JESUS SALVA, CURA, LIBERTA, BATIZA NO ESPÍRITO SANTO E BREVE VOLTARÁ!

Informativo Cristão : SUBSÍDIOS PEDAGÓGICO LIÇÃO 06 3º TRIMESTRE 1013

SUBSÍDIOS PEDAGÓGICO LIÇÃO 06 3º TRIMESTRE 1013

Jovens e Adultos – Filipenses – A humildade de Cristo como exemplo para a Igreja
Lição 06: A Fidelidade dos obreiros do Senhor

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

2 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: A lição de hoje tem como tema a liderança servidora do apóstolo Paulo.
- Iniciem o estudo desta lição, utilizando a dinâmica “Aprendendo com Paulo – O Mentor”.
 - Trabalhem o conteúdo proposto na lição, buscando sempre a participação dos alunos.
- Para concluir, sugiro a dinâmica “Cooperadores”, que deverá ser utilizada somente se houver lugar apropriado para a execução dela, vejam a razão na descrição do procedimento.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Texto pedagógico

A Preparação do Professor

Com o chamado para o ensino, o professor deve se preparar para que exerça de exitosa a tarefa que lhe foi dada, pois esta nobre atividade requer dedicação, conforme lemos em Romanos 12:7: "... se é ensinar, haja dedicação ao ensino”.
Este texto trata da preparação do professor da Escola Bíblica Dominical em 04 níveis: espiritual, teológico, secular e pedagógico.
1 – Preparação Espiritual:
O professor da EBD deve se preparar espiritualmente, através da oração, do jejum e da leitura bíblica de forma sistemática. Veja alguns exemplos do mestre Jesus
“... Assentai-vos aqui, enquanto vou além orar...” Mt 26.36
“E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites...” Mt 4. 1 e 2
            É bom ressaltar que no momento de oração, o professor deve orar também por seus alunos. Ao preparar a aula peça ajuda ao Espírito Santo.

2 – Preparação Teológica:
É muito importante a preparação teológica. Professor, prepara-se para dar aula! Leia pelo menos duas vezes a lição e em seguida procure aprofundar o tema da aula em livros, periódicos e sites confiáveis, para que você se sinta seguro para ministrar o assunto.

3 – Preparação Secular
O preparo secular é outro ponto que o professor não pode negligenciar. Estude sempre, cultive o hábito de ler. Mantenha-se informado sobre os acontecimentos ocorridos na sua cidade, no seu estado, no Brasil e no mundo e procure contextualizá-los com o tema da lição ou com o tipo de aluno que você ensina.
 “Persiste em lê...” I Tm 4.13
“Examinai tudo. Retende o bem”. I Ts 5.21

4 – Preparação Pedagógica
É muito comum encontrar professores da EBD que não possuem formação pedagógica. E agora? Você foi chamado para ensinar, então é necessário que sua preparação seja completa.
Se puder, sugiro que você faça um curso de Pedagogia.  Há muitas facilidades para ingressar em um curso como este, com aulas presenciais e/ou à distância, os preços são também são bons. Fica a dica! Você pode encontrar outras alternativas de tomar conhecimento da pedagogia,  participando de congressos, de conferências, de reuniões pedagógicas etc. Não perca as oportunidades!
Enfatizo a importância do preparo pedagógico, para que você possa compartilhar de forma adequada os conhecimentos referentes a cada lição. Escolha métodos de ensino variados, utilize dinâmicas, leia bons livros pedagógicos, planeje a aula, não improvise, dinamize o ensino, procure envolver os alunos com a aula, mantenha vínculos com os alunos.
Leia os textos pedagógicos deste blog( procure no marcador “Textos Pedagógicos”), eles tratam de temas pertinentes  ao ensino, vejam os títulos que você pode encontrar:
1 - O Processo Comunicativo na EBD
2 - Como abordar o tema da Avaliação da Aprendizagem
3 - Avaliando a Avaliação da Aprendizagem na Escola Bíblica Dominical
4 - A utilização de mapas nas aulas da EBD
5 - Leitura nas aulas da EBD
6 - Não faça drama! Saiba como utilizar a dramatização como instrumento de aprendizagem na EBD
7 - Método de Ensino: Estudo de Caso
8 - Método de Perguntas e Respostas
9 - Em discussão: O Método do Debate nas aulas da EBD
10 - Método de Divisão em Grupos nas aulas da EBD
11 - Participação do aluno na aula da EBD
12 - Um novo olhar para uma velha questão
13 - Dinâmicas
14 - Tecnologias na EBD
15 - Aprendendo com o Mestre Jesus
16 - Pensando n(a) EBD
17 - Interação Professor x Aluno
18 - Preparando a aula
20 - A utilização de Recursos Visuais na EBD
21 - A Utilização da Música como Recurso de Ensino
22 - A Aula
23 - Planejamento de Aula
24 - Classe para a Terceira Idade: Desafios e Possibilidades
Quer ser um professor bem sucedido? Observe e ponha em prática as orientações expostas acima, agregando a alegria e motivação para ensinar.
“Dá Instrução ao sábio e ele se fará mais sábio...” Pv 9.9

