Jovens e Adultos: Dons Espirituais e Ministeriais – Servindo a Deus e aos homens com poder extraordinário
Lição 12: O Diaconato
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, trabalhem a lição 12. Vejam as sugestões abaixo:
- Falem: Estudaremos na lição de hoje sobre o ministério de serviço conhecido como Diaconia.
- Escrevam o nome “Diácono” no quadro.
- Perguntem: Qual a função do diácono na nossa igreja hoje?
Aguardem as respostas e anote-as no quadro. Certamente, haverá uma lista de atividades que os diáconos realizam.
Se preferir, vocês podem chamar um diácono para ser entrevistado pelos alunos sobre a função que exerce na Igreja.
- Perguntem: Qual a origem do serviço de Diaconia?
Aguardem as respostas. Depois, acrescentem as informações contidas no item II da lição.
- Em seguida, trabalhem os demais pontos levantados na lição, sempre de forma participativa.
- Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “Eis Aqui” ou “Com a Mão na Massa” que proporcionará a reflexão do serviço de diaconia(no sentido mais abrangente) que pode ser realizado por cada cristão.
Observação: Vejam a sugestão de atividades para aConclusão do Trimestre(postada abaixo).
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Com a Mão na Massa
Objetivos:
Refletir sobre o serviço cristão.
Realizar auto-avaliação do serviço que prestamos como despenseiros do Senhor.
½ folha de papel ofício e caneta para cada aluno.
Procedimento:
- Entreguem a metade da folha de papel ofício para cada aluno.
- Solicitem para que façam o desenho de uma de suas mãos, contornando-a com a caneta.
- Falem que a mão representa “trabalho, serviço, ação, atividade”.
- Peçam para que os alunos escrevam:
Dentro da mão: Aquilo que estão realizando na obra do Senhor.
Fora da mão: Aquilo que deseja realizar.
- Leiam ou cantem com os alunos a 1ª estrofe do hino da Harpa Cristã no. 394:
“Quem sua mão ao arado já pôs, constante precisa ser; o sol declina e, logo após, vai escurecer. Avante, em Cristo pensando, em oração vigiando, com gozo e amor trabalhando, p’ra teu Senhor”.
- Leiam ainda: I Co 12.5 a 7, I Co 4.2 e Sl 100.02
- Para concluir, façam uma oração pelos alunos apresentando o desejo de cada aluno em servir na obra do Mestre e que sejam capacitados pelo Espírito Santo.
Por Sulamita Macedo.
Dinâmica: Eis-me aqui!
Material:
Palavras digitadas: Serviço Cristão, Deus, Próximo e Compromisso.
01 coração de tamanho médio (vermelho) feito de cartolina ou EVA
01 coração pequeno para cada aluno
01 quadro branco ou outro tipo
Procedimento:
- Coloquem no alto do quadro a expressão SERVIÇO CRISTÃO.
- Perguntem: A quem servimos? Aguardem as respostas, que certamente serão: Deus(na sua maioria) e ao Próximo. Então, coloquem as palavras DEUS e PRÓXIMO, logo abaixo de SERVIÇO CRISTÃO.
- Coloquem em seguida o coração e falem que o AMOR é o que nos motiva a servir a Deus e ao próximo. Leiam Mc 12.30 e 31.
- Falem que o serviço que fazemos para o próximo é uma evidência do nosso amor a Deus. Leiam I Jo 3. 17.
- Entreguem um coração pequeno para cada aluno e peçam para que eles troquem entre si o coração, simbolizando o amor que deve haver entre eles e ao próximo.
- Falem também que precisamos ter compromisso com a obra do reino. Leiam Lc 9.62. Coloquem a palavra COMPROMISSO ao lado do coração.
- Perguntem: O que temos realizado no serviço Cristão? Aguardem as respostas. Incentivem aqueles que estão servindo a continuar nas suas atividades e conclamem aos que estão parados a levantar-se e dizer: Eis-me aqui!
- Concluam, afirmando que cada um de nós, enquanto parte integrante da igreja, colocando em prática o serviço cristão, estamos colaborando para a consecução da Missão Integral da Igreja, somando-se a pregação do evangelho, da comunhão e o cuidado de uns com os outros.
Por Sulamita Macedo.
Sugestão 1: Dinâmica: Dividindo Tarefas
Objetivos:
Enfatizar a importância da divisão de tarefas na Igreja
Concluir o estudo sobre os dons Espirituais, Ministeriais e de serviço
Material:
09 objetos de tamanhos e pesos variados
Nomes digitados das 03 categorias dos dons Espirituais: Revelação, Poder e Elocução
Nomes digitados dos dons Ministeriais: Apóstolo, Profeta, Evangelista, Pastor e Mestre
Nomes digitados: Presbítero e Diácono
Antes da aula: Fixar cada nome digitado em um objeto
Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo.
