JESUS SALVA, CURA, LIBERTA, BATIZA NO ESPÍRITO SANTO E BREVE VOLTARÁ!

Informativo Cristão : CONTEÚDOS ADICONAIS LIÇÃO 06 3º TRIMESTRE 2013

CONTEÚDOS ADICONAIS LIÇÃO 06 3º TRIMESTRE 2013

LIÇÃO 06 MATERNAL
TEMA: Papai do Céu me dá alegria
Texto Bíblico: Neemias 3.16-20; 4.1-6; 12.27-43

I - De professor para professor

Prezado professor, neste domingo as crianças aprenderão que Papai do Céu nos dá alegria.

·         Recapitule a lição anterior. Pergunte o que elas aprenderam.
·         A palavra-chave que trabalharemos neste domingo é “alegria”. No decorrer da aula repita a frase: “Papai do Céu me dá alegria”.

II – Para refletir

Adorando a Deus através dos louvores.

O salmo 150 diz: “Louvai-o com o som de trombeta;[...] com saltério e a harpa; [...] com adufe e a flauta”, (Sl 150.3,4). As crianças podem adorar e louvar a Deus com suas vozes e com instrumentos musicais simples. A música pode ser usada durante os momentos de adoração, de forma que as crianças sejam encorajadas responder a Deus pela Palavra e Seus atos poderosos. Extraído Manual de Ensino para o Educador, CPAD.


III - Sugestão

Você vai precisar de palitos de churrasco, copos descartáveis, fitas adesivas coloridas, grãos de arroz ou feijão, cola, cola colorida e tiras de papel com a frase “Sirvo a Deus com alegria”.

1 - Peças às crianças que enfeitem os copinhos de café com pintinhas feitas de cola colorida.
2 - Após a secarem deposite alguns grãos dentro dos copinhos.
3 - Una os copinhos com fita adesiva colorida.
4 - Fure as bases dos copinhos (meio) transpassando o palito. Por segurança cole fita adesiva na ponta fina do palito.
5 - No palito de churrasco cole a tira de papel com a frase “Sirvo a Deus com alegria”.
6 - Junto com as crianças entoem cânticos alegres e utilize o chocalho.


Obs. Você pode utilizar também potinhos ou garrafinhas de iogurte, com grãos dentro e fechar a boca do pote com um pedaço de plástico.


LIÇÃO 06 - JARDIM DE INFÂNCIA
TEMA: O amigo de Deus é corajoso
Texto Bíblico: 1 Samuel 17.34,35

De professor para professor

Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança aprenda a confiar em Deus.

A palavra-chave deste domingo é “Coragem”. No decorrer da aula diga: “O amigo de Deus é corajoso”.

Conversando com o professor
Entregue-se completamente a Deus
“Uma das principais qualidade de um excelente pincel de um artista deve ser sua total entrega ao pintor para que possa fazer o que quiser com ele. Um harpista gosta muito de tocar em uma determinada harpa porque a conhece, e o instrumento quase parece conhecê-lo. Assim, quando Deus coloca suas mãos nas cordas de nosso ser, e toda força em nós parece responder aos movimentos das mãos dEle, tornamo-nos um instrumento que Ele pode usar.
Não é fácil ficar nessa condição, estar sensível a ponto de receber a impressão que o Espírito deseja transmitir e ser influenciado por Ele. Se buscarmos a Deus diariamente, orando sem cessar, nos tornaremos um pincel na mão do Artista e uma harpa afinada para tocar a música do Mestre.
Quão sensível você é ao toque do Mestre? Você fica atento para ouvi-lo?
Texto extraído do livro: O Melhor de Charles Spurgeon, editado pela CPAD
Atividade
Você vai precisar de cartolina colorida, elástico fino, pincel atômico , tesoura e cola.
Desenhe e recorte máscaras de leão e de urso para a seção Vamos brincar da revista.
Tenha uma boa aula! 


