Jovens e Adultos: Dons Espirituais e Ministeriais – Servindo a Deus e aos homens com poder extraordinário
Lição 10: O Ministério de Mestre ou Doutor
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, trabalhem a lição 10. Vejam as sugestões abaixo:
- Falem: Estamos estudando sobre os dons Ministeriais. Já estudamos sobre o ministério de Apóstolo, Profeta, Evangelista e Pastor. Hoje, lição 10, vamos aprender sobre o ministério de Mestre ou Doutor.
- Utilizem a dinâmica “Nos Passos do Mestre”.
- Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Leiam o texto pedagógico “Aprendendo com o Mestre Jesus”(postado abaixo).
Dinâmica: Nos Passos do Mestre
Objetivos:
Estudar sobre o dom ministerial de Mestre ou Doutor.
Refletir sobre a importância da capacitação do professor.
Apresentar as características da metodologia do ensino de Jesus.
Material:
01 Bíblia
01 livro de estudo bíblico
01 tablet(se possível)
01 vidro pequeno com azeite
01 jornal atual
01 relógio
01 certificado(01 folha de papel ofício enrolada em forma de canudo com um laço de fita ao redor)
04 figuras de pé esquerdo e 04 de pé direito(vejam no procedimento o que deve ser escrito em cada pé).
Procedimento:
- Leiam: “Deus mesmo chamou alguns para mestres Ef 4. 11.
- Chamem 01 aluno da turma e peça que fique diante da turma.
- Falem: Você foi chamado por Deus para o ministério do ensino bíblico.
- Então, vejamos o que é necessário para que o professor esteja preparado para tão nobre tarefa.
- Entreguem para ele: 01 Bíblia, 01 livro de estudo bíblico, 01 tablet(se possível), 01 vidro pequeno com azeite, 01 jornal atual, 01 relógio, 01 certificado.
Vejamos o que cada objeto pode representar:
01 Bíblia: Conhecimento teológico
01 livro de estudo bíblico: Fonte de pesquisa e estudo
01 Tablet(Internet): Fonte de pesquisa e estudo
01 vidro pequeno com azeite: Unção, oração
01 jornal atual: Informação geral
01 relógio: organização do tempo para estudar e planejar a aula
01 certificado: preparação intelectual e pedagógica
- Depois, coloquem no piso da sala 04 figuras de pé esquerdo e 04 de pé direito, formando um caminho. Cada pé deve conter, na parte virada para o piso, um das 08 características do ensino de Jesus, o Mestre dos mestres:
Jesus usava recursos didáticos variados
O ensino de Jesus transformava vidas
Jesus era exemplo do que ensinava
Jesus adaptava o método à situação
Jesus utilizava linguagem ilustrada e simples
Jesus enfatizava a participação do ouvinte
Jesus estava focalizado nas pessoas
Jesus testava o canal da comunicação
- Falem: Que tal seguir o exemplo do mestre? Então, vejamos.
- Então, peçam para que o aluno vá andando pelo caminho e pegando um pé de cada vez e lendo o que está escrito.
- Depois, falem: Estes são as características da forma de Jesus ensinar.
- Para finalizar, leiam: Romanos 12.7: “... se é ensinar, haja dedicação ao ensino”.
Por Sulamita Macedo.
Texto Pedagógico
APRENDENDO COM O MESTRE JESUS
1 - Jesus usava recursos didáticos variados
- Método de perguntas e respostas
As perguntas lançadas por Jesus objetivavam levantar questionamentos, fazendo o ouvinte pensar, instigando à dúvida, proporcionando-lhe um novo aprendizado.
“Pois qual é mais fácil? Dizer: Perdoados te são os teus pecados ou dizer: Levante-te e anda?“ Mt 9.5
“O batismo de João era do céu ou dos homens? Respondei-me.” Mc 11.30
“... Quem dizem os homens ser o Filho do homem?” Mt 16.13
- Parábolas
As parábolas foram muito utilizadas por Jesus no seu ensino com o objetivo de demonstrar verdades espirituais através de uma história, contendo elementos simples e enredos sobre situações da vivência daquele povo.
As parábolas despertavam o interesse dos ouvintes, pois muitas vezes as pessoas não entendiam e pediam-lhe explicações.
