JESUS SALVA, CURA, LIBERTA, BATIZA NO ESPÍRITO SANTO E BREVE VOLTARÁ!

Informativo Cristão : SUBSÍDIOS PEDAGÓGICOS LIÇÕES 02 - 2º TRIMESTRE 2014

SUBSÍDIOS PEDAGÓGICOS LIÇÕES 02 - 2º TRIMESTRE 2014

Jovens e Adultos: Dons Espirituais e Ministeriais – Servindo a Deus e aos homens com poder extraordinário
Lição 02: O Propósito dos Dons Espirituais

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, trabalhem a lição 02. Vejam as sugestões abaixo:
- Falem sobre o título da lição “O Propósito dos Dons Espirituais”.
- Escrever no quadro ou cartolina os versículos que afirmam quais os propósitos dos dons.
Em seguida, peçam aos alunos para ler cada versículo.
Depois, perguntem: qual o propósito dos dons expresso neste versículo? Aguardem as respostas e depois escrevam de forma objetiva ao lado da referência bíblica.
- Depois, escrevam no quadro:
Os dons não servem para...
Em seguida, peçam para que os alunos completem a frase.
Neste momento, alguns fatos e histórias podem ser relatados quanto ao uso indevido dos dons como promoção pessoal etc. Tenham cuidado com o tempo, pois há inúmeros casos que podem ser mencionados.
Depois, aproveitem estes exemplos para alertar sobre o mau uso dos dons e enfatizar os propósitos dos dons já lidos nos versículos no início da aula.
- Para exemplificar o item III da lição, utilizem a dinâmica “Faço parte do Corpo de Cristo”.
- Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.
- Para concluir, leiam o texto de reflexão “Fraco, mas Indispensável”.
Sugestão de leitura: Leiam o texto pedagógico “Método audiovisual”(postado abaixo) e saibam como utilizar recursos variados nas aulas da EBD, promovendo maior retenção da aprendizagem.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Faço parte do Corpo de Cristo
Objetivo: Refletir sobre os membros do corpo de Cristo, a atuação dos dons para edificação da Igreja.
Material:
Procedimento:
- Organizem previamente(antes da aula), um desenho do contorno de uma pessoa em uma folha de papel madeira.
- Coloquem este desenho fixado no quadro ou parede ou cavelete.
- Perguntem: Quais os membros de um corpo?
Aguardem as respostas e acrescentem outros se não foram citados.
- Depois, afirmem: A Bíblia afirma que somos membros do corpo de Cristo, isto é , a igreja.
- Depois, leiam: “E ele é a cabeça do corpo, da igreja...” (Colossenses 1:18a).
Escrevam na cabeça do corpo a palavra CRISTO.
- Depois, leiam I Co 12.12, 18, 22, 25, 26 e 27:
“Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis. Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários; Para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros. De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele. Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular”.
- Agora, escrevam os nomes dos alunos no desenho do corpo.
- Falem: Nós fazemos parte do corpo como membros que tem dons e atua no serviço cristão buscando a edificação do corpo de Cristo, promovendo o crescimento da Igreja.
- Para finalizar, leiam: “
“Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor” (Efésios 4:15-16).
Por Sulamita Macedo.

Texto de Reflexão: Fraco, mas Indispensável!
            De tempos em tempos vamos às lojas e compramos um par de calçados novo. Escolhemos o que mais gostamos, experimentamos e o levamos para casa satisfeitos.
 Escolhemos uma data especial para inaugurar o calçado e lá vamos nós exibindo a novidade. Porém, ao voltarmos, trazemos às vezes conosco uma dor nos pés e avistamos uma bolha. É pequena, frágil, mas todo o corpo sente aquela dorzinha incomodando. (...)
            A Bíblia usa a figura do corpo humano para exemplificar o corpo de Cristo – a Igreja, mostrando que todas as pessoas têm valor diante de Deus; mesmo sendo diferentes em alguns aspectos, e mesmo que cada um desempenhe um papel diferente do outro. Todos os cristãos juntos formam este corpo de Cristo. Cada pessoa é um membro do corpo. Cada membro tem pelo menos um dom a ser desenvolvido, ou seja, uma atividade a ser realizada no Reino de Deus. Todos os membros são importantes, qualquer que seja seu dom. (...) Fonte: Nosso Pão Diário

