Jovens e Adultos: Fé e Obras – Ensinos de Tiago para uma Vida Cristã Autêntica
Lição 06: A Verdadeira Fé não Faz Acepção de Pessoas
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, iniciem o estudo da lição. Observem as seguintes sugestões:
- Falem sobre o título da lição “A Verdadeira Fé não Faz Acepção de Pessoas”.
- Escrevam no quadro “Acepção de Pessoas” e perguntem o que os alunos entendem sobre esta expressão.
Aguardem as respostas e depois acrescentem outras informações.
- Depois, utilizem a dinâmica “Acepção de Pessoas, não!”, que possibilitará a introdução do tema sobre acepção de pessoas.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição sempre de forma participativa e contextualizada. Dessa forma, a aprendizagem será mais significativa.
- Ao trabalhar sobre a Lei Real, Mosaica e da Liberdade, escrevam estes nomes no quadro e indaguem os alunos sobre o que sabem sobre elas. A partir das respostas apresentem informações sobre cada uma.
- Para concluir, leiam o texto de reflexão “Olimpíadas Especiais de Seattle”.
- Para concluir, leiam o texto de reflexão “Olimpíadas Especiais de Seattle”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Acepção de Pessoas, não!
Objetivo: Refletir sobre a importância de estar incluído no grupo e estar acessível a aceitar outras pessoas no grupo, sem qualquer tipo de discriminação.
Material(humano):
Cartões de cartolina vermelho quase a metade da turma
Cartões de cartolina verde para quase a metade da turma
Procedimento:
- Entreguem para cada aluno 01 cartão da cor vermelha ou verde; 3 alunos receberão cartão de cor diferente, 01 amarelo, 01 azul e
- Peçam para que os alunos se agrupem pela cor do cartão que recebeu.
Dois grupos serão formados, um de cor verde e outro de cor vermelha. 03 alunos ficarão sem grupo, pois possuem cores que não formam grupos.
- Agora, perguntem para os 03 alunos que possuem cores diferentes:
Como você se sentiu por não está no grupo?
É ruim não está incluído?
- Perguntem para os que formaram grupos:
Como se sentiu está integrado ao um grupo, isto é, não ficar excluído?
Pelo fato de você está em 01 grupo, não está sendo excluído do outro?
- Falem da importância dos componentes da igreja não fazerem acepção de pessoas, excluindo alguns pela cor, posses, religião, sexo, raça, peso, formação acadêmica, profissão, cargo etc.
- Que tal fazermos simbolicamente isto agora, aceitando todos em um mesmo grupo?
Então peçam para que os alunos formem um círculo.
Depois, falem: As cores dos cartões de vocês favoreceu a junção de várias pessoas, como também excluiu outras pessoas. As cores dos cartões podem representar as discriminações que vemos e observamos no meio cristão e que precisam ser corrigidas, conforme nos adverte Tiago:
“Meus irmãos, não tenhais a fé de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas.
Porque, se no vosso ajuntamento entrar algum homem com anel de ouro no dedo, com trajes preciosos, e entrar também algum pobre com sórdido traje,
E atentardes para o que traz o traje precioso, e lhe disserdes: Assenta-te tu aqui num lugar de honra, e disserdes ao pobre: Tu, fica aí em pé, ou assenta-te abaixo do meu estrado,
Porventura não fizestes distinção entre vós mesmos, e não vos fizestes juízes de maus pensamentos?”(Tiago 2:1-4).
Por Sulamita Macedo.
Texto de Reflexão
Olimpíadas Especiais de Seattle
Alguns anos atrás, nas Olimpíadas Especiais de Seattle, nove participantes, todos eles deficientes físicos ou mentais, se alinharam junto à linha de partida para a corrida de 500 metros.
Ao sinal, todos partiram não exatamente em disparada, mas com vontade de chegar ao final da corrida e vencer. Todos correram, isto é, quase todos, com exceção de um garoto que tropeçou na pista e caiu. Tentou levantar e caiu novamente e começou a chorar. Os outros oito ouviram o choro. Eles diminuíram o passo e olharam para trás. Então eles viraram e voltaram… todos eles.
Uma menina com síndrome de Down abaixou-se e o beijou dizendo:
- Isso vai fazer melhorar.
Então, todos os nove deram-se as mãos e juntos andaram até a linha de chegada. O estádio inteiro se levantou e os aplausos duraram muitos minutos. As pessoas que estavam lá sempre contam essa história. Por quê? Porque no fundo nós sabemos uma coisa: o que importa nesta vida é mais do que ganhar sozinho. O que importa nesta vida é caminhar juntos, mesmo que isso signifique diminuir o passo e mudar de curso.
