Jovens e Adultos: Sabedoria de Deus para uma Vida Vitoriosa – A Atualidade de Provérbios e Eclesiastes
Lição 09: O Tempo para Todas as Coisas
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Falem: A partir de hoje até a 13ª. lição, passaremos a estudar sobre o livro de Eclesiastes.
- Em seguida, façam uma panorâmica sobre o livro de Eclesiastes de forma objetiva.
7 - Falem: A lição de hoje tem como título “O Tempo para todas as coisas”.
.- Coloquem pela classe várias figuras de relógio ou mesmo relógios tipo de cabeceira, para representar o tempo(tema da aula).
- Falem: Atualmente, há uma grande pressa para realização de qualquer coisa. Na internet, vemos que muitos se aborrecem porque a página ainda não abriu. A um clique, já se espera que o que se procura já esteja ali de imediato. Há uma urgência para tudo!
Urgência, pressa para tudo? Nesta lição aprenderemos que há tempo para todas as coisas.
- Agora, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
- Para concluir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “O Tempo passa, o tempo voa” ou “Caixa das Preocupações”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Tempo passa, o tempo voa!
Objetivo: Refletir sobre a organização do tempo com atividades produtivas.
Material:
01 desenho de relógio grande, 01 borracha e lápis grafite para cada aluno.
01 quadro ou cartolina
01 pincel para quadro branco, giz ou pincel atômico
- Perguntem: Como estamos organizando o nosso tempo?
- Entreguem para cada aluno uma figura de um relógio para que escreva entre os intervalos das horas as atividades que estão executando.
Perguntem: Quais as ações que demandam mais tempo? Quais as ações são prioritárias?
Qual o tempo destinado para os estudos, realização de cursos, atividades físicas?
Qual foi o tempo destinado para a leitura e estudo da Palavra de Deus? E para a oração? E para os cultos?
- Agora, desenhem no quadro ou cartolina um relógio grande, escrevam no centro a palavra DEUS e falem:
Este relógio representa o tempo e precisamos preenchê-lo com atividades produtivas tanto a nível pessoal, familiar, profissional e espiritual, tendo Deus como centro de nossas ações.
- Então, comecem a preencher o relógio, colocando as atividades prioritárias e edificantes que os jovens devem observar. Busquem sugestões dos alunos.
- Agora, peçam para que cada aluno reflita sobre o que colocou no relógio do início da aula.
- Perguntem: O que precisa ser modificado no relógio? Entreguem a borracha e o lápis grafite para os alunos e solicitem para que reorganizem o tempo, se necessário com atividades proveitosas.
- Para finalizar leiam Ec 3.1: “Tudo tem seu tempo determinado e há tempo para todo o propósito debaixo do céu”.
Por Sulamita Macedo.
Dinâmica: Caixa das Preocupações
Objetivo: oportunizar reflexão sobre o tempo destinado para as atividades do cotidiano, trabalho, estudo, descanso, lazer, devocional, Igreja.
Materiais:
01 caixa de sapato com tampa revestida com papel liso(sem estampas).
01 tesoura
01 tubo de cola
Figuras variadas que representem: trabalho, estudo, ocupações diversas, descanso, lazer, devocional, culto.
Procedimento:
- Apresentem para os alunos a caixa de sapatos com tampa e falem que ela representará o lugar e o tempo das nossas preocupações.
- Abram a caixa e mostrem que está vazia. Por quê?
Há uma fase longa de nossa vida que parece que o tempo não passa, principalmente na infância. Mas, à medida que entramos na fase adulta, assumimos ocupações, compromissos e obrigações e parece que o tempo não dá para tantas tarefas. E a caixa das preocupações vai ficando cada vez mais cheia.
- Então, convidem um aluno, que voluntariamente, participe da atividade.
Tarefa: Preencher a caixa das preocupações.
-Orientem o aluno para colocar dentro da caixa as figuras que podem representar as tarefas que realiza durante a semana.
- Depois disto, separem junto com o aluno as tarefas que tomam mais tempo daquelas destinadas ao descanso, lazer, devocional, cultos.
- Deixem dentro da caixa, onde há mais espaço, aquelas que demandam mais tempo.
