Jovens e Adultos: Dons Espirituais e Ministeriais – Servindo a Deus e aos homens com poder extraordinário
Lição 07: O Ministério de Profeta
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, trabalhem a lição 07. Vejam as sugestões abaixo:
- Falem: Começamos a estudar sobre os dons Ministeriais. Domingo, estudamos sobre o ministério de Apóstolo. Hoje, lição 07, vamos aprender sobre o ministério de Profeta. Trabalhem este tema, seguindo os itens abaixo:
- Profeta no Antigo Testamento:
Nomes de profetas do AT
Tipos e finalidades da mensagem
Ofício
Perseguição
- Profeta no Novo Testamento:
Atuação do profeta junto ao Apóstolo
Liderança da igreja do 1º. Século
Ofício
- Ministério Profético na atualidade
- Verdadeiros e falsos profetas. Para exemplificar este item, vocês podem utilizar a dinâmica “Verdadeiro ou Falso?” ou “O Guia”(postadas abaixo).
- Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.
- Para finalizar a aula, realizem a dinâmica “Mensagem”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Mensagem
Objetivo: Finalizar o estudo sobre o dom de Profeta.
Material: Palavras digitadas e recortadas: confrontar, autenticidade, engano, vigilância, consequências, mensagem, aceitação, verdade, ousadia, espiritual, profeta, confirmação, desafio, perseguição, conselhos, advertência, juízos.
Procedimento:
- Coloquem as palavras no centro da círculo.
- Leiam em voz alta cada palavra.
- Falem: Estas palavras fazem referência ao tema da lição.
- Solicitem que cada aluno escolha duas palavras dentre as indicadas abaixo e forme uma frase sobre o tema estudado.
Confrontar, autenticidade, engano, vigilância, consequências, mensagem, aceitação, verdade, ousadia, espiritual, profeta, confirmação, desafio, perseguição, conselhos, advertência, juízos.
- Todos os alunos devem participar. Se houver alguém com dificuldade, procurem ajudá-lo para que se sinta participante da atividade.
- Finalizem, lendo Mateus 24.04: “Acautelai-vos, que ninguém vos engane”. Falem sobre discernimento espiritual que devemos ter, para não sermos enganados.
Por Sulamita Macedo.
Dinâmica: Verdadeiro ou Falso?
Objetivo:
Estudar sobre os falsos mestres, através de um exemplo de um objeto legítimo e outro pirateado, observando suas características.
Material: CD, DVD, relógio, bolsa, celular, roupa, perfume, etc.
Procedimento:
- Escolham um objeto dentre os citados no material para fazer a demonstração, observando que do mesmo objeto deve haver um verdadeiro(original, legítimo) e outro falso(pirateado).
- Apresentem para a classe e perguntem se há diferença entre os objetos – os alunos não devem saber que há um verdadeiro e outro falso. Pode haver respostas positivas e negativas, como também alguém pode levantar dúvidas sobre a veracidade dos objetos; aproveitem a oportunidade e questione o porquê das respostas.
Há também, outra possibilidade de utilização desses objetos: vocês podem fazer a propaganda dos objetos falsos e verdadeiros, sem identificá-los como tal, mas observe a reação da turma diante das características dos objetos.
- Em seguida, façam a pergunta: O que é necessário para que conheçamos que um objeto é verdadeiro ou falso?
Os alunos deverão emitir suas opiniões.
- Para concluir, enfatizem que é necessário conhecer as características do objeto. Agora, introduzindo o tema da lição sobre falsos mestres, trabalhem com os alunos características dos verdadeiros e falsos mestres.
- Leiam com os alunos: “Acautelai-vos dos falsos profetas, que vêm até vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.”. Mateus 7. 15 a 17.
Por Sulamita Macedo.
Dinâmica: O Guia
Objetivo: Refletir sobre as atitudes dos verdadeiros e falsos pastores.
Material: uma venda.
