JESUS SALVA, CURA, LIBERTA, BATIZA NO ESPÍRITO SANTO E BREVE VOLTARÁ!

Informativo Cristão : SUBSÍDIOS PEDAGÓGICO LIÇÕES Nº 13 3º TRIMESTRE 2013

SUBSÍDIOS PEDAGÓGICO LIÇÕES Nº 13 3º TRIMESTRE 2013

Jovens e Adultos: Filipenses – a Humildade de Cristo como exemplo para a Igreja
Lição 13: O Sacrifício que Agrada a Deus

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: A lição de hoje tem como título “O Sacrifício que agrada a Deus”.
- Depois, trabalhem o conteúdo proposto na lição, buscando sempre a participação dos alunos e contextualizem o tema para o tipo de aluno que vocês ensinam.
Nesse momento da aula, procurem esclarecer a razão pela qual é utilizado o vocábulo “sacrifício” no contexto da lição: o sacrifício que agrada a Deus.

Há palavras contidas na lição que os alunos precisam entender o significado: Reminiscência, Oblação e Doxologia. É interessante que todos entendam, para tanto perguntem se alguém sabe o que significa cada palavra e depois apresentem outras informações.
- Para conclusão do trimestre, apresento 04 sugestões. Utilizem pelo menos 01 delas. Vejam abaixo.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Vejam as sugestões para a finalização do trimestre:

01 - Carta para a turma: Tendo em vista o tema estudado ter sido extraído de uma carta de Paulo aos filipenses, vocês podem elaborar uma carta para os alunos ou até mesmo solicitar ao superintendente ou ao pastor da igreja para escrevê-la.
No início da aula, falem que há uma carta endereça para a turma e que depois vocês vão ler; em seguida, coloquem a carta fixada no quadro ou em local de destaque.
Em momento oportuno, de preferência no final da aula, abram o envelope e leiam para a turma.
Depois entreguem uma cópia para cada aluno.
02 – Gincana
Organizar a gincana para sua turma ou até mesmo uma competição entre as classes. Elaborar as tarefas de acordo com o tipo de aluno envolvido. É interessante haver premiação.
03 – Encenação
Fazer uma encenação envolvendo os personagens Paulo, Timóteo, Epafrodito e os irmãos de Filipenses, com a seguinte situação: Paulo, na prisão, escreve para os filipenses, Timóteo e Epafrodito vão para Filipos.
04 – Dinâmica
Vejam esta dinâmica para a revisão dos temas estudados.

Dinâmica: O Remador
Objetivos:
Fixar e revisar conteúdos.
Desenvolver rapidez de raciocínio e ação.
Material:
Cartolinas(a quantidade dependerá do número de perguntas)
Pincel Atômico
Procedimento:
1 - Elaborar, antes da aula, perguntas para fazer a revisão das lições, escrevendo cada uma delas em uma cartolina.
Fica a critério do professor a escolha dos temas estudados no trimestre para elaborar as perguntas de acordo com o tipo de aluno e quantidade de grupos.
2 - Dividir os alunos em grupo, de acordo com o número de perguntas.
3 - Entregar para cada grupo uma cartolina e um pincel atômico, contendo uma pergunta.
- Caso não haja condição de utilizar cartolina, pois há necessidade de mesa para apoiá-la, use folhas de papel ofício e caneta.
- Cada grupo recebe uma pergunta diferente, já escrita na cartolina ou papel ofício.
4 - Dado um sinal pelo professor, os grupos começam a responder a questão que receberam, observando o tempo de 1 minuto.
5 - Após 1 minuto, o professor dá novo sinal e os grupos trocam de cartolina ou folha. Esse procedimento deve acontecer até que todos os grupos respondam todas as perguntas. Os participantes, quando receberem a folha do outro grupo, deverão acrescentar informações diferentes daquelas já escritas pelos colegas dos outros grupos.
Observação: Os alunos vão reclamar que o tempo é pouco, mas não se preocupe, pois a intenção da dinâmica é que todos os grupos colaborem com informações de forma rápida em tempo reduzido.
6 – Quando os grupos já tiverem respondido todas as questões, o professor deve apresentar as respostas, acrescentado outras informações ou corrigindo algo que julgar conveniente.
Ideia original desconhecida.

