Lição 06: A Despensa Vazia
Professoras e professores, para esta lição, apresento as
seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como
passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há
alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação
dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana,
através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que
vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos
afetivos com seus alunos.
- Iniciem o estudo da lição, falando que uma das aflições da
vida é a despensa vazia e que este é o tema da aula de hoje.
- Em seguida,
distribuam chocolates somente para a metade da turma. E, continuem falando
sobre o tema da aula e observem as reações dos alunos.
Alguém certamente falará que não recebeu, outro vai dizer
que quer receber, outro vai questionar porque não tem para todos etc.
Então, falem: As condições financeiras para adquirir
alimento não são iguais para todos, há pessoas que tem o que comer diariamente,
outras que estão passando por situações difíceis e a despensa está vazia.
Mas, perguntem: Como podemos resolver esta situação?
Aguardem que algum aluno tenha a iniciativa de repartir o
chocolate com o colega, caso isto não aconteça, solicitem que os alunos dividam
o chocolate com os que não possuem.
- Trabalhem o conteúdo proposto na lição, de forma
participativa e contextualize o tema para o tipo de aluno que vocês ensinam.
Quando vocês falarem sobre a intervenção divina no cuidado
com os necessitados, leiam o texto “O Peso da Balança”.
Ao trabalhar o item III - Deus age com o que você tem,
procurem orientar os alunos para o desenvolvimento de talentos que possuem na
culinária, trabalhos manuais etc, que podem render recursos financeiros,
minimizando a situação da despensa vazia.
- Em seguida, utilizem a dinâmica “A Carruagem”,
que oportunizará a reflexão de que ajudar aos necessitados é missão individual
e coletiva.
- Para finalizar a aula, organizem, com seus alunos,
ações para atendimento a pessoas necessitadas, quer seja de alimento, de
visita, de remédio, de roupas etc. Espera-se que esta ação social não seja
pontual, mas algo sistemático a ser realizado pela classe ou individualmente.
Creio que há resistência de realização de um trabalho dessa forma, pois
costuma-se atender aos necessitados em situações eventuais.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Atenção, professores da lição de Adolescentes e
Juvenis! Vocês já podem encontrar as orientações pedagógicas para as lições, no
blog Atitude de Aprendiz.
Os professores do Discipulado poderão encontrar também
orientações pedagógicas no blog Atitude de Aprendiz. Procurem no marcador:
Subsídio Pedagógico Discipulado I e II.
Dinâmica: A Carruagem
Objetivo: Oportunizar a reflexão de que ajudar
aos necessitados é missão individual e coletiva.
Material: Nomes dos personagens e objetos,
conforme lista abaixo:
Cocheiro, Passageiro Magro, Passageira, Menininho Chorão,
Cavalo, Roda, Banco, Porta, Molas.
Procedimento:
- Distribuam para 09 alunos os nomes dos personagens ou
objetos já descritos acima.
- Falem: Vou contar uma história. Quando eu mencionar o nome
do seu personagem ou objeto, você se levanta e logo se senta. Quando
eu falar a palavra “carruagem”, todos devem se levantar e depois se sentar.
- Então, depois dessas orientações, comecem a ler a história
abaixo:
“A viagem estava atrasada porque o cocheiro estava
consertando a roda dianteira da carruagem. O atraso deixava o cocheiro cada vez
mais irritado; e, o passageiro magro andava de um lado para o outro enquanto a
passageira acalmava o menininho chorão.
Quando a carruagem ficou pronta, o cocheiro apressou-se em
fechar a porta e tirar o capim do cavalo, para iniciar a viagem da carruagem.
O passageiro magro acalmou-se e até sorriu para o menininho
chorão que, agora todo feliz, fazia ranger com seus pulos as molas do banco da
carruagem.
A carruagem iniciou a viagem puxada pelo cavalo enquanto a
passageira sorria para o passageiro magro. Mas, de repente, o cavalo tropeçou,
o banco inclinou, a porta se abriu e o cavalo se assustou, obrigando a
carruagem a parar para consertar a mola do assento e a roda que havia se
soltado novamente da carruagem” (Autoria Desconhecida).
- Perguntem:
O que vocês acharam da atividade? Fácil ou difícil? Alguém
deixou de realizar a atividade?
Com relação a ajuda ao próximo:
O que pode significar a ação de levantar-se individualmente
ou em grupo?
O que pode significar a viagem na carruagem com problemas?
Os passageiros da carruagem podem ser representados por
pessoas que estão precisando de ajuda. Estabeleça diferença entre a
situação deles quando a carruagem estava quebrada e depois de consertada. O que
isto significa?
A viagem na carruagem dependia de vários fatores, do
conserto da roda, do cocheiro, do cavalo e dos passageiros. O que estes
elementos podem significar para o tema de estudo da lição?
- Para concluir, falem que ajuda ao necessitado é missão de
todos, isto é, o andar da carruagem depende de um conjunto de ações.
Dinâmica adaptada por Sulamita Macedo.
Texto de Reflexão: O Peso da Balança
Uma pobre mulher, com visível ar de derrota estampando no rosto, entra em um
armazém, aproxima-se do proprietário – conhecido por seu jeito grosseiro - e
pede que lhe venda fiado alguns mantimentos.
