Jovens e Adultos: Sabedoria de Deus para uma Vida Vitoriosa – A Atualidade de Provérbios e Eclesiastes
Lição 08: A Mulher Virtuosa
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
- Falem: A lição de hoje tem como título “A Mulher Virtuosa”.
- Introduzam o estudo do tema, através da dinâmica “Super Virtuosa”.
- Agora, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “O Alfabeto da Mulher”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Super Virtuosa
Objetivo: Refletir sobre as inúmeras atividades que a mulher exerce, que devem ser acompanhadas das virtudes descritas em Provérbios 31.
Material:
01 espelho grande
01 pincel atômico
01 toalhinha com o nome “virtuosa” para cada aluna
01 cesta para colocar as toalhinhas
Procedimento:
- Apresentem um espelho grande e deixem que elas se olhem.
- Falem: Cada uma de vocês é uma mulher que tem sua individualidade, suas características próprias.
Falem ainda: cada mulher é única, mas precisa se dividir em várias funções para cumprir sua tarefa de mulher.
- Então, com o pincel atômico comecem a dividir o espelho em várias partes para demonstrar a multiplicação de atividades que a mulher exerce.
- Solicitem que elas falem escrevam o nome das diversões atividades que elas exercem dentro de cada parte dividida.
- Depois, falem: Não temos superpoderes, mas temos a grande capacidade de ser múltiplas sendo apenas uma, realizando várias coisas ao mesmo tempo.
- Para realizar tantas tarefas com qualidade, precisamos observar algumas virtudes, que encontramos descritas em Provérbios 31: 10 a 30.
10 A mulher é preciosa
11 A mulher é confiável
12 A mulher é abençoadora
13, 19, 22a, 27 A mulher é trabalhadora
14, 15, 18b, 21 A mulher é administradora organizada
16, 24 A mulher é negociadora
17 A mulher é forte
18a A mulher é boa produtora de bens
20 A mulher é generosa
22b A mulher é elegante
23 A mulher é refletida no seu marido
26 A mulher é sábia e prudente
28 A mulher é bem aventurada
30 A mulher teme ao Senhor
- Depois, leiam com todas as alunas Pv 31.10a “Mulher virtuosa quem a achará?
- Para finalizar, vocês podem presentear as alunas com uma toalhinha com o nome “Virtuosa”.
Por Sulamita Macedo.
Dinâmica: O Alfabeto da Mulher
Objetivo: Refletir sobre as qualidades que uma mulher virtuosa deve ter.
Material:
01 cópia do poema(veja no procedimento) para cada aluna.
Letras grandes da palavra VIRTUOSA
Procedimento:
- Falem: No texto de Provérbios 31, encontramos um poema formando um acróstico com letras do alfabeto hebraico. Ao ser traduzido para outra língua, no nosso caso o Português, as letras não coincidem, é claro, com a primeira letra da palavra inicial de cada verso.
Mas, vejam um exemplo desse tipo de poesia com letras do nosso alfabeto, apresentando adjetivos que uma mulher virtuosa deve ter. As letras k, w e y foram incluídas no alfabeto de acordo com o mais recente Acordo Ortográfico.
- Organizem as alunas em círculo.
- Entreguem uma cópia do acróstico para cada aluna:
O alfabeto da Mulher
Amável - Sua marca registrada.
Bonita - Que luta constante.
Corajosa - Ai que medo!
Descomplicada - O homem é que não entende.
Edificadora - Na casa, na igreja, no trabalho.
Fiel – Na alegria e na tristeza.
Generosa – Sempre cooperando.
Heroína – Rompendo barreiras e preconceitos.
Invencível – Na maioria das vezes.
Jovial – O espírito não envelhece.
Kkkkk – Sempre sorridente.
Lutadora – Sem desistir.
Maternidade – Chegou mais um!
Notada – Quem não percebe!
Otimista – Ainda que tudo desabe.
Produtiva – Incansavelmente.
Quieta – Às vezes.
Respeitada – Quase sempre.
Segura – Até quando não encontra chão.
Tolerante – Sempre que possível.
Útil – Mil e uma utilidades.
Valorizada – Por Deus e pelo Salvador.
W – ausente quando é excluída.
X - ausente quando é excluída.
Y - ausente quando é excluída.
Zelosa – Sem desanimar.
Por Sulamita Macedo
- Agora, realizem uma leitura do poema. Vejam como realizá-la:
Inicialmente, façam uma leitura completa com uma pessoa lendo em voz alta.