Esta versão por Sulamita Macedo.

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: A lição de hoje tem como tema a missão de evangelizar.
- Trabalhem os pontos levantados na lição.
- Depois, utilizem a dinâmica “O Resgate”.

7 - Para conclusão do trimestre, realizem a seguinte atividade:
- Dividam a turma em 02 grupos.
- Falem que vai ser realizada uma gincana.
- A gincana terá 03 partes:
Parte I: Perguntas sobre o tema das lições.
Parte II: Encenação sobre salvação
Parte III: Atividades recreativas, como: dança das cadeiras, corrida de saco etc.
As perguntas e encenação devem valer mais pontos do que as atividades recreativas.
- O grupo vencedor deverá ser premiado.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: O Resgate
Objetivo: Refletir sobre a importância do ato de evangelizar.
Material:
Lanternas, velas ou isqueiros para uma parte da turma (grupo 01).
TNT preto em tiras para vendar os olhos de alguns alunos (grupo 02).
Procedimento:
- Após trabalhar o conteúdo da lição, dividam a turma em dois grupos.
O grupo 01 representará aquelas pessoas que já ingressaram no Reino de Deus, isto é, ouviram e aceitaram Sua palavra. Para este grupo, entreguem uma lanterna, vela ou isqueiros.
O grupo 02 representará aquelas pessoas que estão no reino das trevas. Para cada aluno entreguem uma faixa de TNT de cor preta.
- Façam as explicações expostas no item acima para os alunos.
- Apontando para o grupo 01, leiam Cl 1.12 a 14. Então, peçam para que acendam as lanternas, velas ou isqueiros.
- Agora, apontando para o grupo 02, leiam II Co 4.4. Solicitem para que coloquem a venda(TNT preto) sobre os olhos.
- Em seguida, perguntem para o grupo 01: O que podemos fazer para resgatar aqueles que estão no reino das trevas?
Certamente as respostas serão dirigidas para o evangelismo, a propagação da mensagem de salvação.
- Então, solicitem para que o grupo 01, com suas lanternas acesas, chegue até o grupo 02 e falem da mensagem do Evangelho.
Observação muito importante: Combinem previamente com o grupo 02, para que alguns aceitem e outros não aceitem a mensagem de salvação. O grupo 01 não deverá saber desse combinado.
- Aqueles que aceitarem deverá retirar a venda dos olhos e entrar no Reino de Deus, isto é, no grupo 01.
- Concluam, falando que devemos ser evangelizadores e que não estamos sozinhos, pois temos a ajuda do Espírito Santo. Leiam, ainda, Rm 10.14.

Por Sulamita Macedo.

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: A lição de hoje tem como tema a importância dos sonhos e projetos para a cada indivíduo.
- Utilizem um filme sobre o personagem bíblico José. 

Antes da aula, assistam ao filme por inteiro, escolham algumas partes mais importantes para apresentar para os alunos e reflitam sobre os sonhos e as dificuldades para concretizá-los, mas enfatizem que Deus está no controle de todas as coisas.
- Trabalhem os pontos levantados na lição.
 - Depois utilizem a dinâmica “A Árvore do Sonho”.

