JESUS SALVA, CURA, LIBERTA, BATIZA NO ESPÍRITO SANTO E BREVE VOLTARÁ!

Informativo Cristão : SUBSÍDIOS PEDAGÓGICO LIÇÃO 07 1º TRIMESTRE 2014

SUBSÍDIOS PEDAGÓGICO LIÇÃO 07 1º TRIMESTRE 2014

Jovens e Adultos: Uma Jornada de Fé – A Formação do povo de Israel e sua herança espiritual
Lição 07: Os Dez Mandamentos do Senhor

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição 07.
7 - Falem: A lição de hoje tem como título “Os Dez Mandamentos do Senhor”.
8 - Trabalhem o conteúdo da lição de foram participativa e de forma contextualizada, vejam esta sugestão:
- Coloquem no quadro uma figura do Monte Sinai e das Tábuas de Pedra.
Saibam mais sobre a importância de recursos visuais  nas aulas, lendo o texto pedagógico “A utilização de Recursos Visuais na EBD” (postado abaixo).
- Façam um breve resumo sobre a permanência do povo de Israel no Sinai e o recebimento das tábuas da Pedra contendo os 10 Mandamentos.
- Em seguida, utilizem a dinâmica “Dez Mandamentos”.
- Para concluir leiam o texto “Mandamentos”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Dez mandamentos
Objetivo: Iniciar o estudo sobre os 10 mandamentos.
Material:
01 caneta para cada aluno
01 cartaz com a relação dos 10 mandamentos
01 pincel atômico
Procedimento:
- Falem que os dez mandamentos foram escritos pelo dedo de Deus numa tábua de pedra e entregue para Moisés para que divulgasse para o povo.
Falem ainda: Nós também conhecemos os Dez Mandamentos.
- Agora, peçam para que eles escrevam pelo menos 05 destes mandamentos nos dedos de sua mão direita ou esquerda ou se preferir peçam para que desenhem uma de suas mãos e escrevam em cada dedo um dos 10 mandamentos.
- Agora, coloquem um cartaz com os 10 Mandamentos e falem que agora ninguém pode acrescentar mais nada.
- Depois, eles devem compartilhar com os colegas os mandamentos que cada um escreveu nos dedos da mão. À medida que eles vão falando, vocês devem colocar um tracinho ao lado do mandamento citado e explicar cada um deles.
Analisem com os alunos quantas vezes cada mandamento foi citado e depois enfatizem a importância de cada um deles para o povo de Israel e para nós como valores do reino de Deus.
- Para finalizar, perguntem: O que pode representar a escrita dos mandamentos nos dedos da mão?
Aguardem as respostas.
Enfatizem que “mãos” nos remete a atividade, neste caso a ação que devemos ter diante da prática dos mandamentos.
Por Sulamita Macedo.

Texto de Reflexão: Mandamentos
             É preciso reconhecer a abrangência e a atualidade dos Dez Mandamentos, listados no texto de Ex. 20.1-17. Eles não foram abolidos; ainda são importantes e necessários. No Sermão do Monte(Mt 5 – 7) Jesus falou sobre a necessidade de aplica-los em nossa vida, lembrando a profundidade de cada um deles. Por exemplo, a proibição de matar não se restringe ao assassinato propriamente dito, pois quem fica irado com alguém ou o insulta com ódio já deixou de cumprir esse mandamento(Mt 5. 21 a 22).
            É importante saber que a lei de Deus expressa nos mandamentos sempre foi algo bom para o ser humano. Seu propósito é apontar a direção necessária e fornecer  as condições para uma vida equilibrada. Assim, não devemos considerar os mandamentos como um fardo pesado. Eles existem para tornar nossa vida melhor. Quantos problemas há no mundo porque o homem esquece o criador e se afasta daquilo que a Lei de Deus ordena?
            Se quisermos aproximar-nos de Deus, precisamos conhecer e praticar  aquilo que ele ordena. Somente assim seremos realmente felizes e bem-sucedidos. Para Israel, isso ficou bem claro em Dt. 4. 40: “Obedeçam aos meus decretos e mandamentos  que hoje lhes ordeno, para que tudo vá bem com vocês  e com seus descendentes,  e para que vivam muito tempo na terra que o Senhor, o seu Deus, lhes dá  para sempre”. Que promessa maravilhosa!
            A Bíblia ensina o caminho em que devemos andar. Isso inclui os Dez Mandamentos, que são resumidos por Jesus no Grande Mandamento: Amar o Senhor acima de tudo e o nosso  próximo como a nós mesmos(Mt 22.37-39). Analise sua vida e tome cuidado de não chamar o mal de bem e o bem de mal. Observar os mandamentos de Deus é a direção certa para o caminho de quem deseja agradá-lo. HSG
Fonte: Pão Diário
           