Texto Pedagógico
Método Audiovisual
Entende-se que são imagens visuais acompanhadas ou não de som que facilitam a aprendizagem, que podem ser simples ou mesmo sofisticadas, tecnológicas ou não, como por exemplo: gravuras, cartazes, objetos, mapas, slides, filmes ou documentários, quadro branco, quadro de giz(lousa), música, textos bíblicos ou de reflexão,  etc.
1 - Gravuras, Cartazes e Objetos
Ilustrar a aula com figuras, cartazes e objetos referentes ao tema atrai a atenção dos alunos. Veja um exemplo de como utilizar estas ferramentas a favor do ensino, numa aula sobre as viagens do apóstolo Paulo.
Você pode colocar uma figura de um barco ou navio no quadro ou utilizar um barco pequeno de madeira, falar que nesta aula vocês vão fazer uma viagem com Paulo.
Você pode ainda organizar um cartaz com tópicos da lição, nomes lugares da viagem, escrever perguntas, utilizando pincel atômico ou frases digitadas, colar uma cópia do mapa da viagem de Paulo.
2 -  Mapas
Como utilizá-los? Vejam algumas sugestões:
            - Apresentar um mapa e apontar para o local.
- Colocar um mapa sobre uma mesa ou no piso da sala.
- Montar um mapa no piso da sala, antes dos alunos chegarem.
 - Colocar no piso da sala figuras grandes de pé direito e esquerdo, formando um caminho.
- Apresentar mapa utilizando Power Point, para isto é interessante local adequado e os equipamentos necessários e saber como utilizá-los.
3 - Slides
A organização de slides para uma aula requer que o professor ou alguém saiba como utilizar o Power Point. É necessário utilizar tamanho da fonte adequado para o público, apresentar tópicos do tema a ser estudado, colocar figuras nos slides, etc.
Além disso, deve haver disponibilidade de equipamento e local apropriado.

4 - Filmes ou documentários
Para sua utilização de forma satisfatória é importante observar alguns pontos relevantes:
- Local apropriado
- Equipamento disponível
- Pessoa habilitada para montar os equipamentos
- Tempo de instalação dos equipamentos
- Plano B
- Escolher filmes adequados
- Fazer uma explicação prévia do filme antes da exibição e do que deseja que os alunos realizem
- Filmes longos são inadequados
- Assistir ao filme antes de exibi-lo para os alunos
5 - Quadro Branco ou Quadro de Giz
O quadro de giz praticamente não se usa mais, com o aparecimento do quadro branco. Para sua utilização é necessário um marcador de quadro branco de cores variadas(não use pincel atômico).
Você pode escrever uma frase, uma pergunta, as respostas dos alunos, referências bíblicas para os alunos consultarem durante a aula etc, escrevendo com tamanho de letra adequado para que todos da turma possam ler. Pode ainda fixar no quadro cartazes, mapas. Ao terminar a aula, apague o quadro.
6 - Música
A utilização da música auxilia de forma significativa no ato de ensinar e aprender, pois é um elemento facilitador da aprendizagem.
Nas classes do departamento infantil é muito comum a utilização de corinhos ilustrados com cartazes e figuras. Nas demais classes, a música pode e deve ser usada para exemplificar e refletir sobre o tema.
7 - Textos bíblicos, de reflexão ou com subsídios para a aula
Não é recomendável que o professor leia todos os versículos e textos que ele escolheu para fundamentar e exemplificar o tema em estudo, pois, a aula torna-se um monólogo e os alunos passivamente escutam... É necessário estimular a atenção deles, oportunizando atividades de colaboração na aula, sendo uma delas a leitura de textos e versículos.
Há formas diferenciadas de leitura de textos que podem ser utilizadas durante as aulas. Então, vejam a seguir algumas sugestões:
- Leitura compartilhada, leitura pontuada, leitura dialogada.
É muito comum, nas aulas da EBD, constatar que os professores na sua maioria utilizam a aula expositiva, que consiste na explanação do tema pelo professor de forma unilateral, não havendo participação dos alunos e sem utilização de recursos pedagógicos, tornando a aula cansativa e com a aprendizagem comprometida.  Então, é recomendável que o professor associe, a este método, outros recursos para tornar a aula mais eficaz.
Acima vários recursos foram indicados para serem utilizados na aula, tornando-a mais atrativa e com maior retenção da aprendizagem.
Lembrem-se de que o aluno aprende:
20% do que ouve
30% do que vê
50% do que vê e ouve
70% do que ouve, vê e fala
90% do que ouve, vê, fala e faz
Quanto mais sentidos envolvidos na aprendizagem mais eficaz ela será!
Observem os pontos positivos da associação de recursos ao método da Preleção(aula expositiva):
- Atrai a atenção
- Desperta o interesse
- Aumenta a retenção
- Vários sentidos estão sendo utilizados, como a audição e visão
- Promove a participação
- Alunos motivados
- Assiduidade
- Aula mais eficaz
- Mais interação
Que tal começar na próxima aula?

