JESUS SALVA, CURA, LIBERTA, BATIZA NO ESPÍRITO SANTO E BREVE VOLTARÁ!

Informativo Cristão : SUBSÍDIOS PEDAGÓGICOS LIÇÕES 10 4º TRIMESTRE 2014

SUBSÍDIOS PEDAGÓGICOS LIÇÕES 10 4º TRIMESTRE 2014

Jovens e Adultos: Integridade Moral e Espiritual – O Legado do Livro de Daniel para a Igreja Hoje
Lição 10: As Setenta Semanas

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: As Setenta Semanas.
Para melhor entendimento deste assunto, é interessante a exposição de um gráfico, semelhante a este:


- Depois, abordem o tema, através dos pontos abaixo:
A que se referem as setenta semanas
O entendimento de Daniel sobre a profecia de Jeremias
O início do cumprimento das 70 semanas
A 69ª.(sexagésima nona) semana
Intervalo entre a 69ª.  e a 70ª.(septuagésima) semana
Os 03 príncipes
O Anticristo
A grande Tribulação
A 2ª vinda de Jesus
- Falem: O evento que marcará o início da 70ª semana será a 2ª Vinda de Cristo, isto é, o Arrebatamento.
- Para enfatizar a preparação dos crentes para este dia tão esperado, utilizem a dinâmica “Arrumando a Mala” ou “Festa de Casamento”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Arrumando a Mala
Objetivo: Refletir sobre a necessidade de estar preparado para a Vinda de Jesus.
Material:
02 cartolinas
02 pincéis atômicos.
Procedimento:
- Escolham dois alunos e falem: Vocês ganharam uma passagem aérea para Paris e o voo será daqui a uma hora.
- Digam: Vocês tem 01 minuto para “arrumar a mala”.
- Mostrem a mala, que será representada pelo quadro ou a cartolina.

- Solicitem para que eles escrevam os nomes dos objetos que irão levar.
- Cronometrem o tempo não deixem passar nenhum segundo e em seguida peçam para que parem de escrever.
- Várias situações podem acontecer:
1 – Pelo pouco tempo, os 02 alunos não conseguirem arrumar a mala.
2 – Mesmo tendo pouco tempo, os alunos conseguirem arrumar a mala, colocando objetos de mais necessidade.
3 – Os alunos recusarem arrumar a mala, porque considera difícil arrumá-la em pouco tempo.
Observação: Qualquer que seja o resultado, há lições a serem extraídas quanto ao tema da Vinda de Jesus.
- Falem: Vamos estudar sobre a Vinda de Jesus e este resultado pode nos remeter a preparação do crente para o arrebatamento que será num abrir e fechar de olhos. Vejamos:
Para a situação 01: Não se prepararam para o Arrebatamento, negligenciou suas ações no tempo para a preparação.
Para a situação 02: Prepararam-se no tempo certo para o Arrebatamento, observou o tempo e as ações.
Para a situação 03: Recusaram-se o momento de preparação para o Arrebatamento, mesmo tendo sido avisado para se organizarem.
- Falem: O importante é que todos estejam preparados para o encontro com Jesus no Arrebatamento.
- Para finalizar, falem: O estudo sobre a vinda de Jesus é o tema da lição de hoje.
- Então, comecem o estudo da lição.
Ideia original desconhecida.
Esta versão por Sulamita Macedo.

Dinâmica: Festa de Casamento
Objetivo:
Ilustrar e refletir sobre a preparação para a vinda de Jesus, o noivo, através da parábola das 10 Virgens
Material:
10 velas
05 caixas de palito de fósforos
05 caixas de palitos de fósforo vazia
01 véu de noiva pequeno
Procedimento:
- Após a leitura da parábola das 10 virgens, falem: A parábola das 10 virgens trata de uma festa de casamento. Naquela época e naquele lugar, o noivo ia ao encontro da noiva na casa do pai dela, levando consigo os familiares e amigos, que cantavam e conduziam tochas para iluminar o caminho, pois não havia energia elétrica. Após o encontro do noivo com a noiva, eles e os convidados iam para a festa de casamento.

