JESUS SALVA, CURA, LIBERTA, BATIZA NO ESPÍRITO SANTO E BREVE VOLTARÁ!

Informativo Cristão : CONTEÚDOS ADICIONAIS LIÇÕES 09 CPAD - 3º TRIMESTRE 2013

CONTEÚDOS ADICIONAIS LIÇÕES 09 CPAD - 3º TRIMESTRE 2013

Lição 09 - MATERNAL
TEMA: Papai do céu me dá saúde
Texto Bíblico: 2 Reis 5.1-16

I - De professor para professor

Prezado professor, neste domingo as crianças aprenderão que Papai do céu nós dá saúde.

·        Recapitule a lição anterior. Pergunte o que elas aprenderam.
·        A palavra-chave que trabalharemos neste domingo é “saúde”.      No decorrer da aula repita a frase: “Papai do céu me dá saúde”.

II – Para refletir
“A vida pode dar  voltas inesperadas e dolorosas. Uma garotinha de Israel descobriu-se um prêmio de guerra.  Ela tornou-se uma escrava, propriedade da família de  Naamã.  Mas ainda que a história se desenrole de forma contrária ao que poderíamos esperar ao invés  de autopiedade, encontramo-la compadecendo-se de seu mestre; ao  invés de  desejar o mal àquele que a tinha capturado, ela espera o seu bem-estar. Ela não estava arrasada por sua desventura e ergueu-se acima de tudo isso.
Naamã, o mestre dessa garotinha, era um comandante sírio bem-sucedido. Mas também era leproso. Em Israel, uma pessoa com lepra era excluída. Os sofredores eram obrigados a anunciar sua imundícia a todos que estivessem próximos.
Com uma fé simples, a garotinha sugeriu à esposa de Naamã que ele fosse ver o profeta de Deus em Samaria, pois tinha certeza que Eliseu seria capaz de realizar a cura. Deve ter havido uma nota de convicção em sua sugestão, porque Naamã a levou a sério. Finalmente ele foi curado por Deus.
Às vezes tudo o que podemos fazer é indicar Deus às pessoas. Todavia, por isso Já realiza grandes coisas. A fé de uma criança pôs em ação uma cadeia de eventos os quais Deus recebeu a glória. Devíamos estar alertas às mesmas oportunidades hoje. O Senhor pode realizar milagres através de nossas pequenas ações”. Texto extraído do livro 365 Lições de Vida Extraídas de Personagens da Bíblia, CPAD.

III – Regras prática para professores
Os professores precisam se colocar no lugar dos seus alunos e tentar sentir o que eles sentem, pensar como eles pensam e vivenciar o que eles vivenciam. Deixar de lado o fato de já conhecerem a lição, sempre lembrando de que os alunos não conhecem. Não podem permanecer em seu próprio mundo, tentando lhes falar através de um grande abismo, como se eles estivessem distantes. Tentem tocar o mundo em que eles vivem. O processo de ensino se tornará uma grande aventura. Texto adaptado do livro Educação que é Cristã, CPAD.

IV - Atividades
Você vai precisar de círculos de cartolina, lã, caneta hidrográfica, tesoura, cola branca e cola colorida.

Procedimento:
1º Passo
Recorte vários círculos de cartolina.

2º Passo
Coma a fita adesiva fixe o palito de churrasco atrás do círculo.

3º Passo
Passe cola branca em outro círculo e fixe no primeiro, na parte onde está o palito afixado. Desenhe uma carinha feliz de um lado e uma triste do outro.

4º Passo
Distribua entre as crianças: fios de lã, cola colorida.

5º Passo
Ajude-os a fazer o cabelo, e peça-os para fazer as gotinhas no rostinho triste, que representaram à doença.

Comente com as crianças que Naamã ficou muito triste quando ficou dodói. Mas depois que Papai do céu o curou ele ficou muito feliz.

Desenvolva a seguinte brincadeira com as crianças: quando você disser: Naamã ficou doente! Elas deverão mostrar a carinha que representa a tristeza, Papai do céu curou Naamã, deverão mostrar a carinha que representa a felicidade.


LIÇÃO 09 - JARDIM DE INFÂNCIA
TEMA: O Amigo de Deus Ama sua Família
Texto Bíblico: Josué 24.14-28

De professor para professor

Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança saiba que o amigo de Deus ama a sua família.

·  A palavra-chave deste domingo é “Família”. No decorrer da aula diga: “O Amigo de Deus Ama a sua Família”.

·       Ensine aos pequenos a amar os membros da família.

