LIÇÃO 07 - MATERNAL
TEMA: Eu amo minha igreja
Texto Bíblico: João 2.13-25
I - De professor para
professor
- Prezado professor, neste domingo as crianças
aprenderão que devem amar a Casa de Deus.
·
Recapitule a lição anterior. Pergunte o que elas
aprenderam.
- A palavra-chave que trabalharemos neste
domingo é “igreja”. No decorrer da aula, repita a frase: “Eu amo minha
igreja”.
II – Para refletir
Faça bem feito. Copie do
modelo que Deus lhe pôs no coração. Pinte com amor. Recorte sem preguiça.
Estude com boa vontade. Memorize com afinco. Treine com empenho. Prepare-se com
disciplina. Ore com sacrifício. Jejue com renúncia. Ensine com humildade.
Elogie com sinceridade. Corrija com o coração. Faça com a força e a sabedoria
que vem do Dono da obra. E um dia você ouvirá dizer: ”Bem está, servo bom e
fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu
Senhor’ Mt 25.21”.
III – Regras prática para
professores
Colagem! As
crianças podem trabalhar com autonomia, se os materiais estiverem ao seu
alcance e os procedimentos forem ensinados apropriadamente. Primeiramente,
providencie que cada criança receba um pouco de cola num pedaço de papel ou num
pote pequeno e um pincel. Os pincéis para uso com cola são difíceis de
encontrar, mas as crianças conseguem manuseá-los com facilidade. Não espere que
consigam trabalhar com vidros de cola. Melhor do que adquirir vidros de cola
para cada criança é comprar um vidro grande. Ensine as crianças a passarem a
cola com o pincel no verso daquilo que querem colar, colocar sobre o papel e
pressionar.
Texto extraído do livro: Como Ensinar Crianças do Maternal,
p.60-61. CPAD.
IV - Sugestão
Você vai precisar
de: Papel pardo, cola, recortes de objetos utilizados na igreja e canetas
hidrográficas.
Na parte superior
da folha de papel pardo escreva a seguinte frase: “Na Casa de Deus tem:”
Fixe o papel pardo no
mural peça às crianças para colarem as figuras dos objetos utilizados na igreja
(Bíblia, mesa, cadeira, púlpito...) no painel. Lembrando sempre a elas que
devemos cuidar de tudo que há na igreja.
LIÇÃO 07 - JARDIM DE INFÂNCIA
TEMA: Jesus cura um cego
Texto Bíblico: João 9.1-12
I - De professor para professor
·
Prezado professor, neste domingo o objetivo da
lição é que a criança aprenda que Jesus continua curando enfermidades.
·
A
palavra-chave deste domingo é “perdão”. No decorrer da aula diga: “Jesus tem
poder para perdoar pecados”.
·
Ensine aos
pequenos a confiarem em Jesus.
II - Saiba Mais
Algumas crianças do
jardim de infância têm uma experiência pessoal com Cristo tão genuína quanto
outras mais velhas. Contudo, a maioria delas experimenta a salvação um pouco mais
tarde. Isto não impede que cresçam dentro da vontade de Deus. Não devemos
vê-las como pecadores, vivendo em degradação, distantes de Deus. As crianças
que são muito jovens para aceitar a Cristo também são muito jovens para
rejeitá-lo.
Texto extraído do livro: Como Ensinar Crianças do Jardim de Infância,
p 32. CPAD.
III - Conversando com o
professor
“Fé é confiança no que os olhos não podem ver. Os olhos
veem o leão rondando.
A fé vê o anjo de Daniel
Os olhos veem a tempestade.
A fé vê o arco-íris de Noé.
Os olhos veem gigantes. A fé vê Canaã.
Seus olhos veem seus pecados. Sua fé vê o seu Salvador.
Seus olhos veem sua sepultura.
Sua fé, a cidade cujo construtor é Deus.
Seus olhos fitam o espelho e veem o pecador, o fracassado,
o quebrador de promessas. Mas pela fé você se olha no espelho e vê um pródigo
vestido num manto, com o anel da graça no dedo e um beijo do Pai na face”
Texto extraído do livro:
Seguro nos Braços do Pastor, CPAD.