- Falem: Vamos fazer aqui uma encenação sobre a parábola.
- Dependendo da quantidade dos alunos, vocês formam 01 casal(menino e menina) e os demais farão o papel das “moças prudentes e imprudentes”.
- Entreguem velas para os alunos e 01 caixa de palito de fósforos para as “moças” prudentes.
Da mesma forma, entreguem velas para os alunos e 01 caixa de palito de fósforos vazia para as “moças” imprudentes.
- Organizem um lugar para ser a casa da noiva e coloquem um véu sobre a cabeça dela.
- Peçam para que os dois grupos se posicionem formando um caminho.
- Então, peçam para que o noivo comece a caminhada até a casa da noiva.
Quando ele começar a andar pelo caminho, vocês(professores) falem alto: Lá vem o noivo.
Neste momento, os dois grupos devem acender as velas, somente 01 grupo vai conseguir(as prudentes) e seguirão o noivo até a casa da noiva.
O outro grupo que não conseguiu acender as velas deve pedir ao outro grupo palitos de fósforo, mas deve ser negado. Elas saem para comprar azeite e quando retornam batem na porta que está fechada, mas não será aberta.
- Para concluir, falem que nesta parábola há uma advertência para que estejamos preparados para a chegada o noivo, Jesus.
Por Sulamita Macedo.

Sugestão para conclusão do Trimestre

Realizar uma Mostra Cultural sobre o livro do Profeta Daniel.
No livro de Daniel há muitos relatos de sonhos, visões e fatos que são elementos facilitadores para uma exposição de trabalhos.
O material para apresentação deve ser diversificado. Vejam algumas indicações
- Apresentar curiosidades sobre o livro e também do autor.
- Elaborar cartazes ou banners sobre temas do livro com desenhos ilustrativos dos sonhos, visões ou situações vivenciadas por Daniel e seus amigos.
- Confeccionar maquetes sobre partes do livro, como: Daniel na cova dos leões, os 03 amigos de Daniel na fornalha.
- Exibir filme ou documentário sobre o livro de Daniel, em local adequado.
- Organizar uma encenação simples sobre o 1º. sonho de Nabucodonosor ou sobre os 4 jovens no palácio do rei.
- Elaborar perguntas para os visitantes, caso respondam corretamente entregar um brinde.
- Se possível, organizem um debate ou uma palestra sobre um tema do livro sugerido pelos componentes da EBD. Com antecedência, duas semanas antes da Mostra, vocês podem fazer uma enquete sobre qual tema desejam se aprofundar, pedindo que assinalem qual o tema de preferência, entre vários itens de assuntos sugeridos por vocês; façam um levantamento dos temas e elejam 01 e no máximo 02 para o debate ou palestra.
Para organizar este momento para o desfecho do trimestre, faço a indicação de leitura do texto “Mostra Cultural na EBD”, que você encontra no marcador “Texto Pedagógico” deste blog. Neste texto, vocês encontrarão vários itens que devem ser observados para que a exposição seja um sucesso. Façam bom proveito!

Por Sulamita Macedo.
Pré-adolescentes – Currículo do Ano 2: O Pré-Adolescente e a Igreja
Lição 10: Igreja, lugar de cura

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: Igreja, lugar de cura.
- Peçam aos alunos para que eles falem os nomes das doenças que eles já tiveram.
Escrevam as respostas no quadro.
- Depois, solicitem que eles acrescentem os nomes das doenças que atualmente mais estão atingindo as pessoas.
Escrevam também estas respostas no quadro. Se necessário, apontem outras.
- Perguntem: Vocês sabem por que há doenças?
Falem sobre o pecado.
- Em seguida, falem sobre o tratamento das doenças através da medicina, mas enfatizem que Jesus, o médico dos médicos, que curou e cura também nos nossos dias.
- Depois, utilizem a dinâmica “Desenrole que Aparece”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Desenrole que Aparece!
Objetivos:
Estudar sobre os milagres de Jesus
Oportunizar momentos de socialização das bênçãos recebidas e agradecimento a Deus.
Reconhecer que Jesus cura nos dias atuais.
Material:
 01 rolo de papel higiênico do tipo picotado
 01 caneta para cada aluno.
Observação: A ideia do uso do rolo de papel higiênico não deve entendida como desmerecimento aos feitos divinos, mas uma proposta de desenrolar(abrir) e expor, tornando conhecida a quantidade de milagres efetuado por Jesus.