Por Sulamita Macedo.

Dinâmica: Aprendendo com Paulo – O Mentor

Objetivo:
Estudar sobre o tipo de liderança de Paulo e capacidade dos seus liderados, Timóteo e Epafrodito.
Sensibilizar os lideres para que tenham Paulo como modelo de líder.

Material:
Figuras de médico, dentista, motorista e professor
Pedaço de cartolina vermelha para cada aluno
Pedaço de cartolina verde para cada aluno
01 folha de papel madeira

Procedimento:
- Coloquem no quadro 04 figuras e façam as seguintes perguntas:
Médico: Vocês confiariam num médico sem experiência para se operar?
Dentista: Vocês fariam um tratamento dentário com uma pessoa que se diz dentista, e é muito procurado pelos clientes para realizar procedimentos?
Motorista: Vocês fariam uma viagem com um motorista que nunca dirigiu um ônibus e tem pouca experiência no volante?
Professor: Vocês fariam um curso com um professor que não apresenta capacidade, habilidade e conhecimento sobre o tema do curso?
- Observem as respostas e reflitam sobre elas. Certamente as respostas serão negativas, tendo em vista a falta de preparação desses profissionais.
- Perguntem: Por que Paulo escolheu Timóteo e Epafrodito para substituí-lo em Filipos?
Timóteo e Epafrodito eram preparados, tinham qualidades e eram capazes de exercer esta função, pois Paulo, como líder e mentor deles, reconheceu neles, os liderados, condições para exercer este serviço.
O que é mentor? Pessoa que aconselha, ensina ou guia(dicionário Michaelis).
Temos em Paulo um modelo de liderança servidora.
- A liderança é algo muito comum no nosso cotidiano, quer seja na nossa família, na igreja, no trabalho etc. Ora somos lideres, ora liderados. Vivenciamos posturas diferentes de lideres, porém esta lição enfatiza os princípios da liderança servidora.
- Perguntem quais as formas de liderança exercidas, de um modo geral, por aquele grupo e anotem as respostas num quadro.
Por exemplo, Pastor, Líder do Setor, Superintendente da EBD, dirigente de Círculo de Oração, Comissão de Visitas, regente de conjunto ou coral, professor(a) da EBD, pregador(a), mãe, pai etc
- Distribuam dois pedaços de cartolina verde e vermelha para cada aluno e solicitem aos alunos para destacarem um ponto positivo(cartolina verde) e um negativo(cartolina vermelha) da liderança que eles exercem; não precisa de identificação dos nomes dos alunos; colem numa folha de papel madeira, separando-os em duas colunas; o grupo deverá identificar quais características precisam melhorar ou aquelas que necessitam continuar.
 - Trabalhem com a turma o conteúdo dos itens da lição, observando sempre como os princípios dessa liderança podem ser absorvidos ou melhorados nas nossas ações.

Por Sulamita Macedo.

Dinâmica: Cooperadores

Objetivo: Refletir sobre a importância da liderança e os cooperadores.