- Entrem no círculo e distribuam os 09 objetos para os alunos.
- Falem: Vamos cantar, bem baixinho para não atrapalhar outras salas, e enquanto cantamos vocês vão passando os objetos para os colegas da direita.
- Comecem a cantar um hino conhecido, pode ser o 115 ou 212 da harpa cristã. Não há necessidade de cantar o hino por completo.
- Observem com atenção como vai ser realizada a passagem dos objetos para os colegas:
O objeto pode cair ou não
Atenção e compromisso com a atividade
- Depois, comentem sobre a atividade:
. O que significa receber e passar os objetos?
Receber uma missão e realizar o trabalho compartilhando com os demais. Na igreja há trabalhos que não podem ser realizados de forma isolada.
. O que representa 10 objetos diferentes sendo repassados ao mesmo tempo?
Várias atividades distintas são realizadas ao mesmo tempo. Na igreja há várias funções que estão sendo executadas no mesmo período de tempo, como os dons ministeriais, Presbítero e Diácono, isto é, funções diferentes com o objetivo de servir melhor no Reino de Deus, que devem ser acompanhados pelos dons Espirituais.
. Qual o resultado da atividade? Os objetos foram passados de forma ordeira, com cuidado? Houve desatenção de alguém?
Isto demonstra a atenção, o compromisso com o trabalhado, com quem delegou a atividade e com os demais componentes. Na Igreja quando alguém recebe uma função deve ser realizada de forma capaz de produzir resultados positivos para a obra de Deus.
- Falem: As atividades de um modo geral devem ser compartilhadas de forma coletiva, tendo em vista que o líder não tem condições de sozinho realizar as ações de forma exitosa.
Na igreja também é dessa forma, há a necessidade da divisão de atividades, por isso o líder local precisa de cooperadores comprometidos, que tenham recebidos de Deus os dons para que desempenhem de forma exitosa o trabalho do Mestre.
- Para concluir, leiam: “Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil”(I Co 12.7).
Por Sulamita Macedo.
Sugestão 2: Dinâmica: Dons
Objetivo: Concluir o estudo sobre os Dons Espirituais e Ministeriais
Material:
Nomes dos Dons Espirituais e Ministeriais digitados
06 envelopes(03 para o grupo 01 e 03 para o grupo 02)
Observação: Identificar na parte de cima de 03 envelopes com o nome Dons de Poder, Dons de Revelação e Dons de Elocução(01 nome para 01 envelope); escrever Grupo 1 na parte de baixo do envelope; repetir este mesmo procedimento para o Grupo 2.
Procedimento:
- Dividam a turma em 02 grupos
- Entreguem para cada grupo as cartelas misturadas com os nomes dos dons Espirituais e Ministeriais.
- Forneçam as seguintes orientações:
Eles deverão separá-las em 02 grupos: Dons Espirituais e Ministeriais.
O grupo vencedor será aquele que separar primeiro e de forma correta.
Só poderão começar após a autorização do professor.
Quando o grupo tiver concluído, chamar o professor que verificará se estar correto. O Professor deve declarar qual o grupo vencedor.
Não poderá consultar a lição bíblica e nem a Bíblia ou outro documento.
- Recolham as cartelas referentes aos Dons Ministeriais.
- Agora, entreguem para cada grupo 03 envelopes. Cada envelope com uma identificação: Dons de Poder, Dons de Revelação ou Dons de Elocução.
- Forneçam as seguintes orientações:
Eles deverão colocar dentro dos envelopes as cartelas a que se refere a identificação do envelopes.
Só poderão começar após a autorização do professor.
Não poderá consultar a lição bíblica e nem a Bíblia ou outro documento.
O tempo para realização da atividade é de apenas 03 minutos. Após este tempo os grupos deverão entregar os envelopes preenchidos; não poderá sobrar nenhuma cartela.
- Após o recebimento dos envelopes dos 02 grupos, o professor começará a abrir os envelopes, na seguinte ordem Dons de Poder, Dons de Revelação e Dons de Elocução, para os dois grupos.
Quando o professor pegar o envelope Dons de Poder do Grupo 01, deve abri-lo e ler para a turma, fazendo um certo suspense e perguntando para a turma está certo? Devem ser anotados quantos estão corretos. Logo em seguida, o professor deve abrir o envelope Dons de Poder do Grupo 02. Depois, os demais envelopes.
