JESUS SALVA, CURA, LIBERTA, BATIZA NO ESPÍRITO SANTO E BREVE VOLTARÁ!

Informativo Cristão : CONTEÚDOS ADICIONAIS LIÇÕES 11 - 4º TRIMESTRE 2013

CONTEÚDOS ADICIONAIS LIÇÕES 11 - 4º TRIMESTRE 2013

LIÇÃO 11 - MATERNAL
TEMA: Eu sei Perdoar

Texto Bíblico: Gênesis 45.1-28

I - De professor para professor

·         Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança aprenda a perdoar.

·         A palavra-chave deste domingo é “Perdão”. No decorrer da aula diga: “Eu sei perdoar”.

·         Ensine os pequenos que a obediência é fundamental para sermos abençoados por Deus.

II Saiba Mais

Os fantoches estão se tornando muito populares e atualmente existem muitos livros disponíveis sobre seu uso. No maternal, esse não precisa ser um assunto complicado com teatros, cenários e fantoches elaborados. Fantoches de saco de papel, de vara, de dedo e outros tipos simples funcionam muito bem nas mãos de uma pessoa com uma boa visão do trabalho. Frequentemente, as  próprias crianças passam a utilizar os fantoches de dedo ou mão, aprendendo a repetir algumas frases da história. Os fantoches contribuem para uma aula diversificada. Ocasionalmente podem ser utilizados como visual para histórias, assim como jogos de ação e corinhos com gestos.

Texto extraído do livro: Como Ensinar Crianças do Maternal, CPAD

III - Conversando com o professor

“Justin deslizou para fora de sua carteira. Olhando para trás por cima de seu ombro, encarou ameaçadoramente a professora e saiu precipitadamente da sala de aula. ‘perdoe-me, classe’, resmungou a sra. Peterson, obviamente  irritada, enquanto investia em direção à porta da sala de aula. ‘Justin Rogers, volte para a sala de aula neste minuto ou...’. Suas palavras morreram quando Justin virava a esquina no fim do corredor.

Eu não aguento esse garoto, pensou a sra. Peterson,esforçando-se para controlar o seu temperamento enquanto voltava a mesa.

Esta cena lembra você de algum ‘Justin’ na sua classe – um aluno difícil, briguento, um encrenqueiro que causa problemas e interrupções? Hoje, Deus está derramando a sua bênção sobre você para que considere tais situações sob uma perspectiva diferente.  Afinal de contas, Ele deu a você o fruto do Espírito, e isso não é apenas uma lista desbotada de qualidades de caráter sugeridas para aumentar a sua disposição. Não, o fruto do Espírito é uma força espiritual que reside dentro de você, e Deus quer colocar essa força em ação em benefício dos seus alunos através de você – especialmente para os ‘Justin’.

Por essa razão, aceite hoje a sua graça para cada aluno. Comece pedindo perdão a Deus por aqueles que você tratou mal ou até odiou. Ao entrar em sua classe a cada domingo, acredite que o fruto do Espírito está sendo liberado através de você.

Texto extraído do livro: Graça Diária para professores, p.82, CPAD.

IV – Sugestão

Distribua folhas, canetas hidrográficas, giz de cera e lápis de cor para as crianças.
Peça para elas desenharem a túnica colorida de José e depois escreva o versículo do dia na túnica.



LIÇÃO 11 – JARDIM DE INFÂNCIA
TEMA: O presente que agradou Jesus

Texto Bíblico: Mateus 26.6-13

I - De professor para professor

·         Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança aprenda que o melhor presente que podemos entregar a Jesus é o nosso coração.

·         A palavra-chave deste domingo é “Salvação”. No decorrer da aula diga: “Jesus eu te dou meu coração”.

·         Ensine os pequenos a compreenderem o que é salvação.

II – Para refletir

Num gesto decisivo Maria, despeja o valioso perfume na cabeça de Jesus, o aroma se espalha pela sala, suplanta o cheiro dos alimentos. Os que não haviam notado a entrada de Maria, farejam o ar e percebem o que ela acaba de fazer. Então um odor de péssima qualidade começa a mesclar-se ao cheiro do nardo: o odor da murmuração.

Precisava despejar tudo? Um perfume tão ativo...bastariam algumas gotas.

Movidos por interesses terrenos, os maledicentes não conseguem reter os pensamentos mesquinhos. Expressam-se com palavras.

Por que a irmã Raquel tem de mostrar tanto entusiasmo quando canta? Será que Patrícia gosta realmente tanto assim de crianças, ou cuida delas para aparecer? O Pastor Dantas deveria controlar um pouco suas emoções enquanto prega. A irmã Neide bem que poderia cuidar melhor da aparência, em vez de frequentar todos os cultos de oração.

