JESUS SALVA, CURA, LIBERTA, BATIZA NO ESPÍRITO SANTO E BREVE VOLTARÁ!

Informativo Cristão : SUBSÍDIOS PEDAGÓGICO LIÇÕES 10 4º TRIMESTRE 2013

SUBSÍDIOS PEDAGÓGICO LIÇÕES 10 4º TRIMESTRE 2013

Jovens e Adultos: Sabedoria de Deus para uma Vida Vitoriosa – A Atualidade de Provérbios e Eclesiastes
Lição 10: Cumprindo as Obrigações diante de Deus

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, iniciem o estudo da lição.
 - Falem: A lição de hoje tem como título Cumprindo as Obrigações diante de Deus”
Agora, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
- O item I vai tratar sobre as obrigações do cristão em dois aspectos. Neste item há uma referência a prioridade que deve ser dada ao reino de Deus.
Sugiro a utilização da dinâmica “Primeiro as Primeiras Coisas”, para trabalhar este tema das prioridades associada ao tema da Liturgia do item II. Então, fica a critério de vocês o momento de aplicar esta dinâmica, após o item I ou depois do item II.
- O item II da lição vai tratar sobre Liturgia e o comportamento do cristão como adorador neste momento do culto.
Inicialmente é interessante explicar o que é “liturgia”.
Depois, perguntem: Quais as partes da liturgia do culto?
Aguardem as respostas.
Reflitam sobre a liturgia do culto que vivenciamos hoje.
Em seguida questionem sobre a liturgia ideal x a liturgia real. Acrescentem informações sobre os modismos litúrgicos e, para tanto, realizem uma pesquisa sobre isto.
- No Item III e no Item IV, o estudo será sobre a Transcendência e a Imanência de Deus, respectivamente.
Escrevam estes nomes no quadro ou cartolina e procurem explicar o que significa estas palavras. Em seguida, trabalhem o conteúdo proposto.
- Para concluir a aula, utilizem o texto “Maravilhe-se e Adore”, que proporcionará a reflexão de atitudes de adoração, maravilhando-se diante dos atos poderosos de Deus.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Vejam no final da postagem uma sugestão de atividade para

o encerramento do trimestre! 

 Dinâmica: Primeiro as Primeiras Coisas
Objetivos:
Ilustrar a importância das prioridades na liturgia do culto.
Refletir sobre as prioridades nas nossas vidas.
Material:
- 02 vasos transparentes de tamanho pequeno ou médio.
- Aproximadamente ½ kg de arroz cru
- 04 bombons tipo serenata de amor (pode ser mais, depende do tamanho do vaso).
Procedimento:
Observação Importante! Façam esta dinâmica, primeiro, em casa para ter certeza da quantidade de arroz e bombons que serão utilizados para as duas situações descritas abaixo.
- Perguntem:
Quais as partes principais do culto? Para cada resposta certa, vocês colocam 01 bombom dentro de um dos vasos, até completar a quantidade de quatro. Os bombons deverão caber dentro do vaso e não deverão ultrapassar a borda do vaso.
- Falem: Este vaso representa a totalidade do culto, colocamos até o momento, as partes principais do culto.
- Apresentem o arroz e perguntem: Esta quantidade de arroz cabe dentro deste vaso?(aponte para o vaso que tem os bombons dentro).


Coloquem , com cuidado, o arroz até a borda. Agora falem: esta parte de arroz representa as outras partes do culto, além daquelas já apontadas como prioridades. Leiam: I Co 14.40.
- Agora, faça o processo inverso. Peguem o outro vaso, coloquem o arroz e depois os bombons, com as mesmas quantidades do procedimento anterior.
O que aconteceu?
Por que os bombons não cabem totalmente no vaso?
 Falem: O arroz colocado em primeiro lugar representa alguma parte do culto com tempo exagerado (geralmente os cânticos), ficando o que é prioritário com pouco espaço ou até mesmo sem espaço.
- Concluam falando sobre a importância do que é prioritário na liturgia do culto.
- Reflitam, ainda, com os alunos que isto também pode acontecer em nossas vidas. O que temos como prioridade? Leiam Mt 6.33: “Mas buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão acrescentadas”.
Ideia original desconhecida.
Dinâmica adaptada por Sulamita Macedo.