“Então, tendo despedido a multidão, foi Jesus para casa. E chegaram ao pé dele os seus discípulos, dizendo: Explica-nos a parábola do joio do campo.” Mt13.36
“Tudo isto disse Jesus por parábolas à multidão, e nada lhes falava sem parábolas”. Mt 13.34
- Elementos do cotidiano das pessoas (figuras reais)
Jesus utilizava-se de figuras reais, comuns e próprias da sociedade da época para transmitir sua mensagem.
“Eu sou a videira, vós asvaras... “ Jo 15.5
“Eu sou o bom Pastor...” Jo 10.11
“Eu sou o pão da vida...” JO 6.35
“Eu sou a luz do mundo JO 8.12
“Olhai para as aves do céu...” Mt 6.26
“Vós sois o sal da terra...” Mt 5. 13
- Conversação
A conversa também foi utilizada por Jesus como recurso de ensino. Observem o exemplo da conversação de Jesus com a mulher samaritana em Jo 4.5 ao 26.
- Preleção associada a outros recursos
No Sermão da Montanha, em Mateus 5 ao7, Jesus ao discursar à multidão, usou várias figuras(sal, luz, pão, aves, lírios, árvore, frutos, uvas, figos, casa, rocha...)
No Sermão Profético, em Mateus 24, 25, 26.01, Jesus ao falar às pessoas, utilizou-se de figuras e várias parábolas.
Sabemos que o método expositivo está muito presente no processo de ensino e aprendizagem, porém observe o exemplo de Jesus quando agregou outros recursos a sua fala.
2 - O ensino de Jesus transformava vidas
O conteúdo da mensagem de Jesus modificava a vida das pessoas de forma marcante.
“Então Jesus, movido de íntima compaixão tocou-lhes nos olhos, e logo viram; e eles o seguiram.” Mt 20.34
“E, passando, viu Levi sentado na alfândega, e disse-lhe: segue-me. E, levantando-se, o seguiu.” Mc 2.14
O ensino bíblico, transmitido por você, professor, age na vida do seu aluno, quer seja no seu caráter, nas suas atitudes e na sua vida espiritual, através da ação do Espírito Santo.
“Como, pois, recebestes o senhor Jesus Cristo, assim também andai nele.” Cl 2.6
3 - Jesus: exemplo do que ensinava
Jesus é o modelo de Mestre que o professor da EBD deve ter, pois Ele dava ação ao ensino e nos deu o exemplo de como proceder.
“Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também” Jo 13.15
4 - Jesus adaptava o método à situação
Jesus utilizava métodos diferentes e adequados à situação de aprendizagem. Por exemplo, quando Ele falava às multidões usava a técnica do discurso associado a outros meios, como já foi demonstrado anteriormente; e para falar a mulher samaritana, utilizou-se da conversação, do diálogo, pois seria inadequado fazer um discurso para uma só pessoa.
O professor da EBD também deve adequar os recursos e métodos de ensino ao tema a ser estudado, ao tipo de aluno da sua classe e ao ambiente (físico).
5 - Jesus utilizava linguagem ilustrada e simples
A linguagem utilizada por Jesus, ao comunicar-se com seus ouvintes, era simples e do uso cotidiano daquele povo e recheada de elementos culturais próprios daquelas pessoas (já vimos vários exemplos de figuras reais utilizadas por Jesus).
Sabemos que na classe da EBD há uma diversidade enorme entre os alunos quanto à formação escolar, podemos ter um analfabeto, outro que lê com dificuldade e outros que tiveram oportunidade de progredir nos estudos, chegando até ao curso superior ou de pós-graduação. O professor da EBD deve seguir o exemplo do mestre Jesus, utilizando uma linguagem que seja compreensiva a todos os alunos. Se você utilizar algum vocábulo menos conhecido ou da língua erudita, imediatamente fale outra palavra mais simples e que tenha o mesmo significado da anterior.
6 - Jesus enfatizava a participação do ouvinte
É comum observarmos nos evangelhos que os ouvintes de Jesus tinham participação nas mais diversas situações de ensino .
“E Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: Explica-nos essa parábola. Jesus, porém, disse: Até vós mesmos estais ainda sem entender?” Mt 15.15 e 16
O professor da EBD deve oportunizar sempre, ao aluno, momentos de participação, como: fazer perguntas (tirar dúvidas), ler referências bíblicas, falar nos debates, em perguntas instigadoras (Método de Perguntas e Respostas) e nos trabalho em grupo, fazer comentários, etc. Tenha cuidado com aqueles alunos que gostam de falar muito, procure controlar o tempo destas participações, sem que eles se sintam menosprezados.