- Fechem a caixa e falem: Agora vamos colar na tampa (na parte de fora) as figuras que representam as atividades que demandam menos tempo.
- Perguntem: Por que estas atividades foram colocadas e coladas em cima da tampa?
Algumas explicações:
. Porque não devemos esquecer, devem estar visíveis e “fixadas na nossa mente”.
. Porque é um espaço menor, representando menos tempo, mas muito necessário.
. Porque deve ser entendido como algo que não deve faltar, pois pode acarretar danos espirituais e físicos.
- Caso o aluno não tenha escolhido figuras que representem tempo para o descanso ou lazer, orientem-no para repensar e tomar iniciativa de promover momentos para os fins citados, tendo em vista que isto promove seu bem estar físico, social e mental, proporcionando-lhe saúde. Pois, conforme a OMS(Organização Mundial de Saúde), saúde é “o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não simplesmente a ausência de doença ou enfermidade”.
- Para finalizar, leiam: Ec 3.01, I Co 3.16 e 17.
- Ao final, entreguem a caixa para o aluno e solicitem que os demais alunos realizem esta dinâmica em suas casas e reflitam sobre o tempo e suas ocupações/preocupações.
Por Sulamita Macedo.
Texto Pedagógico
Como utilizar bem o tempo de aula da EBD
Não perca tempo!
Vamos pensar um pouco sobre o tempo de aula da Escola Bíblica Dominical. Nas escolas seculares, a hora/aula dos turnos matutino e vespertino tem 50 minutos de duração, enquanto no noturno 40m, com 5 aulas diárias. Na EBD, temos 01 aula semanal, geralmente, de 50 a 60 minutos. Considero que é este tempo é pouco, o ideal seria 1h30m. Mas, qualquer que seja o tempo destinado para a aula, deve ser bem utilizado.
Você já parou para pensar nesse tempo de aula da EBD, relacionando a totalidade de tempo semanal que seu aluno está exposto a muitas formas de informação e influência? Com certeza é um espaço temporal mínimo, então não desperdice os minutos precisos destinados para o estudo da lição. Mas, O que você tem feito com o tempo de aula da EBD?
Uma das formas de utilizar bem o tempo da aula da EBD é realizar o planejamento de ensino, para que o momento da aula seja ocupado com o estudo e com atividades importantes e consistentes para o tema a ser abordado. A outra forma é executá-lo com sucesso.
Ao iniciar a aula, mantenha um contato com os alunos, de forma breve. Na parte inicial das lições que são publicadas neste blog, coloco repetidamente algumas sugestões de como realizá-la, que deve acontecer antes de começar o estudo da lição. Com certeza, você já deve conhecer!
Em seguida, faça a introdução do tema, também de forma rápida, situando o aluno no contexto da lição, associando o tema com aulas anteriores, estimulando o aluno para o que vai ser estudado neste dia. Lembre-se de que a aula não começa aqui, pois já teve seu início naquele momento inicial, já citado no parágrafo anterior.
Depois, utilize o tempo com o desenvolvimento da lição, mantendo o foco da aula, com a explanação do tema a ser estudado e execução de atividades relevantes. Utilize métodos variados e técnicas adequados ao assunto e para os alunos. Veja, no marcador “Textos Pedagógicos” deste blog, textos sobre diferentes formas de dinamizar as aulas da EBD.
Para conclusão da aula, reserve um tempo para fazer o fechamento da lição, enfatizando os pontos mais importantes, levando o aluno a refletir sobre estes ensinamentos para sua vida prática. Daí, a necessidade de contextualizar o tema da aula com o tipo de aluno que você tem, desde a o desenvolvimento da lição, para que neste momento de finalizar a aula, o aluno possa também fazer suas próprias conclusões.
Não há necessidade de uma rigidez temporal cronometrada pelo relógio de forma exagerada, para a execução das 03 partes da aula – a introdução, o desenvolvido e a conclusão. É necessário apenas um olhar atento e cuidadoso para que não haja perda de tempo. Veja esta sugestão, para uma aula de 60 minutos: reserve 10 minutos para a introdução, 40 minutos para o desenvolvimento, 10 minutos para a conclusão, aproximadamente.
