Jovens e Adultos: Sabedoria de Deus para uma Vida Vitoriosa – A Atualidade de Provérbios e Eclesiastes
Lição 04: Lidando de Forma Correta com o Dinheiro
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
2 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
- Falem: A lição de hoje tem como título “Lidando de Forma Correta com o Dinheiro”.
- Falem: Contrair dívidas de forma equilibrada e pagá-las, não há problema. Entretanto, o que vamos estudar hoje diz respeito ao consumo exagerado, sem limites, chegando ao endividamento, que pode causar sérios danos a pessoa e sua família, como perdas de bens, bom convívio familiar, perda da saúde etc.
- Em seguida, leiam: I Tm 6. 7 a 9.
- Depois, apresentem um saco sem fundo, cortado de forma que os alunos não percebam essa retirada(aconselho aquele tipo de saco metalizado para presente, cortem a borda que fecha o saco – façam isto em casa, antes da aula).
Peguem uma cédula de 20, 00 reais ou de outro valor, mostrem para a turma e solicitem que um aluno se ponha de pé diante da classe e coloquem a nota de 20,00 reais dentro do saco. Segurem o saco de forma que não apareça a parte de baixo aberta. O que vai acontecer? A cédula vai cair no chão, passando pelo espaço aberto do saco(aquela parte retirada do fundo).
Isto vai causar surpresa e alguns alunos vão achar que o dinheiro não foi colocado dentro do saco. Repitam a operação e depois leiam Ageu 1.6 “Semeais muito, e recolheis pouco; comeis, porém não vos fartais; bebeis, porém não vos saciais; vesti-vos, porém ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o num saco furado”.
- Trabalhem o conteúdo proposto na lição de forma participativa e contextualizada.
- Para finalizar a aula, sugiro a utilização de uma das dinâmicas “Eu quero!” ou “Consumismo”. Façam a escolha de acordo com o tipo de aluno que você tem.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Eu quero!
Objetivos:
Refletir sobre o desejo desenfreado de possuir objetos além das possibilidades financeiras.
Estimular nos alunos a poupança do dinheiro que recebem dos pais.
Material:
Figuras de objetos de desejo das meninas e dos meninos: roupas, maquiagem, celular, ipod, sandálias, tênis, sapatos, joias, carro, moto, carro, casa bonita, dinheiro, som etc.
02 tubos de cola
02 tesouras
02 cartolinas
01 rolo de fita adesiva
01 cofrinho de plástico para cada aluno(se houver condições)
Procedimento:
- Dividam a turma em dois grupos: 01 de meninas e outro de meninos.
- Entreguem para cada grupo:
Figuras de objetos de desejo das meninas e dos meninos: roupas, maquiagem, celular, ipod, sandálias, tênis, sapatos, joias, carro, moto, casa bonita, dinheiro, som, etc.
01 tubo de cola
01 tesoura
01 cartolina
- Forneçam as seguintes orientações:
Escolham as figuras que representam todos os objetos que vocês desejam adquirir.
Recortem as figuras e colem na cartolina.
Observações:
Caso eles não encontrem tudo o que desejam, peçam para que desenhem os objetos desejados ou escrevam os nomes.
O tempo para esta atividade é de no máximo 10 minutos.
- Depois, fixem os dois cartazes e perguntem para cada grupo(meninos e meninas):
A razão da escolha dos objetos.
Vocês já possuem estes objetos e querem outros mais novos?
Os pais podem dar estes objetos?
- Deixem que eles e elas falem e depois trabalhem o conteúdo proposto na lição acerca do desejo desenfreado de possuir além das possibilidades financeiras, almejando até o que o colega ou a colega possui, para não ficar diferente dos demais. Enfatizem o consumo moderado.
- Para concluir, estimulem os alunos a poupar uma parte do dinheiro que os pais dão para eles, para isto deem para cada aluno um cofrinho de plástico.
Por Sulamita Macedo.
Dinâmica: Consumismo
Objetivo:
Refletir sobre o consumismo exagerado e suas consequências.
Material:
Tablóides de propaganda de grandes lojas de departamentos para os alunos.
Procedimento:
- Distribuam 01 tablóide para cada aluno.
- Falem: Olhem o tablóide, anotem os valores dos objetos que vocês desejam comprar e depois somem.
- Agora, perguntem: O que vocês fariam para adquirir estes objetos? Aguardem as respostas.
