JESUS SALVA, CURA, LIBERTA, BATIZA NO ESPÍRITO SANTO E BREVE VOLTARÁ!

Informativo Cristão : SUBSÍDIOS PEDAGÓGICOS LIÇÕES 11 - 2º TRIMESTRE

SUBSÍDIOS PEDAGÓGICOS LIÇÕES 11 - 2º TRIMESTRE

Jovens e Adultos: Dons Espirituais e Ministeriais – Servindo a Deus e aos homens com poder extraordinário
Lição 11: O Presbítero, Bispo ou Ancião

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, trabalhem a lição 11. Vejam as sugestões abaixo:
- Utilizem a dinâmica “Trabalhando em Equipe”.
- Falem: A lição de hoje tem como tema a função de Presbítero.
- Escrevam este nome no quadro e acrescentem os nomes: Bispo e Ancião.
- Falem que as palavras Presbítero, Bispo e Ancião são sinônimas.
- Perguntem: Na nossa igreja há Presbíteros? Qual a função deles?
Aguardem as respostas e em seguida acrescentem outras informações.
- Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.
 Tenham uma excelente e produtiva aula!


Dinâmica: Trabalhando em Equipe
Objetivo:
Refletir sobre a importância do trabalho em equipe.
Enfatizar a importância da cooperação do Presbítero na Igreja local.
Material:
Uma bala para cada aluno
Procedimento:
- Entreguem para cada aluno uma bala.
- Peçam para que eles abram a bala usando apenas uma de suas mãos.
- Observem as tentativas:
Certamente a maioria terá dificuldade e não conseguirá abrí-la.
É muito raro alguém conseguir abrir usando apenas uma das mãos.
Observem se alguém pedirá ajuda a outra pessoa. Caso isto não aconteça, falem que há esta possibilidade, pois não estava proibido o uso das mãos de outra pessoa.
- Agora, peçam para que os alunos abram a bala usando as duas mãos.
- Depois, reflitam sobre:
A dificuldade do trabalho isolado – abrir a bala com apenas uma mão.
A importância do trabalho em equipe – abrir a bala usando as duas mãos ou com ajuda do colega.
- Agora, trabalhem os pontos levantados na lição, enfatizando a importância da cooperação do Presbítero na Igreja local.
Ideia original desconhecida.
Esta versão por Sulamita Macedo.