7 - Jesus estava focalizado nas pessoas
Nos relatos bíblicos sobre Jesus, observamos que Ele, o Mestre por excelência, tinha as pessoas como foco principal de sua atuação, alcançando-as através de Sua mensagem que transformava vidas, sem se preocupar com amarras do modelo cultural vigente.
Alguns exemplos da atenção que Jesus dispensava às pessoas:
Quando foi a casa de Zaqueu – Lc 19. 1 ao 9
Ao ter compaixão da viúva que perdera o filho – Lc 7.13
Ao atender ao pedido de Jairo – Lc 8. 41,51,54 e 55
Outras referências:
“Veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e dizem: Eis aí um homem comilão e beberrão, amigo de publicanos e pecadores.” Mt 11.19
“E ele disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa D’Israel.” Mt 15.24
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.” Mt 11.28
O aluno é a razão de ser de uma escola, isto é, só existe escola porque há alunos. O corpo discente (alunos) da EBD deve ter atenção especial do professor, pois este, além de compartilhar com seus alunos os conhecimentos bíblicos, deve vê-los como pessoas que possuem momentos de incertezas, de alegria, de tristezas, de tribulação, de vitórias e que precisam de ajuda em oração e de orientação; lembre-se do aniversário deles; converse com seus alunos, crie vínculo com sua turma, ame-os!
8 - Jesus usava a função fática da linguagem: testava o canal da comunicação
“E disse-lhes Jesus: Entendestes todas essas coisas?” Mt 13.51
O professor da EBD, no ato de ensinar e aprender, deve observar se está sendo entendido, através da expressão facial do aluno ou mesmo da postura corporal, também através de perguntas curtas para testar a compreensão do assunto em estudo.
Diante das características do ensino de Jesus mencionadas, podemos afirmar que O Mestre dos mestres deu o exemplo para o professor da EBD tê-lo como modelo, pois amava seus ouvintes e dinamizava seus ensinos.
Que tal seguir o exemplo do Mestre, aprendendo com a forma de ensinar de Jesus?
Por Sulamita Macedo.
Pré-adolescentes – Currículo do Ano 2: Parábolas de Jesus
Lição 10: Luz para todos
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição 10. Vejam as sugestões abaixo:
- Falem que o tema da aula será sobre a parábola da Candeia.
- Depois, para conhecer a parábola, leiam Marcos 4:21 e 22:
“E disse-lhes: Vem porventura a candeia para se meter debaixo do alqueire, ou debaixo da cama? não vem antes para se colocar no velador?
Porque nada há encoberto que não haja de ser manifesto; e nada se faz para ficar oculto, mas para ser descoberto.
Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça”.
- Em seguida, analisem o conteúdo e o significado da parábola.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Luz do Mundo”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Luz do Mundo
Material:
01 prato transparente
01 copo transparente
01 vela
Água
01 caixa de palito de fósforos ou isqueiro
Procedimento:
- Falem que o crente é luz do mundo. Apresentem uma vela e falem que ela vai representar o crente.
- Acendam a vela e a coloquem no centro do prato, em posição vertical, observando se a mesma está firme.
- Coloquem a água no prato, tendo cuidado para não transbordar. Falem que o crente, representando pela vela acesa, é luz do mundo. O meio em vivemos está simbolizado pelo prato e a água é a Palavra de Deus. Leiam Ef. 5.26.
- Falem ainda, que estamos no mundo, mas temos a Palavra de Deus como guia, além de gozarmos da purificação, santificação. Leiam Sl. 119.105.
- Falem ainda, que o copo representará aquilo que pode apagar nossa luz, como: a desobediência, não vencer as tentações, a prática de coisas ilícitas, ceder a pressão dos colegas para realizar algo inapropriado para o cristão etc. Então, em seguida, coloquem o copo emborcado sobre a vela.
- Perguntem: O que aconteceu? Mostrem para os alunos as reações ocorridas.
Além da vela ter se apagado, toda a água foi sugada para dentro do copo! Que lições podemos tirar deste procedimento?
Se não resistirmos aos apelos mundanos, nossa luz será apagada!
- Para finalizar, leiam: Mt 5. 14 a 16 e Rm 12. 2.
Autoria desconhecida.
Dinâmica adaptada por Sulamita Macedo.