- Em seguida, realizem uma série de questionamentos, tais como:
Eles são prioritários? São realmente necessários?
Comprar os objetos porque estão em promoção, mesmo não tendo condições de comprar?
As condições de pagamento: comprar parcelado ou no cartão, vai comprometer o orçamento doméstico? Pagar com cheque especial, mesmo sabendo dos altos juros? Comprar uma parte a vista e o restante parcelado? As parcelas cabem no bolso?
- Escolham 02 alunos, um que teve cuidado com as compras e o outro que se excedeu, e questionem sobre a escolha dos produtos e condições de pagamento.
- Perguntem: vocês já compraram algo que não tinham necessidade? Já se endividaram por causa de compras exageradas? Que outras consequências surgiram?
- Para concluir, reflitam sobre o consumismo evidenciado pela mídia e o incentivo de alguns líderes quanto ao ensino do “ter” como sendo prosperidade.
Por Sulamita Macedo.
Texto Pedagógico
Participação do aluno na aula da EBD
Um novo olhar para uma velha questão
A participação do aluno no processo de ensino e aprendizagem é condição fundamental para que haja construção do conhecimento, sendo então necessária a tomada de decisão por parte do docente para que proporcione ao aluno, formas diferentes de participar do ato de aprender.
Neste texto, tecerei algumas considerações especificamente sobre a participação do aluno nas aulas da EBD(Escola Bíblica Dominical).
Geralmente, as aulas da EBD são ministradas através do método expositivo, isto é, o professor transmite o saber e os alunos escutam... escutam... de forma passiva aquilo que o professor deseja transmitir, sem promover de fato a participação dos discentes no processo.
Reconheço que é quase impossível fugir da aula expositiva. Como assim? Então, parece um contrassenso escrever este texto, não é? Mas, vejamos os caminhos para melhorar este quadro. Este método, quer queira ou não, é utilizado de forma frequente, mas há possibilidades de utilizá-lo com criatividade.
A unilateralidade do ensino centrado no professor é um dos pontos negativos mais agravantes deste método. Sendo assim, é possível modificar esta situação, agregando a ele outros métodos e recursos para potencializar o ensino e a aprendizagem, oportunizando ao aluno uma participação ativa.
Promover experiência participativa nas aulas requer inicialmente tomada de consciência por parte do professor da importância deste ato para a aprendizagem, ou melhor, mudança de paradigma da aula de Escola Dominical, tradicionalmente e historicamente executada de forma não participativa.
Romper com a cultura da não participação, do silêncio e da imobilidade requer questionamento da prática docente e de resultados. É um ato desafiante, individual e até provocativo, pois nem todos que compõem o corpo docente vão aderir a este modo participativo de ministrar aulas na EBD, criticando até seu modo de ensinar.
Afinal, quais as possibilidades de participação dos alunos na aula da EBD? Já foi dito anteriormente, que há necessidade e possibilidade de agregar outros métodos e recursos de ensino à aula expositiva. Veja alguns exemplos:
- Trabalhar com projetos;
- Debates;
- Encenação, esquete;
- Perguntas e respostas;
- Estudo de caso;
- Dinâmicas;
- Oportunizar o aluno para fazer perguntas, tirando dúvidas;
- Realizar leitura individual e compartilhada de versículos e outros textos;
- Depoimentos dos alunos, relatos de experiências;
Concluindo, desejo aqui ainda me reportar ao que já escutei, quando alguém é questionando quanto ao modo de ensinar sem participação dos alunos, ao dizer: “Mas sempre foi assim!”. Sempre foi assim e você considera que está dando certo? Certo para quem? Fácil para quem? Sempre foi assim porque alguém ainda não rompeu com o modelo que vem sendo copiado ao longo dos anos, mas que precisa ser reinventado, pois não cabe mais este modelo para os ideais de um ensino participativo, que promove aumento da retenção da aprendizagem da Palavra de Deus, forma o caráter cristão e transforma vidas. Não é difícil de executar, difícil é iniciar, pois há quebra de padrões estabelecidos. Comece por você e contagie seus colegas!
Por Sulamita Macedo.
Pré-adolescentes – Currículo do Ano 1: Escolhas que Agradam a Deus
Lição 04: Ouça, aprenda e obedeça
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
3 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: Na lição de hoje estudaremos sobre ouvir, aprender e obedecer.
