JESUS SALVA, CURA, LIBERTA, BATIZA NO ESPÍRITO SANTO E BREVE VOLTARÁ!

Informativo Cristão : SUBSÍDIOS PEDAGÓGICOS LIÇÃO 05 3º TRIMESTRE 2013

SUBSÍDIOS PEDAGÓGICOS LIÇÃO 05 3º TRIMESTRE 2013

Jovens e Adultos: Sabedoria de Deus para uma Vida Vitoriosa – A Atualidade de Provérbios e Eclesiastes
Lição 05: O Cuidado com Aquilo que Falamos

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
- Falem: A lição de hoje tem como título O Cuidado com Aquilo que Falamos”.
- Em seguida, analisem alguns provérbios populares, tais como:
“Quando morrer o corpo vai num caixão, a língua num caminhão”.
“Fulano tem coceira na língua”.
“Boca fechada não entra mosca”.
“Quem muito fala, muito erra”.
“O burro calado passa por sábio”.
“A boca fala do que o coração está cheio”.
“Quem conta um conto, aumenta um ponto”.
“Quem muito fala, dá bom dia a cavalo”.
- Depois, utilizem a dinâmica “Telefone Sem Fio”.
- Agora, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
- Para concluir, leiam o Texto de Reflexão “Penas ao vento”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Telefone Sem Fio
Objetivo:
Refletir sobre a importância de transmitir informações de forma verdadeira.
Material:
Um pequeno texto(vejam no procedimento)
Procedimento:
- Preparem um pequeno texto contendo várias informações, como por exemplo:
“Geralmente, afirma-se que Provérbios e Eclesiastes foram escritos por Salomão, filho de Davi e o segundo rei de Israel. Salomão escreveu 3000 mil provérbios e 1005 cânticos, mas sabe-se que o livro de Provérbios não tem somente um único autor, podendo ser citados Agur pela autoria do capítulo 30 e o 31 é atribuído ao rei Lemuel, além de alguns sábios anônimos. Provérbios, Eclesiastes, Cantares, Salmos e Jó fazem parte dos Livros de Sabedoria”.
- Escolham 8 a 10 alunos e os posicionem na frente da classe, um ao lado do outro.
- Expliquem que vocês vão transmitir uma mensagem para o primeiro aluno e este passará as informações para o colega ao lado e assim sucessivamente, até chegar ao último. Esclareçam que a mensagem deve ser transmitida de forma que ninguém escute, com exceção daquele que está recebendo-a.
- Peçam para que o último aluno fale qual a mensagem que recebeu. Com certeza a mensagem estará truncada, distorcida, errada.
- Em seguida, revelem a mensagem inicialmente transmitida.
- Concluam, dizendo que embora seja uma brincadeira, extraímos lições preciosas, tais como: a importância de transmitir o que ouvimos de alguém corretamente, não mentir, não espalhar fofoca, não levantar falso testemunho.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

Texto de Reflexão
Penas ao vento
Conta-se que, num tempo e lugar distantes daqui, um jovem levantou falso testemunho, inventando uma história repleta de meias verdades sobre uma pessoa inocente. A fofoca se espalhou rapidamente e começou a prejudicar a vítima.
 Ocorre que ao ver os danos causados, o jovem se arrependeu e procurou um velho sacerdote para conversar e pedir orientação. O sábio o atendeu calmamente, ouvindo cada uma de suas palavras. Ao final disse:
 - Você está realmente arrependido deste ato?
 O jovem rapidamente respondeu que sim e que inclusive já havia pedido perdão à pessoa que injustamente havia acusado.
 – Bem,  respondeu o confessor, então peço que você faça o seguinte:
- Você vai pegar um travesseiro de penas, subir em um alto da montanha e soltar as penas ao vento.
 – Só isso? Admirou-se o rapaz.
– Sim. Depois volte aqui.
No dia seguinte o jovem voltou muito satisfeito. Então o sacerdote disse:
 – Agora você está preparado para cumprir a outra parte. Volte à planície e recolha todas as penas novamente no travesseiro e venha me mostrar.
 O jovem olhou sem entender e disse:
 - Mas isso é impossível.
- Justamente. Da mesma forma é impossível reparar a fofoca, a mentira, falso testemunho. Apenas porque a misericórdia de Deus é infinita, você poderá receber o perdão. Mas o mal que você provocou ficará pairando sempre, como penas ao vento. Pense bem antes de falar novamente algo contra alguém!
Que tal espalhar esta história por aí como penas ao vento?

Autoria desconhecida.