Texto Pedagógico
A utilização de Recursos Visuais na EBD
            A todo o momento recebemos estímulos visuais e também auditivos que objetivam chamar nossa atenção, para determinados fins.
          Na Educação Cristã, os recursos visuais são também fonte de motivação para o ensino, tanto para crianças como para adultos.
        Mas, o que são recursos visuais? Entende-se que são imagens que facilitam a aprendizagem, que podem ser simples ou mesmo sofisticadas, tecnológicas ou não, por exemplo: gravuras, objetos, mapas, cartazes, slides, filmes etc.
            Vejamos, então algumas vantagens de sua utilização:
            - Desperta a atenção
            - Estimula o interesse e a percepção
            - Torna a aprendizagem mais rápida
            - Aumenta a retenção da aprendizagem
            - Motiva a apresentação e o aluno
            - Torna a aula mais atrativa
        Sabendo dessas vantagens, o professor deve utilizar, sempre que possível, os recursos visuais, nas aulas da EBD, agregando também outras formas de facilitação da aprendizagem, conforme sua criatividade e condições.
            Há uma pesquisa, muito difundida no meio educacional, que aponta o percentual de retenção da aprendizagem de acordo os sentidos envolvidos no ensino:
             O aluno aprende:
   20% do que ouve
   30% do que vê
   50% do que vê e ouve
  70% do que ouve, vê e fala
  90% do que ouve, vê, fala e faz
            Observem que quando apenas ouvimos durante a aula, retemos apenas 20% do que foi falado. Mas, o percentual aumenta para 50% quando, além da fala, há elementos visuais. E vai aumentando quando participamos, refletimos e praticamos. Então, quanto mais sentidos envolvidos na aprendizagem mais eficaz ela será!
           Então, professor, além de sua fala, agregue outros recursos ao ensino, buscando a participação do aluno para que haja uma quebra da passividade do ouvinte durante a exposição do tema, tornando-o sujeito ativo do seu conhecimento. Com isto haverá uma mudança de paradigma da aula da EBD – aquela que comumente vemos: o professor falando e os alunos escutando... Para que na verdade isto aconteça é imprescindível uma tomada de consciência do professor como agente facilitador da aprendizagem.
          “Mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve, compreende a palavra e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta e outro trinta.” Mt 13.23

Por Sulamita Macedo.
Pré-adolescentes – Currículo do Ano 2: Conhecendo melhor a si mesmo e os outros
Lição 07: Você tem o seu valor

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: A lição de hoje tem como título “Você tem o seu valor”.
- Depois, utilizem a dinâmica “Quanto você vale?”
- Em seguida, trabalhem os pontos levantados na lição. Procurem buscar a participação dos alunos durante a aula.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Quanto você vale?
Objetivos:
Refletir sobre valorização pessoal.
Reconhecer que temos muito valor e que Deus nos comprou por bom preço.
Material:
01 figura de carro, casa e objetos de uma casa
Papel
Pincel atômico
Fita adesiva
Procedimento:
- Comecem perguntando qual o valor dos objetos que os alunos estão usando neste momento da aula.
Anotem as respostas num papel e coloquem ao lado de cada objeto, sobre uma mesa.
- Agora, apresentem as figuras de um carro, uma casa e objetos de uma casa e perguntem:
Quanto pode valer este carro?
E a casa?
E outros objetos da casa?
Anotem as respostas, num papel e coloquem ao lado das figuras do carro, casa e utensílios domésticos.
- Perguntem: E você, quanto vale?(valor monetário)
- Entreguem para os alunos ¼ da folha de papel ofício.
Peçam para que eles escrevam este valor no papel, que deve ser colocado na roupa do aluno. Peçam para que cada aluno fale quanto ele vale.
- Depois, façam uma comparação dos preços dos objetos com o valor de uma pessoa, no caso o valor indicado por eles para si mesmos.
- Vocês sabem que vocês têm muito valor para Deus?
Quando o homem pecou, ele passou a ter uma dívida muito grande para com Deus. Mas, Deus com seu grande amor, providenciou o resgate do homem, enviando seu filho Jesus, para pagar esta dívida, reconciliando o homem com Ele.
- Sabem qual o preço desta dívida que foi paga por Jesus?