IV - Sugestão
Você vai precisar
de cartolina vermelha, linha de naylon e caneta hidrográfica preta.
Desenhe e recorte
na cartolina vermelha um coração médio e outros pequenos.
No coração maior
escreva a seguinte frase: “Jesus tem poder para perdoar pecados”.
Nos corações
pequenos escreva o nome dos alunos.
Depois amarre fios
de naylon nos corações pequenos e depois prenda-os no maior formando um móbile.
Apresente-os as
crianças e leia a frase com eles. Encerre com uma oração.
LIÇÃO 07 - PRIMÁRIOS
TEMA: O
“Querido Deus”
Texto
Bíblico: 2 Samuel 12.24,25; 1 Reis 1.5-40;2.1-4
Muitos vão para escola, passam anos
estudando e adquirem muito conhecimento, mas não têm sabedoria. A sabedoria não
se adquire numa sala de aula ou numa biblioteca. Ela se encontra em Deus. Ele é
a fonte da sabedoria. “É o Senhor quem dá sabedoria; a sabedoria e o
entendimento vêm dele” (Pv 2.6).
A
sabedoria é uma capacidade especial dada por Deus que nos faz discernir entre o
certo e o errado. Quem deseja encontra - lá precisa pedir a Deus em oração.
“Mas, se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, e ele a dará porque é
generoso e dá com bondade a todos” (Tg 1.5).
A sabedoria é um tesouro precioso que
precisa ser bem guardado. Quem a abandona fica desprotegido, mas quem não se
afasta dela é recompensado. Ela precisa ser utilizada diariamente (Texto
adaptado da Revista de Mestre/ Adolescentes 5).
Boa ideia!
Você vai precisar de cartolina branca,
caneta hidrográfica e recortes de jornais e revistas.
Faça uma vertical dividindo a folha ao meio
e escreva as seguintes frases (uma de cada lado): “Agindo com Sabedoria” e
“Agindo sem sabedoria”
Depois, fixe a cartolina no mural. Entregue
às crianças os jornais e as revistas; elas devem procurar imagens que ilustrem
perfeitamente as frases, recortá-las e colá-las na cartolina.
Lição 07 - JUNIORES
TEMA: Joel,
o profeta do Espírito Santo
Texto
Bíblico: Joel 1–3
O livro de Joel foi escrito para advertir
Judá (O Reino do Sul) do julgamento de Deus sobre os seus pecados e para
instigá-los a retornarem para Deus. A mensagem deste livro foi dada em Judá e estava
destinada ao povo dessa tribo.
Professor, pergunte as crianças como elas
se sentem quando o professor chega na classe e avisa:Hoje é o dia do teste.
Eles sabem que não têm para onde correr. O prazo esgotou – é hora do teste.
Explique aos alunos que Deus tem um prazo
também – o momento quando Ele verá quem passou em seu teste. A Bíblia o chama
de o Dia do Senhor. O profeta Joel
escreveu muito em seu livro sobre o Dia do Senhor. Ele estava avisando o povo
de Judá de que o prazo de Deus se aproximava, então eles deveriam retornar para
Deus, e adorá-lo, e obedecer-lhe. Aqueles que não passassem no teste de Deus
seriam punidos.
Deus julga o pecado, Ele quer que nos acheguemos
a Ele para buscar perdão, enquanto ainda há tempo. O senhor diz: ”Voltem-se
para mim enquanto ainda há tempo. Entreguem a mim todo o seu coração”. Joel
2.12.
Boa Ideia
Você vai precisar de papel 40kg, caneta
hidrográfica.
Escreva o versículo do dia no papel e faça
cortes aleatórios formando um grande quebra-cabeça.
Distribua os recortes entre as crianças e
peça - lhes para montarem o versículo. Após a montagem, eles devem recitar o
versículo juntos.
LIÇÃO 07 - PRÉ-ADOLESCENTES
TEMA: Escolha Amar
Texto Bíblico: 1Coríntios 13.1-7
No Novo Testamento,
a palavra amor (que em algumas traduções é expressa como caridade) é ágape.