Texto de Reflexão: Maravilhe-se e Adore        
Nunca perca a capacidade de maravilhar-se diante de Deus, ou você perderá a motivação para adorá-Lo. Se você não acreditar que Deus é todo-poderoso, onipresente e acessível, viverá em um estado de ansiedade, acreditando que tudo depende de você.
Isto fará com que você se encolha e deixe de compartilhar a sua fé com medo de ser ridicularizado e de não encontrar as palavras certas. Você deixará de ser generoso porque a fonte da sua segurança estará em si mesmo.


Você evitará confrontar aqueles que precisam ser confrontadas, porque quando não tem certeza da aceitação de Deus, você se torna um escravo da opinião das pessoas.
            Vivemos em uma era que encoraja o cinismo e desencoraja a nossa capacidade de nos maravilharmos com qualquer coisa. Reduzimos nosso poder de nos impressionarmos e maravilharmos, mas bem lá no fundo ainda desejamos ardentemente sentir estas coisas. Quando você reduz o seu conceito de Deus, para encaixá-Lo no seu próprio racionalismo, você ora sem fé, trabalha sem paixão, serve sem alegria e sofre sem esperança. E o resultado é o medo, fuga e perda de visão.
            Mas há uma coisa que é garantida para restaurar o seu entendimento do quando Deus é grande – a adoração. Deus nos criou para que quando experimentamos algo que nos deixa maravilhados, tenhamos necessidade de louvá-lo, envolvê-lo com palavras...  Sem adoração, a nossa percepção Dele é muito incompleta; nós nos esquecemos de que ele é grande, negligenciamos nosso chamado e ficamos envolvidos com nós mesmos. Perdemos a capacidade nos maravilharmos e de sermos gratos nos fatigando enquanto passamos pela vida em alerta e acabamos confiando em nós mesmos, ficamos obstinados e orgulhosos.
Então, que todos os dias possamos fazer uma pausa e dizer como o salmista: “Exaltem o Senhor, o nosso Deus, prostrem-se diante do estrado dos seus pés...” Sl 99.5.
Fonte: A Palavra para Hoje(06.01.2011)

Sugestão para o Encerramento do 4º. Trimestre – 2013
Lição de Jovens e Adultos

Sugiro uma Gincana, mas caso não haja condições de realizá-la, vocês podem fazer adaptações e executar algumas atividades desta gincana

A gincana pode ser realizada:
 - Entre todas as classes da lição de jovens e adultos
- Com um segmento, por exemplo jovens, dividido em 02  grupos
- Com uma classe, dividindo a turma em 02 grupos
- Com uma comissão julgadora ou observadora que contabilizará os pontos e supervisionará a execução das tarefas.