Há professores que não planejam a lição, nem têm cuidado com o tempo de aula e pode achar que 50 a 60 minutos é um grande intervalo temporal para a aula. Então, começa a contar histórias pessoais ou de outrem, divaga pelo assunto sem objetivo, quando percebe o tempo já passou e resta pouco tempo para coisas importantes. Dessa forma, o professor manteve o tempo de aula ocupado, mas foi mal utilizado. Daí, a importância de ler a lição, destacando os pontos mais importantes para trabalhar primeiro, depois os outros pontos serão abordados. Planeje a aula, não improvise.
O professor, tendo conhecimento de como dividir o tempo de aula, não desperdiçará este momento precioso de ensino da Palavra de Deus, saberá o que vai realizar dentro da organização previamente feita e o tempo será ocupado e bem utilizado.
“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu”(Ec 3:1), inclusive ministrar uma boa aula, utilizando bem o tempo!
Por Sulamita Macedo.
Pré-adolescentes – Currículo do Ano 1: Escolhas que Agradam a Deus
Lição 09: Meu Super-Herói
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: A lição de hoje tem como título “Meu Super-herói”.
- Depois, utilizem a dinâmica “Mais que um Super-herói”.
- Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Mais que um Super-herói
Objetivo:
Estudar sobre Jesus, mais que um super-herói.
Material:
Figuras e/ou bonecos de vários super-heróis
01 capa ou um manto(pode ser feito de TNT)
1 - Organizem os alunos em círculo.
2 - Apresentem figuras de vários super-heróis
3 - Perguntem:
Por que eles são considerados super-heróis?
Quais as características dos super-heróis?
Eles lutam pelo quê?
Aguardem as respostas e escrevam num quadro ou cartolina.
4 - Perguntem: Qual o super-herói preferido de vocês? Por quê?
Aguardem as respostas.
5 - Falem: Nesta lição, vamos estudar sobre uma pessoa que é mais que um super-herói.
Vamos estudar sobre suas características:
- Os super-heróis não morrem, mas Ele morreu por você. Ele ressuscitou e está vivo junto ao pai.
- Falem: quem é ele?
Aguardem as respostas. Certamente, os alunos afirmarão que é Jesus.
- Jesus tem poder sem limite, os super-heróis têm um, dois, três poderes.
Ele salva, cura, batiza com o Espírito Santo, anda sobre as águas, liberta do homem do pecado e das garras de Satanás etc.
- Jesus é onipresente, ver todas as coisas, mas os outros super-heróis não.
- Jesus oferece poderes para você. Qual super-herói faz isso?
Leiam Mc 16.17-18. Falem: estes são os poderes que são oferecidos para você, basta você crer.
- Ele não usa uma capa ou um manto como os super-heróis, mas Ele nos reveste com seu poder(neste momento, coloquem o manto em um aluno).
Leiam Lucas 24:49 “E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder”.
- Para finalizar, falem: Jesus é mais que um super-herói, porque Ele é Deus.
Por Sulamita Macedo.
Adolescentes - Currículo do Ano 1: O Atleta Cristão
Lição 09: As Regras do Jogo
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: A lição de hoje tem como tema as regras da equipe de Cristo.
- Depois, utilizem a dinâmica “Regra não é brincadeira”.
- Agora, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Regra não é brincadeira!
Objetivo: Enfatizar a necessidade das regras.
Material:
Papel e lápis
Procedimento:
- Dividam a turma em dois grupos.
- Orientem cada grupo para pensar numa brincadeira ou jogo de infância. As regras deverão ser lembradas e explicadas para o outro grupo.
Estipulem um tempo de no máximo 05 minutos.
- Falem: Agora, cada grupo deverá expor para os colegas qual a brincadeira, as regras e fazer uma demonstração, realizando a brincadeira.
- Depois, perguntem:
Havia alguém que fugia das regras? Caso positivo, havia punição? Por quê?
Havia também alguém que queria mudar as regras para ser favorecido, isto é, ganhar o jogo ou a brincadeira? Qual a atitude do grupo com relação a isto?
