JESUS SALVA, CURA, LIBERTA, BATIZA NO ESPÍRITO SANTO E BREVE VOLTARÁ!

Informativo Cristão : SUBSÍDIOS PEDAGÓGICO LIÇÃO 01 - 1º TRIMESTRE 2014

SUBSÍDIOS PEDAGÓGICO LIÇÃO 01 - 1º TRIMESTRE 2014

Jovens e Adultos: Uma Jornada de Fé – A Formação do povo de Israel e sua herança espiritual
Lição 01: O Livro de Êxodo e o Cativeiro de Israel no Egito

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, façam a panorâmica do trimestre. Para tanto, apresentem os seguintes pontos:
Tema: Uma Jornada de Fé – A Formação do povo de Israel e sua herança espiritual
Capa:
O que vemos?
Paredes de água, caminho enxuto, que nos remete ao episódio ocorrido com o povo de Israel ao atravessar o mar(Ex 14.22).
O que isto tem a ver com o tema?
Intervenção divina de livramento para os Israelitas, que estavam diante do mar e atrás o exército inimigo, na jornada para a terra prometida, com atitudes de fé e esperança nAquele que os havia tirado do Egito.
Comentarista: Pastor Antonio Gilberto
Apresentem informações sobre ele, vejam na interação da lição 01.
Se possível, mostrem uma foto dele.
Temas das lições do trimestre - apresentem da seguinte forma:
Falem: Neste trimestre, vamos estudar sob o livro do Êxodo. Os temas estão expressos nos títulos das lições. Vamos conhecê-los?
Então, peçam para que os alunos abram a lição no índice e leiam com eles os títulos das lições.
7 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição 01.
- Falem: A lição de hoje tem como título O Livro de Êxodo e o Cativeiro de Israel no Egito.
- Dividam o tempo desta lição em 02 partes, a saber:
I – O livro do Êxodo:
Falar que este livro faz parte do Pentateuco e é o segundo livro da Bíblia
Apresentar as características principais do livro
Enfatizar a escravidão do povo de Israel no Egito
Falar sobre o clamor de libertação
II – A vida de Moisés
Falar que Moisés foi o homem escolhido por Deus para ser o libertador de Israel
Apresentar fatos da vida de Moisés, mencionados na lição. Cuidado para não entrar no tema da lição 02.
- Trabalhem este conteúdo, buscando sempre a participação dos alunos e contextualizem o tema para o tipo de aluno que vocês ensinam.
- Para concluir o estudo desta lição, utilizem a dinâmica “O Êxodo”.
- Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “Projeto 2014”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: O Êxodo
Objetivo: Socializar como ocorreu o êxodo do mundo de pecado para o Reino de Deus.
Material:
02 correntes confeccionadas com papel
Procedimento:
- Após a explanação da lição, falem novamente que a palavra “Êxodo” significa “saída”, do povo de Israel do Egito, onde viviam escravizados, para a terra prometida. Contextualizando este tema, podemos dizer que já fomos escravizados pelo pecado, mas hoje somos livres.
- Escolham um aluno e falem que ele vai representar a humanidade.
- Falem:
O homem, antes de pecar, gozava da comunhão com Deus.
Mas, quando o homem pecou, o pecado o separou de Deus.
Tornando-se preso ao pecado e as garras do Diabo.
- Coloquem a corrente na mão do aluno, demonstrando a humanidade presa ao pecado.
- Leiam “Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é escravo do pecado”(Rm 8.34).
- Depois, falem: Deus, com seu grande amor pela humanidade, providenciou uma forma de resgatar os homens e as mulheres, enviando Seu filho, Jesus Cristo, para que morresse e salvasse a humanidade, libertando-a do pecado e das garras de Satanás.
- Leiam “Porque Deus amou o mundo de uma tal maneira, que deu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna”(Jo 3.16).
- Depois, leiam “Se pois o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”(Jo 8.36).
- Nesse momento, o aluno deve retirar com força as correntes e demonstrar alegria pela libertação.
- Leiam, também: “Estai pois firmes na liberdade com que Cristo nos libertou e não torneis a meter-vos debaixo do jugo da servidão”(Gl 5.1).
- Agora, peçam para que cada aluno, de forma objetiva, falem como aconteceu o êxodo do mundo de pecado para o reino de Deus.
Eles devem falar usando uma corrente nas mãos e depois solta a corrente quando falar do momento da conversão – a libertação.
Por Sulamita Macedo.

