JESUS SALVA, CURA, LIBERTA, BATIZA NO ESPÍRITO SANTO E BREVE VOLTARÁ!

Informativo Cristão : CONTEÚDOS ADICIONAIS LIÇÃO 06 CPAD - 3º TRIMESTRE 2013

CONTEÚDOS ADICIONAIS LIÇÃO 06 CPAD - 3º TRIMESTRE 2013

LIÇÃO 06 – MATERNAL
TEMA: Eu amo meus amigos

Texto Bíblico: 1 Samuel 18.1-16;19.1-7
  
I - De professor para professor

  • Prezado professor, neste domingo as crianças aprenderão que devem amar os amigos.
 ·         Recapitule a lição anterior. Pergunte o que elas aprenderam.

  • A palavra-chave que trabalharemos neste domingo é “amigo”. No decorrer da aula, repita a frase: “Eu amo meus amigos
 II – Para refletir

Melhores amigos são dádivas de Deus. Jônatas tinha realmente direito à fama. Ele era valente (lutou com vinte soldados inimigos de uma vez) e humilde (reconhecia que Deus escolhera Davi para ser o próximo rei, em vez dele). Porém, acima de qualquer coisa, Jônatas era o melhor amigo de Davi.

Eles juraram lealdade um ao outro, assim que Davi começou a servir Saul. Entretanto, a lealdade de Jônatas foi severamente testada quando seu pai decidiu matar Davi. Ele sabia que seu pai estava errado em querer isto e, portanto, protegeu seu amigo.

Deus quer que sejamos amigo leal. “O amigo ama sempre e na desgraça ele se torna um irmão” (Provérbios 17.17).

O melhor modo de se conseguir amigos leais é sendo um. Seja leal nos bons e maus momentos.

Texto adaptado da: Bíblia da Adolescente Aplicação Pessoal, p 355. CPAD.

III – Regras prática para professores

Colorir! Para variar essa atividade, o professor pode experimentar outras opções, além do giz de cera. As crianças amam pintar com canetinhas hidrocor em virtude das cores vibrantes. O giz comum permite misturar as cores. Os riscos com giz molhado produzem outro tipo de efeito. De vez em quando, dê às crianças papel branco em vez de desenhos.

Texto extraído do livro: Como Ensinar Crianças do Maternal, p.49. CPAD.


IV– Sugestão

Você vai precisar de papel sulfite e canetinhas hidrográficas.
Na folha de papel sulfite escreva a frase “Eu amo os meus amigos”.
Distribua as folhas e peça para as crianças desenharem os seus amiguinhos.


LIÇÃO 06 – JARDIM DE INFÂNCIA
TEMA: Jesus anda sobre as águas!

Texto Bíblico: Mateus: 14.22-33

I - De professor para professor

·         Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança aprenda a confiar em Jesus.

·         A palavra-chave deste domingo é “Tempestade”. No decorrer da aula diga: “Deus nos protege da tempestade”.

·         Ensine aos pequenos a confiarem em Jesus.

II - Saiba Mais

A criança precisa ser ensinada a ter um relacionamento com Deus e com os outros. Elas precisam aprender qual é a maneira aceitável de tratar as outras pessoas, como falar de modo gentil, como compartilhar, quando e porque se desculpar. Elas precisam aprender a respeitar as pessoas, bem como os desejos, os direitos e a propriedade dos outros.  Precisa de alguém que lhes ensine tudo isso – e esse alguém é você. Da mesma maneira, devem aprender com você a desenvolver um relacionamento com Deus por meio da oração, da adoração, da leitura da Palavra e do aprendizado de confiar no Senhor e segui-Lo. Enquanto ensina lembre-se de que elas são únicas. Seja sensível em relação à personalidade e ao desenvolvimento individual delas.

Texto adaptado do livro: Ensine Sobre Deus Às Crianças, p. 52. CPAD.

III - Conversando com o professor

Ter certeza do chamado divino é um detalhe para vencer as dificuldades no serviço a Deus. Por ter essa convicção, Moisés sofreu, no entanto, obteve vitórias extraordinárias. No capítulo 18 do livro de Êxodo, Deus responde às suas orações de um modo maravilhoso.

Não existe melhor Senhor do que o nosso. Com certeza, trabalhar para o Mestre é extremamente recompensador. Aliás, não somente trabalhar para Ele, mas com Ele, pois o Senhor da seara nunca abandona. Deus sempre está conosco.

É comum sentir-se incapaz quando se trata de realizar a obra de Deus. Contudo, tenha certeza de que, apesar de conhecer suas limitações, fraquezas e imperfeições, Deus conta contigo. Portanto, siga em frente!