Tarefas
1 – Apresentar figuras
Apresentar figuras que representem cada lição, explicando a relação entre elas e os temas das lições.
Esta tarefa deve ser divulgada com antecedência(no domingo anterior a gincana)
Pontuação: Cada figura tem valor de 01 ponto, a explicação correta mais um ponto.
Cada grupo terá a pontuação de acordo com a quantidade de figuras e a explicação correta.
2 – Encenar
Cada grupo deverá fazer encenação de forma rápida das seguintes passagens de Provérbios:
Provérbios 22.13
Provérbios 6. 1 a 5
Esta tarefa deve ser divulgada com antecedência(no domingo anterior a gincana)
Pontuação: A melhor encenação tem valor de 05 pontos, a outra terá 03 pontos.
3 – Explicar
Cada grupo deverá explicar  Ec 11.1.
Pontuação: A melhor explicação valerá 02 pontos
4 – Citar corretamente:
01 versículo de Provérbios
01 versículo de Eclesiastes
Pontuação: Pela citação correta dos dois versículos, o grupo ganhará 03 pontos. Se apenas citar 01 versículo, o grupo ganhará 01 ponto.
5 – Responder
As perguntas serão sorteadas, duas para cada grupo. As perguntas deverão estar num saco e um elemento de cada grupo retirar a pergunta uma de cada vez, alternando com o outro grupo. O mediador deverá ler a pergunta.
Quem escreveu Provérbios e Eclesiastes?
O que significa as palavras que estão na frente dos 22 versículos de Pv 31?
O que diferencia o livro de Provérbios do livro de Eclesiastes?
Quantos provérbios escreveu Salomão?
Pontuação: Para cada resposta correta, o grupo ganha 02 pontos.
6 – Perguntas de um grupo para outro grupo
O grupo 01 faz uma pergunta para o grupo 02.
O grupo 02 faz uma pergunta para o grupo 01.
Pontuação: Esta tarefa valerá 04 pontos: 02 pontos pela pergunta elaborada de forma correta e 02 pontos pela resposta correta dada para a pergunta da outra equipe.
7 – Quem procura acha
Cada grupo deverá procurar nas bolsas, carteiras ou peças do vestuário, objetos que lembrem algum ensinamento de Provérbios e Eclesiastes.
Pontuação: Cada objeto tem o valor de 01 ponto. Ganhará a equipe que apresentar o maior número de objetos, isto é, a quantidade de pontos está relacionada ao número de objetos.
8 – Desenhar e explicar
Desenhar uma situação descrita em Provérbios
Desenhar uma situação descrita em Eclesiastes
Material necessário:
 01 folha de cartolina, 01 lápis grafite e lápis colorido para cada grupo.
Pontuação: Ganha 03 pontos o grupo que melhor desenhar e explicar o desenho a respeito da situação descrita nos dois livros.
9 – Formar versículo
Cada grupo deverá receber um conjunto de palavras misturadas que formam uma frase de cada livro: Provérbios e Eclesiastes. Depois eles devem montar os dois versículos.
Pontuação: Ganhará 02 pontos, o grupo que montar mais rápido e de forma correta os dois versículos. Ganhará 01 ponto aquele grupo que montar apenas um versículo.
10 – Qualidades da Mulher virtuosa
Cada grupo deverá escrever as qualidades da mulher virtuosa, sem consultar a Bíblia, nos papéis coloridos e colar na figura de uma mulher.
Material necessário:
02 contornos de uma figura de mulher
Papéis coloridos em tiras
02 Pincéis atômicos
02 tubos de cola
Pontuação: Ganha 02 pontos, o grupo que colocar na figura mais qualidades da mulher virtuosa, dentro de um tempo estipulado por vocês.


Por Sulamita Macedo.

Pré-adolescentes – Currículo do Ano 1: Escolhas que Agradam a Deus
Lição 10: Não Desista

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: A lição de hoje tem como título “Não Desista”.
- Em seguida, leiam o texto “Tudo é uma questão de escolha” e reflitam com os alunos sobre a lição que o texto nos traz: não desistir diante das dificuldades.
- Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa.
- Depois, utilizem a dinâmica “Vencendo o Gigante”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Texto de Reflexão: Tudo é uma Questão de Escolha
Duas rãs brincavam distraidamente e saltitavam dentro de um curral. De repente, num desses saltos, caíram ambas num latão cheio de leite. As bordas do latão eram lisas e altas, não havia a menor possibilidade de saírem dali. Mergulhadas no líquido, não havia como impulsionar o corpo e saltar para fora.
Ao perceber que sua amiga estava quase se afogando, a primeira rã disse:
- Não esmoreça! Continue batendo os braços! Mantenha-se flutuando!
- Não adianta! – respondeu a outra. – Estou exausta! E de que adianta manter-me flutuando se não existe nenhuma maneira de sair daqui?
- Não desista! Mantenha a calma e lute! Enquanto há vida, há esperança! Continue batendo os braços com toda a força!
- Não vale a pena! Estou me cansando e não consigo ver como podemos nos salvar.
Dito isso, parou de se debater, afundou e morreu afogada.
- Não posso desistir – disse a primeira. – Deve haver uma saída. Vou continuar me debatendo. Tenho que me manter viva.
Debateu-se a noite inteira. E debateu-se tanto dentro do leite que este acabou virando manteiga. Agora, sim, apoiada sobre uma base sólida, bastou descansar um pouquinho para fora do latão e recomeçar sua vida sã e salva.
Moral: Tudo é uma questão de escolha e de perseverança diante das dificuldades.
Autor desconhecido.

