JESUS SALVA, CURA, LIBERTA, BATIZA NO ESPÍRITO SANTO E BREVE VOLTARÁ!

Informativo Cristão : CONTEÚDOS ADICIONAIS LIÇÕES 05 CPAD - 3º TRIMESTRE 2013

CONTEÚDOS ADICIONAIS LIÇÕES 05 CPAD - 3º TRIMESTRE 2013

LIÇÃO 05 – MATRENAL
TEMA:Eu amo meus irmãos


I - De professor para professor

  • Prezado professor, neste domingo as crianças aprenderão que devem amar os irmãos.

·         Recapitule a lição anterior. Pergunte o que elas aprenderam.

  • A palavra-chave que trabalharemos neste domingo é “irmãos”. No decorrer da aula, repita a frase: “Eu amo meus irmãos”.
  II – Para refletir

Na história de José vemos algo de Cristo, que primeiramente foi humilhado e depois exaltado. Também mostra a condição dos crentes, que devem passar por tribulações para alcançar o Reino. Está é uma história sem igual. Mesmo sendo José o filho preferido do pai, não foi criado na ociosidade. Os que não ocupa, os seus filhos nos negócios e nos trabalhos, e nas coisas que requerem esforços, não os amam de verdade.

Texto extraído do: Comentário Bíblico Matthew Henry, CPAD.


III – Regras prática para professores
       
Entre dois ou quatro anos, a média de crescimento das crianças diminui. Podem crescer de doze centímetros e ganhar por volta de quatro quilos.

Este período da vida é utilizado para habilidades físicas. A criança supera o engatinhar e aprimora o caminhar. Aprende a correr com mais habilidade. Provavelmente, sua maior façanha física nesses anos seja a perfeição em andar e correr.

Texto extraído do livro: Como Ensinar Crianças do Maternal, CPAD.


IV – Sugestão

Você vai precisar de TNT, cola quente e tinta relevo para tecido.

Faça uma capa para cada criança de tecido (TNT). Com o auxílio da tinta relevo escreva o versículo do dia. Depois repita com as crianças o versículo. Diga que devemos sempre amar os nossos irmãos.

Lição 05 – JARDIM DE INFÂNCIA
TEMA: A Vontade de Deus é melhor
Texto Bíblico: 1 Samuel 8.4-22;16.1-13

Samuel estava descontente. Podia tolerar pacientemente o que o afetasse pessoalmente, bem como à sua família; porém, desagradou-lhe quando lhe pediram que constituísse um rei que os julgasse, porque essa atitude, naquele momento, era contra Deus. Isto fez com que ele se ajoelhasse. Quando algo nos perturba, é nosso dever e interesse apresentarmos o nosso problema a Deus.
Samuel disse-lhes que teriam um rei. Não porque Deus estivesse contente com o pedido deles, mas porque, às vezes, da mesma maneira que Deus contraria alguém por amor, em outras ocasiões satisfaz as pessoas, muito aborrecido; e foi assim que Ele fez aqui. Deus sabe como fazer com que a glória seja dada a Ele, e faz com que o seu sábio propósito seja servido, até mesmo através dos conselhos néscios dos homens (Texto extraído do Comentário Bíblico Beacon, CPAD).

Boa ideia

Você vai precisar de bolas de isopor, palitos de churrasco, cola para isopor, purpurina e tiras de papel laminado dourado e de papel ofício.

Procedimento:
1 - Fixe quatro palitos de churrasco na bola de isopor.

2 - Peça às crianças para passarem o papel laminado no palito.

3 – Depois, ajude-os a passarem a cola de isopor e a purpurina na bola.

4- Escreva na tira de papel o versículo do dia e cole no bastão.

Comente com as crianças que o cetro representa autoridade e poder real.

LIÇÃO 05 – PRIMÁRIOS
TEMA: Jesus cura os doentes!
Texto Bíblico: Marcos 1.29-34

I - De professor para professor

·                     Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança aprenda que Jesus tem poder para curar os enfermos.

·                     A palavra-chave deste domingo é “Curar”. No decorrer da aula diga: “Jesus tem poder para curar”.

·                     Ensine aos pequenos a confiarem em Jesus.

II - Saiba Mais

A Bíblia nos ensina a amar e servir. Fazendo assim, estaremos servindo ao Senhor. As pessoas se sentem bem consigo mesmas, quando são úteis e realizam algo. As crianças desenvolvem seu amor-próprio quando aprendem e desenvolvem suas habilidades.