Procedimento:
- Escolham uma pessoa da classe ou outra que se apresente voluntariamente para fazer o papel de um cego, para isto coloque uma venda sobre seus olhos.
- Comecem a dar comandos para ele executar, como por exemplo: Siga em frente! Dobre à direita! Dobre à esquerda! Dê 03 passos para frente! Dê 02 passos para trás! etc.
Com estes e outros comandos, vocês podem de forma deliberada induzir o aluno ao erro e/ou ao acerto. Dessa forma, vocês poderão analisar sobre a conduta dos verdadeiros e falsos pastores.
- Retirem a venda do aluno e façam as seguintes perguntas:
Como você se sentiu sendo guiado?
O guia transmitiu confiança?
- Reflitam sobre as respostas do aluno “cego”, enfatizando a importância da segurança, confiança que devemos ter com os verdadeiros pastores.
- Pode acontecer que o aluno “cego” não execute alguns comandos que vocês falarem, porque pode confundir direita com esquerda e/ou não prestar atenção ao que está sendo orientado. Esta atitude proporcionará a vocês a oportunidade de falar que as ovelhas precisam obedecer aos pastores e estar atentas se a voz representa comandos verdadeiros ou falsos, tendo como padrão a Palavra de Deus.
- Finalizem, lendo: João 10.1 a 5.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
Texto pedagógico
A Preparação do Professor
Com o chamado para o ensino, o professor deve se preparar para que exerça de exitosa a tarefa que lhe foi dada, pois esta nobre atividade requer dedicação, conforme lemos em Romanos 12:7: "... se é ensinar, haja dedicação ao ensino”.
Este texto trata da preparação do professor da Escola Bíblica Dominical em 04 níveis: espiritual, teológico, secular e pedagógico.
1 – Preparação Espiritual:
O professor da EBD deve se preparar espiritualmente, através da oração, do jejum e da leitura bíblica de forma sistemática. Veja alguns exemplos do mestre Jesus
“... Assentai-vos aqui, enquanto vou além orar...” Mt 26.36
“E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites...” Mt 4. 1 e 2
É bom ressaltar que no momento de oração, o professor deve orar também por seus alunos. Ao preparar a aula peça ajuda ao Espírito Santo.
2 – Preparação Teológica:
É muito importante a preparação teológica. Professor, prepare-se para dar aula! Leia pelo menos duas vezes a lição e em seguida procure aprofundar o tema da aula em livros, periódicos e sites confiáveis, para que você se sinta seguro para ministrar o assunto.
3 – Preparação Secular
O preparo secular é outro ponto que o professor não pode negligenciar. Estude sempre, cultive o hábito de ler. Mantenha-se informado sobre os acontecimentos ocorridos na sua cidade, no seu estado, no Brasil e no mundo e procure contextualizá-los com o tema da lição ou com o tipo de aluno que você ensina.
“Persiste em lê...” I Tm 4.13
“Examinai tudo. Retende o bem”. I Ts 5.21
4 – Preparação Pedagógica
É muito comum encontrar professores da EBD que não possuem formação pedagógica. E agora? Você foi chamado para ensinar, então é necessário que sua preparação seja completa.
Se puder, sugiro que você faça um curso de Pedagogia. Há muitas facilidades para ingressar em um curso como este, com aulas presenciais e/ou à distância, os preços são também são bons. Fica a dica! Você pode encontrar outras alternativas de tomar conhecimento da pedagogia, participando de congressos, de conferências, de reuniões pedagógicas etc. Não perca as oportunidades!
Enfatizo a importância do preparo pedagógico, para que você possa compartilhar de forma adequada os conhecimentos referentes a cada lição. Escolha métodos de ensino variados, utilize dinâmicas, leia bons livros pedagógicos, planeje a aula, não improvise, dinamize o ensino, procure envolver os alunos com a aula, mantenha vínculos com os alunos.
Leia os textos pedagógicos deste blog( procure no marcador “Textos Pedagógicos”), eles tratam de temas pertinentes ao ensino, vejam os títulos que você pode encontrar( em ordem de publicação):
1 - Método Audiovisual
2 - Como utilizar bem o tempo de aula da EBD.