Dinâmica: Vencendo o Gigante
Objetivo:
Refletir sobre as condições para vencer os obstáculos, os problemas e aflições, as batalhas para vencer o diabo e o mundo etc.
Material:
½ folha de papel ofício e caneta para cada aluno.
Procedimento:
- Entreguem ½ folha de papel ofício para cada aluno.
- Solicitem que cada aluno desenhe uma figura humana de tamanho grande e outra pequena, que representarão um gigante e ele (o aluno), respectivamente.
- Peçam para que o aluno reflita sobre qual o “gigante” que está perturbando sua vida, isto é, aquilo que está causando dor, sofrimento, dificuldade para vencer um obstáculo, batalha contra o diabo etc.
- Em seguida, leiam: I Sm 17. 23, 24,37,40,41,42,48,49.                                                
- Solicitem que desenhem 05 pedras ao lado da figura pequena, que representarão as atitudes que ele dever ter para vencer o gigante (o problema, a dificuldade, o conflito).
Por exemplo: paz, confiança em Deus, oração, jejum, conselho, leitura bíblica, fortalecimento do espírito, estar cheio do Espírito Santo etc.
- Para finalizar, peçam para que os alunos socializem o que escreveram.


Por Sulamita Macedo.

Adolescentes - Currículo do Ano 1: O Atleta Cristão
Lição 10: O Cuidado do Atleta

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: A lição de hoje tem como tema cuidado do atleta cristão quanto às tentações.
- Coloquem no quadro a palavra TENTAÇÃO.
- Depois, perguntem: O que é tentação?
Aguardem as respostas. Depois introduzam outras informações.
- Em seguida, leiam o texto “A Corrida dos Sapinhos” e reflitam com os alunos sobre a lição que o texto nos traz: ficar “surdo” aos apelos da tentação.
- Agora, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa.
- Para finalizar a aula, utilizem a dinâmica “Luz do Mundo”, que enfatiza a importância de permanecermos na luz, afastando-nos do pecado, resistindo as tentações.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Texto de Reflexão: A Corrida dos Sapinhos
            Era uma vez um tempo em que os bichos falavam... Nesse tempo também havia alegria, diversão e competição. Certa ocasião, decidiram realizar uma corrida de sapinhos.
            Eles tinham que subir uma grande torre e atrás havia uma multidão, muitos outros bichos para vibrar com eles.
            Começou a competição e a multidão dizia:
            - Não vão conseguir. Não vão conseguir.
            Os sapinhos iam desistindo um por um. Menos um que continuava subindo.
            Aí aclamava a multidão:
            - Vocês não vão conseguir!
            E os sapinhos iam desistindo um por um, menos um que subia tranqüilo. Ao final da competição, todos desistiram menos aquele.
            Todos ficaram curiosos para saber o que tinha acontecido. Quando foram perguntar ao sapinho como ele conseguiu chegar lá, descobriram que ele era SURDO!