Material:
01 bexiga para cada aluno

Local de realização: Adequado para o uso de bexigas, não é bom que seja dentro do templo, pois vai chamar a atenção de outras classes.

Procedimento:
- Distribuam 01 bexiga para cada aluno e peçam para que encham e deem um nó para o ar não escapar.
- Solicitem para que fiquem em círculo e joguem as bexigas para cima.
- Em seguida, comecem a retirar alguns alunos do círculo, mas suas bexigas permanecerão.
- Retirem mais pessoas e deixem as bolas para que as que permaneceram tentem controlar todas as bolas.
- Continuem retirando até deixar uma pessoa.
- Não se preocupem quando os alunos começarem a reclamar, incentive-os a continuar lutando para dominar todas as bolas, até que eles percebam que não conseguem e parem.
- Façam uma reflexão sobre a atividade, apontando para a importância da cooperação de todos, enfatizando que o líder necessita de outros para poder trabalhar de forma exitosa.
Paulo, o líder, precisou de dois cooperadores, Timóteo e Epafrodito, preparados e capacitados para o serviço. Sigamos pois este exemplo(Fp  2. 19 e 25).
Moisés também precisou de colaboradores que tinham propósitos comuns, vejam:
“E acontecia que, quando Moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia; mas quando ele abaixava a sua mão, Amaleque prevalecia. Porém as mãos de Moisés eram pesadas, por isso tomaram uma pedra, e a puseram debaixo dele, para assentar-se sobre ela; e Arão e Hur sustentaram as suas mãos, um de um lado e o outro do outro; assim ficaram as suas mãos firmes até que o sol se pôs” (Ex17. 11 e 12).

Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.



Pré-adolescentes – Currículo do Ano 1: O Plano de Salvação
Lição 06: A Fé que nos salva

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: A lição de hoje tem como título “A Fé que nos salva”.
- Introduzam o estudo do tema com a dinâmica “Fé Salvadora”.
- Depois, trabalhem outros pontos levantados na lição.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Fé Salvadora

Objetivo: Ilustrar a fé salvadora.

Material:
01 figura de um prédio em chamas

Procedimento:
- Apresentem uma figura de um prédio em chamas.
- Falem: Vamos supor que vocês estivessem em um prédio que está em chamas, semelhante ao desta figura.
Vocês tentaram descer pelas escadas, mas havia muita fumaça e fogo e não conseguiram sair.
De repente aparece um bombeiro que orienta que vocês pulem, pois haverá uma rede mais embaixo que amortecerá a queda de vocês.
- Perguntem: O que vocês fariam? Pulariam? 
Aguardem as respostas.
- Depois, falem: Podemos tomar esta situação para ilustrar, de forma simples, a fé que nos salva, pois vocês estavam sem saída para uma situação de vida ou morte, a escolha era sua de se jogar e ser salvo ou permanecer e morrer.
Assim é a fé salvadora. O ser humano está em pecado, morto espiritualmente, não tem saída para se libertar, mas Jesus aparece e lhe dar uma boa notícia que pode lhe salvar, é necessário confiar, crer e ter fé nEle que pode lhe tirar desta situação.
Quem aceita Jesus como seu salvador, toma esta atitude pela fé, libertando-se do reino das trevas para entrar no reino da luz, passando a ter uma vida espiritual abundante.
- Agora, trabalhem os pontos levantados na lição.
Por Sulamita Macedo.

Adolescentes - Currículo do Ano 1: Vivendo em Sociedade
Lição 06: Abaixo a Violência

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: A lição de hoje tem como tema “Abaixo a violência”.
- Introduzam o estudo do tema através da dinâmica “Estamos no mesmo barco”.
- Agora, trabalhem os pontos levantados na lição.
Tenham uma produtiva e excelente aula!

Dinâmica: Estamos no mesmo barco

Objetivo: Estudar o tema da violência social, de forma contextualizada.