Autoria desconhecida.
Texto Pedagógico
Gincana na EBD
Gincana é uma estratégia lúdica e didática, que envolve equipes diferentes em competição, visando obter ampliação do ensino ministrado.
Os pontos positivos de uma gincana:
- Estimula a participação dos alunos.
- Promove o envolvimento entre os alunos e os professores.
- Amplia o conteúdo.
- Desafia a competitividade.
- Favorece a troca de experiências.
Alguns cuidados devem ser observados para a execução de uma gincana:
- Resistência em utilizar metodologia diferenciada por parte de uma boa parte dos professores.
- Alunos mais tímidos normalmente rejeitam este tipo de atividade. É importante integrá-los em ações que não se exponham muito.
- Compreender que é uma atividade pedagógica e não um mero passatempo.
É possível organizar uma gincana, para realizar na EBD, de duas formas distintas – a complexa e a simples. Vejam os pontos relevantes para uma gincana de forma mais complexa, que geralmente é executada ao final do trimestre:
- Escolha do tema: Refere-se ao tema gerador de todas as atividades que serão realizadas na gincana, que pode ser o tema do trimestre ou outro.
- Comissão Organizadora: Trata-se uma equipe, normalmente pequena, que organiza com antecedência as atividades da gincana para que haja sucesso no momento de sua realização.
- Material/Recurso: O material a ser adquirido deve ser providenciado de acordo com as tarefas. Os recursos para tal fim devem ser disponibilizados com antecedência.
- Formação de Equipes: Numa gincana há a divisão dos alunos em equipes, até porque é uma metodologia competitiva. Para agrupar os alunos é recomendável haver grupos formados por ambos os sexos. As equipes devem escolher uma cor e/ou nome para identificação e formular seu grito de guerra.
- Tarefas: Devem ser diversificadas, abrangendo atividades sobre o conteúdo, mesclando com perguntas e atividades que envolvem ação. Pensar na quantidade de tarefas é importante para não se estender por muito tempo.
- Pontuação: As tarefas recebem uma pontuação de acordo com a dificuldade de realização e se foram cumpridas ou não pelas equipes.
- Comissão julgadora: É interessante escolher algumas pessoas para fazer parte da comissão julgadora, que deverão receber uma tabela contendo as tarefas e os nomes das equipes, além das orientações sobre a pontuação das tarefas.
- O condutor: Deve ser uma pessoa animada que tenha conhecimento da elaboração e normas da gincana, que possa conduzi-la de forma ordeira, como também divulgar o resultado final, com base no somatório de pontos das equipes.
- Local de realização da gincana: O local de realização, de uma gincana dentro dos moldes discriminados, deve ser em local apropriado para que as equipes possam apresentar suas tarefas, grito de guerra etc. Dentro da igreja julgo que seja inconveniente, mas em outro espaço do ambiente da igreja é possível.
- Premiação: A equipe vencedora pode receber uma premiação que fica a critério e condições financeiras dos organizadores e de acordo com o tipo de classe/aluno.
Diante do exposto, observa-se que a gincana elaborada envolvendo todos os pontos acima, pode ser denominada de “complexa” e que requer local apropriado, conforme já mencionado. Mas, há ainda a possiblidade de montar uma gincana mais “simples”, sem muitos detalhes, que pode ser realizada até dentro da igreja, no momento da aula, sob a condução do professor, com atividades e perguntas sobre o conteúdo, dividindo a turma em 02 ou 03 equipes. O somatório da pontuação pode ser feita no quadro pelo professor, à medida que as tarefas forem executadas.
Que tal estimular os alunos e professores para uma gincana para o final do trimestre? Gincana dá trabalho para elaborar e realizar, mas é prazeroso ver o envolvimento dos alunos numa atividade que proporciona aprendizagem diferente do que comumente ocorre na EBD.
Por Sulamita Macedo.
Pré-adolescentes – Currículo do Ano 2: Descobrindo meus Direitos e Deveres
Lição 06: Cuidando do Tempo
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Cheguem na EBD mais cedo que os alunos e coloquem várias figuras de relógio ou até mesmo vários tipos de relógio, ampulheta, cronometro etc para fazer a ambientação da classe para o tema.
- Falem: A lição de hoje tem como tema o cuidado que devemos ter com o tempo.