3 - Como utilizar filmes nas aulas da EBD
4 - Treinamento para Professores da EBD
5 - O Processo Comunicativo na EBD
6 - Como abordar o tema da Avaliação da Aprendizagem(I e II)
7 - Avaliando a Avaliação da Aprendizagem na Escola Bíblica Dominical
8 - A utilização de mapas nas aulas da EBD
9 - Leitura nas aulas da EBD
10 - Não faça drama! Saiba como utilizar a dramatização como instrumento de aprendizagem na EBD
11 - Método de Ensino: Estudo de Caso
12 - Método de Perguntas e Respostas
13 - Em discussão: O Método do Debate nas aulas da EBD
14 - Método de Divisão em Grupos nas aulas da EBD
15 - Participação do aluno na aula da EBD: Um novo olhar para uma velha questão
16 - Dinâmicas
17 - Tecnologias na EBD
18 - Aprendendo com o Mestre Jesus(I, II e III)
19 - Pensando n(a) EBD
20 - Interação Professor x Aluno
21 - Preparando a aula
22 - A utilização de Recursos Visuais na EBD
23 - A Utilização da Música como Recurso de Ensino
24 - A Aula
25 - Planejamento de Aula
26 - Classe para a Terceira Idade: Desafios e Possibilidades(I e II)
27 - Algumas Recomendações
Quer ser um professor bem sucedido? Observe e ponha em prática as orientações expostas acima, agregando a alegria e motivação para ensinar.
“Dá Instrução ao sábio e ele se fará mais sábio...” Pv 9.9
Por Sulamita Macedo.
Pré-adolescentes – Currículo do Ano 2: Parábolas de Jesus
Lição 07: Construindo um abrigo seguro?
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição 07. Vejam as sugestões abaixo:
- Iniciem a aula, utilizando a dinâmica “Rocha x Areia”.
- Falem que o tema da aula será sobre a parábola do homem prudente e o insensato.
- Depois, para conhecer a parábola, leiam Mateus 7:24-27:
“Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;
E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.
E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia;
E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda”.
- Em seguida, analisem o conteúdo e o significado da parábola.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Rocha x Areia
Objetivo: Introduzir o estudo sobre a parábola do Homem Prudente e do Insensato.
Material:
01 tijolo
½ kg de areia
02 cartolinas
Lápis colorido para 02 grupos
02 tesouras
02 colas
Procedimento:
- Dividam a turma em 02 grupos.
- Para o grupo 01, falem que os alunos deverão montar uma casa utilizando os seguintes materiais:
01 tijolo(será o alicerce)
Lápis colorido
Tesoura
Cola
- Para o grupo 02, falem que os alunos deverão montar uma casa utilizando os seguintes materiais:
Areia(será o alicerce)
01 cartolina
Lápis colorido
Tesoura
Cola
- Estipulem um tempo de no máximo 15 minutos para esta atividade. Durante este tempo, passem em cada grupo para observar o andamento da tarefa e dar alguma orientação se necessário.
- Depois, os alunos deverão apresentar para a turma o resultado.
- Depois, perguntem: Estas duas situações fazem vocês se lembrarem de uma história contada por Jesus?
Aguardem as respostas. Espera-se que eles se lembrem da parábola do Homem Prudente e do Insensato.
- Em seguida, leiam a parábola e reflitam sobre o significado.
Por Sulamita Macedo.
Adolescentes - Currículo do Ano 2: Minha Missão no Mundo
Lição 07: Minha família, um campo missionário!
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem do tema da aula: Minha Família, um Campo Missionário!
- Apresentem as 03 situações abaixo, digitadas e coladas em cartolina:
Aluno evangélico em família evangélica
Aluno evangélico em família parte evangélica
Aluno evangélico em família não evangélica
- Em seguida, perguntem para cada aluno qual situação ele está inserido, colocando o nome dele ao lado da situação.