Material:
Reportagens sobre diversos tipos de violência

Procedimento:
- Entreguem para os alunos várias reportagens sobre violência.
- Peçam para que eles agrupem estas reportagens por tipo de violência.
- Perguntem: Quantos aqui na classe sofreram algum tipo de violência social?
Certamente, quase a totalidade da turma vai responder que sim. Aguardem as respostas e comecem a tabular a quantidade de acordo com o tipo de violência, por exemplo: assalto, roubo, bullying, assassinato, assédio moral e/ou sexual, perseguição, sequestro etc.
Façam uma abordagem mesmo sucinta sobre a violência doméstica, Lei no 11.340/06(conhecida como Lei Maria da Penha). Há outra violência que não pode ser esquecida que é o Bullying, pois há crianças, adolescente se jovens sofrendo este tipo de violência dos colegas e estão calados, passando por situações constrangedoras e humilhantes na escola, e, seus pais e eles mesmos precisam denunciar  estes fatos.
Procurem informações sobre estes tipos de violência num site de busca, nos quais vocês poderão ler sobre isto.
- Falem de exemplos registrados na Bíblia sobre violência, como: Caim que matou Abel, o homem da parábola do Bom Samaritano.
- Falem: A origem da violência está no pecado e que Caim cometeu o primeiro assassinato (Gn. 6.5).  
O que podemos concluir? Abel, o homem da parábola e nós passamos por situações semelhantes, isto é, somos também vítimas de violência. A violência não é algo do mundo moderno. Estamos no mesmo barco.
Mas, lembrem-se de que Jesus está conosco no barco, quando somos surpreendidos pelas tempestades da vida. Leiam Mt 4.34 a 41.
- Agora, trabalhem os demais pontos levantados na lição.
Por Sulamita Macedo.

Juvenis - Currículo do Ano 1: Fundamentos da nossa fé
Lição 06: Os Seres Angelicais

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: Estudaremos na lição de hoje sobre anjos.
- Iniciem o estudo da lição, através da dinâmica “Um anjo em minha vida”.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Tenham uma excelente e produtiva aula!


Dinâmica: Um Anjo em minha vida

Objetivo: Introduzir o estudo sobre anjos.

Material:
½ folha de papel ofício
01 tubo de cola
01 rolo de fita adesiva
01 cartolina colorida
01 figura ou 01 escultura de anjo
Papel pequeno para cada aluno
01 saco ou 01 caixa pequena
Cartão de mensagem para cada aluno

Procedimento:
- Entreguem para os alunos ½ folha de papel ofício e peçam para que desenhem um anjo.
Aguardem e depois coloquem os desenhos fixados numa cartolina ou quadro.
- Depois, apresentem uma figura ou uma escultura de anjo, que são encontradas a preços módicos.
- Reflitam sobre as características destes desenhos.
Normalmente, os anjos desenhados ou esculpidos possuem asas, vestem roupas longas, a expressão facial é serena, cabelos cacheados etc.
- Depois, perguntem:
Por que temos estas ideias sobre anjos?
Alguns de vocês já viram um anjo?
Aguardem as respostas.
Certamente as respostas vão girar em torno de que nunca viram anjos, mas o que sabem diz respeito ao que observam em figuras ou esculturas ou o que já leram na Bíblia.
- Em seguida, trabalhem o que significa a palavra anjo.
Falem que significa “mensageiro”, lemos no Antigo Testamento que uma das funções dos anjos era levar mensagens para as pessoas.
- Agora, entreguem para cada aluno um papel pequeno em branco, peçam para escrever o nome dele.
Recolham todos os papéis, dobre-os e coloquem dentro de um saco ou caixa.
- Peçam para que os alunos retirem um papel e abram. Caso tenha tirado seu próprio nome, o aluno deverá trocar por outro.
- Entreguem um cartão com mensagem para cada aluno, pode ser do tipo que já se compra pronto ou o professor elabora uma mensagem ou deixa a critério do aluno.
Peçam para que os alunos coloquem no cartão o nome do colega que ele tirou da caixinha.
- Falem: Vimos que a palavra anjo significa mensageiro, então vamos ser neste momento um mensageiro que leva uma mensagem para seu colega(aquela pessoa que tirou o nome).
- Então, peçam para que os alunos se levantem e façam a entrega dos cartões.
- Agora, trabalhem os pontos levantados na lição.

Por Sulamita Macedo.
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