Depois, cada pessoa ler um verso. Certamente não haverá 26 pessoas, mas uma pessoa pode ler mais de um verso, de forma alternada.
- Depois, reflitam sobre: Por que um acróstico formado com as letras do alfabeto sobre a mulher? O que isto pode representar?
- Depois, peçam para as alunas destacarem, entre as virtudes do poema, aquelas que mais procuram exercitar de forma constante.
- Depois, coloquem as letras da palavras VIRTUOSA no piso e no meio do círculo formado pelas alunas. Peçam para que elas montem um acróstico com o nome “Virtuosa”. Vejam este exemplo:
Vitoriosa
Interessada
Responsável
Tolerante
Util
Ousada
Sábia
Atenta
Por Sulamita Macedo.
Texto Pedagógico
Dinâmicas
1 - O que são
Dinâmicas são recursos metodológicos, que podem ser utilizados no processo do conhecimento, com ênfase em práticas participativas de aprendizagem.
2 - Para que servem
As dinâmicas possibilitam:
- a participação dos componentes de forma individual e coletiva.
- a aplicação e reflexão da teoria com a prática.
- o aspecto lúdico.
- a aplicação do conhecimento.
3 - Elementos das dinâmicas
Objetivo:
É aquilo que se deseja alcançar com a aplicação da dinâmica. O aplicador da dinâmica deve saber de forma clara o que deseja atingir com esta ferramenta de aprendizagem.
Materiais:
São recursos que possibilitam a aplicação da dinâmica, que podem ser variados, desde os mais simples, como papel, caneta, bexigas etc, como também Data-show, TV, DVD etc.
Procedimento:
Refere-se aos passos a serem seguidos, de forma gradual e clara, para que haja uma condução a contento da dinâmica, atingido os objetivos.
Veja no item “Critérios para escolha e aplicação de uma dinâmica” outros pontos a ser considerados.
4 – Classificação das dinâmicas
As dinâmicas são classificadas de acordo com os objetivos a que se destinam, podendo ser de:
Apresentação: São aquelas que possibilitam a apresentação dos componentes do grupo, de forma variada e lúdica, promovendo socialização.
Quebra-gelo: Referem-se a momentos de quebra de seriedade, ambiente frio e impessoal, desfazendo as tensões e promovendo a descontração.
Integração/Inclusão: Estas dinâmicas trabalham a interação, a sociabilidade entre as pessoas do grupo, objetivando a participação e inclusão dos participantes.
Autoconhecimento: São aquelas que possibilitam ao participante o conhecimento de si mesmo.
Cooperação/Resolução de conflitos: Estas objetivam a solução de problemas através da cooperação entre os participantes.
Pedagógicas: Estas dinâmicas são específicas para a aplicação de temas pedagógicos, com objetivo de introduzir, revisar ou solidificar um assunto.
Religiosas/evangélicas/litúrgicas: São aquelas que proporcionam o estudo e vivências práticas sobre temas bíblicos.
Avaliativas: Referem-se a dinâmicas cujo propósito é realizar a avaliação, quer seja do indivíduo, do grupo, de um curso, de uma escola.
Recreativas: Estas proporcionam momentos divertidos, descontraídos com brincadeiras em espaço adequado.
5 - Critérios para escolha e aplicação de uma dinâmica
Local: O ambiente deve ser adequado para a aplicação da dinâmica, observando a quantidade de participantes e o objetivo que se quer alcançar. Há dinâmicas que não precisam de um local reservado, podendo ser aplicadas no local da aula.
Quantidade de participantes: Ter conhecimento prévio do número de participantes é recomendável para que haja organização de espaço, tempo e material.
Tipo de participante: É importante saber a faixa etária, tipo de grupo etc. Nem toda dinâmica serve para todos os tipos de pessoas ou grupos. O aplicador deve adaptar a dinâmica para o tipo de participante que estará envolvido na atividade, observando também a situação e vivência do grupo.
Tempo de aplicação: É interessante que o aplicador saiba o tempo de duração da dinâmica, para que possa aplicá-la de forma gradual e controlar o tempo disponível.
Relação entre o Tema a ser desenvolvido e a dinâmica: Aplicar uma dinâmica requer que haja relação entre o assunto e a atividade, do contrário é trabalhar de forma inadequada e descontextualizada. Observar a adequação do tema com a dinâmica é fator de sucesso.