- Falem sobre a criação divina da Família e seus propósitos.
- Falem da situação das famílias de hoje e em seguida perguntem com quem os alunos convivem(moram). Possíveis respostas: com o pai e mãe, somente com a mãe, somente com o pai, com os avós, com tios ou tias, outras situações.
- Entreguem para cada aluno ½ folha de papel ofício e solicitem que desenhem os componentes de sua família(com quem mora).
- Em seguida, falem para que eles escrevam a função de cada pessoa na família, na folha do desenho.
- Falem sobre a função que cada pessoa da família deve exercer. Dentre as funções, enfatizem o ensino da Palavra de Deus e a evangelização, dependendo do tipo de família que tem(apresentada no início da aula).
- Trabalhem os pontos levantados na lição de forma participativa.
- Para concluir utilizem a dinâmica “Anunciando!”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Anunciando!
Objetivo: Refletir de que forma assimilamos e propagamos a Palavra de Deus.
Material: 01 bola pequena de isopor, 01 giz, 01 esponja e 01 vasilha com água.
Procedimento:
- Apresentem a água (dentro da vasilha) e falem que ela representa a Palavra de Deus. Os demais objetos representam as pessoas.
- Depois, coloquem a bola de isopor dentro da água.
- Depois o giz.
- Em seguida, coloquem a esponja.
- Perguntem: O que vimos? O que aconteceu com cada objeto? Quais deles absorveram água?
Aguardem as respostas.
- Podemos ser comparados a que tipo de objetos?
Como estamos agindo ao partilhar o evangelho ou o ensino da Palavra de Deus?
A bola de isopor que não absorveu a água?
O giz que absorveu água, mas não compartilha com ninguém?
A esponja que absorve, também libera água e continua com água?
- Para concluir, falem da importância do ensino da Palavra de Deus no lar e a evangelização para os familiares ainda não alcançados pelo evangelho.
Ideia original da dinâmica: desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
Juvenis - Currículo do Ano 2: Os Perigos do Relativismo Moral
Lição 07: Pureza Total
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, trabalhem a lição 07. Vejam as sugestões abaixo:
- Falem do tema da aula será sobre a pureza que o jovem deve ter diante da sexualidade.
- Iniciem o estudo do tema, utilizando a dinâmica “Sexualidade”.
- Depois coloquem no quadro as palavras abaixo e reflitam com os alunos qual deve ser a conduta do cristão diante destas questões:
Masturbação
Homossexualismo
Prostituição
Adultério
Fornicação
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Sexualidade
Objetivos:
Conhecer o que os alunos sabem sobre o tema.
Alertar para a necessidade de saber defender o ponto de vista bíblico sobre a sexualidade, prática sexual etc.
Material:
04 crachás com nome JORNALISTA
Perguntas num envelope(vejam no procedimento)
Procedimento:
1 - Dividam a turma em 4 grupos.
2 - Falem que cada grupo receberá um jornalista que fará perguntas sobre o que a bíblia fala sobre sexualidade.
3 - Então, coloquem o crachá com nome JORNALISTA em uma pessoa do grupo, que também receberá as perguntas que deverá fazer para o grupo.
Perguntas para o grupo 1:
- Praticar sexo é pecado?
- O que a Bíblia fala sobre homossexualismo?
- Os jovens e as pessoas em geral têm acesso fácil a internet. Quais os cuidados que os pais evangélicos estão tendo quanto ao acesso dos seus filhos a sites pornográficos?
Perguntas para o grupo 2:
- Como é feita a orientação sexual na Igreja?
- O casal evangélico pode ter prazer sexual no casamento?
- Qual o posicionamento dos evangélicos quanto ao homossexualismo?
Perguntas para o grupo 3:
- Como é feita a orientação sexual na família evangélica?
- É verdade que a igreja prega que o sexo só deve ser praticado depois do casamento? Argumente.