- Para introduzir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Faça o que o Mestre mandar”.
- Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Faça o que o Mestre mandar
Objetivo: Refletir sobre a obediência a Cristo e a Sua Palavra.
Material: uma venda.
Procedimento:
- Escolham uma pessoa da classe ou outra que se apresente voluntariamente para fazer o papel de um cego, para isto coloque uma venda sobre seus olhos.
- Comecem a dar comandos para ele executar, como por exemplo: Siga em frente! Dobre à direita! Dobre à esquerda! Dê 03 passos para frente! Dê 02 passos para trás! etc.

- Retirem a venda do aluno e façam as seguintes perguntas:
Como você se sentiu sendo guiado?
O guia transmitiu confiança?
- Reflitam sobre as respostas do aluno “cego”, enfatizando a importância da segurança, confiança que devemos ter com os verdadeiros ensinos.
- Pode acontecer que o aluno “cego” não execute alguns comandos que vocês falaram, porque pode confundir direita com esquerda e/ou não prestar atenção ao que está sendo orientado. Esta atitude proporcionará a vocês a oportunidade de falar que as ovelhas precisam obedecer a Cristo e estar atentas se a voz representa comandos verdadeiros ou falsos, tendo como padrão a Palavra de Deus.
- Finalizem, lendo: João 10.1 a 5.
Por Sulamita Macedo.
Adolescentes - Currículo do Ano 1: O Atleta Cristão
Lição 04: Nosso Adversário e suas armas
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
3 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: A lição de hoje tem como tema “Nosso adversário e suas armas”.
- Falem: A equipe de Cristo tem um adversário que luta com diversas armas.
- Perguntem: Quem vocês acham que seja este adversário?
Aguardem as respostas. Espera-se que seja mencionado o nome do Diabo.
- Em seguida, apresentem as armas que o Diabo usa para nos destruir.
- Depois, utilizem a dinâmica “A Armadura do Cristão”, que apresentará as armas que temos para nos defender e atacar.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A Armadura do Cristão
Objetivo:
Refletir sobre a necessidade do cristão possuir todos os elementos da armadura espiritual para vencer as ciladas do Diabo.
01 figura de 01 soldado
quadro ou cartolina
papel ofício e caneta.
Procedimento:
- Coloquem a figura do soldado no quadro e perguntem quais são as armas de combate e defesa de um soldado. Escrevam as respostas no quadro de giz ou cartolina.
- Agora falem: O cristão é comparado a um soldado pronto para o combate, que possui armas especiais para a caminhada cristã. Então, apresentem quais são os elementos que compõem a armadura do cristão, que encontramos em Ef 6. 13 ao 17. Para tanto, façam uma leitura compartilhada, explicando cada elemento da armadura.
Cinturão – verdade
Couraça – justiça
Escudo – fé
Capacete – salvação
Espada – palavra
Observação: Veja abaixo o significado dos elementos da armadura do cristão.
- Agora, peçam para que os alunos desenhem os elementos que compõem a armadura e coloquem no soldado.
Outra forma para exemplificar os elementos da armadura: fazer os elementos de jornal e colocar em um dos alunos da classe.
- Depois, falem: O Diabo tem suas armas para investir contra o cristão, mas se ele está revestido da armadura de Deus, ele está protegido e sua vida espiritual está segura em Deus.
- Para concluir, leiam Ef 6. 11 ao 13.
Por Sulamita Macedo.
Significado dos elementos que compõem a Armadura do Cristão:
Cinturão da Verdade: Satanás luta usando mentiras. Ás vezes as suas mentiras soam como verdades. Mas somente os cristãos têm as verdades de Deus que podem vencer Satanás.
Couraça da Justiça: Satanás ataca frequentemente o nosso coração - o centro das nossas emoções - dignidade e confiança. A justiça divina é a armadura do corpo que protege nosso coração e assegura a aprovação de Deus. O Senhor nos aprova porque nos ama... Por isso enviou Seu Filho para morrer por nós.

Escudo da Fé: O que vemos são os ataques de Satanás sob a forma de insultos, reveses e tentações. Mas o escudo da fé nos protege sobre as setas inflamadas e invisíveis do diabo. Sob a perspectiva divina, tornamo-nos capazes de enxergar além das nossas circunstancias e saber que a suprema vitória é nossa.