Texto Pedagógico
Método de Divisão em Grupos nas aulas da EBD
            O Método de Divisão em grupos, como o próprio nome sugere, consiste na divisão da totalidade dos alunos em pequenos grupos, com objetivos definidos para estudo de um tema ou uma atividade, sob a orientação de um professor ou um líder, com apresentação de resultados.
            Este método possibilita a participação, a comunicação, estimula a troca de ideias, pessoas tímidas se sentem mais encorajadas para falar e propicia a capacidade de liderança.
            Alguns cuidados na utilização deste método precisam ser observados, como: o assunto principal pode ser desviado, daí a necessidade de uma liderança firme e habilidosa; há ainda, a possibilidade de uma pessoa dominar a discussão, deixando de lado os demais componentes sem participação; quando não há conhecimento do tema, as contribuições dos grupos podem ser limitadas, dessa forma é interessante uma boa orientação do professor para este tipo de trabalho.        
         Os desafios para a utilização deste método, nas aulas da Escola Dominical, aparecem devido a estrutura da EBD, na qual a maioria das aulas acontecem dentro do templo e  a organização das classes é feita por agrupamento em bancos de madeira, pesados e difíceis de serem arrastados. Mesmo assim, há formas de fazê-lo, veja quais as possibilidades:
- Dividir a turma por proximidade, isto é, os grupos são formados por alunos que estão próximos, sem mexer nos bancos etc.
- Solicitar o uso de uma sala ou outro espaço que porventura a igreja disponibilize para aulas da EBD; então, é interessante um agendamento prévio com o superintendente, para que seja reservado este ambiente, como também realizar a permuta de local, caso alguma turma utilize costumeiramente aquele espaço.
            Durante o trabalho em grupo é interessante, que o professor passe em cada grupo, tirando dúvidas e observando o direcionamento da atividade. Dividir os alunos em grupos não significa momento de descanso para o professor, a atenção deve ser redobrada, tanto no momento da atividade em si, como na apresentação.
No momento da apresentação, permaneça diante da turma, ao lado dos alunos de cada grupo. Dessa forma, você estará dando suporte emocional aos que estão nervosos e sendo assim eles se sentirão mais seguros. Observe o que está sendo dito, acrescente outras informações e corrija se necessário.
Geralmente, quando o professor pede que formem grupos, a tendência natural é que os alunos se agrupem com aqueles que mais conversam e têm mais interação. Mas, a divisão dos alunos pode ser feita de forma criativa, dependendo do que você deseja alcançar; se você procura também promover socialização, veja algumas dicas:
- Distribua recortes de cartolina de cores diferentes de acordo com o número de grupos que você deseja formar; observe a quantidade de alunos, veja a quantidade de grupos que podem ser formados e o número de elementos do grupo, separe a quantidade de cores; distribua aleatoriamente e solicite que os alunos se grupem pela cor.
            - Há ainda uma variação, usando cores diferentes: colocar o pedaço de cartolina colorida nas costas dos alunos, com fita adesiva, sem que eles vejam a cor. Depois, peça para que se agrupem de acordo com a cor que está nas costas. A princípio, eles vão estranhar, pois não estão vendo sua cor, mas observem as saídas que eles encontrarão, sempre tem alguém que toma a iniciativa e pergunta qual a cor que ele tem nas costas e também coopera com o colega falando a cor dele. Então, o agrupamento acontecerá através do ato colaborativo entre eles.
            - Outra maneira de dividir os alunos em grupos é feita com a utilização de números, que podem ser distribuídos para os alunos para que formem grupos que tenham a mesma numeração ou, ainda, colocar o número nas costas, tendo o mesmo procedimento já descrito no parágrafo anterior.
            - Utilizar quebra-cabeças para dividir os alunos em grupos também é possível; para isto, escolha figuras, cole numa cartolina e no verso trace linhas para formar o quebra-cabeça e recorte; a quantidade de peças do quebra-cabeça dependerá da quantidade de componentes que você deseja para cada grupo. Antes de formar os grupos, misture as peças de todos os quebra-cabeças e oriente os alunos para que procurem outros colegas que tenham peças referentes a uma mesma figura e monte o quebra-cabeça.
Após a organização dos grupos, perguntem aos alunos o que acharam da forma para a divisão deles em grupos, reflita sobre a importância da integração entre eles e comece a atividade proposta. É interessante ter controle sobre o tempo da atividade, então estipule o tempo que durará a tarefa e no processo fiquem lembrando aos alunos sobre o tempo já decorrido ou o que ainda dispõem.
Para o resultado da atividade grupal, o tempo também deve ser bem controlado. Há diferentes formas de apresentação, podendo ser escolhida apenas uma pessoa do grupo para isto, ou todos do grupo apresentam uma parte, com uso apenas da voz ou com algum material disponibilizado(cartolina, pincel atômico etc) ou se deixar a critério deles, formas criativas vão aparecer, como esquete, música, poema, mímica etc.
Agregar o método de Divisão em grupos à aula expositiva é uma forma de dinamizar o ensino e proporcionar a participação dos discentes no processo de aprendizagem. Utilizá-lo na EBD é possível, observe e coloque em prática as orientações aqui expostas.

Por Sulamita Macedo.