II Saiba Mais

O crescimento físico, desta faixa etária já alcançou uma época de muita autoconfiança. Sua coordenação motora e o desenvolvimento dos seus pequenos músculos já avançaram o suficiente para o manuseio de tesouras, pincéis, lápis, gizes de cera e bastões de cola – o material do dia-a-dia do jardim de infância. Já consegue manejar os fechos e botões de sua roupa, embora ainda possa estar aprendendo a amarrar os sapatos.

É capaz de correr, pular e escalar. Provavelmente, em pouco tempo, aprenderá a dançar e saltar obstáculos. Capacitadas por suas habilidades, realiza seus propósitos para a sua satisfação pessoal. Se tiver seus erros e deficiências apontadas pelos adultos, se sentirá um fracasso. Caso contrário, crescerá confiante, adquirindo novas habilidades a cada dia.

Extraído do livro, Como Ensinar Crianças do Jardim de Infância, CPAD.

III - Conversando com o professor

Josué sabia que seu povo deveria fazer uma escolha definitiva em relação a quem serviria. Ele insistiu para que eles afirmassem claramente Aquele em quem colocavam todas as esperanças. A quem eles seriam leais? Seria tal devoção entregue àqueles a quem já haviam derrotado? A indecisão seria um erro fatal, uma causa certa de fracasso. Portanto, escolhei hoje.

Josué já fizera sua escolha. Ele já havia estabelecido o tipo de exemplo que queria que os outros seguissem. Ele exercia toda a influência de que dispunha para ajudá-los a fazer a escolha certa: eu e a minha casa serviremos ao Senhor.
Professor, qual o seu grau de influência sobre os seus alunos?

 IV – Sugestão

Você vai precisar de cartolina na cor vermelha, papel ofício,  caneta hidrográfica, barbante, cola e tesoura.

Procedimento

1º Passo
Recorte dois quadrados iguais.

2º Passo
No primeiro quadrado desenhe um coração e recorte o miolo.

3º Passo
Cole três partes do (laterais e inferior) “porta- retrato”.

4º Passo
Cole o barbante atrás, formando um grande elo.

5º Passo
Recorte as folhas de oficio um pouco menor que os quadrados e peça as crianças para desenharem sua família.

6º Passo
Na frente do “porta-retrato” , escreva a seguinte frase: Eu amo a minha Família. Depois coloque a “foto” dentro do “porta-retrato”.
No término da aula entregue as crianças o colar.


Lição 09 - PRIMÁRIOS
TEMA: O representante de Deus
Êxodo 28.1- 43;39.1-32

“Os descendentes de Arão ofereciam sacrifícios diários por si e pelos pecados do povo (Hb 7.37). Porém, o Senhor Jesus ofereceu a si mesmo a Deus como perfeito e perpétuo sacrifício (Hb 7.26,27). Ele era ao mesmo tempo o sumo sacerdote e o sacrifício santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores e feito mais sublime do que os céus (Hb 7.26; 9.11-15; 1Jo 2.1,2)”. (Texto extraído das Lições Bíblicas do 1º Trimestre de 2008, CPAD).
Professor explique aos seus alunos que os sacrifícios oferecidos pelos sacerdotes apenas cobriam os pecados para que o homem pudesse manter a comunhão com Deus. Mas, quando Cristo se deu por nós o seu sacrifício foi perfeito, apagando, e não cobrindo, as nossas transgressões. Com o nascimento, morte e ressurreição, Jesus se tornou o nosso único mediador diante de Deus, dando-nos o livre acesso ao Pai.

Boa Ideia

Material necessário: Cartolina branca, caneta hidrográfica e tesoura.
Em cada folha de cartolina desenhe a silhueta de uma cruz e escreva o versículo do dia (Hebreus 7.25), depois recorte o desenho em pedaços pequenos, formando um quebra-cabeça.
Divida a classe em dois grupos, e peça para eles montarem o quebra-cabeça. Vence a equipe que montar primeiro.


Lição 09 - JUNIORES
TEMA: O Rei que mais pecou
Leitura Bíblica: 1 Reis 16.29-33; 21.1-29


Professor, inicie a aula fazendo as seguintes perguntas aos alunos: Vocês costumam se emburrar? Quando suas vontades não são atendidas, quando suas preferências são rejeitadas, você fica amuado? Explique que o rei Acabe agia como uma criança mimada quando sua vontade não era atendida. Ele ficou emburrado porque Nabote não aceitou as suas propostas para a compra de vinha. Como consequência, ele ficou emocionalmente fraco e facilmente manipulado por sua agressiva mulher pagã Jezabel. Ele agiu como um bebê a vida toda. Quando as coisas não acontecem da forma em que queremos ou desejamos não podemos ficar emburrados ou agimos inconsequentemente. Devemos depositar a nossa confiança em Deus, porque Ele sabe o que é melhor para cada um.