- Depois, falem que como nas brincadeiras e jogos, que há regras e punições, também em todo lugar há necessidade de normas para que haja melhor convivência e que nesta lição será estudado sobre os limites e regras da equipe de Cristo.
- Agora, trabalhem o conteúdo proposto na lição.
Por Sulamita Macedo.
Juvenis - Currículo do Ano 1: O Cuidado com as influências dos meios de comunicação
Lição 09: Uma Fábrica de Sonhos e Ilusões
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: Estudaremos na lição de hoje sobre a ideia de felicidade que a Mídia transmite.
- Organizem os alunos em círculo e realizem uma Roda de Conversa sobre o tipo de felicidade que a Mídia evidencia, que está associada ao sucesso e ao dinheiro.
Nesta conversa, identifique aquilo que é mais significativo sobre o tema e escrevam em pedaços de cartolina colorida e entreguem para os alunos. Depois, peçam para que eles andem em círculo, indicando que estas palavras representam o que gira sobre felicidade na mídia.
- Depois, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Caixa da Felicidade”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Caixa da Felicidade
Objetivo:
Refletir sobre a felicidade passageira e a espiritual.
Estudar sobre as Bem-aventuranças.
Material:
- Digitar estas 08 frases:
Bem-aventurado os pobres de espírito
Bem-aventurado os que choram
Bem-aventurado os humildes
Bem-aventurado os que têm fome e sede de fazer a vontade de Deus
Bem-aventurado os misericordiosos
Bem-aventurado os puros de coração
Bem-aventurado os pacificadores
Bem-aventurado os perseguidos por causa de Cristo.
- 01 caixa com tampa com o nome Caixa da Felicidade.
- Papéis ofício branco ou colorido
- 01 coleção de lápis hidrocor
- 01 tubo de cola
- 01 tesoura
- 01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
- Apresentem a Caixa da Felicidade.
- Falem: Nela contém formas de felicidade. Vamos conhecer agora algumas destas maneiras de ser feliz.
- Então, peçam para que os alunos falem sobre momentos que eles se sentiram mais felizes.
Aguardem os relatos e depois escrevam de forma resumida ou mesmo em uma frase ou palavra que representem estes momentos felizes.
Colem estas frases e/ou palavras na tampa da caixa(parte exterior).
- Perguntem: Estes momentos de felicidade, que vocês citaram, como eles podem ser classificados, isto é, eles são do aspecto material ou espiritual?
Observem as respostas. Certamente a maioria vai estar no campo material.
- Agora, precisamos abrir a Caixa da Felicidade!
- Então, peçam para que um aluno abra a caixa e retire o primeiro papel e leia para a turma o que está escrito nele: OS BEM-AVENTURADOS.
- Falem: No sermão, Jesus apresenta as Bem-aventuranças. Mas o que significa esta palavra?
Observem as respostas dos alunos e falem que no dicionário Michaelis significa: feliz.
Depois, falem: A palavra "bem-aventurado” significa: Pessoa muito feliz.
- Agora, Falem: Vamos conhecer quem são as pessoas bem-aventuradas, felizes? Para isto, peçam para que um aluno por vez tire um papel da caixa e leia para turma.
Depois, coloquem no quadro cada expressão e falem: Aqui temos os bem-aventurados. Mas, por que eles são bem-aventurados, felizes?
Estas explicações para cada bem-aventurança devem ser acompanhadas da leitura bíblica de Mateus 5.3 a 12, para que seja lida a complementação do versículo. Procurem utilizar uma linguagem simples e mais próxima da realidade dos seus alunos, de forma que seus alunos compreendam o real significado delas.
- Perguntem: Em que se fundamenta a felicidade apresenta por Jesus? Em bens materiais ou espirituais? Como podemos encontrá-la?
Aguardem as respostas. Elas convergirão para o aspecto espiritual.
- Para concluir, falem: Vamos pensar um pouco sobre esta questão: Por que as bem-aventuranças estavam dentro da caixa?
Aguardem as respostas.
Depois falem: isto nos remete a algo interior, espiritual e que deve ser guardado com cuidado, no sentido de ser preservado para que não se perca o foco da felicidade, que encontramos somente em Jesus.