Dinâmica: Luz do Mundo
Objetivo: Refletir sobre a atitude do crente como luz do mundo, resistindo as tentações.
Material:
01 prato
01 copo transparente
01 vela
Água
01 caixa de palito de fósforos ou isqueiro
Procedimento:
- Falem que o crente é luz do mundo e acendam a vela e a coloquem no centro do prato, em posição vertical, observando se a mesma está firme.
- Coloquem a água no prato, tendo cuidado para não transbordar. Falem que o crente, representando pela vela acesa, é luz do mundo. O meio em vivemos está simbolizado pelo prato e a água é a Palavra de Deus. Leiam Ef. 5.26.
- Falem ainda que estamos no mundo, mas temos a Palavra de Deus como guia na vida cristã, além de gozarmos da purificação, santificação. Leiam Sl. 119.105.
- Falem ainda, que o copo representará aquilo que pode apagar nossa luz, como: a desobediência, não vencer as tentações, a prática de coisas ilícitas etc. Então, em seguida, coloquem o copo emborcado sobre a vela.
- Perguntem: O que aconteceu? Mostrem para os alunos as reações ocorridas.
Além da vela ter se apagado, toda a água foi sugada para dentro do copo! Que lições podemos tirar deste procedimento?
- Para finalizar, leiam: Mt 5. 14 a 16 e Rm 12. 2.
Autoria desconhecida.


Dinâmica adaptada por Sulamita Macedo.

Juvenis - Currículo do Ano 1: O Cuidado com as influências dos meios de comunicação
Lição 10: As Mensagens Subliminares

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: Estudaremos na lição de hoje sobre Mensagens Subliminares.
- Primeiro procurem saber quem sabe o que são Mensagens Subliminares.
Deixem que os alunos exponham suas ideias e depois acrescentem outras se necessário.
- Em seguida, Utilizem o Método do Debate para promover um momento de troca de ideias e informações sobre o tema da aula, lançando a seguinte pergunta:
Você acredita em mensagens subliminares? Justifique sua resposta.
Aguardem e observem o que os alunos falam. Com certeza vai haver respostas positivas e negativas, como também outras que revelam indecisão.
Após o debate, falem que na verdade as mensagens subliminares acontecem, mas há exageros por parte de algumas pessoas na análise de determinados episódios(esta é minha opinião).
Para saber como utilizar adequadamente o Método do Debate, leiam o texto pedagógico postado abaixo.
 - Depois, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa.
Para tanto, apresentem situações de mensagens subliminares, na programação da TV, nas propagandas, nas músicas, nos jogos, nos filmes etc., apresentando figuras ou em outros meios de comunicação.
O senso crítico equilibrado deve estar presente na análise dessas situações.
- Em seguida, trabalhem como o cristão pode se precaver contra as más influências das mensagens subliminares.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Abra o Olho!”
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Abra o Olho!
Objetivo: Finalizar estudo sobre mensagens subliminares.
Material:
01 figura que represente uma visão embaçada
01 figura de um olho aberto
01 frasco de colírio( não é para usar)
01 óculos
Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo.
- Apresentem uma figura que represente uma visão embaçada.
- Perguntem:
O que impede que alguém enxergue bem ou deixe de ver?
Aguardem as respostas. Anote-as no quadro ou cartolina. Depois, acrescentem outras indicações, como estas abaixo:
Falta de óculos
Óculos com grau inadequado
Problemas como Catarata e Glaucoma
Falta de cuidado com a visão
Argueiro ou cisco no olho
Acidente ou problemas de saúde
Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo, Presbiopia e Estrabismo
- Perguntem: Alguém aqui tem algum destes problemas apresentados?
Sempre tem um aluno que usa óculos e ele deve falar sobre a necessidade de uso de óculos, colírio e retorno periódico ao oftalmologista.
Eles podem ainda relatar sobre alguém que conheçam que perdeu a visão ou se submeteu a uma cirurgia e os resultados.
Fechem esta discussão mostrando a importância da boa visão e os cuidados com ela.
- Em seguida, falem: Na aula de hoje estudamos sobre Mensagens Subliminares. Como este assunto pode estar relacionado com a boa ou má condição de enxergar?
Aguardem as respostas.
- Agora apresentem a figura de um olho aberto.
Depois, acrescentem: Para compreender, detectar e saber como discernir as mensagens subliminares é importante ter uma visão espiritual e atitudes que não nos deixem ser influenciados por ela.
  Precisamos usar colírios e óculos(apresentem estes objetos) e outras intervenções que nos ajudem a identificá-las.
Perguntem: O que pode representar uso do colírio e dos óculos?
Eles vão proporcionar uma visão mais nítida e clara da mensagem subliminar.
Que tal a partir de hoje, fazermos uso destes procedimentos?
Lembrem-se de que as mensagens sublimares muitas vezes não são perceptíveis, mas tenhamos cuidado com suas influências no nosso comportamento e nosso modo de viver como cristão, que é luz do mundo e sal da terra.
Por Sulamita Macedo.