Pré-adolescentes – Currículo do Ano 1: Escolhas que Agradam a Deus
Lição 05: Não seja arrogante, seja temente

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: Na lição de hoje estudaremos sobre o orgulho e a humildade.
- Procurem estabelecer o significado das palavras ORGULHO, HUMILDADE, ARROGÂNCIA.
- Depois, utilizem a dinâmica “Orgulho x Humildade”.
- Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Orgulho x Humildade
Objetivo: Estudar sobre o orgulho e a humildade.
Material:
01 figura de uma gangorra
01 bola
Papéis pequenos
01 caneta
Procedimento:
- Coloquem no quadro a figura de uma gangorra.
- Falem que quando uma pessoa está cheia de orgulho é como se ela estivesse no alto da gangorra.
Então, nesse momento, coloquem o nome ORGULHOSO no alto da gangorra.
O orgulhoso está cheio de coisas mesquinhas e enxerga as demais pessoas do alto, considerando-as de pouco valor.
Então, comecem a colocar os nomes das ações do orgulhoso dentro de uma bola.
Depois, comecem a encher a bola e falem: o orgulhoso está cheio destas coisas e está inchado de vaidade e pensamento mesquinhos.
- Vejamos o que a Bíblia fala sobre o orgulho e a arrogância. Leiam Pv 16.18 “O orgulho leva a destruição e a arrogância conduz à queda”.
- Nesse momento, estourem a bola e mudem a posição do ORGULHOSO de lugar na gangorra, agora na parte baixa.
- Agora, apresentem uma gangorra em equilíbrio, isto é, os dois lados na mesma altura.
- Coloquem a palavra JESUS no centro da gangorra.
- Falem: Devemos observar o exemplo de Jesus para termos equilíbrio para que não sejamos como mostra esta figura.
 - Apresentem a gangorra com o nome ORGULHOSO na parte alta e FALSA HUMILDADE na parte baixa.
- Agora, trabalhem os pontos levantados na lição, trabalhando o que realmente significa ser humilde e a falsa humildade tão difundida e apresentada por muitos.

Por Sulamita Macedo.

Adolescentes - Currículo do Ano 1: O Atleta Cristão
Lição 05: Trabalhando em Equipe

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: A lição de hoje tem como tema o trabalho em equipe.

- Depois, utilizem a dinâmica “Trabalhando em Equipe”.
- Agora, trabalhem os pontos levantados na lição.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Trabalhando em Equipe
Objetivo: Refletir sobre a importância do trabalho em equipe.
Material:
Uma bala para cada aluno
Procedimento:
- Entreguem para cada aluno uma bala.
- Peçam para que eles abram a bala usando apenas uma de suas  mãos.
- Observem as tentativas:
Certamente a maioria terá dificuldade e não conseguirá abri-la.
É muito raro alguém conseguir abrir usando apenas uma das mãos.
Observem se alguém pedirá ajuda a outra pessoa. Caso isto não aconteça, falem que há esta possibilidade, pois não estava proibido o uso das mãos de outra pessoa.
- Agora, peçam para que os alunos abram a bala usando as duas mãos.
- Depois, reflitam sobre:
A dificuldade do trabalho isolado – abrir a bala com apenas uma mão.
A importância do trabalho em equipe – abrir a bala usando as duas mãos ou com ajuda do colega.
- Agora, trabalhem os pontos levantados na lição.
Ideia original do uso da bala em dinâmicas desconhecida.

Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

Juvenis - Currículo do Ano 1: O Cuidado com as influências dos meios de comunicação
Lição 05: A Influência do Espiritismo na Mídia

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: Estudaremos na lição de hoje sobre a influência do Espiritismo na Mídia.
- Introduzam o estudo do tema, utilizando a dinâmica “A Melhor Defesa é o Ataque”.
- Trabalhem o conteúdo da lição, sempre de forma participativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: A Melhor Defesa é o Ataque
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre a influência do Espiritismo na Mídia.
Material:
08 setas vermelhas
01 rolo de fita adesiva
01 quadro ou 01 cartolina
01 pincel atômico
Procedimento:
Antes da aula:
- Escrevam as expressões abaixo em setas de cor vermelha: Jornais, Revistas, Livros, Filmes, Novelas, Desenhos animados, Astrologia, Festa de Halloween
- Escrevam no quadro FÉ CRISTÃ – PALAVRA DE DEUS
Durante a aula:
- Entreguem para os alunos as setas.
- Falem que a mídia tem divulgado de forma ampla ideias da doutrina espírita nos mais diversos tipos de meios.
- Peçam para os alunos fixar as setas ao redor das expressões FÉ CRISTÃ – PALAVRA DE DEUS
- Analisem com os alunos as ideias espíritas que encontramos em:
Jornais
Revistas
Livros
Filmes
Novelas
Desenhos animados
Astrologia
Festa de Halloween
- Escrevam no quadro cada ideia identificada e estudem  com  os alunos a  refutação bíblica.
- Depois falem que a fé cristã, que é baseada na Palavra de Deus, tem recebido ataques constantes, através destas e outras ideias.
- Perguntem: Como os cristãos podem se defender?
Conhecendo a Palavra de Deus
Tendo sabedoria para refutar as ideias
- Para confirmar, leiam:
“Porque meu povo perece por falta de conhecimento...” Os 4.6a
 “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja a palavra da verdade”. II Tm 2.15
“...e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós..” I Pe 3.15

Por Sulamita Macedo.
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