JESUS SALVA, CURA, LIBERTA, BATIZA NO ESPÍRITO SANTO E BREVE VOLTARÁ!

Informativo Cristão : SUBSÍDIOS PEDAGÓGICOS LIÇÕES 10 - 3º TRIMESTRE 2013

SUBSÍDIOS PEDAGÓGICOS LIÇÕES 10 - 3º TRIMESTRE 2013

Jovens e Adultos
Lição 10: A Alegria do Salvo em Cristo

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

2 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: A lição de hoje tem como título “A Alegria do Salvo em Cristo”
- Iniciem o estudo com a dinâmica “Alegria, alegria...”
- Depois, trabalhem o conteúdo proposto na lição, buscando sempre a participação dos alunos.
Na lição 07, sugeri duas dinâmicas sobre alegria. Fica a dica, caso você não tenha utilizado nenhuma delas, na aula já citada.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Texto Pedagógico

Participação do aluno na aula da EBD
Um novo olhar para uma velha questão

        A participação do aluno no processo de ensino e aprendizagem é condição fundamental para que haja construção do conhecimento, sendo então necessária a tomada de decisão por parte do docente para que proporcione ao aluno, formas diferentes de participar do ato de aprender.
            Neste texto, tecerei algumas considerações especificamente sobre a participação do aluno nas aulas da EBD(Escola Bíblica Dominical).
            Geralmente, as aulas da EBD são ministradas através do método expositivo, isto é, o professor transmite o saber e os alunos escutam... escutam... de forma passiva aquilo que o professor deseja transmitir, sem promover de fato a participação dos discentes no processo.
Reconheço que é quase impossível fugir da aula expositiva. Como assim? Então, parece um contrassenso escrever este texto, não é? Mas, vejamos os caminhos para melhorar este quadro. Este método, quer queira ou não, é utilizado de forma frequente, mas há possibilidades de utilizá-lo com criatividade.
A unilateralidade do ensino centrado no professor é um dos pontos negativos mais agravantes deste método. Sendo assim, é possível modificar esta situação, agregando a ele outros métodos e recursos para potencializar o ensino e a aprendizagem, oportunizando ao aluno uma participação ativa.
Promover experiência participativa nas aulas requer inicialmente tomada de consciência por parte do professor da importância deste ato para a aprendizagem, ou melhor, mudança de paradigma da aula de Escola Dominical, tradicionalmente e historicamente executada de forma não participativa.
Romper com a cultura da não participação, do silêncio e da imobilidade requer questionamento  da prática docente e de resultados. É um ato desafiante, individual e até provocativo, pois nem todos que compõem o corpo docente vão aderir a este modo participativo de ministrar aulas na EBD, criticando até seu modo de ensinar.
Afinal, quais as possibilidades de participação dos alunos na aula da EBD? Já foi dito anteriormente, que há necessidade e possibilidade de agregar outros métodos e recursos de ensino à aula expositiva. Veja alguns exemplos:
- Trabalhar com projetos;
- Divisão de grupos;
- Debates;
- Encenação, esquete;
- Perguntas e respostas;
 - Estudo de caso;
- Dinâmicas;
- Oportunizar o aluno para fazer perguntas, tirando dúvidas;
- Realizar leitura individual e compartilhada de versículos e outros textos;
- Depoimentos dos alunos, relatos de experiências;
Concluindo, desejo aqui ainda me reportar ao que já escutei, quando alguém é questionando quanto ao modo de ensinar sem participação dos alunos, ao dizer: “Mas sempre foi assim!”. Sempre foi assim e você considera que está dando certo? Certo para quem? Fácil para quem? Sempre foi assim porque alguém ainda não rompeu com o modelo que vem sendo copiado ao longo dos anos, mas que precisa ser reinventado, pois não cabe mais este modelo para os ideais de um ensino participativo, que promove aumento da retenção da aprendizagem da Palavra de Deus, forma o caráter cristão e transforma vidas.  Não é difícil de executar, difícil é iniciar, pois há quebra de padrões estabelecidos. Comece por você e contagie seus colegas!

Por Sulamita Macedo.

Dinâmica: Alegria, alegria...

Objetivo:
Refletir sobre a alegria, a paz, a confiança, a esperança e a fé que devemos ter mesmo diante de dificuldades.

