seu contexto e analisados sem levar em conta todas as
passagens que se referem ao casamento e aos relacionamentos em geral. Este
método tem sido usado com frequência para justificar o rebaixamento, a
dominação e a depreciação das mulheres, ignorando completamente vários
versículos bíblicos importantíssimos...
E houve também entre
eles contenda sobre qual deles parecia ser o maior. E ele lhes disse: Os reis
dos gentios dominam sobre eles, e os que têm autoridade sobre eles são chamados
benfeitores. Mas não sereis vós assim; antes, o maior entre vós seja como o
menor; e quem governa, como quem serve. Pois qual é maior: quem está à mesa ou
quem serve? Porventura, não é quem está à mesa? Eu, porém, entre vós, sou como
aquele que serve (Lc 22.24-27).
Porque, pela graça
que me é dada, digo a cada um dentre vós que não saiba mais do que convém
saber, mas que saiba com temperança, conforme a medida da fé que Deus repartiu
a cada um. Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os
membros têm a mesma operação, assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em
Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros (Rm 12.3-5).
Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada
um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é
propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. De sorte que
haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em
forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas aniquilou-se a si
mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na
forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de
cruz (Fp 2.3-8).
Vós, maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja
e a si mesmo se entregou por ela [...]. Assim devem os maridos amar a sua
própria mulher como a seu próprio corpo. Quem ama a sua mulher ama-se a si
mesmo (Ef 5.25,28).
Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus (Ef 5.21).
Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam,
fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas (Mt 7.12).
O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se
ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os
seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a
injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera,
tudo suporta. O amor jamais acaba; mas, havendo profecias, desaparecerão;
havendo línguas, cessarão; havendo ciência, passará (1 Co 13.4-8).
À luz desses versículos, não
há fundamento para se considerar um sexo mais responsável do que o outro, no
que se refere à submissão. De acordo com H. Norman Wright, “um marido amoroso
deseja dar tudo o que for necessário para preencher a vida da sua mulher. O seu
amor está pronto a fazer qualquer sacrifício para o bem de sua amada. A
responsabilidade primeira do homem é para com a sua mulher. O amor que sente
por sua esposa o capacita a entregar-se por ela”. O dicionário Webster define submissão desta forma: “Oferecer por vontade própria”. Tiago escreveu:
“... assim também a fé sem obras é morta” (Tg 2.26b). O amor sem submissão
também está morto.
A submissão é uma via de mão
dupla. De acordo com o Dr. Stan Toler, “chegou o momento de termos uma visão
equilibrada sobre submissão. Nenhum casamento se manterá saudável sem altas
doses de submissão, tanto do marido quanto da mulher”.
Texto extraído da obra “Apaixonando-se Por Seu Marido: Desfrutando Juntos uma Vida Prazerosa”,
editada pela CPAD.