7 - Para finalizar o trimestre, realizem a seguinte atividade:
- Organizem os alunos em círculo
- Coloquem no centro deste círculo várias figuras que representem os temas das lições.
- Perguntem o que cada figura pode lembrá-los sobre os temas estudados.
- Depois, façam um breve resumo do tema do trimestre.
- Peçam para que cada aluno escreva uma frase, contendo o maior número de palavras referentes aos temas estudados.
- Depois, cada aluno deve ler sua frase.
- Entreguem um chocolate ou outro objeto de sua preferência, para os alunos que conseguiram elaborar a frase com maior quantidade de palavras dos temas das lições.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: A Árvore do Sonho
Objetivo: Refletir sobre a importância de cada indivíduo ter objetivos, sonhos, projetos e procurar concretizá-los.
Material: 1/2 folha de papel ofício e caneta.
Procedimento:
1 - Distribua a metade da folha de papel ofício para cada aluno.
2 - Peça para que eles desenhem uma árvore com raízes a mostra, semelhante a figura ao lado.
É comum os alunos dizerem que não sabem desenhar, então mostre o seu desenho, porém se você for desenhista procure simplificá-lo.
3 - Agora solicite o seguinte:
- Na copa da árvore: escrever um sonho, um desejo, um objetivo ou um projeto de vida que pretende realizar.
Uma boa parte dos alunos afirmará que não sabe o que escrever. Isto acontece porque muita gente não tem visão de futuro, não projeta algo para suas vidas. Mas não desanime! Comece a dar exemplos: obter aprovação no vestibular, comprar a casa própria, participar de um curso, comprar um objeto, passar num concurso etc.
- Ao lado das raízes: escrever em que está firmado.
Você pode fazer as seguintes indicações: firmado em Deus, na Palavra dEle, apoio da família e dos amigos, na capacidade que Deus dar de estudar e realizar ações, ou ainda na perseverança, auto-estima elevada etc.
- No tronco da árvore: escrever algumas ações para concretizar o que foi sonhado, projetado.
4 – Agora leia com os alunos: “Pois qual de vós querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar?”. Lc 14.28
Sl 1. 1 ao 3: “Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria e cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará”.

Por Sulamita Macedo.
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: Estudaremos na lição de hoje sobre como viver em santificação.
- Perguntem: O que é Santificação?
Aguardem as respostas. Depois apresentem outras informações e formulem um conceito coletivo.
- Em seguida, leiam o texto “O Muro”, que possibilitará a reflexão da necessidade de um posicionamento quanto à santificação, não permanecendo em cima do muro. Se desejar utilize a mesma história em quadrinhos(vejam abaixo).
- Trabalhem o conteúdo da lição.

7 - Para fazer a conclusão do trimestre, realizem a seguinte atividade:
- Dividam a turma em 02 grupos.
- Entreguem para cada grupo: 01 caixa de massa de modelar, palitos de picolé, cartolina e tesoura.
- Peçam para que cada grupo monte uma casa com todos os objetos acima citados.
- Estipulem um tempo de 05 minutos e observem a atividade.
- Colem palavras ou frases, que representem cada lição, numa figura de uma pedra. Entreguem as “pedras” para os alunos e peçam para que leiam.
- Falem que cada vocábulo representa os fundamentos da nossa fé(tema deste trimestre).
- Depois, coloquem as pedras arrumadas formando o alicerce da casa.
- Falem: Estes fundamentos formam o alicerce da nossa vida cristã.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Texto de Reflexão: O Muro
                Havia um grande muro separando dois grandes grupos. De um lado do muro estavam Deus, os anjos e os servos leias de Deus. Do outro lado do muro estavam Satanás, seus demônios e todos os humanos que não servem a Deus.
E em cima do muro havia um jovem indeciso, que havia sido criado num lar cristão, mas que agora estava com dúvida se continuaria servindo a Deus ou se deveria aproveitar
um pouco os prazeres do mundo... O jovem indeciso observou que o grupo do lado de Deus chamava e gritava sem parar para ele:
                - Ei, desce do muro agora... Vem para cá!
                Já o grupo de Satanás não gritava e nem dizia nada. Essa situação continuou por um tempo, até que o jovem indeciso resolveu perguntar a Satanás:              
                - O grupo do lado de Deus fica o tempo todo me chamando para descer e ficar do lado deles. Por que você e seu grupo não me chamam e nem dizem nada para me convencer a descer para o lado de vocês?
                Grande foi a surpresa do jovem quando Satanás respondeu:
                - É porque o muro é meu!
Autoria desconhecida.


História "O Muro" em quadrinhos

Programado por Cristovão Gomes Web Desiner 75 9188 5578 tim