Por Sulamita Macedo.
Pré-adolescentes – Currículo do Ano 2: Parábolas de Jesus
Lição 02: O Trigo e o Joio

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição 02. Vejam as sugestões abaixo:
- Falem sobre o título da lição “O Trigo e o Joio”.


- Façam uma encenação da parábola do Joio e do Trigo. Para tanto, leiam o texto com os alunos, para que eles entendam a história.
“Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo; Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se. E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio. E os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu, no teu campo, boa semente? Por que tem, então, joio? E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres pois que vamos arrancá-lo? Ele, porém, lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele. Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro”. Mateus 13:24-30
- Agora, vejam quem serão os personagens e o que vão fazer de acordo com o relato da parábola:
O dono do campo
Os servos do dono do campo
O inimigo
- É interessante adquirir trigo desidratado e de plástico, o primeiro para simbolizar o trigo e o segundo o joio. Vocês encontram nas lojas de ornamentação e flores.
- Depois, trabalhem o conteúdo da parábola e sua aplicação pessoal.
- Em seguida, utilizem a dinâmica “Tapando a Brecha”.
- Para finalizar, sugiro que vocês entreguem para os alunos um lanche feito do trigo(farinha de trigo) que pode ser um pedaço de bolo, um pãozinho, biscoito etc. Aproveitem e enfatizem que o trigo(a semente boa) nos proporciona coisas boas como estas que estamos comendo.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Tapando a Brecha
Objetivo: Refletir sobre a vigilância.
Material:
Recursos humanos – os alunos.
Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo, deixando apenas 01 aluno de fora.
- Orientem para que o círculo esteja bem fechado, isto é, os alunos devem ficar bem próximos, para que não haja espaço para o inimigo penetrar no círculo.
- Orientem o aluno que está fora do círculo que ele será o “inimigo” e seu objetivo será o de penetrar no círculo, mas não precisa derrubar nem machucar ninguém.
- Depois, falem para os demais alunos quem é o “inimigo” e que ele vai procurar entrar no círculo, mas que eles devem resistir a estas investidas, mas tenham cuidado para não machucar o colega.
- Então, peçam para que comecem a atividade.
- Observem as tentativas do “inimigo” e a resistência dos alunos do círculo.
- Vocês podem fazer outras tentativas, trocando o “inimigo” por outro aluno que está no círculo.
- Pode haver dois resultados:
O inimigo não conseguir entrar no círculo
O inimigo conseguir entrar no círculo
Mas, qualquer que seja o resultado, falem sobre o joio semeado pelo inimigo, na Parábola do Trigo e do Joio, no momento em que os servos dormiram. Isto nos traz como alerta a importância de estarmos vigilantes aos ataques do inimigo.
Autoria da Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.