- Iniciem o estudo do tema aplicando a dinâmica “O Tempo passa, o tempo voa!”.
- Depois os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada, pois dessa forma a aprendizagem será mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Tempo passa, o tempo voa!
Objetivo: Refletir sobre a organização do tempo com atividades produtivas.
Material:
01 desenho de relógio grande para cada aluno
01 lápis grafite para cada aluno
01 quadro ou cartolina
01 pincel para quadro branco, giz ou pincel atômico
Procedimento:
- Perguntem: Como estamos organizando o nosso tempo?
- Entreguem para cada aluno uma figura de um relógio para que escreva entre os intervalos das horas as atividades que estão executando.
- Perguntem:
Quais as ações que demandam mais tempo? Quais as ações são prioritárias?
Qual o tempo destinado para os estudos, realização de cursos, atividades físicas?
Qual foi o tempo destinado para a leitura e estudo da Palavra de Deus? E para a oração? E para os cultos?
- Agora, desenhem no quadro ou cartolina um relógio grande, escrevam no centro a palavra DEUS e falem:
Este relógio representa o tempo e precisamos preenchê-lo com atividades produtivas tanto a nível pessoal, familiar e espiritual, tendo Deus como centro de nossas ações.
- Então, comecem a preencher o relógio, colocando as atividades prioritárias e edificantes que os alunos devem observar. Busquem sugestões dos alunos.
- Agora, peçam para que cada aluno reflita sobre o que colocou no relógio do início da aula.
- Perguntem:
O que precisa ser modificado no relógio? Entreguem a borracha e o lápis grafite para os alunos e solicitem para que reorganizem o tempo, se necessário com atividades proveitosas.
- Para finalizar leiam Ec 3.1: “Tudo tem seu tempo determinado e há tempo para todo o propósito debaixo do céu”.
Por Sulamita Macedo.
Adolescentes - Currículo do Ano 2: Vivendo em Família
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Falem que nesta lição o assunto a ser tratado será sobre família na qual existem pessoas com religiões diferentes.
- Façam um levantamento da situação dos alunos quanto a isto, escrevendo a quantidade de alunos nos seguintes casos:
Pais e filhos evangélicos
Filhos evangélicos e pais com outras religiões
- Perguntem para os alunos do segundo caso, como tem sido a relação entre eles e seus pais.
Aguardem as respostas.
- Em seguida, organizem uma encenação sobre:
Filhos evangélicos que querem impor aos pais sua crença.
Pais não crentes que não aceitam que o filho seja evangélico, reprimindo outra forma de crença.
- Depois, solicitem qual o posicionamento dos alunos sobre os dois casos.
- Em seguida, apresentem orientações de como de portar diante destas situações, de acordo com a Palavra de Deus, observando também as indicações apontadas na lição.
- Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “Perdidos no Deserto”, que possibilitará a reflexão sobre dificuldades de consenso diante de decisões individuais e em grupo. Aproveitem a atividade e contextualizem com a situação vivenciada pelos alunos, diante de conflitos enfrentados na família.
Tenham uma excelente e produtiva!
Dinâmica: Perdidos no Deserto
Objetivo: Refletir sobre dificuldades de consenso diante de decisões individuais e em grupo.
Material:
01 cópia da tabela para cada aluno(postada abaixo).
Procedimento:
- Entreguem para cada aluno a tabela abaixo.
Decisão Individual
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Relações de Itens
|
Decisão do Grupo
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Alimento Enlatado
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Casacos para baixa temperatura
| ||
Cinco galões de água
| ||
Dois galões de combustível inflamável
| ||
Mapa do continente africano
| ||
Quatro caixas de chocolate
| ||
Três litros de bebida alcoólica
| ||
Vinte metros de corda de nylon
| ||
Um espelho de tamanho médio
| ||
Uma bússola
| ||
Um livro: a Bíblia Sagrada
| ||
Um mosqueteiro
| ||
Um pequeno rádio transmissor
| ||
Um repelente de cobras de escorpiões
| ||
Um rifle com munição
| ||
Uma barraca para acampamento
| ||
Uma caixa de fósforos
|
- Apresentem as seguintes orientações:
Vocês fizeram uma viagem para a África. Em um passeio pelo deserto, o carro quebrou-se e não sabem como voltar. E agora? Estão perdidos e o que vão fazer?
Vocês possuem estes itens da coluna do meio, mas não poderão levar todos consigo. Cada pessoa deve escolher apenas 05 itens que considera importante para sua sobrevivência no deserto, para isto deve assinalar com um “x” ao lado do item escolhido na coluna da esquerda(tempo de 1 minuto).