Procedimento:
Antes da aula:
Escrever o nome de cada milagre de Jesus em cada parte do rolo de papel higiênico, sem separá-los.
Depois enrolem novamente o papel com cuidado.
Durante a aula:
- Apresentem o rolo de papel higiênico e falem: O rolo de papel higiênico vai passar de mão em mão e cada pessoa deverá retirar a quantidade que desejar, lembrando que outras pessoas também precisarão dele.  Enfatizem que o papel não servirá para uso de higiene.
- Solicitem que cada aluno conte quantas partes picotadas ele tem. Façam a soma e falem: Esta quantidade de milagres é somente uma parte dos milagres de Jesus.
- Falem: Vamos ver agora, quais foram estes milagres?
Então peçam para que cada aluno leia os nomes dos milagres que ele tem escrito nos pedaços de papel.
Falem: Estes milagres foram realizados por Jesus, mas Ele continua operando milagres. Vocês já receberam algum milagre ou conhecem alguém da família que recebeu?
- Agora, orientem para ele escrever, de forma objetiva, uma bênção que ele recebeu ou um milagre recebido por alguém da família em uma parte do papel.
Exemplos:
01 parte do papel: 01 bênção.
04 partes do papel: 04 bênçãos.
- Estipulem no máximo 05 minutos para isto.
- Depois, escolham um aluno que tem poucas partes do papel e outro que tem muitas e solicitem que socializem o grupo as bênçãos recebidas.
- Orientem os alunos para que não descartem o papel e socializem em casa o objetivo da dinâmica e incentivem que os familiares também realizem a enumeração das bênçãos recebidas.
- Leiam, Salmo 40.05: “Muitas são , Senhor meu Deus, as maravilhas que  tens operado para conosco, e os teus pensamentos não se podem contar diante de ti: eu quisera anunciá-los e manifestá-los, mas são mais do que se podem contar”.
Ideia original da utilização do rolo de papel higiênico para outros tipos de dinâmica: desconhecida

Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo
Adolescentes - Currículo do Ano 2: Cartas que Ensinam
Lição 10: Ninguém despreze a sua mocidade!

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Falem: Hoje estamos estudando a 10ª. carta de um conjunto de 13 epístolas escritas pelo apóstolo Paulo.  O estudo será sobre a primeira carta de Paulo a Timóteo.
- Inicialmente, procurem passar informações sobre o jovem Timóteo.
Quem ele era?
O que fazia?
Por que Paulo escreveu para ele?
Qual o conteúdo desta primeira carta?
Onde estava Timóteo quando recebeu a carta de Paulo?
Aproveitem e utilizem um mapa, para mostrar a cidade de Éfeso e Macedônia.
- Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para finalizar a aula, utilizem a dinâmica “Quem é você?”, que possibilitará a oportunidade de conhecer melhor os alunos, contextualizando a ideia de quem é  o jovem Timóteo.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Quem é você?
Objetivo: Conhecer melhor os alunos, contextualizando a ideia sobre o jovem Timóteo.
Material:
01 folha de papel ofício para cada aluno
Vários lápis coloridos
Adesivos variados
01 máquina fotográfica ou celular com câmera
Encadernação
Procedimento:
- Estudamos sobre quem é Timóteo, mas agora que tal conhecer quem é você?
- Distribuam 01 folha de papel ofício para cada aluno e apresentem várias canetas coloridas, adesivos etc.
- Orientem para que os alunos escrevam quem ele é. Por exemplo:
Nome dele, do pai, mãe ou quem é responsável por ele
Idade
Apelido
Onde estuda e que ano faz
O que gosta de fazer quanto está só, em família e com os amigos.
O que deseja fazer no futuro
Quais atividades participa na Igreja
Telefone, email, facebook
Um acontecimento importante
O que ele vai escrever deve caber somente em uma folha de papel ofício, deve usar os lápis coloridos, pode desenhar e/ou utilizar adesivos etc.
Para escrever, os alunos devem obedecer a orientação de uma única posição da folha, horizontal ou vertical(sugiro a horizontal). Uma posição só facilita a encadernação, como também a visualização de cada escrito. Deixem mais ou menos 1cm e meio livre do lado esquerdo da folha para a encadernação
Estipulem um tempo de no máximo 10 minutos para este momento.
Durante a atividade, observem cada aluno e vejam se há alguém precisando de ajuda ou está com dúvida ou se há alguém disperso.
- Depois cada aluno deve socializar com os colegas quem ele é, de forma objetiva.
- Em seguida, recolham cada folha e falem que será encadernado e que este material ficará com vocês e que posteriormente o aluno poderá acrescentar alguma outra informação, caso necessário. As folhas devem ser numeradas.
Antes da encadernação, sugiro que vocês organizem:
.  uma capa(1ª folha), com nome da classe ou número, o ano, nomes dos professores.
. uma relação nominal dos alunos com o número da folha da atividade dele, que podíamos chamar de “índice” (2ª folha).
. a numeração das folhas das atividades dos alunos.
- Sugiro ainda que vocês tirem uma foto dos alunos, que após de impressa deve ser a 3ª folha desta atividade.
- Na aula seguinte, apresentem o caderno com as atividades dos alunos.