Ágape é um amor que
está em completa harmonia com o caráter da pessoa que o exprime. Dessa forma,
no Novo Testamento a palavra ágape expressa cuidado e compaixão por aqueles que
são totalmente indignos. Era um amor dedicado aos outros sem qualquer expectativa
de beneficio ou recompensa, um sentimento supremo e redentor, e só poderia vir
de Deus. Sua maior expressão foi revelada na cruz de Cristo. Ele passaria a ser
uma marca registrada especial de todos os cristãos.
“O maior dom” é o
amor por que: É o dom mais essencial, é uma característica acentuada de Cristo,
é o dom mais abrangente e é o dom mais permanente.
O amor representa a
essência da vida cristã, e é absolutamente necessário (texto extraído do Comentário Bíblico Beacon, CPAD).
Prezado professor,
talvez os seus alunos não saibam ainda a definição correta de amar. Aproveite
essa lição e explique que amar é preocupar-se tanto por outra pessoa, a ponto
de sempre fazer o que é melhor para ela. Amar não é apenas querer ardentemente
uma coisa, não é ter um sentimento de ternura ou estar apaixonado por alguém.
Amor real é muito mais que isto. Lamentavelmente, a mídia e a sociedade
confundem o real significado da palavra amor. Leia com eles o texto de 1
Coríntios 13 (Texto adaptado da Bíblia da
Adolescente, Aplicação Pessoal, CPAD).
LIÇÃO 07 - ADOLESCENTES
TEMA: Vencendo obstáculos
Texto Bíblico: Romanos 8.31-38
Os sofrimentos, aos quais cada cristão está
sujeito, representam um ministério para cada um no sentido de não conseguir
entender por que foi escolhido para
sofrer mais, ou de forma diferentes dos outros. Às vezes não estamos
conseguindo entender as imperfeições que Deus está procurando corrigir. Em
outras ocasiões, não entendemos os objetivos de Deus mediante aquela situação
sofrível que estamos vivendo. Mas tenhamos uma certeza, tudo tem um propósito (Dicionário Wycliffe, CPAD).
Na escolha e no chamado de Deus existe uma
imensa garantia para o cristão em um mundo onde existe tanta coisa contra ele. Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus
é por nós, quem será contra nós? “Deus é por nós”, essa deve ser uma
certeza interior para nós, a acusação que é contra nós deve ser removida, e precisamos ser transformados no
próprio âmago do nosso ser. Graças a Deus, a acusação foi tragada na morte
reconciliadora do seu próprio Filho. Pelo sangue do Crucificado fomos
justificados.
Os cristãos não vivem muito melhor do que os
outros. Paulo não acreditava nisso. Para ele, e para muitos milhares de
testemunhas fiéis a Cristo, a vida cristã significava tribulação... angústia... perseguição... fome... nudez... perigo... espada.
Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo dia: fomos
reputados como ovelhas para o matadouro. O discípulo não está acima do seu
Mestre. Se eles o crucificaram, se a sua vida estava sendo uma vida de
sofrimento, isso deveria ser o melhor para os seus discípulos? Se Deus, por
meio do seu sofrimento, foi capaz de dar uma prova do amor divino, então os
sofrimentos dos cristãos não deveriam obscurecer esse amor. Paulo escreve: “Mas
em todas as coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou”.
Prezado
(a) professor (a) inicie a aula dessa semana propondo uma definição de cultura.
A
moda no mundo contemporâneo está inserida nos costumes de uma sociedade. Esta estabelece
a plataforma cultural para a ascensão de uma nova tendência no mercado
produtivo da moda. Os pensadores
Terrence R. Lindvall e J. Matthew Melton lhe ajudarão com o conceito de
cultura:
“Cultura”, derivado do latim cultura, refere-se aos costumes e
produtos sociais inventados pelos seres humanos, refletindo suas crenças e
valores. Segundo é interpretada nos dias de hoje, a cultura é caracterizada
pelas artes, hábitos e comportamentos de um grupo social. [1]
É
de acordo com os princípios morais da sociedade, propagados pela mídia, que
toda produção cultural (moda, hábitos, artes, comportamentos, etc...) dará
origem as novas tendências do mercado da moda. Se a cultura sem Deus é a que
prevalece, logo, as tendências da moda refletirão um comportamento sem Deus.