- Para concluir, os pontos desta atividade devem ser somados. O professor deve declarar qual o grupo que ficou com o 1º. e 2º. lugar.
Por Sulamita Macedo.
Pré-adolescentes – Currículo do Ano 2: Parábolas de Jesus
Lição 12: As Damas de Honra
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição 12. Vejam as sugestões abaixo:
- Falem que o tema da aula será sobre a parábola das Dez Virgens.
- Falem sobre o contexto histórico desta parábola, fornecendo as seguintes informações:
- Depois, para conhecer a parábola, leiam Mateus 25:1-10:
“Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo.
E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas.
As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo.
Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas.
Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro.
Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas.
E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam.
Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós.
E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta”.
- Utilizem a dinâmica “Festa de Casamento”.
- Em seguida, analisem o conteúdo e o significado da parábola.
Observação: Vejam a sugestão de atividade para a Conclusão do Trimestre, através da dinâmica “Desenhando Parábolas”(postada abaixo).
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Festa de Casamento
Objetivo: Ilustrar e estudar sobre a parábola das 10 Virgens
Material:
10 velas
05 caixas de palito de fósforos
05 caixas de palito de fósforos vazia
01 véu de noiva pequeno
Procedimento:
- Após a leitura da parábola das 10 virgens(conforme a orientação pedagógica descrita acima), falem: A parábola das 10 virgens trata de uma festa de casamento. Naquela época e naquele lugar, o noivo ia ao encontro da noiva na casa do pai dela, levando consigo os
- Falem: Vamos fazer aqui uma encenação sobre a parábola.
- Dependendo da quantidade dos alunos, vocês formam 01 casal(menino e menina) e os demais farão o papel das “moças prudentes e imprudentes”.
- Entreguem velas para os alunos e 01 caixa de palito de fósforos para as “moças” prudentes.
Da mesma forma, entreguem velas para os alunos e 01 caixa de palito de fósforos vazia para as “moças” imprudentes.
- Organizem um lugar para ser a casa da noiva e coloquem um véu sobre a cabeça dela.
- Peçam para que os dois grupos se posicionem formando um caminho.
- Então, peçam para que o noivo comece a caminhada até a casa da noiva.
Quando ele começar a andar pelo caminho, vocês(professores) falem alto: Lá vem o noivo.
Neste momento, os dois grupos devem acender as velas, somente 01 grupo vai conseguir(as prudentes) e seguirão o noivo até a casa da noiva.
O outro grupo que não conseguiu acender as velas deve pedir ao outro grupo palitos de fósforo, mas deve ser negado. Elas saem para comprar azeite e quando retornam batem na porta que está fechada, mas não será aberta.
- Agora, trabalhem o significado da parábola.
Por Sulamita Macedo.
Sugestão de atividade para a Conclusão do Trimestre
Dinâmica: Desenhando Parábolas
Objetivo: Finalizar o estudo sobre 13 parábolas de Jesus
Material:
01 quadro branco ou cartolina
01 marcador para quadro branco e ou 01 pincel atômico
Procedimento:
- Dividam a turma em 02 grupos.
- Desenhem figuras que representem as 13 parábolas estudadas.
O grupo que responder corretamente a qual parábola se refere o desenho, ganhará pontos.
Solicitar para que falem um pouco sobre a parábola. Se fizerem corretamente, somarão outros pontos.
Sugestão de figuras para desenhar:
Lição 01: Peixes(Parábola da Rede de Pesca)
Lição 02: Trigo(Parábola do Joio e do Trigo)
Lição 03: Borracha(Parábola do Servo Incompassivo)
Lição 05: Semente de mostarda
Lição 06: Moeda(Parábola da Moeda Perdida)
Lição 07: Casa em pé e outra caída(Parábola do Homem Prudente e o Insensato)
Lição 08: Tesouro(Parábola do Rico Insensato)
Lição 09: Ovelha(Parábola da Ovelha Perdida)
Lição 10: Lâmpada debaixo de um cesto(Parábola da Candeia)
Lição 11: Uvas(Parábola dos Trabalhadores da Vinha)
Lição 12: 10 velas(Parábola das 10 Virgens)
Lição 13: Pessoa machucada(Parábola do Bom Samaritano)
- Organizem uma premiação para o grupo vencedor e para o 2º. Lugar.
Pode ser algo simples, como: balas, chocolate, canetas etc.
- Para concluir, forneçam um lanche para todos os alunos.
Por Sulamita Macedo.
Adolescentes - Currículo do Ano 2: Minha Missão no Mundo
Lição 12: Eu sou um missionário!
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem que o tema da aula será sobre: como se tornar um discípulo e o serviço cristão, incluindo a obra missionária.