III - Conversando com o professor

O Senhor Jesus disse que em Seu Nome expulsaríamos demônios e, se colocássemos as mãos sobre os enfermos, seriam curados; além de outros sinais (Mc 16.17,18).

O nome de Jesus tem revolucionado o mundo durante séculos. Em questões espirituais, nada pode acontecer se não utilizarmos os recursos, o poder e a autoridade do Nome de Jesus, temos acesso a Deus, e somos atendidos pelo Pai celestial.

Professor, é sobre o poder do Nome de Jesus que você vai ensinar aos seus alunos hoje. Que o Senhor lhe dê autoridade para falar e agir através de seu Nome. Esse é um grande segredo do Reino dos céus, pois nenhum nome tem tanta autoridade quanto o de Jesus (Texto extraído da Revista Juniores 5).

IV - Sugestão

Você vai precisar de cartolina e caneta hidrográfica.
Desenhe um termômetro (largo) e escreva o versículo do dia. Distribua para as crianças e leia novamente o versículo.

Lição 05 - JUNIORES
TEMA: Eliseu, o profeta que defendeu se país
Texto Bíblico: 2 Reis 6.8-23

“Um capitão, em cuja mão o rei se encostava, respondeu ao homem de Deus e disse: Eis, que ainda que o Senhor fizesse janelas no céu, poder-se-ia fazer isso? E ele disse: Eis que o verás com os teus olhos” 2 Reis 7.2
    Eliseu inevitavelmente parecia colocar em aperto as pessoas que encontrava. Possuindo os modos rudes de um profeta falando com a autoridade de Deus, ele testou a fé daqueles que encontrou. Ele ofereceu esperança a uma cidade faminta, assegurou a um servo sozinho vitória sobre um exército e prometeu a uma mulher idosa que ela teria um filho. Mas Eliseu sabia que o poder repousava sobre a fidelidade daqueles que estavam sendo testados. Eles seriam chamados a crer e ver coisas jamais vistas.
A carreira de Eliseu nos lembra da importância de confiar na provisão de Deus para o futuro. Podemos encontrar Eliseu em nossas circunstâncias diárias. Deus pode usar tais pessoas para colocar-nos em aperto – um lugar onde nossa fé seja desafiada. Talvez a observação inesperada de um empregador quanto a cortes eminentes, desafiarão sua fé. Ou talvez uma pessoa amada fique doente e você se pergunte onde Deus está. Sua resposta durante esses momentos difíceis vai ajudar ou obstruir o seu crescimento pessoal. Peça a Deus fé para reagir em completa confiança quanto a cada aspecto do seu futuro (Texto adaptado do livro 365 Lições de Vida Extraídas de Personagens da Bíblia, CPAD).
Professor, ensine aos alunos acerca da importância de confiarmos em Deus.

Lição 05 – PRÉ-ADOLESCENTES
TEMA: Não seja arrogante, seja temente.
Texto Bíblico: 2 Crônicas 26.4,8,16-18

É interessante como um pequeno mal pode ofuscar um grande bem. Uma maravilhosa partida de golfe pode ser prejudicada por uma tacada errada em um único buraco. Da mesma forma férias divertidas podem ser arruinadas por uma experiência negativa. Uma grande corrida pode ser perdida por um leve descuido próximo do final.  Uma vida bem iniciada pode ser prejudicada pela falha de não terminar bem. Esse foi o caso do rei Uzias (às vezes conhecido como Azarias).
Desde cedo em seu reino, Uzias buscou ao Senhor. Ele desfrutou sucessos militares e ganhou fama por seu armamento inovador. Foi um construtor de êxito. A nação inteira prosperou durante a maior parte dos seus cinquenta  e dois anos de reinado.
Mas posteriormente Uzias se tornou orgulhoso na vida.
Esquecendo que Deus era a fonte de seu sucesso, Uzias começou a pensar que estava acima da lei. Um dia, ele entrou impetuosamente no templo, ignorou os sacerdotes e tentou queimar incenso diante de Deus. Por esse ato de desobediência, Deus o atingiu com lepra. Pelo resto de sua vida, Uzias ficou desfigurado e imundo, um testemunho visível do seu fracasso.
Uzias nos faz lembrar da solene verdade de que uma vida de sabedoria e boas obras pode ser destruída por um único  momento de tolice. Você está andando com Deus? Peça a Deus a graça de terminar a corrida com humildade e obediência. Muitas pessoas começam bem mas nem todas terminam bem!(Texto extraído do livro 365 Ilustrações de Vida Extraídas de Personagens da Bíblia).