Quando medimos nossos irmãos pelos padrões terrenos e carnais, ficamos chocados com os seus sacrifícios generosos. Julgamos desperdício e exibicionismo aquilo que fazem para Deus. Nem sempre somos capazes de considerar as ações de nosso irmão dentro da esfera espiritual.

Por que censurar o canto da irmã Raquel? Por que acusar a Patrícia? Por que criticar o pastor Dantas? Por que molestar a irmã Neide? Deixemos que nossos irmãos trabalhem em paz. Estão fazendo o que podem; oferecendo ao Senhor aquilo que possuem de melhor. O perfume está sendo exalado. Não interfiramos!

Texto extraído do livro: Quando o Amado Desce Ao Jardim, CPAD.

III - Conversando com o professor

Quando seu pequeno pintor lhe trouxer um desenho para sua apreciação, seja cuidadoso. Suas atitudes não podem sugerir que está dizendo o que acha que deve dizer. Não utilize frases comuns, tais como “Está bonito” ou “Gostei” – pelo menos não mais do que uma vez. Observe o desenho tempo suficiente para fazer um comentário sincero e significativo. Se puder reconhecer o símbolo, comente sobre o conteúdo do trabalho. Se lhe parecer somente rabiscos, fale sobre as cores, formas, movimentos das linhas ou outra característica. Essa atitude levará muitas crianças a responder com profusas explicações sobre seus desenhos. E aqueles que não disserem nada, ainda ganharão uma nova perspectiva através dos seus comentários.

IV – Sugestão

Distribua folhas, canetas hidrográficas, giz de cera e lápis de cor para as crianças.

Peça para elas desenharem o que gostariam de dar de presente a Jesus.


Lição 11 - PRIMÁRIOS
TEMA: Daniel e os leões
Texto Bíblico: Daniel 6.1-28


Daniel era um homem com muitas habilidades. Outros oficiais, que também serviam ao rei Dario, logo se tornaram invejosos de Daniel. Eles fizeram Dario assinar um papel, declarando que o ato de orar era contrário à lei. Assim como Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, Daniel foi preso porque não iria obedecer a uma lei errada. O rei mandou jogar Daniel na cova dos leões. Naquele tempo, algumas pessoas eram punidas por crimes servindo de comida aos leões. Porém Deus mostrou seu favor a Daniel, impedindo que os leões o ferissem. E por causa da obediência de Daniel, o rei Dario glorificou a Deus.
Professor, lembre aos alunos de que, por meio do modo como vivemos e falamos, podemos convencer aos outros de que Deus é real e é capaz de ajudá-los (Texto adaptado da Bíblia da Adolescente Aplicação Pessoal, CPAD).


Boa ideia!
Você vai precisar de massa de modelar, palitos para pirulito, retângulos de 3cmx3cm de cartolina e cola branca.
Peça às crianças que modelem um leãozinho. Depois, escrevam no retângulo o versículo do dia e fixe-o no palito.
Para finalizar, fixe o palito no “leãozinho” para que fique parecido com um porta-recado.


Lição 11 - JUNIORES
TEMA: Daniel o profeta do palácio
Leitura Bíblica: Daniel 1.1-21

Daniel é conhecido pelas crianças por ter sobrevivido à cova dos leões. Mas a sua vida é um exemplo de fé ele foi um tipo de menino que pediria salada e um copo de suco no lugar de um hambúrguer com batatas fritas e refrigerante. Ele fecharia os olhos diante de uma cena sensual, que cruzasse a tela da televisão. Um rapaz raro com a mente dotada e um coração firme para com Deus.
Daniel viveu fielmente em um ambiente oposto à sua fé. Todavia, ele ganhou respeito e nunca se desviou de sua responsabilidade em obedecer a Deus em primeiro lugar e acima de tudo. Ele demonstrou coragem durante toda a sua vida, atravessando o reinado de quatro reis da Babilônia.
Por mais dotado que Daniel fosse à interpretação de sonhos, apenas Deus podia ajudá-lo a dizer qual fora o sonho do rei. Daniel e seus amigos buscaram a ajuda e Deus – e a obtiveram.
Professor, explique às crianças que Daniel não tinha super-poderes, ele tinha fé em Deus. Comente que Deus ainda precisa de homens, mulheres, meninos e meninas, de coragem e fé. Peça a Deus que lhe dê coragem para viver por sua fé, como fez Daniel.
Texto adaptado da Bíblia da Adolescente Aplicação Pessoal e do livro 365 Lições de Vida Extraída de Personagens da Bíblia.