Material:
01 caixa que caiba os seguintes objetos:
01 figura de um rosto sorrindo
01 bala de mel
01 lenço
Um pouco de sal
01 pedra
01 espinho
01 limão
01 grão de mostarda
01 figura de um pombo branco

Procedimento:
1 - Passem a caixa para que alguns alunos tirem um objeto.
2 - Peçam para que a pessoa que pegou o objeto pense o que pode significar este objeto nas lutas da vida cristã.
Nesse momento, os alunos podem pedir ajuda ao colega do lado.
3 - Agora, solicitem que os alunos socializem o que pensaram, mostrando primeiro o objeto ou a figura.
Caso haja dificuldade, deem algumas indicações como estas abaixo, sugerindo o que pode representar os objetos ou figuras:
Rosto sorrindo: Alegria na tribulação e no momento do desfecho da situação.
Bala de mel: Alegria que encontramos na Palavra de Deus: As tuas palavras são mais doces que o mel(Sl 119.103)
Lenço: Para enxugar as lágrimas de tristeza, de alegria e quando oramos.
Sal: Conserva a nossa esperança e confiança em Deus
Pedra: Simboliza as dificuldades do caminho
Espinho: Representa o incômodo, o sofrimento
Limão: Representa os azedumes, as angústias, as tristezas
Grão de mostarda: Representa a fé
Pombo: Simboliza a paz
4 – Leiam as referências:
“Tenho vos dito isto, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”(Jo 16.33).
“Regozijai-vos, sempre, no Senhor; outra vez digo: regozijai-vos”(Fp 4.4).
5 – Para concluir, enfatizem a importância da alegria e paz que temos através da atuação divina em nossas vidas, diante das vicissitudes da caminhada cristã.

Por Sulamita Macedo.

Pré-adolescentes – Currículo do Ano 1: O Plano de Salvação
Lição 10: Somos filhos de Deus

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: A lição de hoje tem como título “Somos Filhos de Deus”.
- Depois, utilizem  a dinâmica “Dupla Filiação”.
- Trabalhem outros pontos levantados na lição.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Dupla Filiação

Objetivo: Introduzir o estudo sobre filiação divina.

Material:
Frase digitada: SOMOS FILHOS DE DEUS
Papel colorido para escrever uma mensagem
Caneta

Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo.
- Depois, peçam para que os alunos falem sobre pais ou aquelas pessoas que estão fazendo o papel de maternagem e paternagem para eles, como: tio/tio, avô/avó etc.
Eles podem falar sobre o nome, o que faz(profissão), se é evangélico ou não, o convívio com eles.
- Depois, falem que a relação entre pais e filhos é muito importante e deve haver demonstração de cuidado, carinho e também de correção, quando necessário.
- Peçam para que alguns alunos relatem algum episódio de obediência e desobediência deles(os alunos) e qual foi a reação dos seus pais ou cuidadores.
- Depois, apresentem para os alunos a frase: SOMOS FILHOS DE DEUS.
- Falem: Vocês já escutaram esta frase muitas vezes. Na verdade, nós temos outra filiação, pois Deus é nosso Pai.
- Leiam “Eu serei o Pai de vocês, e vocês serão meus filhos e filhas”(II Co 6.18).
- Continuem, falando: Nós já estudamos que Deus é amoroso e providenciou a salvação para seus filhos, para que tivéssemos acesso a Ele, através de Jesus.
Ele espera que obedeçamos seus ensinamentos, mas se desobedecermos é amoroso para perdoar, mas castiga a quem ama. Não é muito semelhante à atitude de seus pais?
- Sugiram: Que tal fazermos uma mensagem para entregar aos pais ou responsáveis?
Distribuam papel colorido e caneta e peçam para os alunos expressarem algo para seus pais.
- Para finalizar, façam uma oração, agradecendo a Deus por seu amor e cuidado. Expressem também o desejo de obedecê-Lo. Peçam para que os alunos repitam cada frase que vocês falarem na oração.

Por Sulamita Macedo.

Adolescentes - Currículo do Ano 1: Vivendo em Sociedade
Lição 10: É bom Competir?

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: A lição de hoje tem como tema competição e cooperação.
- Para introduzir o tema, utilizem a dinâmica “Competindo”.
- Trabalhem os pontos levantados na lição.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

 Dinâmica: Competindo

Objetivos:
Iniciar o estudo sobre competição
Promover momento de descontração

Material:
01 bexiga para cada aluno
01 pedaço de barbante(50 cm aproximadamente) para cada aluno
01 saco de lixo ou 01 lixeira

Procedimento:
- Entregar 01 bexiga para cada aluno e solicitar para enchê-la e dar um nó.
- Depois, entregar o pedaço de barbante e pedir que eles amarrem na bola.
- Em seguida, amarrem no tornozelo direito de cada aluno com a outra extremidade do barbante.
- Agora, forneçam as seguintes orientações:
Vocês vão estourar a bexiga dos colegas e ao mesmo tempo proteger sua bexiga. O vencedor será o último que estiver com a bola não estourada.
- Falem: Agora, podem começar!
É bastante rápida esta atividade e há barulho das bexigas sendo estouradas e também por causa dos gritos e risadas dos alunos. Então, é recomendável executar a dinâmica em local adequado.
- Solicitem para que eles recolham os barbantes e bexigas e coloquem dentro do saco de lixo ou lixeira.
- Depois, falem sobre a competição que houve entre eles e afirmem que este é o tema da aula de hoje.
- Agora, trabalhem os pontos levantados na lição.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.