-Trabalhem o significado da palavra “Discípulo”, perguntando para os alunos o que entendem sobre este vocábulo. Aguardem as respostas. Depois acrescentem outras informações.
De acordo com o Dicionário Michaelis, “Discípulo” significa: 1 Aquele que recebe ensino de alguém; aquele que aprende; aluno. 2 Sectário que professa as doutrinas ensinadas ou propagadas por outro. 3 Afeiçoado, devoto: Um discípulo da verdade.
- Falem depois o que significa ser discípulo de Jesus.
- Para ilustrar a ideia de “discípulo” como seguidor de Jesus, coloquem no piso da sala(antes da aula da começar), vários pés impressos formando um caminho, por exemplo da entrada até a sala, ou da porta da sala até as cadeiras etc.
- Coloquem no quadro as palavras CONVERSÃO, SANTIFICAÇÃO e SERVIÇO e falem que elas representam as 03 etapas de como se tornar um discípulo.
- Para concluir aula, utilizem a dinâmica “Eis-me aqui!”
Observação: Vejam a sugestão de atividade para a Conclusão do Trimestre, através da dinâmica “Eu Faço a Minha Parte!”(postada abaixo).
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Eis-me aqui!
Objetivo: Refletir sobre o serviço cristão e a motivação para realizá-lo.
Material:
Palavras digitadas: Serviço Cristão, Deus, Próximo e Compromisso.
01 coração de tamanho médio (vermelho) feito de cartolina ou EVA
01 coração pequeno para cada aluno
01 quadro branco ou outro tipo
Procedimento:
- Coloquem no alto do quadro a expressão SERVIÇO CRISTÃO.
- Perguntem: A quem servimos? Aguardem as respostas, que certamente serão: Deus(na sua maioria) e ao Próximo. Então, coloquem as palavras DEUS e PRÓXIMO, logo abaixo de SERVIÇO CRISTÃO.
- Coloquem em seguida o coração e falem que o AMOR é o que nos motiva a servir a Deus e ao próximo. Leiam Mc 12.30 e 31.
- Falem que o serviço que fazemos para o próximo é uma evidência do nosso amor a Deus. Leiam I Jo 3. 17.
- Entreguem um coração pequeno para cada aluno e peçam para que eles troquem entre si o coração, simbolizando o amor que deve haver entre eles e ao próximo.
- Falem também que precisamos ter compromisso com a obra do reino. Leiam Lc 9.62. Coloquem a palavra COMPROMISSO ao lado do coração.
- Perguntem: O que temos realizado no serviço Cristão? Aguardem as respostas. Incentivem aqueles que estão servindo a continuar nas suas atividades e conclamem aos que estão parados a levantar-se e dizer: Eis-me aqui!
- Concluam, afirmando que cada um de nós, enquanto parte integrante da igreja, colocando em prática o serviço cristão, estamos colaborando para a consecução da Missão Integral da Igreja, somando-se a pregação do evangelho e da comunhão uns com os outros.
Por Sulamita Macedo.
Sugestão de atividade para Conclusão do trimestre
Dinâmica: Eu Faço a Minha Parte!
Objetivo:
Refletir sobre a necessidade e importância da evangelização.
Concluir o tema do trimestre
Material:
Cartões verde, marrom e preto
Observação: a quantidade dependerá do número de alunos da classe. Se a classe tiver 10 alunos: 02 verdes, 04 marrons e 04 pretos
Procedimento:
- Distribuam os cartões e falem sobre o que representam:
Verde: Pessoas que já conhecem Cristo como Salvador
Preto: Pessoas que não conhecem Cristo como Salvador
Marrom: Pessoas que rejeitam Cristo, mesmo vivendo no mundo cristão
- Falem: Quem recebeu a cor marrom se levante.
Depois, repitam: Elas representam pessoas que rejeitam Cristo, mesmo vivendo no mundo cristão.
Contem a quantidade de pessoas e anote no quadro.
- Falem: Quem recebeu a cor preta se levante e permaneça em pé.
Depois, repitam: Elas representam pessoas que não conhecem Cristo.
Contem a quantidade de pessoas e anote no quadro.
- Falem: Esta quantidade(falem a soma total) se refere a aqueles que não conhecem Cristo como Salvador.
- Perguntem: E os que já conhecem Cristo como Salvador?
Peçam para que se levantem os que estão com a cor verde.
Contem e falem: São apenas _____, esta é a realidade do mundo. Uma pequena parte para evangelizar muitos. Mas, o que podemos fazer para alcançá-los?
Aguardem as respostas. Depois, peçam para que os alunos falem do amor de Deus para os demais.