Acabe esqueceu-se de Deus e ergueu um templo para que todo o povo de Israel adorasse ao deus Baal ao qual a sua esposa Jezabel servia. Acabe deixou de adorar ao verdadeiro Deus o Senhor Jeová.

Boa ideia
“Escrita invisível”
Material necessário: Suco de um limão (coado), tintura de iodo, pincéis e uma folha de cartolina branca.
Com a caneta hidrográfica escreva no alto da cartolina a seguinte pergunta: Quem é o Deus verdadeiro?
Com o pincel embebido no suco do limão escreva a resposta: O Senhor Jeová, e em seguida escolha um dos alunos para embeber o outro pincel na tintura de iodo e passar por cima da sua resposta. Aos poucos a resposta aparecerá e poderão ver o que você escreveu. Leia juntamente com os alunos a resposta que apareceu.


Lição 09 - PRÉ-ADOLESCENTES
TEMA: Benefícios da Salvação
Texto Bíblico: 13.4-10,13

Amor, fruto por excelência!

O amor, em seu conceito mais sublime, é personificado em Deus. A melhor e mais curta definição de amor é Deus, pois Ele é amor. O amor de Deus foi revelado à humanidade por seu filho Jesus Cristo: “Mas Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores” (Rm 5.8); “Como havia amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim” (Jo 13.1).
A quem Jesus tanto amou que voluntariamente deu a própria vida por eles? Indivíduos perfeitos? Não! Um dos discípulos negou a Jesus; outro duvidou dEle; três que compunham o grupo de discípulos mais próximos dormiram enquanto Ele agonizava no jardim do Getsêmani. Dois desses três desejaram elevadas posições no seu Reino. Um se tornou traidor. E quando Jesus ressuscitou, alguns não creram. Porém, Jesus não deixou de amá-los – e os amou até o fim – até a plena extensão do seu amor. Ele foi abandonado, traído, desapontado e rejeitado; contudo, amou!
Jesus quer que amemos as pessoas como Ele nos ama. “O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como vos amei” (Jo 15.12). Isso nunca seria possível pelo amor humano limitado. Mas, à medida que o Espírito Santo desenvolve a semelhança de Cristo em nós, aprendemos a amar como Ele amou. Texto extraído do livro O Fruto do Espírito, CPAD.
 Professor, após expor aos alunos que o maior benefício da salvação é o amor, lance a seguinte pergunta: Quem é o seu próximo? Aguarde as respostas. E leia com a classe Lucas 10.30-37.



Lição 09 – ADOLESCENTES
TEMA: MÍDIA E COMUNICAÇÃO

Texto Bíblico: Salmos 101.1-8

O Salmo 101 deixa claro que não devemos por coisas más diante de nossos olhos. Que coisas seriam estas? Os programas que apelam para a violência excessiva e a sexualidade, revistas pornográficas, livros contrários a Palavra de Deus, inversão de valores, etc.
“As pessoas estão hipnotizadas diante da subjetividade das imagens; muitas não conseguem discernir as artimanhas de Satanás. Precisamos clamar por um avivamento de contrição e santificação (1 Pe 1.15,16; 1Ts 5.23). Entretanto se gastarmos nosso tempo diante da televisão, como vamos clamar a Deus? Sobrará tempo para a oração?” Telma Bueno – Ensinador Cristão nº39.

Boa Ideia

Você vai precisar de jornais, revistas, papel ofício, régua, tesoura, cola branca, caixas, lápis de cor e caneta.
Divida a classe em grupos de no máximo cinco alunos e entregue os materiais. A matéria ou o artigo que os alunos produzirão terá como tema a lição estudada, “Mídia e Comunicação”. Cada grupo escolhe o meio de comunicação que deseja reproduzir, televisão, jornais, revistas, outdoors, panfletos, etc. Com a autorização prévia do superintendente da Escola Dominical, exponha o trabalho dos alunos para a igreja.


LIÇÃO 09 - JUVENIS
TEMA: A Salvação

Texto Bíblico: Efésios 2.5-9

O Três Aspectos da Salvação

Há três aspectos da salvação, e cada qual caracteriza-se por uma palavra que a define:

  1. Justificação é um termo judicial que nos faz lembrar um tribunal. O homem, culpado e condenado, perante Deus, é absolvido e declarado justo, isto é, justificado.

  1. Regeneração (a experiência subjetiva) e Adoção (o privilégio objetivo) sugerem uma cena familiar. A alma, morta em transgressões e ofensas, precisa duma nova vida, sendo ela concedida por um ato divino de regeneração. A pessoa, por conseguinte, torna-se herdeira de Deus e membro de Sua família.