Lição 05 - ADOLESCENTES
TEMA: Trabalhando em Equipe
Texto Bíblico: 1 Coríntios 12. 12-14,17-23

O corpo humano é um organismo vivo que tem vários membros. Cada membro é diferente; no entanto, cada um deles faz uma contribuição específica a todo corpo. Porém, a despeito de seus diferentes membros, o corpo contém uma vida comum que opera em cada um dos seus membros.
Os vários e diferentes membros formam um só corpo. O apóstolo Paulo conclui: assim é Cristo também. A unidade dos cristãos, como a unidade física do corpo, é vital. A mesma vida espiritual existe em todos os cristãos, e ela se origina da mesma fonte, suprindo-os com a mesma energia, e preparando-os para os mesmos hábitos e objetivos (texto extraído do Comentário Bíblico Beacon, CPAD).

Professor, durante este trimestre, promova trabalhos em equipe: gincanas, seminários etc.

Boa ideia!

Lição 05 –JUVENIS
TEMA:A INFLUÊNCIA DO ESPIRITISMO NA MÍDIA

Texto Bíblico: Deuteronômio 18.10-12; Apocalipse 21.8; 22.15;   Salmos 1.1,2 

Prezado professor, na aula desta semana é importante você enfatizar a doutrina espírita da Reencarnação. Esta é a ênfase que a mídia atual dá em suas programações, principalmente, as telenovelas.

Origem e Desenvolvimento
A Doutrina da reencarnação foi difundia no Brasil através da propagação das obras de Hippolyte Leon Denizard Rivail, mais conhecido como Allan Kardec (pseudônimo adotado em 18 de abril de 1857). A cidade de Lyon, na França, é sua terra natal. Nascido em 3 de outubro de 1804, Kardec faleceu com a idade de 65 anos.
Rivail era um homem erudito, porém, com o envolvimento de fenômenos sobrenaturais passou a ser guiado por um “espírito” que lhe informava ter sido seu amigo em uma vida anterior, período que o seu nome era Allan Kardec, razão pela qual adotou o novo nome. Desde então Kardec se dedicou à doutrina espírita, escrevendo várias obras que detalham o espiritismo e a doutrina reencarnacionaista. Entre elas destacam-se: O Livro dos Espíritos (1857) e o Evangelho Segundo o Espiritismo (1864).
A doutrina da Reencarnação é muito antiga na história da humanidade. Ela está fundamentada no budismo, jainismo e no sikhismo. É defendida pelos hare krishnas, kardecistas e outros grupos da atualidade. A reencarnação tornou-se muito popular nos diversos ramos do Movimento Nova Era, no espiritismo e no kardecismo. 
Refutação
Em primeiro lugar, reencarnação não é encarnação. A palavra de Deus afirma que o verbo encarnou e Deus fez-se homem (Jo 1.14). O texto denota a plenitude humana e divina de Cristo Jesus (100% Homem e 100% Deus), ou seja, “o verbo se fez carne”, e não somente isto, “habitou entre nós” (nasceu, cresceu e morreu), cheio de graça e verdade (Jo 1.16,17).
Os proponentes da reencarnação distorcem o texto bíblico ao propor que o Novo Nascimento é reencarnação, reportando-se ao diálogo entre Jesus e Nicodemos. Porém, em João 3.3-5, Jesus fala da regeneração, do nascer da água e do Espírito. Ou seja, “o que é nascido da carne é da carne e o que é nascido do Espírito é espírito” (Jo 3.16). A reencarnação, de acordo com o kardecismo, só é possível na carne.
E outra afirmação de que João Batista era Elias, não suporta ao exame sério das Escrituras. Por que Elias jamais poderia reencarnar? Porque ele não morreu, logo não desencarnou (2 Rs 2.11). A expressão “no espírito de Elias” (Lc 1.17) não é o mesmo que reencarnação, pois o próprio João afirmou não ser Elias (Jo 1.21). O que se tem são características pessoais e ministeriais, porque ambos eram profetas. 
Professor, reflita com a turma o perigo da mídia que tenta impor sutilmente crenças ilógicas, e desprovidas de respaldos bíblicos, que tentam solapar a nossa fé. Boa Aula!

Reflexão: “E como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo,                  depois disso, o juízo” (Hb 9.27).
Leve para a sala de aula, gravuras dos membros do corpo humano. Divida a classe em grupos e distribua as gravuras.
Depois peça aos alunos para falarem acerca daquele membro, sua importância e utilidade para o bom funcionamento do corpo humano.