Texto extraído da: Revista Primários – Mestre 3/4, CPAD

IV - Sugestão

Você vai precisar da silhueta de um homem, tinta guache azul, palitos de churrasco e fita adesiva.

Procedimento:

Peça às crianças para passarem a guache azul na figura dos pés do homem, imitando o mar.
Na silhueta do corpo escreva a frase “Eu posso Confiar em Jesus”.
Na parte de trás fixe o palito de churrasco.
Comente mais uma vez com as crianças o fato de Jesus ter caminhado sobre as ondas.


LIÇÃO 06 - PRIMÁRIOS
Obediência: O presente que Deus quer.
Texto Bíblico: 1Samuel 15.1-35

Saul rebelou-se contra Deus e desobedeceu às suas claras determinações (1 Samuel 15.2,3,18,19), porque não obedecia à vontade de Deus de todo coração. Achava que a Palavra de Deus era boa, mas não tão sagrada a ponto de ter de ser observada em todos os seus pormenores. Sua rejeição à Palavra do Senhor (1 Samuel 15.22,23) tornou-se mais evidente aqui, porque já tinha sido advertido por causa da sua  desobediência  anterior (1 Samuel 13.13).
Professor, explique aos alunos que obedecer de coração à Palavra de Deus é melhor do que qualquer forma exterior de adoração, serviço a Deus, ou abnegação pessoal. O pecado de Saul foi seguir seu próprio conceito do certo, acima da revelação bíblica.

Boa ideia!
Você vai precisar de papel laminado dourado, caneta para retroprojetor,purpurina, papel picado, tesoura, fita dupla face e cola.
Desenhe miniaturas de coroas e peça às crianças para enfeitarem.
Depois escreva a frase “O melhor é obedecer”.
Cole fita dupla face na parte de trás e cole na blusa dos alunos


LIÇÃO 06 - JUNIORES
TEMA: Jonas, o profeta do arrependimento
Texto Bíblico: Jonas 1-3

Ricardo e Kátia perseguiam João todos os dias na escola. Eles importunavam, empurravam e zombavam dele constantemente. Simplesmente não o deixavam em paz.
Finalmente, um dia, Ricardo e Kátia entraram numa grande encrenca. “Deixem o João em paz”, foi a ordem do diretor, João mal pode conter sua alegria.
Assim, João estava totalmente despreparado quando, no outro dia, sua professora de matemática chamou-o à parte. “Ricardo e Kátia estão indo mal em matemática”, contou ela. “Eles precisam de um professor particular. Eu gostaria que você os ajudasse”.
João simplesmente riu.
Os brigões de Jonas eram os habitantes de Nínive. Eles atormentavam e feriam o povo de Jonas, os judeus. E Deus queria que Jonas pregasse para eles!
Jonas não queria que o povo de Nínive se voltasse para Deus. Se eles o fizessem, ele sabia que Deus o perdoaria. Jonas não queria que fossem perdoados; ele queria que sofressem.
No final, Jonas acabou pregando, como Deus havia mandado. Os moradores de Nínive realmente se arrependeram, e Deus os perdoou. Eles foram salvos do julgamento, e Jonas reclamou: “Foi isso mesmo que eu pensei que o Senhor ia fazer”.
Jonas sentia que os ninivitas mereciam ser destruídos. Por que ele deveria ajudá-los? Por que deveríamos ajudar pessoas de quem não gostamos?
A resposta é simples: Deus não deseja punir pessoas pecadoras. Ele prefere mudá-las. Era isto que ele queria para o povo de Nínive. É isto o que Ele quer para todo mundo.
Disponha-se a ajudar pessoas de quem você não gosta. Jesus ordenou; “Amem os seus inimigos e orem pelos que perseguem vocês, para que vocês se tornem filhos do Pai de vocês, que está no céu. Porque ele faz com que o sol brilhe sobre os bons e sobre os maus e dá chuvas tanto para os que fazem bem como para os que fazem o mal” (Mateus 5.44,45), (Texto extraído da Bíblia do Adolescente, Aplicação Pessoal).