Por Sulamita Macedo.
Juvenis - Currículo do Ano 2: O Perigo da Falsa Ciência e das Filosofias Antibíblicas
Lição 10: Ioga prática religiosa disfarçada

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: Ioga prática religiosa disfarçada.

- Para iniciar, sempre é bom saber o que os alunos conhecem sobre o tema – Ioga.
Observem o que eles falam.
- Depois, apresentem informações sobre a Ioga de acordo com os pontos abaixo:
O que é Ioga
Método de relaxamento e meditação
Prática espiritualista do misticismo oriental
Técnica de hatha: método religioso
Prahriti: pessoa encarcerada em seu corpo
Carma
Utilização no ocidente
- Em seguida, apresentem quais os argumentos que os Iogues utilizam para convencer alguém a praticar Ioga(vejam na página 71 no item “os enganos da Ioga”).
- Posteriormente, lancem a pergunta:
Por que os cristãos devem evitar a prática da Ioga?
Então, apresentem as 05 ideias e refutações contidas nas páginas 71 e 72.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Equilíbrio Interior”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Equilíbrio Interior
Objetivo:
Refletir sobre os problemas emocionais e de estresse.
Enfatizar que somente em Deus podemos ter uma vida de equilíbrio.
Material:
Cartolina
Nomes digitados: Ansiedade, Estresse, Problemas emocionais, Fobias, Síndrome do Pânico, Depressão etc.
Cola
01 Bíblia
Observação: colar os nomes mencionados acima na cartolina, cortar em tiras e formar um círculo com cada uma delas.
Procedimento:
- Escolham 01 aluno e falem apenas para ele que vocês vão colocar no braço esquerdo vários nomes; ao serem pendurados, ele deve começar a movimentar o corpo para a esquerda, como se estas palavras estivessem pesando bastante.
 - Falem: A ansiedade, o estresse e problemas emocionais trazem como consequência doenças da alma, como: Fobias, Síndrome do Pânico, Depressão. É lógico que o corpo também sofre as consequências deste desequilíbrio.
À medida que vocês falarem façam o que foi orientado acima.
- Perguntem para o aluno e para a turma:
Mas o que está acontecendo com você?
Aguardem as respostas.
- Depois, falem: As nossas ocupações, a correria do dia a dia, a pressão para realizar tarefas deixam as pessoas assim, em desequilíbrio. Muitas pessoas procuram o equilíbrio de diversas formas, dentre uma delas a prática da Ioga. Mas, nós cristãos não devemos nos apropriar de dessa técnica religiosa pagã.
- Agora, apresentem 01 Bíblia e coloquem na mão direita do aluno.
- Falem: Vejamos o que a Bíblia nos afirma sobre isto.
O aluno deve voltar a posição de equilíbrio, à medida que os versículos abaixo forem lidos:
 “ Lançai sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós”(1 Pedro 5.7).
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”(Mt 11. 28 a 30).
 “Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?”(Mateus 6:25-26).
“Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças”(Filipenses 4:6).
“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai”(Filipenses 4:8).
- Para concluir, falem: O equilíbrio nós temos observando o que a Palavra de Deus nos ensina! A comunhão com Deus, a paz que somente Ele nos dá, a presença do Espírito Santo que mora e está em nós, a meditação na Palavra de Deus, a oração são requisitos para uma vida equilibrada.

Tenham uma excelente e produtiva aula!
Discipulado 1 – Novos Convertidos
Lição 10: O Discípulo vivendo cheio do Espírito