Ela explica que o marido está muito doente e não pode
trabalhar e que tem sete filhos para alimentar. O comerciante, com ar de
desdém, pede que se retire.
No entanto, a necessidade da família fala mais alto, e ela implora:
- Por favor, senhor, juro que lhe pago quando tiver dinheiro!
Insensível, o homem responde que ali ela não tem crédito.
Em pé, no balcão ao lado, um freguês, que havia ouvido a conversa, aproxima-se
do dono e pede que, por sua conta, dê a ela tudo de que precisa.
Meio relutante, o comerciante pergunta à mulher:
- Sim, ela responde.
- Muito bem, coloque-a na balança e o quanto ela pesar, você receberá em
alimentos!
Humilhada, hesita por uns instantes e, com a cabeça curvada, retira da bolsa um
pedaço de papel, escreve alguma coisa e o deposita suavemente na balança. Os
três ficam admirados quando o prato que continha o papel desce ao máximo e
assim permanece.
Pasmo com o marcador, o dono do armazém vira-se lentamente para o freguês e
comenta, contrariado:
-Não posso acreditar!
O freguês sorri e o homem começa a colocar os mantimentos no outro prato. Como
a balança não se equilibra, ele continua colocando mantimentos até não caber
mais nada. Então, fica ali parado olhando para o equipamento, tentando entender
o que teria acontecido...
Finalmente, ele pega o papel e fica ainda mais espantado ao constatar que, em
vez da lista, havia apenas uma oração: “Meu Senhor, Tu conheces todas as minhas
necessidades e eu as coloco em Tuas mãos”.
O homem entrega a mercadoria no mais completo silêncio. A mulher agradece e
sai.
Autoria desconhecida.
Currículo do Ano 3 – Adolescentes – Vivendo em Família
Lição 06: Religiões diferentes. Em quem acredito?
Professoras e professores, para esta lição, apresento as
seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como
passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há
alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação
dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana,
através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que
vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos
afetivos com seus alunos.
- Falem que nesta lição o assunto a ser tratado será sobre
família na qual existem pessoas com religiões diferentes.
- Façam um levantamento da situação dos alunos quanto a
isto, escrevendo a quantidade de alunos nos seguintes casos:
Pais e filhos evangélicos
Filhos evangélicos e pais com outras religiões
- Perguntem para os alunos do segundo caso, como tem sido a
relação entre eles e seus pais.
Aguardem as respostas.
Filhos evangélicos que querem impor aos pais sua crença.
Pais não crentes que não aceitam que o filho seja
evangélico, reprimindo outra forma de crença.
- Depois, solicitem qual o posicionamento dos alunos sobre
os dois casos.
- Em seguida, apresentem orientações de como de portar
diante destas situações, de acordo com a Palavra de Deus, observando também as
indicações apontadas na lição.
- Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “Perdidos
no Deserto”, que possibilitará a reflexão sobre dificuldades de
consenso diante de decisões individuais e em grupo. Aproveitem a atividade e
contextualizem com a situação vivenciada pelos alunos, diante de conflitos
enfrentados na família.
Tenham uma excelente e produtiva!
Dinâmica: Perdidos no Deserto
Objetivo: Refletir sobre dificuldades de
consenso diante de decisões individuais e em grupo.
Material: 01 cópia da tabela para cada
aluno(postada abaixo).
Procedimento:
- Entreguem para cada aluno a tabela abaixo.
Decisão Individual
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Relações de Itens
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Decisão do Grupo
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Alimento enlatado
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Casacos para baixa temperatura
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Cinco galões de água
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Dois galões de combustível inflamável
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Mapa do continente africano
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Quatro caixas de chocolate
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Três litros de bebida alcoólica
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Vinte metros de corda de nylon
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Um espelho tamanho médio
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Uma bússola
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Um livro: a Bíblia Sagrada
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Um mosqueteiro
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Um pequeno rádio transmissor
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Um repelente de cobras de escorpiões
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Um rifle com munição
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Uma barraca para acampamento
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Uma caixa de fósforos
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- Apresentem as seguintes orientações:
Vocês fizeram uma viagem para a África. Em um passeio pelo
deserto, o carro quebrou-se e não sabem como voltar. E agora? Estão
perdidos e o que vão fazer?
Vocês possuem estes itens da coluna do meio, mas não poderão
levar todos consigo. Cada pessoa deve escolher apenas 05 itens que considera
importante para sua sobrevivência no deserto, para isto deve assinalar com um
“x” ao lado do item escolhido na coluna da esquerda(tempo de 2 minutos).
Depois, em círculo os alunos vão escolher 05 itens de forma
coletiva, apontado com um “x” na coluna da direita. Cada pessoa apresentará
seus argumentos para a indicação de algum item escolhido no modo
individual.
- Depois, que a atividade terminar, falem: É nesse momento,
onde acontecem as dificuldades de consenso; saber escutar e respeitar a opinião
do outro são fatores importantes para o desfecho da situação-problema. Sabe-se,
no entanto, que os resultados nem sempre são totalmente pacíficos. Mas, vale a
pena tentar!
- Para concluir, contextualize esta dinâmica para as
situações conflitivas que os alunos enfrentam na família.
Dinâmica adaptada por Sulamita Macedo.