LIÇÃO 06 – PRÉ-ADOLESCENTES
TEMA: Ajudando com Alegria
Texto Bíblico: Juízes 4.4,6-9

“Assim, ó Senhor, pereçam todos os teus inimigos! Porém os que amam sejam como o sol quando sai na sua força” Juízes 5.31.
Esse versículo é a última estrofe do famoso cântico de Débora, quarta e única mulher líder de Israel durante o longo e difícil período sucessivo a morte de Josué. Ela organizou uma resposta militar à agressão de Jabim, um rei cananeu, cujo exército incluía novecentas temíveis carruagens de ferro. Soldados a pé encarando esse exército seriam como a infantaria moderna avançando contra tanques e artilharia.
No exército de Israel, o fator determinante nunca foi a ordem de batalha, mas sempre a fé de seus líderes. Numa era feia e maligna, Débora convocou a nação para uma missão. Por quarenta anos o povo prosperou sob sua liderança. Num momento decisivo, ela recuou diante da gigantesca vantagem militar de Sísera, mas conduziu os seus compatriotas a vitória – pela oração, por palavras de encorajamento e por sua presença. No final, seu adversário perdeu o exército, a vida e a honra.
Professor, provavelmente em sua classe há aquela velha rixa entre meninos e meninas. Os garotos não ficam nada contentes quando precisam receber ordens das meninas. Explique que Baraque não tinha problemas nenhum em receber orientações de Debora, pois ele sabia que o próprio Deus a havia escolhido para ser juíza.
O apóstolo Paulo nos diz: “Pois por meio da fé em Cristo Jesus, todos vocês são filhos de Deus. Desse modo não existe diferença entre...homens e mulheres:Todos vocês são um só por estarem unidos com Cristo Jesus” (Gálatas 3.26-28).

Bibliografia:

KENDRICK,Michael. 365 Lições de Vida Extraídas de Personagens da Bíblia, CPAD, Rio de Janeiro1999.

Bíblia da Adolescente Aplicação Pessoal, CPAD, Rio de Janeiro 2006.


LIÇÃO 06 - ADOLESCENTES
TEMA: A união faz a força!
Texto Bíblico: Efésios 4.1-7

Os cristãos têm a responsabilidade de manter a unidade. Paulo ressalta que seus leitores devem andar de modo digno diante do Senhor, procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da Paz. A tradução “procurando” é moderada; tradução melhor seria “dando diligência em” ou “esforçando-se seriamente por”. A exortação é para que eles estejam atentos em preservar a unidade da igreja. Espírito, neste caso, não significa o espírito humano ou “concordância de espírito” gerada naturalmente na comunidade Cristã, mas refere-se ao Espírito Santo. Esta unidade é uma criação do Espírito Santo, fato confirmado pela referência de Paulo ao Espírito em 1 Coríntios 12.13: “Pois todos nós fomos batizados em um  Espírito, formando um corpo”. O dom do Espírito Santo gera no coração do crente a unidade de uma personalidade integrada e forma um laço de amor que une toda a comunidade de crentes. A unidade é, ao mesmo tempo, pessoal e social, e o Espírito Santo é a causa originária e sustentadora (Texto extraído do Comentário Bíblico Beacon).


LIÇÃO 06 - JUVENIS
TEMA: A MÍDIA E O CONSUMO
Texto Bíblico: Mateus 6.25-35; Filipenses 4.11-19 


OS MALES DOS CONSUMISMO [1]
O apelo consumista nos meios de comunicação
Muitos são impelidos, especialmente, pela propaganda difundida nas mídias eletrônicas (Rádio, TV, Internet), a comprarem aquilo de que realmente não necessitam. Os profissionais do marketing aproveitam-se das datas comemorativas tais como, Natal, Páscoa, Dia das mães, das crianças, etc., para incitar pessoas ao consumo. O pior do consumismo é que muitos acabam valorizando mais as coisas materiais que as espirituais (Pv 30.15; Mt 6.19-21).
O crente em Jesus deve resistir ao consumo inútil e à tentação do crédito fácil, propalados pela mídia. Lembre-se: “Crédito imediato é também dívida imediata”.

O supérfluo em detrimento do essencial
Essencial para o consumo é aquilo que, sem o qual, a vida exaure: comida, roupa, moradia e, na medida certa, o lazer. Até mesmo no que é indispensável devemos confiar mais em Deus que em nossos próprios esforços (Mt 6.25-34). O supérfluo é tudo aquilo que não é essencial à manutenção da vida. Sob a influência dos meios de comunicação, há os que suprimem itens prioritários à sobrevivência, para comprar produtos de griffe, por mero capricho. A bíblia é enfática em seu ensino contra o desperdício (Is 55.2; 2 Tm 4.5).