Adolescentes - Currículo do Ano 2: Minha Missão no Mundo
Lição 02: É Preciso Amar

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
 6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Agora, falem sobre o título da lição “É Preciso Amar”.
- Introduzam o tema da aula, lendo o versículo:
“Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes”. Marcos 12:30-31
- Para exemplificar e enfatizar a importância do amor em ação, utilizem a dinâmica “O Coração Mais Bonito”.
- Depois,  perguntem: Que demonstração de amor podemos realizar por nosso próximo?
Aguardem as respostas e em seguida trabalhem os pontos levantados na lição para o estudo do tema.
Procurem sempre ministrar a aula, procurando a participação dos alunos.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: O Coração Mais Bonito
Objetivo: Refletir sobre o amor em ação.
Material:
 01 coração grande.
 01 coração pequeno para cada aluno.
01 pirulito em forma de coração para cada aluno.
Procedimento:
- Falem: “Conta-se que certo homem estava participando de um concurso do Coração Mais Bonito. Seu coração era lindo, sem nenhuma ruga, sem qualquer estrago. Até que apareceu um homem idoso e apresentou seu coração, afirmando que era o mais bonito, pois nele havia marcas. Vários tipos de comentários surgiram e perguntaram: “Como seu coração é o mais bonito, com tantas marcas?” O homem idoso então explicou que era por isso mesmo que seu coração era lindo. Aquelas marcas representavam sua vivência, sua experiência, suas atitudes em amar as pessoas. Finalmente, todos concordaram que o coração mais lindo era aquele com marcas de amor em ação”(autoria desconhecida).
- Apresentem o coração grande para a turma e falem que fomos alcançados pelo amor de Deus. Leiam João 3.16. Também afirmem que é pelo amor que somos reconhecidos como discípulos de Jesus, leiam João 13.35.
- Agora distribuam este amor com os alunos, entregando um coração pequeno para cada um.
- Agora, reflitam com os alunos, olhando para o coração que temos nas mãos:
Que marcas deste amor podemos compartilhar com os outros?
 Nós, como integrantes da Igreja, o que estamos fazendo para que as pessoas sejam alcançadas pelo amor de Deus?
Estamos praticando na verdade o amor, cotidianamente, nas ações com o próximo?
- Peçam para que os alunos troquem os corações entre si, promovendo um momento de congratulação, de “troca de amor”, representando as verdadeiras ações amorosas que devem existir entre as pessoas.
- Para finalizar, entreguem para cada aluno um pirulito em forma de coração.
Por Sulamita Macedo.


Juvenis - Currículo do Ano 2: Os Perigos do Relativismo Moral
Lição 02: Ética é sempre bem-vinda

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, trabalhem a lição 02. Vejam as sugestões abaixo:
- Falem  que na aula de hoje o tema será sobre o que seja ética, importância e a ética de Deus e do Reino.
- Procurem elaborar um conceito sobre Ética, partindo das ideias dos alunos e depois com o acréscimo de outras informações.
- Em seguida, falem sobre a importância e o objetivo da Ética.
- Para introduzir o estudo sobre a Ética do Reino de Deus, utilizem a dinâmica “Dez Mandamentos”.
- Em seguida, deem prosseguimento ao conteúdo da Ética de Deus e do Reino.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Dez mandamentos
Objetivo: Iniciar o estudo sobre ética do reino de Deus, através dos 10 mandamentos.
Material:
01 caneta para cada aluno
01 cartaz com a relação dos 10 mandamentos
01 pincel atômico
Procedimento:
- Façam uma lista dos 10 mandamentos numa cartolina.
- Falem que os dez mandamentos foram escritos pelo dedo de Deus numa tábua de pedra e entregue para Moisés para que divulgasse para o povo.
- Peçam para que os alunos leiam os 10 mandamentos em voz alta.
- Retirem o cartaz.
- Agora, peçam para que eles escrevam pelo menos 05 mandamentos nos dedos de sua mão direita ou esquerda.
- Coloquem o cartaz e falem que agora ninguém pode acrescentar nenhum
- Depois, eles devem compartilhar com os colegas os mandamentos que cada um escreveu nos dedos da mão. À medida que eles vão falando, vocês devem colocar um tracinho ao lado do mandamento citado.
Analisem com os alunos quantas vezes cada mandamento foi citado e depois enfatizem a importância de cada um deles como valores do reino de Deus.
- Agora, trabalhem os outros pontos da ética cristã apontados no sermão do Monte.