É
nesse contexto que o jovem cristão deve ter fundamentos bem sólidos para viver
uma contracultura. Pois a tradição que reconhece a soberania de Deus produzirá
tendências de moda que glorifiquem a Deus. Não é a mídia que norteia a moda do
cristão, mas são os princípios eternos de Deus.
Para
maiores informações sobre “Moda e Cultura” consulte o blog do 1º fórum de moda
e cultura promovido pela comissão de Educação e Cultura da câmara municipal do
Rio de Janeiro: http://forumdemodaeculturarj.blogspot.com
Dica
de Leitura: PALMER,
Michael D. et al. Panorama do Pensamento
Cristão. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2008, p. 391-421.
[1] PALMER, Michael D. et al. Panorama do Pensamento Cristão. 1. ed.
Rio de Janeiro: CPAD, 2008, p. 393.
LIÇÃO 07 - JOVENS E ADULTOS
TEMA: CONTRAPONDO A ARROGÂNCIA COM A HUMILDADE
INTRODUÇÃO
I. O SÁBIO VERSUS O INSENSATO
II. O JUSTO VERSUS INJUSTO
III. O RICO VERSUS O POBRE
IV. O PRINCÍPE VERSUS O ESCRAVO
CONCLUSÃO
COMENTÁRIO DE 2 CRÔNICAS 7.11-18
7.11-18
Todos os
propósitos se cumpriram; a tarefa árdua se completou; Salomão havia realizado o
seu dever e o seu privilégio. Ele tinha terminado sua obra monumental visando a
glória de Yahweh. Cf. Is 21.4; II Cr 8.6.
...Se eu cerrar os céus de modo que não
haja chuva. ...Entre as armas que havia à disposição de Yahweh para punir
um povo pecaminoso estavam as desordem da natureza. Um povo agrícola que vivia
em uma terra circundada por desertos dependia, de modo absoluto, da chuva. Os
tempos modernos não mudaram muito essa dependência. Até nossos extensos
sistemas de irrigação dependem das precipitações, ainda que deem às águas da
chuva uma distribuição mais ampla... Visto que se pensava que Yahweh controlava
as condições atmosféricas, mediante intervenção direta, também se acreditava que
o pecado poderia reverter esse curso.
A pestilência era outra arma divina
contra o pecado, e a antiga e familiar praga dos gafanhotos representava outra
temível ameaça.
...A oração de
arrependimento, feita com humildade, pode curar qualquer praga e fazer cair as
chuvas. Foi Yahweh quem disse isso. Ele atenta para o Seu povo (ver 2 Cr 6.33; Amós 8.12 e Jr 14.9). Mas o povo de Israel
precisava pôr-se em movimento, inspirado pelo arrependimento. Eles tinham de
buscar o rosto de Deus (cf. Sl 24.6; 27.8). Tinham de abandonar seus caminhos ímpios, o que serve de evidência de um
verdadeiro arrependimento. A questão não pode ficar sob a forma de palavras e
promessas. A conduta precisa ser modificada. Ver Os 6.1; Is 6.10; Jr 25.5. Os
olhos de Yahweh (ver o v. 15) estão pesando a situação. Ele está olhando em
busca de evidências de modificação; e imediatamente responderá a qualquer
mudança para melhor. Cf. 2 Cr 6.40. E então o Senhor curará a terra e o povo (ver Sl 60.4). Há menção a coisas similares
em 2 Cr 6.21-31, onde encontramos elementos da oração de Salomão, quando ele
antecipou tais retrocessos. As calamidades podem ser curadas se Yahweh ficar
satisfeito diante do que vir e ouvir. A conduta
é muito importante, muito mais que meras orações e promessas.
Texto extraído
da obra “O Antigo Testamento
Interpretado, versículo por versículo” de R. N. Champlin. Rio de Janeiro:
CPAD.