A compulsão pelas compras
A vontade compulsiva de comprar pode estar associada a um distúrbio psicológico conhecido como oneomania. Essa doença está associada a diversos fatores tais como: ansiedade, frustração, depressão, transtornos de humor e um desejo reprimido de possuir as coisas. Por isso há tantas pessoas endividadas, especialmente, pelo mau uso do cartão de crédito e de cheques especiais. É uma enfermidade que precisa ser tratada com seriedade e urgência (Pv 15.27; Ec 5.10; Jr 17.11; 1 Tm 6.10).
Obreiros, líderes e crentes em geral, portadores dessa doença, precisam de cura imediata para exercerem o ministério cristão sem impedimento, e glorificarem o santo nome de nosso Senhor Jesus Cristo.

Reflexão: “O consumo desenfreado é motivado pela mídia. As propagandas incentivam o consumo do supérfluo em detrimento do essencial, criando nas pessoas uma compulsão doentia pelas compras”.


LIÇÃO 06 – JOVENS E ADULTOS
O EXEMPLO PESSOAL NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS

INTRODUÇÃO

I. A IMPORTÂNCIA DOS LIMITES 
II. ENSINANDO ATRAVÉS DO EXEMPLO (VALORES)
III. EDUCAÇÃO INTEGRAL

CONCLUSÃO

Os pais: criação conjunta
Por Elaine Cruz

Os filhos são do casal, e ambos os cônjuges precisam estar cônscios de que têm responsabilidades e deveres para com os filhos. Isso vale para os filhos que são gerados pelo casal e pelos que são adotados legalmente, e estende-se também aos filhos de casamentos anteriores de um ou dos dois cônjuges, especialmente quando estes filhos residem com o casal.

1) Maternidade – Gerar filhos é um privilégio da mulher. Embora não possa concebê-los sozinha, é exclusividade da maternidade a experiência única de sentir um ser crescendo e se movendo dentro do corpo feminino. Isso ajuda a explicar porque, via de regra, a mulher é mais apegada aos filhos e mais responsável quanto ao cuidado com os mesmos (Is 49.15).

Na Bíblia, a mulher é designada como figura de amor e cuidado (Tt 2.15), termômetro e edificadora da casa (Pv 14.1) e educadora e guardiã do lar e dos filhos (Pv 31.10-31). Na nossa sociedade, até hoje dizemos “Sua mãe não te deu educação?” para alguém mal educado – o que ilustra o quanto atribuímos às mulheres a tarefa da formação moral dos filhos. Portanto, por mais que a jornada feminina esteja mais apertada face ao acúmulo de diferentes papéis que executa, a tarefa de cuidar, educar e evangelizar os filhos não pode ser renegada ou esquecida.

2) Paternidade – Quando Deus colocou o homem como cabeça da sua esposa e do lar, ele expressa como deve ser a postura masculina no casamento e na família: o homem deve planejar metas para a sua família, projetando planos futuros e esmerando-se no governo e na administração do lar e dos filhos. Isso significa entender o casamento e a paternidade com responsabilidade, como o exercício de um compromisso que deve ser cumprido.

Do ponto de vista divino, o homem é ainda o sacerdote do lar, sendo co-responsável na evangelização e na formação de seus filhos (Dt 6.6-7 e Pv 3.12; 4.1; 15.5). A responsabilidade que Deus atribui à paternidade é ampla, a ponto de ser requisito para o exercício ministerial que o homem, enquanto pai, tenha seus filhos sob disciplina, mantenha o governo dos mesmos e forme filhos fiéis e obedientes (1Tm 3.4,5,12 e Tt 1.6).

Cabe ainda ressaltar que Deus usa a paternidade como modelo de sua relação conosco. Ele é o pai e nós somos seus filhos. Assim sendo, a imagem de Deus formada nos filhos (o “Papai do Céu”) é organizada a partir das atitudes paternas: o filho que tem um pai irresponsável, distante e grosso terá mais dificuldade de aceitar Deus como um Pai fiel amoroso e amigo.

3) Educação partilhada – Há muitos problemas familiares, a maioria deles decorrentes da má condução na educação dos filhos, como a entrada para a marginalidade, a prática da homossexualidade e da prostituição, a agressão doméstica e o uso de drogas. Nesses casos, primeiramente cada cônjuge precisa avaliar como executou seu papel, não para culpar-se, mas para organizar novas formas de atuação. Em segundo lugar, o casal deve discutir onde falhou na partilha das responsabilidades e das atribuições, unindo-se para traçar metas e estratégias de ação. Afinal, é melhor serem dois do que um, e o cordão de três dobras não se quebra facilmente (Ec 4.9-12).




[1] Texto extraído de Lições Bíblicas “As doenças do nosso século: As curas que a Bíblia oferece”, Rio de Janeiro, CPAD, 3º Trimestre de 2008.
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