Por Sulamita Macedo.
Discipulado 1 – Novos Convertidos
Lição 02: Conhecendo Deus

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –  Lembrem aos alunos que na aula anterior, vocês orientaram uma atividade para eles efetuarem durante a semana.
Obs: Esta atividade fazia parte da dinâmica sugerida na aula anterior “Abrindo o Tesouro”.
Então, recolham a cópia dos 04 versículos e solicitem que os alunos falem os 02 versículos memorizados.
- Falem do tema da aula: Conhecendo Deus.
- Iniciem o estudo deste tema, utilizando a dinâmica “Desvendado o Mistério”.
- Trabalhem os itens da lição sempre de forma participativa.
- Finalizem a aula, lendo o texto “Encontrando a Deus”.
Tenham uma excelente e produtiva aula.

Dinâmica: Desvendado o Mistério
Objetivos:
Promover conhecimento sobre Deus.
Fortalecer relações interpessoais.
Material:
¼ da folha de papel ofício para cada aluno e caneta.
Procedimento:
- Distribuam um pedaço da folha de papel ofício para cada aluno.
- Solicitem aos alunos para que escrevam duas características de uma pessoa da classe.
- Indaguem se alguém encontrou dificuldade e por que. Por outro lado, também perguntem para os que tiveram facilidade para responder com rapidez. Espera-se que nesse questionamento haja consenso de que podemos indicar características de alguém quando conhecemos e convivemos com esta pessoa.
- Então falem que eles, os novos convertidos, também precisam conhecer Deus. Para isto, é necessário estudar as Suas características.
- Comecem o estudo sobre o conteúdo da lição, apresentado as características divinas.
- Em seguida, solicitem que os alunos apontem características de Deus.
Por Sulamita Macedo.

Texto de Reflexão: Encontrando a Deus
                Os turistas raramente tiram fotografias excepcionais. Eles poucas vezes procuram encontrar o lugar certo para conseguir o ângulo perfeito de luz nas condições adequadas do tempo. Para conseguir fotografias bonitas ao ar livre, fotógrafos profissionais têm o cuidado de observar a cena de ângulos diferentes, em estações diferentes e em horas diferentes do dia.
                Isto me faz perguntar se a razão pela qual muitas pessoas não conseguem ter a imagem clara da beleza e da glória de Deus é porque fazem julgamentos rápidos, sem grande concentração. Chegam a conclusões erradas sobre Deus, baseando-se apenas em más experiências com igrejas ou no encontro com alguém que se diz cristão, mas que não vive como tal. Eles fazem um mau julgamento de como o Senhor é, e se afastam sentido-se desiludidos.
                A busca de Deus envolve mais do que uma observação casual. O rei Davi falou ao seu filho Salomão: “Se você o buscar, o encontrá...”(I Cr 28.09). O salmista disse: “como são felizes os que....de todo o coração o buscam!”(Sl 119.2). E o autor aos Hebreus escreveu que Deus “recompensa aqueles que o buscam”(11.06).

                Para ver e conhecer a Deus em toda a Sua plenitude e glória, não podemos nos aproximar dEle como turistas. Precisamos buscá-lo em todos os momentos, com todo o nosso coração. Julie Ackerman  Fonte: Nosso Pão Diário – 13.04.2004
Programado por Cristovão Gomes Web Desiner 75 9188 5578 tim