Juvenis - Currículo do Ano 1: Fundamentos da nossa fé
Lição 10: A Igreja de Cristo

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: Estudaremos na lição de hoje sobre o que é Igreja, sua origem, missão e as ordenanças – Batismo nas águas e a Santa Ceia.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição, da seguinte forma:
- Coloquem no quadro ou cartolina uma figura de uma Igreja e perguntem:
O que significa a palavra Igreja?
 Aguardem as respostas e depois acrescentem outras informações, apontando também para os símbolos: corpo, templo, noiva, família etc.
 - Perguntem:
Para que serve a Igreja?
Quais suas finalidades?
Aguardem as respostas dos alunos e ampliem essas ideias com os pontos levantados na lição.
Reforcem a importância de estar reunido numa igreja local, para receber o ensino da Palavra de Deus, fortalecer os relacionamentos e comunhão com o Senhor.
- Depois, peçam para que os alunos falem sobre o que eles já presenciaram ou vivenciaram sobre Batismo nas Águas e Santa Ceia.
Observem seus comentários, suas opiniões e informem que estes eventos são ordenanças dadas por Cristo e falem do significado de cada um.
 - Para enfatizar a ideia de que nós formamos o corpo da Igreja, utilizem a dinâmica “O Boneco”.
- Para concluir a aula, leiam o texto “Sermão Silencioso”(postado abaixo).
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: O Boneco

Objetivo: Refletir sobre o trabalho em equipe e a importância da unidade e comunhão no Corpo de Cristo.

Material:
Para o grupo 01: 01 folha de papel ofício e coleção de lápis colorido.
Para o grupo 02: 04 tesouras, 02 tubos de cola, 11 lápis coloridos e 11 folhas de papel ofício, estando escrito nelas as seguintes indicações para desenhar, conforme descrição abaixo:
Folha 01: Cabeça
Folha 02: Pescoço
Folha 03: Tronco (humano)
Folha 04: Braço direito
Folha 05: Braço esquerdo
Folha 06: Mão direita
Folha 07: Mão esquerda
Folha 08: Perna direita
Folha 09: Perna esquerda
Folha 10: Pé direito
Folha 11: Pé esquerdo

Procedimento:
1- Dividam a turma em dois grupos e forneçam as seguintes orientações:
Para o grupo 01:
- Desenhar um boneco, utilizando uma folha de papel ofício e uma coleção de lápis colorido, mas trabalhando em equipe. Para isso, esta atividade deverá ser executada sem que as pessoas do grupo 02 vejam o que está sendo desenvolvido.
 Para o grupo 02(com 11 pessoas):
- Cada componente desenhará uma parte do boneco, individualmente, sem que os colegas vejam, para isso é recomendado que os membros deste grupo estejam separados.
- Montar o boneco, recortando as partes desenhadas e colando-as.
2 – Peçam ao grupo 01 e 02 para apresentar os dois bonecos.
3 – Solicitem para que observem o resultado de cada grupo.
O grupo 01 tem um boneco com partes proporcionais e uniformes.  O grupo 02, embora apresentem um boneco com as características semelhantes ao boneco 01, tem um resultado disforme, desorganizado e desproporcional.
 Perguntem: Por que são diferentes?
O Grupo 01 tem um resultado melhor porque trabalharam em equipe, houve unidade para o desenvolvimento do trabalho.
O Grupo 02 tem um mau resultado porque não trabalharam com união, não trabalharam de forma coletiva.
Quais conclusões podemos extrair dessa dinâmica para nossa vida cristã? Falem da importância da unidade e a comunhão que deve haver no Corpo de Cristo.
4 – Para concluir, leiam: I co 12. 12 e 27; Sl 133.01; Fp 2. 1 a 5.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

Texto de Reflexão: Sermão Silencioso

                Que importância tem a nossa comunhão com a Igreja local? Deixe-me responder a esta pergunta com uma história.
                Um pastor estava preocupado com a ausência de um homem que normalmente vinha aos cultos. Depois de algumas semanas, ele decidiu visitá-lo. Quando o pastor chegou à casa deste homem, ele o encontrou sozinho, sentado diante de uma lareira. O pastor puxou uma cadeira e se sentou ao lado do homem. Mas depois de sua saudação inicial, ele não disse mais nada.
                Os ficaram sentados em silêncio por alguns minutos, enquanto o pastor olhava para as chamas na lareira. Então pegou as pinças e tomou cuidadosamente uma brasa acesa das chamas e a colocou de lado. Sentou-se de volta na sua cadeira, ainda em silêncio. O seu anfitrião observou em reflexão silenciosa como a brasa começou a tremular e se pagou. Pouco depois, estava fria e sem vida.
                O pastor olhou no seu relógio e disse que tinha que ir embora, mas antes disso pegou a brasa fria e a colocou de volta no fogo. Imediatamente, ela começou a luzir novamente com a luz e o calor do carvão aceso ao seu redor.
                Quando o pastor se levantou para sair, o homem também se levantou e lhe deu um aperto de mão. Então, com um sorriso no seu rosto, ele disse: “Obrigado pelo sermão, pastor. Eu vejo o senhor na Igreja, no domingo”.
Autor: David Roper
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