Dinâmica: Projeto 2014
Objetivo: Planejar metas e ações para 2014.
Material: ½ folha de papel ofício e 01 caneta para cada aluno.
Procedimento:
- Falem: Estamos iniciando mais um ano e precisamos pensar e planejar ações, metas e atos que pretendemos executar em 2014.
- Distribuam a metade da folha de papel ofício e a caneta para os alunos.
- Peçam que coloquem uma de suas mãos sobre o papel e a contornem.
- Falem que a mão representa ação, trabalho, atitude para que as ações planejadas sejam concretizadas.
- Solicitem que escrevam na mão pelos menos 05 ações que pretendem realizar em 2014.
- Falem também sobre a importância da elaboração dessas ações, pois torna visível o que se deseja e direciona as atitudes para a concretização desses objetivos.
- Leiam: Lc 14.28 e Ec 9.10.
- Façam uma oração pelos atos projetados pelos alunos.
- Solicitem que os alunos guardem este papel e quando as ações se realizarem, coloquem a data e socializem com a turma.

Por Sulamita Macedo.
Pré-adolescentes – Currículo do Ano 2: Conhecendo melhor a si mesmo e os outros
Lição 01: Quem sou eu?

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: A lição de hoje tem como título “Quem sou eu?”
- Coloquem em local próximo a entrada da sala um espelho grande ou de tamanho médio, bem ornamentado nas bordas. Isto deve ser feito antes dos alunos chegarem.
- Observem a reação dos alunos ao chegarem à classe, o que vão fazer ou falar.
- Perguntem: Alguém se olhou no espelho? Alguém evitou se olhar? Por quê?
Reflitam com os alunos sobre a importância da aceitação da auto-imagem.
- Trabalhem os pontos levantados na lição. Procurem buscar a participação dos alunos durante a aula.
- Depois, utilizem a dinâmica “Quem sou eu?”, que oportunizará o trabalho e reflexão das características pessoais e traços da personalidade dos alunos.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Quem sou eu?
Objetivos:
Trabalhar características pessoais e traços de personalidade dos alunos.
Promover maior conhecimento e integração entre as pessoas de um grupo.
Material:
½ de uma folha de papel ofício e caneta.
Procedimento:
- Entreguem para cada aluno a metade de uma folha de papel ofício.
- Solicitem que escrevam suas características pessoais e atividades quem desenvolvem, mas não se identifiquem, isto é, não escrevam o nome.
- Recolham todos os registros.
- Em seguida, comecem a ler o que cada aluno escreveu e falem: Quem sou eu?
- Aguardem as respostas dos alunos. A intenção é que cada pessoa da classe seja identificada através das características apontadas por ele próprio.
-Para finalizar, façam os seguintes questionamentos:
Foi difícil reconhecer um colegas através das características?
Eram estas características conhecidas por todos?
Nós conhecemos bem os nossos colegas e até nós mesmos?
- Para concluir leiam Mt 12.33b  e Sl 103.14 a 16.

Por Sulamita Macedo.
Adolescentes - Currículo do Ano 2: Conselhos para o dia a dia
Lição 01: Busque a Sabedoria

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, façam uma panorâmica do trimestre:
Falem: Neste trimestre vamos estudar sobre o livro de Provérbios.
Vamos encontrar este livro na Bíblia? Aguardem que os alunos encontrem.
Peçam para que um aluno leia o primeiro versículo e em seguida falem sobre a autoria deste livro, que além de Salomão, outras duas pessoas também são co-autores, como Agur(capítulo 30) e o rei Lemuel(capítulo 31).
Depois falem sobre o conteúdo de Provérbios, uma coletânea de conselhos. Em seguida, leiam os títulos das 13 lições e falem que estes serão os tipos de  conselhos que serão estudados neste trimestre.
7 - A lição de hoje tem como título “Busque a Sabedoria”.
- Perguntem:
Vocês já receberam conselhos. Que tipo de conselho eram eles e quem deu o conselho e vocês aceitaram o conselho?
Observem as respostas. Pode ocorrer relato de bons e maus conselhos, mas enfatizem a importância dos bons conselhos e como discernir entre um bom e mau conselho.
- Depois, trabalhem o conteúdo proposto na lição, buscando sempre a participação dos alunos e contextualizem o tema para o tipo de aluno que vocês ensinam.
- Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “Conselhos”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Conselhos
Objetivos:
Concluir estudo sobre o valor dos bons conselhos.
Promover integração entre os elementos do grupo.
Material:
01 quadro ou cartolina com o ditado popular “Se Conselho fosse bom, não se dava, vendia”.
¼ de uma folha de papel ofício
Material digitado com os conselhos da turma, para cada aluno.
Procedimento:
- Coloquem no quadro ou cartolina o seguinte ditado popular:
“Se Conselho fosse bom, não se dava, vendia”.
- Depois, perguntem:
O que vocês acham desta afirmação?
Em quais circunstâncias alguém menciona esta frase?
Observem as respostas e reflitam sobre a importância dos bons conselhos.
- Depois, entreguem ¼ de uma folha de papel ofício para cada aluno.
- Peçam para que eles escrevam um conselho ou um provérbio para um dos colegas da classe, que pode ser um provérbio bíblico ou popular.
- Peçam para que eles entreguem os conselhos para os colegas.
Observem se alguém ficou sem receber conselho, então entreguem um conselho para esta pessoa. Estes conselhos deverão ser organizados, por vocês, em casa com antecedência.
- Os colegas devem ler para a turma o conselho recebido.
- Depois, recolham todos os conselhos, digitem e levem para a turma na aula seguinte com o seguinte título “Conselhos da Classe...”(nome ou número da classe). Entreguem a coletânea de conselhos para cada aluno.
- Devolvam os conselhos para os respectivos donos(aqueles que os alunos receberam dos colegas).