- Em seguida, façam uma troca de cartões, quem estava com a cor verde trocar pela cor marrom ou preta.
Depois, perguntem: Mas, o que podemos fazer para alcançá-los?
Aguardem as respostas. Depois, peçam para que os alunos falem do amor de Deus para os demais.
- Para concluir, falem: Neste trimestre, estudamos sobre nossa missão no mundo: pregar o evangelho. O que cada um tem feito? De que forma podemos contribuir para a evangelização? O que podemos fazer com os que estão perto e com aqueles que estão longe?
- Organizem com a turma formas variadas de evangelização para que eles possam realizar durante a semana.
Por Sulamita Macedo.
Juvenis - Currículo do Ano 2: Os Perigos do Relativismo Moral
Lição 12: Disciplina, precisamos dela?
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, trabalhem a lição 12. Vejam as sugestões abaixo:
- Falem que o tema da aula será normas, regras, disciplina.
- Utilizem a dinâmica “Contrato de Convivência”.
- Trabalhem os demais pontos da lição, sempre de forma participativa.
Observação: Vejam a sugestão de atividade para a Conclusão do Trimestre, através da dinâmica “Vencendo os Obstáculos”(postada abaixo).
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Contrato de Convivência
Objetivos:
Aplicar punições para os infratores das regras.
Elogiar os cumpridores das normas
Material:
01 folha de papel madeira ou cartolina
01 pincel atômico
01 rolo de fita adesiva
01 cartão amarelo
01 cartão vermelho
Procedimento:
- Comecem falando sobre a importância das normas e regras para que se tenha uma convivência em grupo de forma respeitosa e harmônica.
- Junto com a turma, comecem a elaborar pelos menos 03 regras que possam ser cumpridas durante a aula da EBD, como por exemplo:
1 – Não usar o celular.
2 – Não conversar.
3 – Falar um de cada vez, ao participar de uma discussão de um tema.
4 – Não se distrair com outras coisas durante a aula.
Escrever as regras numa folha de papel madeira ou cartolina.
- Falem: Estas normas são exemplos de disciplina como instrução para que haja melhor compreensão do estudo e atenção durante a aula.
- Em seguida, o grupo deve propor quais devem ser as correções(as punições) para os “Infratores”, por exemplo:
1 – Advertência oral: pedindo que ele não continue fazendo aquele ato, mostrando o cartão amarelo.
2 – Mostrar cartão vermelho pela repetição de infração.
3 – Mudar o aluno de lugar, mostrando cartão vermelho.
Escrever as punições na folha de papel madeira ou cartolina.
- Trabalhem os pontos levantados na lição, observando as regras, aplicando as correções e ao final parabenizem os alunos cumpridores das normas.
- Para conclusão, leiam Hb 12.11 “Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria no momento, mas sim de tristeza. Mais tarde, porém, produz fruto de justiça e paz para aqueles que por ela foram exercitados”.
Por Sulamita Macedo.
Sugestão de atividade para Conclusão do trimestre
Dinâmica: Vencendo os obstáculos
Objetivo: Refletir sobre a atitude do cristão diante das dificuldades.
Material:
01 tapete
Rosas
Frutas de plástico
Pedras grandes e pequenas
Versículos bíblicos
Nome digitado “Relativismo Moral”
Procedimento:
Antes da aula começar:
- Organizem o material da dinâmica, no meio da sala de aula da seguinte forma: tapete no chão e sobre ele as rosas, os frutos, as pedras e os versículos bíblicos. Acrescentem também o nome “Relativismo Moral” junto das pedras.
Durante a aula:
- Expliquem o que cada objeto representa:
Tapete: caminho da vida cristã
Rosas: alegria durante a caminhada
Frutos: resultado positivo de suas ações
Pedras: os perigos, as dificuldades que enfrentamos
Os versículos: a Palavra de Deus, na qual confiamos.
Nome “Relativismo Moral”: Tema do trimestre
- Peçam para que cada aluno passe pelo tapete e escolha dois objetos de sua escolha.
- Depois, vocês começam a trabalhar nessa ordem:
As pedras, que representam os perigos e os obstáculos para que eles vençam(falem sobre os perigos do Relativismo Moral estudados neste trimestre).
Os versículos, que trazem segurança e confiança ao cristão nesta caminhada.
As rosas, que representam a alegria durante a superação dos obstáculos.
Os frutos, aquilo que colhemos ao final da superação de cada obstáculo.
- Para finalizar, coloquem todos os materiais no tapete, organizem os alunos ao redor dele e façam uma oração por eles.
Ideia original da dinâmica desconhecida
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.