6- Como realizar uma dinâmica com sucesso
- Ter uma postura ativa, alegre e acreditar no que está realizando. São fatores essências ao aplicador, que, por consequência, estimulam os participantes ao ver o líder motivado.
- Conhecer o procedimento da dinâmica. Ler e compreender cada etapa são pontos essenciais, para que não haja atropelos, dificultando o andamento e a conclusão da atividade.
- Emitir de forma clara e segura aquilo que o participante deve realizar. As orientações emitidas devem ser bem entendidas pelos participantes, ao perceber alguma dificuldade ou ação errada, corrigir imediatamente, falando novamente a regra. Ser coerente com as etapas da dinâmica é muito importante.
- Utilizar bem o tempo de aula e da dinâmica. Evitar a seguinte situação: utilizar a dinâmica “se der tempo” no final da aula; é quase certo que não vai dar tempo, pois não foi pensada como estratégia para a aula.
- Destinar tempo no planejamento de aula para aplicação da dinâmica. Utilizar dinâmica na aula requer análise do momento em que pode ser realizada, ou no início, ou meio ou no final, dependendo do objetivo a que se propõe.
- Providenciar Local adequado, para dinâmicas que necessitam de local mais reservado e de ambientação específica.
- Preparação do material com antecedência, quando é requerido, observando a quantidade de participantes e espaço de realização, deixando-o disponível em local de fácil acesso.
- Adaptar a dinâmica para o tipo de aluno ou grupo ou situação. Ao ler e escolher uma dinâmica, é importante observar se há necessidade de adaptações; sendo assim, analisar as condições dos participantes e reorganizar algumas regras de acordo com o grupo, idade ou situação são ações requeridas para uma dinâmica dar certo, não perdendo de vista o objetivo da dinâmica e as etapas de realização.
- Perguntar se alguém conhece a dinâmica é um cuidado que o aplicador deve ter. Pois, quando já é conhecida por alguém, a pessoa já sabe o procedimento e pode incorrer no deslize de revelar para o grupo o elemento surpresa do desfecho, perdendo assim a finalidade de sua aplicação. Então, solicitar que esta pessoa não informe para os demais participantes como a dinâmica é concluída.
Por fim, resista a tentação de ministrar aulas unilaterais, aplicar uma dinâmica pode ser uma alternativa para promover aulas participativas, com ênfase na aprendizagem.
Por Sulamita Macedo.
Pré-adolescentes – Currículo do Ano 1: Escolhas que Agradam a Deus
Lição 08: Quem confia, vence!
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: Na lição de hoje estudaremos sobre a confiança para vencer os obstáculos.
- Depois, utilizem a dinâmica "Atitudes Opostas".
- Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Atitudes Opostas
Objetivo: Estudar sobre as atitudes positivas e negativas diante das dificuldades.
Material:
01 filme sobre Moisés ou Josué
01 TV
01 DVD
Procedimento:
- Orientem os alunos que vocês vão assistir parte de um filme.
- Exibam um filme sobre Josué, a parte que trata da chegada do povo de Israel a Canaã, Moisés envia 12 espias, o relato sobre a cidade e seus habitantes, gerou dúvida, Josué e Calebe permaneceram firmes e confiantes.
- Depois, reflitam sobre as diferentes atitudes dos 12 espias ao relatar o que viram sobre a terra prometida.
A atitude positiva de 02 espias – Josué e Calebe
A atitude negativa dos 10 espias
- Falem: Vimos no filme duas posições divergentes diante de um mesmo fato. Assim também acontece conosco, participantes da equipe de Cristo: uns que duvidam ou não, desanimam ou não, são confiantes ou não etc.
- Coloquem num quadro dois sinais de adição, simbolizando atitudes positivas, e o de subtração, simbolizando atitudes negativas.
- Agora, trabalhem com os alunos que atitudes podem ser escritas nas duas situações.
- Depois, trabalhem os pontos levantados na lição.
Por Sulamita Macedo.
Adolescentes - Currículo do Ano 1: O Atleta Cristão
Lição 08: Os Objetivos da Equipe de Cristo
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: A lição de hoje tem como tema os Objetivos da Equipe de Cristo.
- Depois, utilizem a dinâmica “Não deixe a bola cair”.
- Agora, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Não Deixe a Bola Cair
Objetivo: Estabelecer ações para realização de projeto pessoal e para o Reino de Deus.