Lição 6  - PRIMÁRIOS
Celebrando a Deus
Texto Bíblico: Êxodo 23.14-19; Levítico 23.4-21,23-44

A Ceia do Senhor foi instituída por Jesus por ocasião de sua última refeição de Páscoa, na companhia dos discípulos, apenas horas antes de ser crucificado. Para nós, a Ceia do Senhor tomou o lugar da Páscoa do Antigo Testamento, “porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós” (1Co 5.7). Ordenou Jesus que a Ceia do Senhor fosse repetida em intervalos frequentes, até sua segunda vinda. Jesus disse: “Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha” (1 Co 11.26).
Os elementos que compõe a Santa Ceia, o pão e vinho, têm significados distintos. O pão simboliza o corpo de Cristo (Mt 26.26). O partir do pão simboliza Jesus, o qual nos foi dado (Lc 22.19) na sua morte, quando foi partido por nós. O vinho, o “sangue da uva” (Dt 32.14), simboliza o sangue de Jesus quando, na sua morte na cruz, foi derramado para a remissão dos nossos pecados (Mt 26.28).
A ceia é um ato comemorativo da morte de Jesus. Ela não lembra somente o sofrimento, mas também a vitória de Jesus. Através da Santa Ceia, podemos olhar para trás, lembrando-nos da morte expiatória do Senhor; olhamos também para o presente, onde verificamos que o Gólgota  ainda tem poder, pois Cristo ressuscitou e está presente, manifestando a sua graça aos que crêem  na mensagem da cruz (1 Co 2.5).
         Professor, aproveite esta aula para explicar às crianças o significado e a importância da Santa Ceia do Senhor. Deixe bem claro aos pequenos que a Santa Ceia é uma festa para a Igreja do Senhor.
Lição 06 - JUNIORES
TEMA: O Rei Muito Sábio
Leitura Bíblica 1 Reis 1.28-40; 2.1-4; 3.3-28

 Geralmente no meio do ano, somos tentados a fraquejar. Para encorajá-lo a prosseguir firme, segue uma reflexão:

“E se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente [...]” Tiago 1.5
Davi não sabia o que dizer aos filhos quando estes perguntaram se a sua mãe morreria. A esposa de Davi, Stephanie, havia começado a ter ataques. No início, eram leves e somente ocorriam poucas vezes no mês, mas com o passar do tempo, os sintomas pioraram em uma velocidade rapidamente crescente. Embora centenas de amigos, parentes e membros da igreja realizassem inúmeras vigílias de oração por ela, o seu peso diminuiu para 40 quilos e a sua condição piorou. Em 1996, os ataques aconteciam diariamente, às vezes de hora em hora.
Davi raramente deixava Stephanie, e começou a se perguntar se ela conseguiria sobreviver até o dia do seu aniversário, quando faria trinta anos. Certa noite, nas primeiras horas da madrugada, Davi chegou ao limite. A situação parecia desesperadora, e ele mesmo estava exausto. Ele foi até o quintal iluminado somente pela luz das estrelas, e caiu de joelhos. “Deus!” Suplicou. “Não posso aguentar mais! Por favor, mostra-me o que fazer!”
Foi uma oração desesperada. Naquele momento, contudo, um sentimento de tranquilidade encheu o coração de Davi, e imediatamente veio-lhe à mente o nome de um médico. No mesmo dia aquele médico examinou Stephanie e diagnosticou uma rara deficiência química – algo que os outros médicos tinham ignorado.
Dentro de uma semana, os ataques de Stephanie haviam desaparecido. Seus olhos brilhavam, e sua mente estava lúcida. A oração de Davi a Deus foi sincera: “Obrigado, Senhor, por devolver-me a minha esposa!”
Deus ainda atende a orações hoje, e ama quando seus filhos vêm até Ele com suas necessidades. Quando você não souber o que fazer, quando precisar de sabedoria divina acima de tudo, simplesmente peça-a – Ele a oferece gratuitamente! (Extraído do livro Graça Diária, CPAD).
Prezado professor, quando estiver com dúvidas de qual o melhor método ou a melhor maneira para solucionar as dificuldades de sua classe, ore e busque ao Senhor, Ele lhe dará sabedoria para solucionar as dificuldades.