Pré-adolescentes – Currículo do Ano 2: Parábolas de Jesus
Lição 11: Trabalhadores da plantação de uvas

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição 11. Vejam as sugestões abaixo:
- Falem que o tema da aula será sobre a parábola dos Trabalhadores da Vinha.
- Utilizem a dinâmica “Trabalhando na Vinha”.
- Depois, para conhecer a parábola, leiam Mateus 20:1-14:
“Porque o reino dos céus é semelhante a um homem, pai de família, que saiu de madrugada a assalariar trabalhadores para a sua vinha.
E, ajustando com os trabalhadores a um dinheiro por dia, mandou-os para a sua vinha.
E, saindo perto da hora terceira, viu outros que estavam ociosos na praça,
E disse-lhes: Ide vós também para a vinha, e dar-vos-ei o que for justo. E eles foram.
Saindo outra vez, perto da hora sexta e nona, fez o mesmo.
E, saindo perto da hora undécima, encontrou outros que estavam ociosos, e perguntou- lhes: Por que estais ociosos todo o dia?
Disseram-lhe eles: Porque ninguém nos assalariou. Diz-lhes ele: Ide vós também para a vinha, e recebereis o que for justo.
E, aproximando-se a noite, diz o senhor da vinha ao seu mordomo: Chama os trabalhadores, e paga-lhes o jornal, começando pelos derradeiros, até aos primeiros.
E, chegando os que tinham ido perto da hora undécima, receberam um dinheiro cada um.
Vindo, porém, os primeiros, cuidaram que haviam de receber mais; mas do mesmo modo receberam um dinheiro cada um.
E, recebendo-o, murmuravam contra o pai de família,
Dizendo: Estes derradeiros trabalharam só uma hora, e tu os igualaste conosco, que suportamos a fadiga e a calma do dia.
Mas ele, respondendo, disse a um deles: Amigo, não te faço agravo; não ajustaste tu comigo um dinheiro?
Toma o que é teu, e retira-te; eu quero dar a este derradeiro tanto como a ti”.
- Em seguida, analisem o conteúdo e o significado da parábola.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Trabalhando na Vinha
Objetivo: Exemplificar a parábola dos trabalhadores da vinha.
Material:
Muitas figuras de cachos de uvas
01 cesto
01 rolo de fita adesiva
01 pirulito ou bala de uva para cada aluno
01 relógio(pode ser o de pulso ou do celular)
Procedimento:
- Espalhem pela sala muitas figuras de cachos de uvas.
- Dividam a turma em 05 grupos.
- Orientem para que os grupos colham os cachos de uvas, mas deverão esperar a ordem para entrar na “vinha”.
Todos os grupos devem permanecer na vinha, colhendo as uvas com delicadeza para não estragar os cachos.
Falem que não é necessário colher todos os cachos de uvas, nem ter pressa achando que quem pegar mais ganhará.
- Façam da seguinte forma:
O grupo 01entra na “vinha” primeiro, depois de 20 segundos entra o 2º. Grupo, passados 40 segundos o 3º. Grupo, 60 segundo para o 4º. Grupo e com 80 segundos entra o 5º. Grupo.
Quando decorrer 20 segundos que o último grupo entrou, parem a colheita.
Peçam para que os grupos coloquem no mesmo cesto o que colheram.
- Falem: Agora vou fazer o pagamento de vocês!
- Perguntem: Qual o grupo que trabalhou mais tempo?
Eles vão dizer que foi o primeiro.
Então entreguem para cada componente deste grupo 01 pirulito ou bala de uva.
- Perguntem: Qual o grupo que trabalhou menos tempo?
Eles vão dizer que foi o último grupo.
Então entreguem para cada componente deste grupo 01 pirulito ou bala de uva.
- Em seguida, entreguem 01 pirulito ou bala de uva para os outros grupos. Peçam para que os alunos não consumam o pirulito ou bala durante a aula.
- Falem: Agora, terminei o pagamento correto de vocês desde o primeiro grupo, que começou primeiro, até o 5º. Grupo que iniciou por último.
- Aguardem a reação dos grupos, observem se há alguém descontente achando que ganhou menos do que deveria.
Se não houver reclamações, falem sobre o pagamento igual para tempos diferentes de trabalho.
- Depois, falem: Isto que aconteceu aqui, também ocorreu numa parábola que Jesus contou. Vamos estudar sobre ela?