Material:
Para cada aluno:
01 bexiga( balão de aniversário)
¼ da folha de papel ofício
uma caneta
Procedimento:
- Entreguem 01 bexiga vazia e ¼ da folha de papel ofício para cada aluno.
- Peçam para que eles escrevam um sonho pessoal no pedaço de papel e coloquem-no dentro da bexiga. Não se esqueçam de pedir para que os alunos coloquem seus nomes tanto no papel como também na bola.
- Depois solicitem que encham a bola e deem um nó para o ar não escapar.
- Solicitem que fiquem em círculo e oriente-os para que joguem as bolas para cima, não deixando que as bolas caiam, durante aproximadamente 1 minuto.
- Ao término do tempo estabelecido, orientem para que cada aluno pegue uma bola e perguntem o que significa a expressão “não deixar a bola cair” em relação ao sonho que almejam.
- Depois que vocês falarem sobre a importância de ter projetos pessoais e o estabelecimento de metas e ações para o alcance deste planos, entreguem para os alunos a folha de papel ofício com a tabela abaixo:
Nome_____________________________________
Local/Data_________________________________
Escreva uma meta pessoal para realizar em 03 meses:
|
Ações para concretizar a meta:
|
Escreva uma meta pessoal para realizar em 06 meses:
|
Ações para concretizar a meta:
|
Escreva uma meta para realizar no Reino de Deus em 03 meses:
|
Ações para concretizar a meta:
|
Escreva uma meta para realizar no Reino de Deus em 06 meses:
|
Ações para concretizar a meta:
|
- Estipulem um tempo para os alunos preencherem a tabela, lembrando-lhes do sonho colocado na bola, procurando acrescentar as ações que devem ser empreendidas para o alcance destes planos.
- Não recolham as tabelas. Orientem os alunos para guardarem este material e observar as ações semanalmente para a consecução das metas de forma satisfatória.
Por Sulamita Macêdo.
Juvenis - Currículo do Ano 1: O Cuidado com as influências dos meios de comunicação
Lição 08: A Mídia e o Culto ao Corpo
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: Estudaremos na lição de hoje sobre a Mídia e o culto ao corpo.
- Organizem um painel com figuras de corpos musculosos, pessoas com Bulimia e Anorexia, esportes radicais, bebidas energéticas e anabolizantes.
- Falem: Este painel retrata o do tema da aula de hoje.
O que vocês acham dessas figuras?
Aguardem as respostas.
- Depois, trabalhem os pontos levantados na lição, através da dinâmica“Geração Saúde?”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Geração Saúde?
Objetivo: Refletir e conscientizar sobre o perigo do cuidado com o corpo de forma exagerada.
Material:
08 Garrafas descartáveis de 1 litro
01 tubo de cola branca
Água ou areia
Nomes digitados: Bulimia, Anorexia, esportes sem segurança, dietas, bebidas energéticas, corpo perfeito, corpo atlético, anabolizantes.
Procedimento:
ANTES DA AULA:
- Encham as 08 garrafas com água ou areia.
- Colem em cada garrafa uma das palavras: Bulimia, Anorexia, esportes sem segurança, dietas exageradas, bebidas energéticas, corpo perfeito, corpo atlético, anabolizantes.
- Organizem as garrafas no chão(da sala de aula), uma ao lado da outra.
- Aguardem os alunos.
DURANTE A AULA:
- Depois daquela introdução realizada no início da aula(vejam acima), falem que vocês vão trabalhar o tema através do jogo do boliche.
- Organizem o ambiente da sala para que haja condições dos alunos jogarem a bola para derrubar as peças do boliche, por exemplo: afastando as cadeiras, mesa etc.
- Falem: Estas peças do boliche(as garrafas) representam situações que precisam ser “derrubadas”, para que os jovens ganhem pontos para sua saúde física.
- Agora, solicitem para que um aluno por vez pegue a bola e derrube uma ou mais garrafas.
- Depois, outro aluno deve pegar a peça que caiu e ler o rótulo.
- Em seguida, vocês devem refletir sobre cada ponto. Isto deve acontecer até que todas as palavras sejam mencionadas e comentadas. Neste momento, é importante a participação dos alunos.
- Para finalizar, enfatizem que é importante o cuidado com o corpo, fazer exercícios físicos, ter alimentação adequada, mas com moderação e equilíbrio.
Ideia original desconhecida de dinâmica com o uso de boliche.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.