Depois, em círculo os alunos vão escolher 05 itens de forma coletiva, apontado com um “x” na coluna da direita. Cada pessoa apresentará seus argumentos para a indicação de algum item escolhido no modo individual.
- Depois, que a atividade terminar, falem: É nesse momento, onde acontecem as dificuldades de consenso; saber escutar e respeitar a opinião do outro são fatores importantes para o desfecho da situação-problema. Sabe-se, no entanto, que os resultados nem sempre são totalmente pacíficos. Mas, vale a pena tentar!
- Para concluir, contextualize esta dinâmica para as situações conflitivas que os alunos enfrentam na família.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
Juvenis - Currículo do Ano 2: Lições práticas do Sermão do Monte
Lição 06: Ajudando os Necessitados
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, trabalhem a lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Falem: Na aula de hoje vamos estudar sobre a ajuda aos necessitados.
- Depois, utilizem a dinâmica “Amor em Ação”.
- Agora, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Amor em Ação
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre o amor cristão.
Refletir sobre ajuda aos necessitados
Material:
Chocolates para a metade da turma
Obs: vocês se desejarem podem substituir o chocolate por pãezinhos, fatia de bolo etc.
Procedimento:
- Distribuam chocolates somente para a metade da turma. E, continuem falando sobre o tema da aula e observem as reações dos alunos.
Alguém certamente falará que não recebeu, outro vai dizer que quer receber, outro vai questionar porque não tem para todos etc.
Então, falem: As condições financeiras não são iguais para todos, há pessoas que tem o que comer diariamente, outras que estão passando por situações difíceis.
- Mas, perguntem: Como podemos resolver esta situação dos chocolates vivenciada, agora, por vocês?
Aguardem que algum aluno tenha a iniciativa de repartir o chocolate com o colega, caso isto não aconteça, solicitem que os alunos dividam o chocolate com os que não possuem.
- Depois, falem: É assim que deve ser nosso comportamento com aqueles que estão passando necessidade, o amor em ação nada mais é que a solidariedade.
- Agora, trabalhem os pontos levantados na lição.
- Para finalizar a aula, organizem, com seus alunos, ações para atendimento a pessoas necessitadas, quer seja de alimento, de visita, de remédio, de roupas etc. Espera-se que esta ação social não seja pontual, mas algo sistemático a ser realizado pela classe ou individualmente. Creio que há resistência de realização de um trabalho dessa forma, pois é comum atender aos necessitados em situações eventuais.
Por Sulamita Macedo.
Discipulado 1 – Novos Convertidos
Lição 06: O Discípulo e a Fé
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora iniciem o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Falem do tema da lição: O Discípulo e a Fé.
- Leiam o texto de Hb 11.01: “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se vêem.”
- Falem: No restante deste capítulo, há uma relação de pessoas que são considerados os heróis da fé. Vejamos apenas 01 exemplo: Moisés.
- Leiam Hb 11. 23 a 29.
- Para ilustrar, sugiro a exibição de partes do filme sobre Moisés e reflitam com os alunos sobre este personagem e o exercício da fé.
- Trabalhem o conteúdo da lição.
- Para finalizar, utilizem a dinâmica “Semente da Fé”.
- Para concluir, leiam o texto “Plante a Semente no Lugar Certo”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Semente da Fé
Objetivos:
Entender o que significa a expressão “Se tiveres fé como um grão de mostarda”.
Refletir sobre a fé.
01 envelope de sementes da mostarda
01 rolo de durex
Papel ofício
Observações:
- Vocês poderão encontrar as sementes de mostarda em supermercados e em lojas que vendem produtos agrícolas.
- A semente de mostarda é muito pequena e fácil de perdê-la. Então, para entregá-la aos alunos, façam o seguinte:
Cortem pedaços de papel ofício(5cmx5cm), escrevam “Semente de Mostarda” e depois coloquem a semente e por cima num pedaço pequeno de durex transparente.
Procedimento:
- Leiam com os alunos: Lc 17. 05 e 06.
“Disseram então os apóstolos ao Senhor: Acrescenta-nos a fé. E disse o Senhor: Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: Desarraiga-te daqui e planta-te no mar; e ela vos obedecerá”.
- Entreguem para cada aluno uma semente da mostarda e solicitem que a observem.
- Comentem que o versículo fala que a fé não é do tamanho da semente, mas como a semente. Não devemos observar a pequenez da semente, porém a dimensão do que ela pode produzir.