Por Sulamita Macedo.
Juvenis - Currículo do Ano 2: A História da Igreja
Lição 01: Como surgiu a Igreja

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: Estudaremos na lição de hoje sobre “Como Surgiu a Igreja”.
- Depois, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa. Para tanto, vejam algumas sugestões:
Apresentem um mapa Mundi e mostrem a cidade de Jerusalém.
Falem: Foi neste lugar onde a igreja teve seu início.
Quando isto aconteceu?
Este evento aconteceu 50 dias após a ressurreição de Jesus e 10 dias após a sua subida ao céu. Nesta época, estava havendo a festa de Pentecostes.
O que marcou o início da Igreja?
A descida do Espirito Santo prometido por Jesus, que enviaria o consolador, conforme lemos em Lc 24.49.
Quem eram as pessoas que formavam a Igreja?
Judeus hebreus, helenistas e prosélitos(coloquem estes nomes no quadro) e falem sobre cada um.
- Para concluir o tema, utilizem a dinâmica “120 no Cenáculo”.
- Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “Projeto 2014”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: 120 no Cenáculo
Objetivo:
Refletir sobre o crescimento da Igreja.
Material:
Os numerais 120 e 3000 digitados em tamanho grande
Quadro ou cartolina
01 marcador para quadro branco ou pincel atômico
Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo.
- Após trabalhar o conteúdo da lição, perguntem: Quantas pessoas estavam no cenáculo esperando a descida do Espírito Santo?
Espera-se que os alunos falem que eram 120 pessoas.
- Falem:
Estas 120 pessoas formaram o primeiro grupo da Igreja(coloquem no quadro o numeral 120).
 Neste mesmo dia, da descida do Espírito Santo, outras 3000 pessoas também somaram a estes 120(coloquem no quadro o numeral 3000). E assim a Igreja foi aumentando.

- Falem: No início da igreja eram 120, depois mais 3000 e eu(dizer o nome) também faço parte dela, e ... (falar os nomes dos alunos da direita para a esquerda).
- Agora, peçam para que os alunos façam a mesma coisa, um de cada vez:
 No início da igreja eram 120, depois mais 3000 e eu também faço parte dela, e ...(falar os nomes dos colegas da direita para a esquerda).
À medida que os alunos forem falando, vocês escrevem os nomes deles na cartolina. Colem a figura do globo.
- Falem, apontado: 120 mais 3000 foram o que formavam a Igreja naquele dia, mas hoje além de vocês, a igreja tem fiéis em todo o mundo.
- Para finalizar, peçam para que os alunos falem: Eu também faço parte da Igreja.
Por Sulamita Macedo.

Dinâmica: Projeto 2014
Objetivo: Planejar metas e ações para 2014.
Material: ½ folha de papel ofício e 01 caneta para cada aluno.
Procedimento:
- Falem: Estamos iniciando mais um ano e precisamos pensar e planejar ações, metas e atos que pretendemos executar em 2014.
- Distribuam a metade da folha de papel ofício e a caneta para os alunos.
- Peçam que coloquem uma de suas mãos sobre o papel e a contornem.
- Falem que a mão representa ação, trabalho, atitude para que as ações planejadas sejam concretizadas.
- Solicitem que escrevam na mão pelos menos 05 ações que pretendem realizar em 2014.
- Falem também sobre a importância da elaboração dessas ações, pois torna visível o que se deseja e direciona as atitudes para a concretização desses objetivos.
- Leiam: Lc 14.28 e Ec 9.10.
- Façam uma oração pelos atos projetados pelos alunos.
- Solicitem que os alunos guardem este papel e quando as ações se realizarem, coloquem a data e socializem com a turma.

Por Sulamita Macedo.
Programado por Cristovão Gomes Web Desiner 75 9188 5578 tim