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora iniciem o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Falem do tema da aula: O Discípulo Vivendo Cheio do Espírito.
- Coloquem numa cartolina a seguinte pergunta:
Como podemos estar cheios do Espírito Santo?
Aguardem as respostas e depois reservem para utilizá-las no final da aula.
- Utilizem a dinâmica “Tesouro em Vasos de Barro”.
- Trabalhem os itens da lição sempre de forma participativa.
- Em seguida, retomem a pergunta e as respostas do início da aula e perguntem: E agora, o que podemos acrescentar? O que aprendemos?
- Para finalizar, leiam o texto “Minhocas e Frutos”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Tesouro em Vasos de Barro
Objetivo: Refletir sobre as dádivas, os tesouros que recebemos de Deus.
Material:
01 vaso de barro pequeno
01 caixa revestida com papel dourado
¼ de uma folha de papel ofício com o nome Espírito Santo.
Procedimento:
- Leiam Gn 2.7a: “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra...”
- Apresentem um vaso de barro e falem que este objeto representa nosso corpo, as pessoas, a humanidade.
Observação: dentro do vaso deve estar a caixa dourada.
- Falem: O homem gozava de um relacionamento precioso com Deus, mas com o pecado, o homem perdeu este tesouro (retire a caixa dourada do vaso).
O homem perdeu a comunhão com Deus e ficou separado dEle, porém Deus por seu grande amor proveu a religação, através da salvação por meio de Jesus Cristo. Há dois grupos: os que não aceitam, preferindo permanecer sem o tesouro e os que aceitam, optando pelo resgate do tesouro.
Leiam II Co 4. 4, 5 e 7 e falem: Os que aceitam Jesus como Salvador, tem dentro de si um tesouro(coloquem a caixa dourada dentro do vaso).
Falem também: Desde a conversão e no caminhar cristão, o Espírito Santo vem atuando em nossas vidas e recebemos dádivas espirituais, tesouros.
- Então, retirem do vaso a caixinha dourada e peçam para que 01 aluno abra pra ver o que é o tesouro. O aluno deverá ler o que contém o papel: Espírito Santo.
- Concluam, afirmando que o assunto da lição é sobre este tesouro: O Espírito Santo.
Por Sulamita Macedo.

Texto de Reflexão
Minhocas e frutos
                Você alguma vez já se perguntou por que Deus criou certas criaturas, como os mosquitos e as cobras? Muita  vezes, eu fiz essa pergunta em relação  às minhocas. Por que  Deus criou vermes tão feios?
                Na realidade, as minhocas exercem uma função indispensável. Amy Stuart em um dos seus livros(The Earth Moved: On The Remarkable Achievements os Earthworms), nos conta que num acre de terra existem inumeráveis minhocas, revirando continuamente o solo. A sua atividade silenciosa e invisível é absolutamente essencial – sem minhocas, não há vegetação.
                O que podemos então aprender das minhocas? Não somente na natureza, mas também nas nossas vidas existem forças invisíveis em atividade. Há o trabalho silencioso e despercebido da oração daqueles que estão preocupados pelo nosso bem-estar. Há o trabalho da nossa própria disciplina espiritual, ao orarmos e meditarmos na Palavra de Deus. E há o trabalho vital do Espírito Santo, trabalhando no solo dos nossos corações e produzindo em nós o fruto à semelhança de Cristo: “amor, alegria, paz, paciência...”(Gl 5. 22 e 23).
                Nas nossas vidas e no nosso mundo Deus determinou que influências invisíveis produzam frutos. Seja a pequena minhoca ou a coroa da criação de Deus, a raça humana, existem muito mais coisas em ação do que aquilo que pode ser visto pelos nossos olhos. VCG
Fonte do texto: Nosso Pão Diário


Discipulado 2 – Novos Convertidos
Lição 10: O Discípulo e o Batismo nas águas

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem do tema da aula: O Discípulo e o Batismo nas Águas.
- Iniciem o estudo do tema, utilizando a dinâmica “O Batismo”.
- Trabalhem os itens da lição sempre de forma participativa.
- Para concluir, estimulem os alunos a participar do batismo nas águas, orientando como a Igreja procede neste ato.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: O Batismo
Objetivo: Oportunizar o estudo sobre o batismo bíblico.
Material:
Água
01 bacia pequena
01 boneco pequeno de plástico.
Procedimento:
- Perguntem: Quais os tipos de batismos que vocês conhecem?
Aguardem as respostas.
- Solicitem aos alunos que relatem o que já presenciaram ou participaram sobre os tipos de batismos que eles citaram, utilizando os materiais acima citados. Observem com atenção a demonstração dos batismos vivenciados pelos alunos.
Observação: Caso ocorra apenas a citação do batismo por aspersão, vocês devem apresentar o batismo por imersão.
- Falem: Vimos agora com esta demonstração que há vários tipos de batismo, mas o batismo bíblico é aquele conhecido como “Imersão”.
- Então, leiam Mt 3. 13 a 17. Após a leitura, enfatizem a expressão “saiu logo da água”, que nos assegura que o batismo de Jesus foi por imersão.
- Para finalizar, falem: Agora, vamos estudar sobre este batismo.
Programado por Cristovão Gomes Web Desiner 75 9188 5578 tim