JESUS SALVA, CURA, LIBERTA, BATIZA NO ESPÍRITO SANTO E BREVE VOLTARÁ!

Informativo Cristão : Lição 3: Oração e Recomendação às Mulheres Cristãs

Lição 3: Oração e Recomendação às Mulheres Cristãs

19 de Julho de 2015

TEXTO ÁUREO

"Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens."  (1 Tm  2.1)
VERDADE PRÁTICA
A oração é o meio pelo qual falamos com Deus, intercedemos por nossas necessidades e em favor do próximo.

LEITURA DIÁRIA

Segunda - Tg 5.15
A oração da fé salvará o doente e ele será levantado
TerTerça - Sl 6.9
Deus aceita as nossas orações e súplicas
Quarta - Pv 15.8
Deus se contenta com a oração dos retos
Quinta - Pv 28.9
A oração dos que se desviam da lei do Senhor é abominável 
Sexta - At 3.1
A oração de Pedro e João feita no Templo
Sábado - Tg 5.16
Devemos orar uns pelos outros diariamente



LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

1 Timóteo 2.1-5,9-11

1 - Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens,
2 - pelos reis e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade.
3 - Porque isto é bom e agradável diante de Deus, nosso Salvador,
4 - que quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade.
5 - Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem,
9 - Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos,
10 - mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras.
11 - A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição

OBJETIVO GERAL

Apresentar as recomendações paulinas quanto à oração e o comportamento da mulher cristã.

HINOS SUGERIDOS: 151, 296, 577 da Harpa Cristã

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.

Tratar acerca da responsabilidade do crente de orar em favor de todos os homens.
Conscientizar-se de que Deus deseja que todos se  salvem.  
Refletir a respeito da maneira como as mulheres cristãs devem se vestir. 
Discutir a respeito da conduta das mulheres na igreja. 

INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Você já parou para pensar na recomendação paulina a Timóteo a fim de que orasse  por todos os homens, em especial os que estão na posição de líder? Pare e pense! Paulo fez esta recomendação quando Nero era o imperador. Sabemos que Nero foi uma das figuras mais polêmicas da história. Ficou conhecido por suas atrocidades. Orar por alguém que admiramos não exige esforço algum, mas a Palavra de Deus nos exorta a orar por todos, sejam eles bons ou maus. Os crentes eram perseguidos, presos e jogados no Coliseu para serem devorados pelos leões, mas eram incentivados a orar em favor de seus algozes. Tem você orado por nossos governantes? Que venhamos aprender com os irmãos da igreja do primeiro século a interceder em favor de todos os que estão em eminência, sejam eles justos ou injustos, pois esta é a vontade de Deus para nós.  

COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
Nesta lição estudaremos a respeito da ordem na Igreja. Sabemos que Paulo escreveu a Timóteo para que ele colocasse ordem na igreja efésia. Este era um assunto de extrema importância, tanto que o apóstolo declara: "Admoesto-te, pois, antes de tudo". Paulo orienta o pastor quanto à oração por todos os que têm autoridade, a fim de que pudessem viver de modo quieto e sossegado. 
Como Igreja do Senhor precisamos interceder a fim de que possamos cumprir nossa missão de levar a salvação aos homens que, a cada dia, estão mais distantes de Deus. Paulo também ensina a respeito do comportamento das mulheres na vida da igreja. [Comentário:  A tarefa de Timóteo na cidade de Éfeso não era pequena. Paulo o havia deixado com o cargo de corrigir "certas pessoas" que estavam promovendo erro doutrinário (1Tm 1.3). Na primeira carta, para ajudá-lo a combater estes falsos mestres, Paulo ensina a Timóteo "como se deve proceder na casa de Deus" (1Tm 3.15). Embora que Timóteo fosse ainda jovem (1Tm 4.12), ele teria que ensinar e ordenar estes mandamentos de Deus aos irmãos de Éfeso (1Tm 4.6,11,16). Éfeso era a cidade mais importante da província romana de Ásia. Foi situada perto do mar Egeu. Duas estradas importantes cruzaram em Éfeso, uma seguindo a costa e a outra continuando para o interior, passando por Laodicéia. Assim, Éfeso teve uma localização importantíssima de contato entre os dois lados do império romano (a Europa e a Ásia). Historiadores geralmente calculam a população da cidade no primeiro século entre 250.000 e 500.000. Éfeso era conhecida, também, como o foco de adoração da deusa da fertilidade, Ártemis ou Diana. Sabemos algumas coisas sobre a história da igreja em Éfeso de outros livros do Novo Testamento. No final de sua segunda viagem, Paulo deixou Áqüila e Priscila em Éfeso, onde corrigiram o entendimento incompleto de Apolo sobre o caminho do Senhor (At 18.18-26). Na terceira viagem, Paulo voltou para Éfeso, onde pregou a palavra de Deus por três anos (At 19.1-41; 20.31). Na volta da mesma viagem, passou em Mileto e encontrou-se com os presbíteros de Éfeso (At 20.17-38). Durante os anos na prisão, Paulo escreveu a epístola aos efésios. Destas diversas referências aos efésios, podemos observar algumas coisas importantes sobre essa igreja. Desde o início, houve a necessidade de examinar doutrinas e aceitar somente o que Deus havia revelado. Assim, Áqüila e Priscila ajudaram Apolo (At 18.26); Paulo advertiu os presbíteros do perigo de falsos mestres entre eles (At 20.29-31), e orientou Timóteo a admoestar os irmãos a não ensinarem outra doutrina (1Tm 1.3-7). A carta de Paulo aos efésios destacou a importância do amor (5.2), um tema frisado, também, na carta dirigida a esta igreja no Apocalipse.] Vamos pensar maduramente sobre a fé cristã?








Programado por Cristovão Gomes Web Desiner 75 9188 5578 tim