- Leiam: Mc 4.31 e 32.
“É como um grão de mostarda, que quando se semeia na terra é a menor de todas as sementes que há na terra; mas tendo sido semeada, cresce e faz-se a maior de todas as hortaliças, e cria grandes ramos, de tal maneira que as aves do céu podem aninhar-se debaixo da sua sombra”.
- Falem: Para que a semente germine, cresça, ela deverá ser plantada em solo fértil. Nossa fé cresce em comunhão com o Senhor e guardando Sua palavra.
Por Sulamita Macedo.
Texto de Reflexão: Plante a Semente no Lugar Certo
À beira do caminho estavam duas sementes de alface à espera de que um vento as levasse para a horta, que ficava muito distante dali, a fim de germinarem. Logo à frente existia um lindo pomar, com grandes árvores frutíferas. Disse uma das sementes: “Eu não vou esperar o vento me levar. Vou ficar aqui mesmo, neste pomar”.
E assim, para ficar no meio das grandes árvores frutíferas, desistiu de unir-se às hortaliças. Porém as sombras das árvores não permitiram que o sol aquecesse aquela pequena semente que, por isso, nunca chegou as germinar.
A outra semente, no entanto, com paciência esperava o vento levá-la até a horta. Assim, depois de um tempo, conseguiu chegar ao seu destino. Lá o sol era abundante e ela logo germinou, tornando-se um lindo pé de alface.
Plantemos a semente da fé em terreno fértil, para que possa germinar em tempo oportuno.
Autor do Texto: Desconhecido.
Discipulado 2 – Novos Convertidos
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
Professoras e professores, iniciem a aula cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Se houver alunos ausentes, é interessante que vocês mantenham contato com eles, através de telefone ou email.
- Falem do tema da lição: O Discípulo e a Temperança.
- Leiam o texto “O Garoto, o Martelo e os Pregos”.
- Depois, reflitam sobre a importância do autocontrole e em seguida apresentem o conceito da palavra “temperança”.
- Trabalhem o conteúdo da lição.
- Para trabalhar sobre as virtudes do Fruto do Espírito, utilizem a dinâmica “Fruto Desejado”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Fruto Desejado
Objetivos:
Estudar sobre o Fruto do Espírito.
Destacar a importância da manifestação das 09 virtudes do Fruto do Espírito na vida cristã.
Material:
01 laranja sem casca.
Nomes das 09 virtudes digitadas
01 quadro ou cartolina
01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
- Apresentem a laranja e falem: o Fruto do Espírito pode ser comparado a esta laranja. Vejamos a razão: é um todo composto por 09 partes, como uma laranja e seus gomos. Cada parte, uma virtude.
- Agora vamos conhecer o nome de cada virtude. À medida que um aluno estiver lendo, de forma pausada, Gálatas 5. 22 e 23, coloquem os nomes digitados no quadro ou cartolina, formando um círculo.
- Enfatizem a importância da manifestação do Fruto do Espírito na vida cristã. Destaquem a virtude “temperança”, tema desta lição.
Dinâmica elaborada por Sulamita Macedo.
Texto de Reflexão: O Garoto, o Martelo e os Pregos
Havia um garotinho que tinha um mau gênio. Seu pai lhe deu um saco cheio de pregos e lhe disse que cada vez que perdesse a paciência, deveria bater um prego na cerca dos fundos da casa.
No primeiro dia, o garoto havia pregado 37 pregos na cerca. Porém, a cada dia, o número ia decrescendo. O menino descobriu que era mais fácil controlar seu gênio do que pregar pregos na cerca. Finalmente, chegou o dia em que o garoto não mais perdeu o controle sobre o seu gênio.
Ele contou isso ao seu pai, que lhe sugeriu que tirasse um prego da cerca por dia, para dominar o seu gênio. Os dias foram passando, até que, finalmente, o garoto pôde contar a seu pai que não havia mais pregos a serem retirados. O pai pegou o garoto pela mão e o levou até a cerca, dizendo:
- Você fez bem, garoto, mas dê uma olhada na cerca. Ela nunca mais será a mesma. Quando você diz coisas irado, elas deixam uma cicatriz como esta. Você pode esfaquear um homem e retirar a faca em seguida, e não importa quantas vezes você diga que sente muito, a ferida continuará ali.
Uma ferida verbal e tão mal quando uma física. Tenha isso em mente antes de que se irar contra alguém.
Autor desconhecido.