Texto Pedagógico


Em discussão: O Método do Debate nas aulas da EBD

            O Método do Debate ou Discussão em grupo, no aspecto pedagógico, consiste em lançar uma pergunta ou uma proposição polêmica ou instigadora para que os alunos se posicionem contra ou a favor.
             A utilização do debate requer a formulação de um questionamento bem elaborado pelo professor, que provoque nos alunos a participação, fazendo com que eles exponham suas ideias, seus posicionamentos.
            Pode ser usado na introdução de uma aula, para dar início ao estudo de um tema, com o objetivo de analisar vários pontos de vista sobre a situação proposta, partindo das ideias diferentes do grupo, obtendo assim uma aprendizagem cruzada entre os participantes.
            No momento das falas dos alunos, é interessante uma observação atenta, por parte do professor, ao que está sendo debatido, como também manter controle sobre a discussão, pois podem ocorrer alguns excessos verbais e de atitudes, devido a ânimos mais acirrados por parte de alguns alunos, que perdem o equilíbrio e o bom senso no momento de se colocar diante de uma fala contrária a sua.

            Então, é recomendável fazer um alerta para os alunos, antes do início do debate, para que haja respeito ao outro que tem um posicionamento oposto ao seu, lembrando-lhes que o debate não é uma briga, nem um ringue de competição de conhecimento nem de pontos de vista contrários, mas, sobretudo, um momento de estudo sobre um tema, partindo inicialmente das ideias dos alunos. Lembre-lhes da mansidão e temor apontados no versículo de I Pe 3.15: “... estai preparados para responder com mansidão e temor...”.
            É comum num debate que alguns alunos se sobressaiam mais que outros, por ter conhecimento sobre o tema, por ter mais facilidade para expor suas ideias. Então, é importante que o professor estimule os demais alunos a se posicionarem, não deixando que fiquem apenas assistindo, para que não haja um debate entre 02 ou 03 alunos, monopolizando a discussão.
            Existe outra forma de debate conhecida como Discussão em Painel, que consiste em 02 pessoas diante de um grupo se posicionarem, um contra e outro a favor, sobre um tema, enquanto os demais apenas assistem. Depois do debate, poderá ou não haver a discussão com o grupo maior, com intervenção de um líder ou professor. Os debatedores neste caso devem ser comunicados a tempo de se prepararem com antecedência, como também o mediador da discussão deve estar qualificado e ser conhecedor dos pontos de vista diferentes sobre o tema.
            Numa aula de EBD, após o debate, o professor deve expor o que a Palavra de Deus apresenta sobre o problema em discussão. Dessa forma, diante dos argumentos bíblicos, é possível trabalhar de forma equilibrada qual a posição mais acertada diante do tema discutido pelos alunos.
            Alguns cuidados devem ser observados: nem toda lição pode ser utilizado o debate, pois é requerido um assunto no qual haja polêmica. Quando houver um tema que provoque a discussão, elabore uma proposição ou uma pergunta que facilite o entendimento e estimule o debate. Não confunda o método do Debate com o de Perguntas e Respostas.
            O Método do Debate pode ser agregado à aula expositiva, possibilitando a participação do aluno de forma efetiva. Então, que tal utilizá-lo? Para isto, observe
Programado por Cristovão Gomes Web Desiner 75 9188 5578 tim