Lição 06 - PRÉ-ADOLESCENTES
TEMA: A Fé Que Nos Salva
Texto Bíblico: Marcos 5.25-30,33,34

“As Escrituras estão permeadas de diversos acontecimentos que foram promovidos pela fé. Deus operou de várias maneiras, com o objetivo de honrar a fé dos seus servos que nEle depositaram sua confiança.  Alguns destes milagres operados em respostas  a necessidades prementes, se visualizados dentro da lógica humana,  seriam tidos como impossíveis. Mas sabemos que para Deus nada é impossível, pois Ele opera quando quer e pode ultrapassar qualquer possibilidade daquilo que é impossível. ‘Porque para Deus nada é impossível’ (Lc 1.37). Aqui, portanto, cabe a frase que se delineia pelo campo da fé quando esta opera milagres: ‘ o milagre não se explica, se aceita’. E o testemunho da fé somente pode ser alcançado por meio da fé, por que sem fé é impossível que tal testemunho seja consolidado” (Extraído do livro Epístolas aos Hebreus, CPAD).
Professor leia com os alunos o capítulo 11 de Hebreus, denominado por muitos com “A Galeria dos Heróis da Fé”. Converse com seus alunos acerca dos grandes feitos de Deus, e afirme que o Senhor continua a operar milagres e maravilhas. Aproveite essa oportunidade e convide um dos alunos para contar um milagre ou provisão de Deus que eles tenham vivido ou presenciando.


Lição 6 – ADOLESCENTES
TEMA: ABAIXO A VIOLÊNCIA
 Texto Bíblico: Gênesis 4.5-8; Mateus 5.43-48

Grande parte da história do mundo parece estar relacionada com guerras. O século XX testemunhou duas guerras mundiais e muitas outras de menor amplitude. Na atualidade, há guerras frias e quentes, guerras de palavras, guerras que envolvem armas, rumores de guerra, formações maciças de sistemas de defesa e ameaças mais perturbadoras de guerras globais. Nosso Deus nos avisou que nos últimos dias não haveria paz, senão guerras e rumores de guerras (Mateus 24). Este é um sinal de que em breve Ele virá arrebatar a Igreja, julgar as nações e estabelecer o seu glorioso Reino de Paz e Justiça.
O fato de não ter paz é confirmado por relatórios médicos que atribuem até setenta e cinco por cento de todas as doenças a distúrbios interiores, como ódio, medo, ansiedade ou tensão. Não vivemos em um mundo calmo; contudo, é possível que o crente cheio do Espírito tenha paz, porque sua confiança não está neste mundo, mas em Jesus. Em João 14.27, Jesus falou aos discípulos:      “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize” (Extraído do livro O Fruto do Espírito, CPAD).

O mundo tenta negociar a paz, mas nós, servos do Altíssimo, não precisamos negociá-la, porque temos o Príncipe da Paz. Charles Stanley autor do livro Paz um maravilhoso presente de Deus para você comenta que: “O mundo considera a Paz como sendo um resultado de fazer as coisas certas, dizer palavras certas, ter atividade profissional certa e ter as intenções certas. Esses não são nem de longe os critérios para a paz descrita na Palavra de Deus. A paz é uma qualidade íntima que nasce de um relacionamento correto com Deus [...]”. 
Quando nos aproximamos mais de Deus e passamos a ter intimidade real com Ele, brota à paz que excede todo entendimento. A Palavra Deus nos ensina a ter domínio próprio.


