- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos e perguntem como passaram a semana.
- Introduzam o assunto desta lição “Preservando a Identidade da Igreja”, fazendo uma breve retrospectiva das lições 5,6 e 8.
- Utilizem a dinâmica “Marca Registrada”, que possibilitará o estudo sobre a identidade da Igreja e sua preservação, além dos perigos que a ameaçam.
- Para finalizar a aula, leiam o texto de reflexão: O Coração da Igreja.
Tenham uma excelente e produtiva aula.
Publicado no blog Atitude de Aprendiz
Dinâmica: Marca Registrada
Objetivo: Refletir sobre a identidade da Igreja e sua preservação diante das ameaças.
Material: Rótulos ou caixas de objetos bastante conhecidos por sua boa qualidade.
Procedimento:
- Perguntem: Quais as características que identificam este produto? Mostrem um rótulo ou caixa do produto um de cada vez.
- Aguardem as respostas dos alunos.
- Falem que as características do produto, apontadas por eles, identificam o objeto, associado a sua marca.
- Perguntem também: O que pode ameaçar as empresas que produzem estes produtos?
Possíveis respostas: outros concorrentes, falta de qualidade, preço etc.
- Agora, perguntem:
Quais as características que identificam a Igreja?
O que pode ameaçar esta identidade?
O que a Igreja deve fazer para preservar esta identidade?
Os alunos deverão responder cada pergunta e em seguida vocês podem acrescentar outras informações contidas na lição e/ou em outras fontes.
- Para concluir leiam: At 2. 42-44, Jo 13.35, I Tm 4.16, I Tm 6. 3-5, I Pe 3.15 e II Jo 7 a 10.
TEXTO DE REFLEXÃO: O Coração da Igreja
O que faz com que uma igreja tenha sucesso? Um grande número de pessoas num domingo de manhã? Um orçamento multimilionário? Uma construção moderna?
Todos nós sabemos que essas coisas não são o critério que define uma igreja de sucesso. Se na sua igreja cabem multidões ou apenas algumas pessoas, os números não são a medida que Deus usa para o sucesso. Ele olha o coração da igreja.
O apóstolo Paulo começou uma igreja importante em Tessalônica, a capital da Macedônia. E deixou transparecer seu desejo para com os membros da igreja, quando escreveu: “Que o Senhor faça crescer e transbordar o amor que vocês têm uns para com os outros e para com todos... para serem irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai”(I Tessalonicenses 3. 12-13). Com essas palavras, Paulo nos mostrou duas características que são vitais para o sucesso de um corpo de cristãos – o amor de uns para com os outros e a santidade.
Congregações, prédios de igrejas orçamentos aparecem em diferentes tamanhos. A verdadeira medida do sucesso é demonstrada pelos seguidores de Cristo, que amam a Deus e aos outros e estão comprometidos a viver vidas santas. Nosso desafio pode ser encontrado nas palavras do profeta Miquéias: “Ele(Deus) mostrou a você, ó homem, o que é bom e o que o Senhor exige: pratique a justiça, ame a fidelidade e ande humildemente com o seu Deus”(6.8). CHK
Uma igreja pequena, com grande visão, tem um impacto maior do que uma grande igreja com uma visão pequena.
Fonte: Nosso Andar Diário.