Adolescentes - Currículo do Ano 2: Minha Missão no Mundo
Lição 10: Conhecendo os povos não-alcançados
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem que o tema da aula será sobre os povos não-alcançados.
- Iniciem o estudo da lição, perguntando o que significa a expressão “povos não-alcançados”.
Aguardem as respostas.
- Falem que há aproximadamente 8 mil povos não alcançados.
- Utilizem um mapa e apresentem dados sobre a janela 10/40, mostrando os países que integram esta faixa de terra, citando os nomes de cada um.
- Em seguida, perguntem: Quais as dificuldades para realizar a obra missionária?
Nesse momento, peçam aos alunos para apresentar a pesquisa sobre o país escolhido no domingo passado para uma viajem de faz de conta. Lembrem as perguntas sugeridas:
Como deve ser a preparação para a viajem?
Que língua fala este povo?
Quais os obstáculos políticos e religiosos para entrar nestes pais como missionário?
Quem vai financiar a viagem?
Qual o clima? Que tipo de roupa providenciar?
Quanto a culinária? Etc.
Escutem as respostas e complementem se necessário. É importante que o professor também realize a pesquisa, pois pode acontecer de algum aluno faltar ou não ter feito a atividade.
- Em seguida, utilizem a dinâmica “Povos não alcançados”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Povos não alcançados
Objetivo: Estudar sobre as dificuldades para evangelizar aos povos não alcançados.
Material:
Giz ou fita adesiva colorida
Placas com os nomes digitados: OBRA MISSIONÁRIA TRANSCULTURAL, POVOS NÃO-ALCANÇADOS.
Objetos variados para representar desafios
Procedimento:
- Depois da apresentação da pesquisa dos alunos(vejam acima), organizem um “caminho” na sala, delimitando-o com giz ou fita adesiva colorida.
No final do caminho, coloquem alunos segurando placas com os seguintes nomes: OBRA MISSIONÁRIA TRANSCULTURAL, POVOS NÃO-ALCANÇADOS.
- Ao longo do caminho, coloquem objetos que representarão desafios, dificuldades para realização desta obra, com os seguintes nomes: DIFICULDADE GEOGRÁFICA, DIFICULDADE CULTURAL e DIFICULDADE ESPIRITUAL.
-Trabalhem estes obstáculos, fazendo os alunos mencionar o que eles observaram de dificuldades no país pesquisado. Depois, acrescentem mais informações de outros países.
- Depois, se possível, apresentem informações sobre missionários que estão trabalhando nestes lugares.
- Para concluir, façam uma oração pelos povos ainda não-alcançados, para que conheçam Cristo.
Por Sulamita Macedo.
Juvenis - Currículo do Ano 2: Os Perigos do Relativismo Moral
Lição 10: Quer um palpite?
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, trabalhem a lição 10. Vejam as sugestões abaixo:
- Iniciem, aplicando a dinâmica “Jogo da Velha”.
- Falem que o tema da aula será sobre a prática do jogo de azar.
- Depois, trabalhem os pontos levantados na lição, procurando sempre a participação do aluno.
Apresentem os nomes dos diversos tipos de jogos e o valor monetário atual que é prometida para o ganhador. Façam esta pesquisa numa casa lotérica.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Jogo da Velha
Objetivo: Introduzir o tema sobre a prática do jogo.
Material:
01 quadro branco ou 01 cartolina
01 marcador para branco ou 01 pincel atômico
Perguntas sobre as lições anteriores
Procedimento:
- Falem que vocês vão brincar o Jogo da Velha.
Sobre o jogo da Velha:
É um jogo popular com regras bem simples. Risca-se 02 linhas horizontais e 02 verticais que cortam as primeiras(#), formando 09 espaços vazios.
Há necessidade de 02 jogadores, um escolhe o círculo(O) e o outro o X, que alternadamente fazem a marcação num espaço vazio.
O objetivo é formar os 03 círculos ou 03 xis numa mesma linha ou coluna, na horizontal, na vertical ou na diagonal. As jogadas podem impedir que o colega ganhe na próxima tentativa.
O vencedor será aquele que primeiro conseguir formar 03 sequências iguais.
- Façam o diagrama do jogo da Velha.
- Dividam a turma em 02 grupos e deixem que eles escolham qual grupo ficará com o círculo e com o X.
- Façam perguntas sobre as lições passadas para cada grupo alternadamente. Quem responder corretamente tem o direito de preencher um espaço vazio com o símbolo escolhido pelo grupo.