Por Sulamita Macedo.

Adolescentes - Currículo do Ano 2: Minha Missão no Mundo
Lição 11: Problemas enfrentados na obra Missionária

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
 6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem que o tema da aula será sobre “Problemas enfrentados na Obra Missionária”.
Observação: Este tema tem sido muito repetitivo nestas lições, cuidado para não cansar os alunos com as mesmas atividades e as mesmas informações.
- Leiam a lição, procurem extrair a essência do conteúdo e repassem para os alunos informações mais prioritárias.
- Se houver condições, vocês podem exibir um documentário ou parte de um filme sobre estes tipos de problemas. Vocês podem encontrar isto em filmes sobre a Igreja Perseguida.
- Para concluir a aula, sugiro, ainda, a leitura do texto “O Preço de uma Alma”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Problemas e Dificuldades
0bjetivo: Estudar sobre os problemas internos e externos enfrentados pela obra missionária.
Material:
01 cadeira para cada aluno
Nomes digitados dos problemas internos e externos enfrentados pela obra missionária(vejam na lição)
01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
- Organizem a turma em círculo.
- Falem que na lição, os problemas enfrentados na obra missionária são divididos em internos e externos.
- Coloquem no centro do círculo(no piso), os papéis com os nomes dos tipos de problemas internos.
- Peçam para que um aluno se levante, pegue 01 deles, leia para a turma. Comentem sobre cada um deles.
Isto deve acontecer até que todos os problemas tenham sido mencionados e comentados.
- Agora, trabalhem os problemas externos.
Vejam esta orientação que deve ser realizada antes da aula começar: coloquem embaixo das cadeiras os papéis com os nomes dos problemas externos.
- Falem: Vamos agora conhecer quais são os problemas externos. Mas onde eles estão?
Peçam para que os alunos procurem. Não deem nenhuma dica da localização. Caso haja dificuldade, falem que está debaixo das cadeiras.
Quando todos os papéis forem encontrados, solicitem para que os alunos leiam e em seguida vocês repassem informações sobre cada elemento apontado.
- Para concluir leiam: “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”(João 16.33)
Por Sulamita Macedo.

Texto de Reflexão: O Preço de Uma Alma
Segundo um artigo de um jornal, Hemant Mehta queria descobrir se estava “perdendo algo” como ateu. Por isso, o estudante fez um anúncio na internet: passaria uma hora frequentando uma igreja para cada $10 que recebesse de oferta. O vencedor do leilão foi um ex-pastor evangélico, que fez uma oferta de $504.
Quanto você pagaria pela oportunidade de apresentar Cristo a uma pessoa descrente? O apóstolo Paulo deu muito mais do que $504, no seu esforço de levar o evangelho a pessoas que nunca ouviram a respeito de Jesus Cristo. Ele viajou arduamente muitos quilômetros pelo mundo. Num relato impressionante, contou suas experiências: naufrágio, prisão, açoites, apedrejamentos, exaustão, fome, frio e perigo(II Coríntios 11: 23 a 28).
Nos últimos 2.000 anos de esforços missionários, homens e mulheres valentes deixaram seus países de origem para proclamar Cristo em lugares remotos, primitivos e perigosos. Muitos perderam suas vidas, outros sofreram perseguição. Em diversas partes do mundo hoje, falar publicamente sobre Jesus pode significar sofrimento, prisão e até a morte.

Quando consideramos os sacrifícios de Jesus por nós, é válido qualquer sacrifício que fazemos para trazer outros a ele.   DCE Fonte: Nosso Andar Diário 05.02.2007
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