LIÇÃO 06 - JUVENIS
TEMA: Os Seres Angelicais
Texto Bíblico: Hb 1.5-7,13,14

AS EVIDÊNCIAS BÍBLICAS DOS ANJOS

Os anjos desfrutam de uma razão de viver que todos os seres volitivos poderão experimentar. Adoram a Deus e prestam-lhe serviços. Seu propósito geral, refletido nas palavras hebraicas e gregas traduzidas por “anjo” (mal’akh e angelos, “mensageiro”), é levar a mensagem das palavras e das obras divinas.
Os anjos, portanto, servem primariamente a Deus. Embora as Escrituras reconheçam-os como “espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação” (Hb 1.14), não deixam de ser espíritos enviados por Deus (Ap 22.16).
Que são servos de Deus fica também subentendido pela linguagem das Escrituras. São designados como “o anjo do SENHOR” (49 vezes), “o anjo de Deus” (18 vezes), e os anjos do Filho do Homem (7 vezes). Deus os chama especialmente “meus anjos” (3 vezes), e as pessoas se referem a eles como “seus anjos” (12 vezes). Finalmente, quando o termo “anjos” ocorre isoladamente, o contexto normalmente indica a quem eles pertencem – Deus!
Todos os anjos foram criados numa só ocasião. A Bíblia não dá nenhum indício de um cronograma de criação incremental de anjos (nem de alguma outra coisa). Foram formados por Cristo e para Ele quando “mandou, e logo foram criados” (Sl 148.5; ver também Cl 1.16-17; 1 Pe 3.22). E posto que os anjos “nem casam, nem são dados em casamento” (Mt 22.30), formam um grupo completo, que não necessita de reprodução.
Como seres criados, são perpétuos, mas não eternos. Somente Deus tem a “imortalidade” (1 Tm 6.16) no sentido de não ter começo nem fim. Os anjos tiveram um começo, mas não terão fim, pois estarão presentes nos tempos eternos e na Nova Jerusalém (Hb 12.22; Ap 21.9,12).
Os anjos têm uma natureza incomparável; são superiores aos seres humanos (Sl 8.5), mas inferiores ao Jesus encarnado (Hb 1.6).

TEXTO EXTRAÍDO: Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. CPAD.

LIÇÃO 6 - JOVENS E ADULTOS
TEMA: A FIDELIDADE DOS OBREIROS DO SENHOR

INTRODUÇÃO

I. A Preocupação de Paulo Com a Igreja
II. O Envio de Timóteo à Filipos (2.19-24)
III. Epafrodito, Um Obreiro Dedicado (2.25-30)

CONCLUSÃO

MANEJE AS POSSESSÕES MATERIAIS COM INTEGRIDADE

Por James K. Bridges

A preocupação nos tempos bíblicos dizia respeito ao encargo da usura ou juros sobre empréstimos feitos aos pobres, os quais não dispunham de recursos financeiros para prover as necessidades básicas. [...] Más índoles e reputações ministeriais têm sido destruídas pelo mau emprego do dinheiro e possessões materiais do que praticamente por qualquer outra tentação. Poucos têm aprendido a imitar o exemplo do apóstolo Paulo. Na verdade, foi ele quem observou que os presbíteros (pastores) são merecedores “de duplicada honra” (possivelmente, mas não necessariamente, de dinheiro). Também citou: “Digno é o obreiro do seu salário” (1 Tm 5.17,18). Mas o mesmo Paulo recusou aceitar salários da igreja coríntia, escolhendo antes sustentar-se por outros meios do que ser considerado como alguém que buscava obter riquezas pessoais daqueles a quem desejava ganhar para Cristo.

Se outros participam deste poder sobre vós, por que não, mais justamente, nós? Mas nós não usamos deste direito; antes, suportamos tudo, para não pormos impedimento algum ao evangelho de Cristo. Mas eu de nenhuma destas coisas usei e não escrevi isso para que assim se faça comigo; porque melhor me fora morrer do que alguém fazer vã esta minha glória. Logo, que prêmio tenho? Que, evangelizando, proponha de graça o evangelho de Cristo, para não abusar do meu poder no evangelho (1 Co 9.12,15,18).

O dever de os líderes espirituais prestarem contas financeiras é algo extremamente desejável, a fim de evitar especulações desnecessárias sobre a remuneração e estilo de vida do servo do Senhor. Certo ministro que atua na pregação do Evangelho pela televisão solicitou a uma junta de diretores corretamente escolhida e comissionada, que o ajudasse na prestação de contas, de forma que a renda do seu ministério, proveniente de todas as origens, fosse devidamente monitorada. A obrigatoriedade de prestar contas não tem o desígnio de restringir a renda pessoal, mas de permitir que o público saiba que um sentinela foi instituído com o propósito de prevenir a possibilidade de abusos. Embora o Antigo Testamento proibisse os levitas de possuírem bens imóveis particulares, a restrição não é assim declarada no Novo Testamento. Não obstante, a liderança espiritual sempre deve se guardar da ganância de acumular possessões terrestres, as quais entorpecem o impacto do ministério do servo de Deus.

Texto extraído da obra “Pastor Pentecostal: Teologia e Práticas Pastorais”, editada pela CPAD.




Programado por Cristovão Gomes Web Desiner 75 9188 5578 tim