- Os jovens e as pessoas em geral têm acesso fácil a internet. Quais os cuidados que a igreja está tendo quanto ao acesso dos seus membros a sites pornográficos?
4 - Depois, os “jornalistas” vão apresentar para a turma as respostas dos grupos.
5 - Em seguida, trabalhem os pontos levantados na lição, apresentando argumentos bíblicos, confirmando, acrescentado ou contrapondo, se necessário, com as respostas dos grupos.
Por Sulamita Macedo.
Discipulado 1 – Novos Convertidos
Lição 07: O Discípulo e a Obediência
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora iniciem o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Falem do tema da aula: O Discípulo e a Obediência.
- Iniciem o estudo do tema através da dinâmica “Faça o que o Mestre mandar”, que proporcionará a formulação do conceito de obediência, a reflexão sobre a quem se obedece e as normas.
- Trabalhem os itens da lição, buscando a participação dos alunos.
- Para finalizar, leiam o texto “Uma Longa Obediência”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Faça o que o Mestre mandar
Objetivo: Refletir sobre a obediência a Cristo e a Sua Palavra.
Material: uma venda.
Procedimento:
- Escolham uma pessoa da classe ou outra que se apresente voluntariamente para fazer o papel de um cego, para isto coloque uma venda sobre seus olhos.
- Comecem a dar comandos para ele executar, como por exemplo: Siga em frente! Dobre à direita! Dobre à esquerda! Dê 03 passos para frente! Dê 02 passos para trás! etc.
Com estes e outros comandos, vocês podem de forma deliberada induzir o aluno ao erro e/ou ao acerto. Dessa forma, vocês poderão analisar sobre os verdadeiros e falsos ensinos, enfatizando a importância de conhecermos o Mestre e Sua Palavra.
- Retirem a venda do aluno e façam as seguintes perguntas:
Como você se sentiu sendo guiado?
O guia transmitiu confiança?
- Reflitam sobre as respostas do aluno “cego”, enfatizando a importância da segurança, confiança que devemos ter com os verdadeiros ensinos
- Pode acontecer que o aluno “cego” não execute alguns comandos que vocês falaram, porque pode confundir direita com esquerda e/ou não prestar atenção ao que está sendo orientado. Esta atitude proporcionará a vocês a oportunidade de falar que as ovelhas precisam obedecer a Cristo e estar atentas se a voz representa comandos verdadeiros ou falsos, tendo como padrão a Palavra de Deus.
- Finalizem, lendo: João 10.1 a 5.
Ideia Original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
Texto de Reflexão: Uma Longa Obediência
Cada ano em janeiro, o número de membros das academias de ginástica aumentam dramaticamente e as salas de exercício ficam cheias com o que algumas pessoas chamam de “A multidão resoluta do Ano Novo”. Os alunos assíduos sabem que em Março muitos dos iniciantes não voltarão. Um dos diretores de certo clube disse: “Eles não vêem resultados imediatos como imaginaram. As pessoas não compreendem que é necessário muito exercício e perseverança para ficar em forma.
É um fenômeno que nós experimentamos também no mundo espiritual. O autor Eugene Peterson observa que numa cultura que gosta de velocidade e eficiência, “não é difícil... fazer com que uma pessoa se interesse pela mensagem do Evangelho; mas é terrivelmente difícil manter o interesse”. Para seguir a Cristo fielmente, Peterson diz que isto requer “uma longa obediência na mesma direção”.
Paulo incentivou os Filipenses a adotar a mesma maneira de pensar de Cristo, cuja obediência ao Pai foi sincera e completa (2.8). Ele encorajou-os a permanecerem obedientes ao Senhor e a colocar “em ação a salvação de vocês com temor e tremor” (2.12).
Como crentes novos, podemos ter boas intenções, quando damos os nossos primeiros passos de fé. Então, à medida que crescemos em Cristo, o poder de Deus nos capacita a seguir caminhando alegremente com Ele, ao longo do enorme caminho da obediência. David McCasland – Nosso Pão Diário(27.02.2003).