  1. A palavra Santificação [gr. hagiazõ e katharizõ; significa “santificar, separar, purificar, dedicar ou consagrar] sugere uma cena junto ao Templo, pois essa palavra relaciona-se com o culto a Deus. Harmonizadas suas relações com a lei de Deus e tendo recebido uma nova vida, a pessoa, dessa hora em diante, dedica-se ao serviço de Deus. Comprado por elevado preço, já não é dono de si; não mais se afasta do templo (figurativamente falando), mas serve a Deus de dia e de noite (Lucas 2.37). Tal pessoa é santificada e por sua própria vontade entrega-se a Deus.

LIÇÃO 09 - JOVENS E ADULTOS
TEMA: Confrontando os Inimigos da Cruz de Cristo

INTRODUÇÃO

I. Exortação à Firmeza
II. Os Inimigos da Cruz (3.18,19)
III. O Futuro Glorioso dos que amam a cruz de Cristo (3.20,21)

CONCLUSÃO

John Kenox: Um exemplo de firmeza no Evangelho
A Vida de John Knox[1]
Na Escócia, um herói reformista teve a mesma envergadura e o mesmo poder que Calvino teve em Genebra. Seu nome era Jonh Knox (1513 – 1572). Sabe-se pouco do início de sua vida, a não ser que foi criado em Haddington e frequentou a Universidade de Saint Andrews. Ele abraçou o ponto de vista da Reforma por causa da influência de um amigo muito próximo, Gerge Wishart. O arcebispo Beaton prendeu Wishart por causa de suas posições e não permitiu que John Knox intercedesse a favor dele. No dia em que queimaram George Wishart na estaca, em Saint Andrews, John entrou no movimento reformista. A população preparava-se para uma revolução, pois havia grande fomentação intelectual, como também raiva por causa dos muitos abusos cometidos pelo clero. O povo escocês queria uma fé simples e pura. Knox tornou-se um líder natural.
Entretanto, sua jornada para tornar-se líder levou-o a uma rota de dificuldade e sofrimento. Depois de capturado em Saint Andrews, ele serviu por dezenove meses como escravo. Depois de sua libertação, tornou-se capelão real. Mas a vida não ficaria mais fácil para ele. Em 1533, teve de esconder-se quando a patrona católica, rainha Maria, subiu ao trono da Inglaterra. John Knox refugiou-se em Genebra, onde se tornou discípulo de João Calvino, tanto na teologia como na forma de governar a igreja. Em 1555, ele retornou para a Escócia, pastoreou uma congregação e casou-se com Marjorie Bowes.
[...] Knox permaneceu firme, com coragem e constância, contra os líderes políticos que tentavam esmagar sua visão teológica. Como escritor observou: “Seu destemor e sua bem-sucedida oposição ao regente e à rainha distinguem-no como verdadeiro patriota. Contudo, o próprio homem foi a chave para suas grandes conquistas – incansável, sincero, simples, prático... sem esquecer o humor e a ternura”.
A gravação na lápide de Knox reflete fielmente sua personalidade modesta e simples: uma pedra de pavimentação gravada apenas com as iniciais, em letras pequenas, que repousa na estrada de High Street, em Edimburgo. A sepultura modesta não nos impede de reconhecer que Knox foi um dos homens mais influentes de toda a Escócia. Os escoceses, agradecidos pela disposição dele em resistir com dedicação a uma das épocas mais turbulentas, também devem agradecer a Deus pelo fato de a igreja desse país estar viva e bem.

Professor, coragem, personalidade e temor só a Deus, foram as características de John Kenox (similares as do profeta Jeremias). Knox não exitou em conclamar o povo, a chorar e rogar a Deus uma intervenção numa nação onde a imoralidade, a falta de sobriedade (embriaguez), o tráfico de coisas sagradas, a ganância por dinheiro e o desprezo pelo povo caracterizavam a sociedade e os líderes da Igreja Romana da época. Knox influenciou de sobremaneira a sociedade, deixando-nos o exemplo de não conformação com a situação atual. Devemos atender esse chamado para angústia, devemos chorar e prantear aos pés do Senhor (Zc 12.10). Quando choramos com sinceridade, Deus promete consolo e anuncia tão grande livramento (Zc 13.1). 

 “Dá-me a Escócia, senão morrerei.”
                           (John Kenox)



[1] Texto Extraído da Obra de James L. Garlow “Deus e o seu Povo, a História da Igreja como Reino de Deus. 1ª ed. Rio de Janeiro, CPAD, 2007, p. 145, 6.







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