Então leiam:
Rm 5.8 “Mas Deus prova seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores”.
I Co 7. 23a “Fostes comprados por bom preço...”
- Agora, trabalhem o conteúdo da lição, refletindo com os alunos sobre a autoestima, a forma como cada pessoa se valoriza.

Por Sulamita Macedo.
Adolescentes - Currículo do Ano 2: Conselhos para o dia a dia
Lição 07: Vença a Preguiça!

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Antes de falar sobre o tema da aula, perguntem para os alunos:
Que horas eles se acordam?
Acordam sozinhos?
Usam o despertador?(mostrem um despertador, façam ele funcionar)
Alguém fica chamando muitas vezes?
Que atividades fazem durante o dia, além de ir para a escola?
Aguardem as respostas e anote-as no quadro ou cartolina, de forma objetiva.
- Agora, falem que o tema da aula será sobre a preguiça.

- Agora, utilizem a dinâmica “Bicho Preguiça”.
- Trabalhem  os pontos levantados sobre o tema, contidos na lição.
- Para concluir aula, pequem novamente o despertador e falem: Que esta aula tenha sido um despertador para vocês, quanto a importância do tempo para dormir e também para realizar as outras tarefas.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Bicho Preguiça
Objetivo: Refletir sobre a preguiça e o trabalho através do comportamento do bicho preguiça e da formiga.
Material:
Figura do bicho preguiça
Figura de formigas ou formigas de verdade dentro de um frasco
Versículo digitado e colado em cartolina colorida: “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos e sê sábio”(Pv 6.6).
Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo.
- Perguntem: Que tipo de animal você acha que parece com você? Por quê?
Orientem que “parecer” não quer dizer que é igual, ou que apenas tenha algumas características físicas semelhantes, mas também leva em consideração atitudes e comportamento do animal.
Aguarde um pouco de tempo(3 minutos)
- Agora, peçam que cada aluno fale o nome do animal e a razão desta escolha.
- Depois que todos tiverem falado, façam um breve resumo do que você ouviu, dizendo: Observamos aqui que vocês apresentaram características positivas ou negativas do animal que você acha que parece com você.
- Agora, apresentem a figura de uma preguiça e peçam para que os alunos falem sobre o que eles conhecem sobre este bicho.
Na lição há algumas informações sobre este animal.
- Em seguida, falem: A lição de hoje vai tratar sobre a preguiça(não o animal), mas a falta de coragem para realizar as tarefas, dormir demais etc que muitas pessoas possuem.
Daí, a razão por que o bicho preguiça nos traz alguns ensinamentos sobre a preguiça que o ser humano pode apresentar.
- Depois, mostrem a figura de várias formigas ou formigas de verdade dentro de um frasco.
Vocês já observaram o comportamento das formigas?
Aguardem as respostas. Espera-se que os alunos falem que elas estão sempre em atividade, trabalhando.
- Perguntem: Vocês sabem o que a Bíblia fala sobre a formiga?
Depois, apresentem o versículo digitado e colado em cartolina colorida: “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos e sê sábio”(Pv 6.6).
Peçam para que os alunos leiam em conjunto, depois só as meninas, só os meninos e em seguida novamente juntos.
- Agora, trabalhem os pontos levantados sobre o tema, contidos na lição.
Vejam na orientação pedagógica como iniciar a aula, antes da realização da dinâmica e do estudo do tema. Vocês vão precisar de um despertador.
Por Sulamita Macedo.
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