Isto deve continuar até que haja um vencedor. Depois, repita a atividade com outras perguntas, até que haja um vencedor. Se houver empate, faça outras perguntas para que haja desempate.
- Depois, declare qual o grupo vencedor.
- Falem: Realizamos um jogo muito conhecido, utilizando perguntas da lição e dessa forma, a prática deste jogo teve um aspecto lúdico e de aprendizagem. Mas, na lição de hoje vamos estudar sobre um tipo de jogo não recomendável para o cristão.
Por Sulamita Macedo.
Discipulado 1 – Novos Convertidos
Lição 10: O Discípulo vivendo cheio do Espírito
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora iniciem o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Falem do tema da aula: O Discípulo Vivendo Cheio do Espírito.
- Coloquem numa cartolina a seguinte pergunta:
Como podemos estar cheios do Espírito Santo?
Aguardem as respostas e depois reservem para utilizá-las no final da aula.
- Utilizem a dinâmica “Tesouro em Vasos de Barro”.
- Trabalhem os itens da lição sempre de forma participativa.
- Em seguida, retomem a pergunta e as respostas do início da aula e perguntem: E agora, o que podemos acrescentar? O que aprendemos?
- Para finalizar, leiam o texto “Minhocas e Frutos”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Tesouro em Vasos de Barro
Objetivo: Refletir sobre as dádivas, os tesouros que recebemos de Deus.
Material:
01 vaso de barro pequeno
01 caixa revestida com papel dourado
¼ de uma folha de papel ofício com o nome Espírito Santo.
Procedimento:
- Leiam Gn 2.7a: “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra...”
- Apresentem um vaso de barro e falem que este objeto representa nosso corpo, as pessoas, a humanidade.
Observação: dentro do vaso deve estar a caixa dourada.
- Falem: O homem gozava de um relacionamento precioso com Deus, mas com o pecado, o homem perdeu este tesouro (retire a caixa dourada do vaso).
O homem perdeu a comunhão com Deus e ficou separado dEle, porém Deus por seu grande amor proveu a religação, através da salvação por meio de Jesus Cristo. Há dois grupos: os que não aceitam, preferindo permanecer sem o tesouro e os que aceitam, optando pelo resgate do tesouro.
Leiam II Co 4. 4, 5 e 7 e falem: Os que aceitam Jesus como Salvador, tem dentro de si um tesouro(coloquem a caixa dourada dentro do vaso).
Falem também: Desde a conversão e no caminhar cristão, o Espírito Santo vem atuando em nossas vidas e recebemos dádivas espirituais, tesouros.
- Então, retirem do vaso a caixinha dourada e peçam para que 01 aluno abra pra ver o que é o tesouro. O aluno deverá ler o que contém o papel: Espírito Santo.
- Concluam, afirmando que o assunto da lição é sobre este tesouro: O Espírito Santo.
Por Sulamita Macedo.
Texto de Reflexão: Minhocas e frutos
Você alguma vez já se perguntou por que Deus criou certas criaturas, como os mosquitos e as cobras? Muita vezes, eu fiz essa pergunta em relação às minhocas. Por que Deus criou vermes tão feios?
Na realidade, as minhocas exercem uma função indispensável. Amy Stuart em um dos seus livros(The Earth Moved: On The Remarkable Achievements os Earthworms), nos conta que num acre de terra existem inumeráveis minhocas, revirando continuamente o solo. A sua atividade silenciosa e invisível é absolutamente essencial – sem minhocas, não há vegetação.
O que podemos então aprender das minhocas? Não somente na natureza, mas também nas nossas vidas existem forças invisíveis em atividade. Há o trabalho silencioso e despercebido da oração daqueles que estão preocupados pelo nosso bem-estar. Há o trabalho da nossa própria disciplina espiritual, ao orarmos e meditarmos na Palavra de Deus. E há o trabalho vital do Espírito Santo, trabalhando no solo dos nossos corações e produzindo em nós o fruto à semelhança de Cristo: “amor, alegria, paz, paciência...”(Gl 5. 22 e 23).
Nas nossas vidas e no nosso mundo Deus determinou que influências invisíveis produzam frutos. Seja a pequena minhoca ou a coroa da criação de Deus, a raça humana, existem muito mais coisas em ação do que aquilo que pode ser visto pelos nossos olhos. VCG Fonte: Nosso Pão Diário