Lição 11 – PRÉ-ADOLESCENTES
TEMA: Bom é Ser Bom
Texto Bíblico: Lucas 5.17-20

Bondade é fazer aquilo que é bom. Bondade fala de serviço ou ministério uns aos outros, um espírito de generosidade posto em ação; diz respeito a servir e dar.
É surpreendente que os pais sempre estão dizendo para os filhos “serem bons”, mas eles nunca precisam lhes sugerir o oposto. “Ser mau” parece vir naturalmente. Sem o Espírito de Cristo em nosso interior, nossa natureza é inclinada ao que é mau e ruim. Mas o Espírito Santo produz em  nós benignidade e bondade, ajudando-nos a ministrar ao mundo o amor de Jesus. O mundo precisa de Jesus – que significa mais amor, mais benignidade, mais bondade, mais amabilidade, mais generosidade atenciosa e caridosa (Texto extraído do livro: O Fruto do Espírito, CPAD 2004).
Professor, aproveite o tema dessa lição “Bom é ser Bom” e promova uma Campanha com os seus alunos.
Divida a classe em grupos e peça para eles confeccionarem cartões com o tema da lição, explicando o que é ser bom.
Depois eles devem visitar as casas próximas a igreja, distribuindo os cartões e arrecadando alimentos não perecíveis e roupas, para famílias carentes, orfanatos ou asilos.


Lição 11 - ADOLESCENTE
TEMA: A Perseverança do Atleta
Texto Bíblico: Hebreus 12.1-3

“Portanto nós também, pois, que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia e corramos, com paciência, a carreira que nos está proposta” (Hb 12.1).
A carreira que nos está proposta. Esta corrida é o teste da fé neste mundo, que dura a vida inteira. A corrida deve ser efetuada com “paciência”, ou seja, com perseverança e constância (Fp 3.12-14). O caminho da vitória é o mesmo que o dos santos do capítulo 11 de Hebreus – esforçando-se para chegar até ao fim(Lc 21.19;1 Co 9.24,25;Fp 3.11-14).
Devemos deixar de lado os pecados, que nos atrapalham ou que nos fazem ficar para trás e fixarmos os olhos, nossa vida e nosso coração em Jesus e o exemplo que Ele nos legou na terra, de obediência perseverante.
Na corrida, devemos estar conscientes de que o maior perigo que nos confronta é a tentação de ceder ao pecado, de voltar àquela pátria de onde havia saído (Tg 1.2), e de nos tornar, de novo, cidadãos do mundo (Tg 4.4; 1 Jo 2.15).
Na nossa corrida da fé, olhamos para Jesus como: nosso exemplo de confiança em Deus (Hb 2.13), de dedicação à vontade de Deus (Mc 14.36), de oração (Mc 1.35), de vitória sobre as tentações e sofrimentos (Hb 2.10,4.15), de perseverança na lealdade ao Pai e de terminada a obra para a qual Deus nos chamou (Lc 15.6,24,32; Jo 15.11).

Bibliografia:

Bíblia de Estudo Pentecostal, P.1918. Rio de Janeiro:CPAD.



LIÇÃO 11 – JUVENIS
TEMA: AS FACILIDADES E OS RISCOS DA INTERNET

Texto bíblico: Efésios 5. 6-13; 2 Coríntios 15.33,34

A INTERNET E SUAS AMEÇAS À FAMÍLIA CRISTÃ

Presente em toda parte
A vida moderna está vinculada à informação e à imagem. A cultura secular tornou-se mais visual do que dialógica, e a internet é uma das grandes representantes dessa nova cultura que une a comunicação, tecnologia e representação gráfica. A tecnologia da informação, por exemplo, tomou conta de todas as áreas da vida moderna. Em certo sentido, trata-se de cumprimento do cumprimento da profecia de Daniel 12.4: “... e a ciência se multiplicará”. Portanto, é um grande desafio para a família saber usar e controlar os meios de comunicação, a partir do lar, nesses tempos difícieis e trabalhosos.

Ameaça para a família
O FBI (polícia federal norte-americana) elaborou, recentemente, um “Guia de Proteção para as Crianças ante a Rede Mundial de computadores”. Este documento visa alertar os pais para o perigo de deixarem seus filhos à mercê do conteúdo da internet sem o indispensável acompanhamento. O texto diz que muitas crianças, adolescentes e jovens são induzidas à prostituição e ao relacionamento sexual promíscuo, sem que os pais o percebam. Além disso, muitos casamentos estão sendo destruídos pelo uso pecaminoso e pornográfico da internet. É a tecnologia a serviço do diabo. 

Texto extraído de “Lições Bíblicas: Tempos Trabalhosos: Como enfrentar os desafios deste século” Rio de Janeiro: CPAD.










Programado por Cristovão Gomes Web Desiner 75 9188 5578 tim