Capacete da Salvação: Satanás deseja que tenhamos dúvidas a respeito de Deus, Jesus e da salvação. O capacete protege as nossas mentes para que não tenhamos dúvidas em relação à obra que Deus realizou para nós: A nossa salvação.
Espada do Espírito/Palavra de Deus: A espada é a única arma de ataque nesta descrição da armadura divina. Existem momentos em que precisamos de tomar uma atitude ofensiva contra Satanás. Quando somos tentados, precisamos confiar na verdade, que é a Verdade de Deus - A Sua Palavra.
Fonte: Meditar na Bíblia
Juvenis - Currículo do Ano 1: O Cuidado com as influências dos meios de comunicação
Lição 04: O Impacto da TV na Vida Cristã
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
3 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: Estudaremos na lição de hoje sobre O Impacto da TV na Vida Cristã.
- Introduzam o estudo do tema, utilizando a dinâmica “De olhos bem abertos”.
- Trabalhem o conteúdo da lição, sempre de forma participativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: De olhos bem abertos
Objetivo: Introduzir o estudo sobre a má influência da TV na vida do cristão.
Material:
01 folha de papel ofício e 01 caneta para cada aluno
Procedimento:
- Entreguem 01 folha de papel para cada aluno.
- Falem: Vocês vão desenhar um rosto de uma pessoa, mas esperem, pois será passo a passo.
- Falem: O desenho será feito com os olhos fechados.
- Agora, desenhem:
(Aguardem que eles desenhem cada parte, observem que é por etapa).
O contorno do rosto.
A boca.
As orelhas.
O nariz.
O cabelo.
Os olhos.
- Agora, eles podem abrir os olhos e observar o resultado do desenho. Certamente, o resultado será de um rosto com as partes fora do lugar.
- Reflitam sobre este resultado, apontando para a necessidade de estar com os olhos bem abertos quanto ao conteúdo daquilo que a TV oferece, que é assunto da lição de hoje.
Falem o que significa a expressão “De olhos bem abertos”: estar atento, analisar e ter atitude.
- Agora, peçam para que os alunos desenhem o rosto deles no verso da folha, coloquem o nome e montem um mural com a expressão “Estamos de olhos abertos para a programação da TV e sua influência”.
- Agora, trabalhem o conteúdo da lição, sempre de forma participativa.
Por Sulamita Macedo.
Dinâmica: Aprendendo com as Formigas
Objetivo: Refletir sobre a importância e finalidade do Trabalho.
Material:
Meia folha de papel ofício para todos os alunos e alguns pincéis atômicos.
Procedimento:
- Entreguem para cada aluno meia folha de papel ofício.
- Solicitem que escrevam o nome da profissão ou ocupação deles ou de seus pais, mães ou responsáveis desenvolvem ou outra fonte de sustento(aposentadoria) ou até mesmo a mesada que eles(os filhos) recebem.
- Organizem os alunos em círculo e coloquem no piso (no meio do círculo) todos os papéis preenchidos pelos alunos.

- Falem: Pelas falas de vocês, podemos perceber a importância e finalidade do trabalho.
- Depois, perguntem: Vocês já observaram como trabalham as formigas?
- Aguardem as respostas e acrescentem:
”Numa colônia de formigas cada indivíduo desempenha um papel "específico". As operárias jovens realizam melhor as tarefas dentro do ninho, como cuidar das larvas, ao passo que as mais velhas saem para forragear em busca de alimentos ou escavar galerias. Já as muito velhas se dedicam a manejar os desperdícios dentro da colônia. As castas de maior tamanho, a dos soldados, são especializadas para a defesa da colônia.” (dados da internet).
- Para finalizar leiam esta passagem bíblica Pv 6. 6 a 11:
“Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio. Pois ela, não tendo chefe, nem guarda, nem dominador, prepara no verão o seu pão; na sega ajunta o seu mantimento. Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono? Um pouco a dormir, um pouco a tosquenejar; um pouco a repousar de braços cruzados; Assim sobrevirá a tua pobreza como o meliante, e a tua necessidade como um homem armado”.
- Acrescentem ainda: Deus nos deu capacidade para o trabalho.
- Agora, continuem o estudo da lição, conforme a orientação pedagógica acima exposta.
Por Sulamita Macedo.
FONTE: BLOG ATITUDE DE APRENDIZ