LIÇÃO 05 – JOVENS E ADULTOS
TEMA: O CUIDADO COM AQUILO QUE FALAMOS

INTRODUÇÃO

I. O PODER DAS PALAVRAS 
II. O CUIDADO COM A LÍNGUA
III. O BOM USO DA LÍNGUA
IV. SALOMÃO E TIAGO

CONCLUSÃO

O Poder Benéfico do Discurso
(Tg 3.1-5a)

Embora Tiago esteja preocupado com um possível uso indevido da posição de professor ou mestre, por aqueles que não alcançaram a maturidade espiritual, ainda assim acredita que o discurso do homem desempenha um papel importante na determinação e no controle de todas as formas de conduta. Portanto, inicia afastando-se um pouco dos leitores, não porque seja merecedor de alguma honra especial, mas porque agora se tornou objeto de um maior escrutínio (“Meus irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo”, v.1). Em seguida, conduz seus leitores de volta à discussão (“Todos tropeçamos”, v.2) de forma a não se elevar tanto perante eles e deixar clara a impressão de que os “professores” ou “mestres” não são possuidores de uma posição superior ou de uma perfeição moral dentro da Igreja (estes também “tropeçam”).
Essas manifestações de retórica são importantes porque o ofício de ensinar era altamente considerado nos primórdios da Igreja, e a pretensão de “muitos” da congregação de se tornarem mestres, aos quais Tiago está se dirigindo, é a causa de sua preocupação com a ambição pelo poder e pela posição (veja 1.9,12; 2.1-4 e comentários). Os que podem suportar o julgamento mais rigoroso que aguarda os mestres são aqueles cujo discurso e obras devem ser mutuamente consistentes; devem não somente ser “perfeitos e poderosos” no que dizem, mas também capazes de “refrear todo o corpo” (v.2).
Tiago emprega duas metáforas para descrever a habilidade da língua em “refrear todo o corpo” ― o freio nas bocas dos cavalos e o leme no navio. Nos dois exemplos, qualquer uma das menores partes é capaz de controlar a direção e as ações de todo o conjunto. No entanto, a relação entre a língua e o resto do corpo é diferente daquela de um freio com o cavalo ou de um leme com o navio; ela não controla diretamente as ações de uma pessoa. Devido à imperfeita adaptação dessa analogia, alguns comentaristas sugeriram que Tiago está estendendo sua discussão ao papel dos professores da Igreja. É a “língua” do mestre que controla todo o “corpo” da Igreja. 
Porém, a principal preocupação de Tiago nessa seção da carta [...] está dirigida às atitudes individuais dos crentes, e não à vida coletiva da Igreja (uma questão que ele analisa em 5.13-20). Assim sendo, é possível que esteja pretendendo que suas metáforas sejam entendidas dentro de um sentido mais amplo. Pode ainda estar fazendo uma ilustração da ideia dos ensinamentos de Jesus quando diz que “do que há em abundância no coração, disso fala a boca” (Mt 12.34; cf. Tg 3.10, onde o desejo do indeciso coração humano profere tanto a bênção quanto a maldição). A própria “língua” é uma metáfora da linguagem humana, indicando claramente a natureza dos desejos interiores que definitivamente orientam e determinam todas as ações de uma pessoa. Tiago chama a atenção para essa questão fundamental da vontade dizendo explicitamente que freios são usados “para que [os cavalos] nos obedeçam” (v.3), e que o leme é utilizado para que dirija as naus “para onde quer a vontade daquele que as governa” (v.4).
Até esse ponto, Tiago tem enfatizado os aspectos positivos do discurso humano. Se a frase “se alguém não tropeça” estiver expressando a aceitação e a conformidade com a vontade de Deus, como se fosse a nossa própria, então seremos capazes de “também refrear todo o corpo” e de nos dirigirmos para longe das “muitas coisas” nas quais “todos tropeçamos” (v.2); Porém, agora ele está sugerindo que muitas vezes a “língua” não está a serviço dos propósitos mais nobres. Embora a língua seja “um pequeno membro... gloria-se de grandes coisas” (v.5). A ostentação pode ser “maligna” (4.16) se indicar autoconfiança ou auto-realização, ao invés de ser uma expressão de confiança e louvor pelo que Deus já realizou em nós (veja 1.9,10 e comentários). Nos versos seguintes, Tiago muda seu enfoque para o uso indevido do discurso humano.

Texto extraído do Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento, Vol.2, editado pela CPAD.









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