JESUS SALVA, CURA, LIBERTA, BATIZA NO ESPÍRITO SANTO E BREVE VOLTARÁ!

Informativo Cristão : SUBSÍDIOS LIÇÕES 11 DA CPAD

SUBSÍDIOS LIÇÕES 11 DA CPAD

Lição 11 – MATERNAL
- A ovelha fujona
As ovelhas eram muito valorizadas na...


Texto Bíblico Mateus 18.10-14

De professor para professor

Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é fazer com que as crianças confiem em Jesus como Bom Pastor, e procure jamais afastar-se dEle.

• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.

• A palavra-chave da aula de hoje é “OVELHA”. Então, durante o decorrer da aula repita a frase: “Somos ovelhinhas de Jesus.”

Para refletir

• “As ovelhas eram muito valorizadas na Palestina. No entanto, sua fragilidade era notória. As ovelhas eram indefesas, incapazes de se defenderem. Ademais, eram tolas e propensas a se extraviarem. Jesus nos faz lembrar de que nós, seres humanos, compartilhamos desta última característica. Como crentes, nos extraviamos, mas quando isso acontecer, seremos conduzidos de volta para a companhia das ovelhas de Deus, jubilosos e sem recriminações. Dar boas-vindas aos que se extraviaram é uma maneira de que dispomos para preservar os pequeninos na comunidade de fé” (extraído de Guia do Leitor da Bíblia, CPAD).

• Professor, as crianças do maternal interessam-se por Deus e por isso fazem perguntas sobre Ele. O professor não deve menosprezar ou ignorar suas indagações, por mais estranhas ou simplórias que lhe pareçam.

Regras Práticas para os Professores

 1. Prepare cada lição por meio de um novo estudo. O conhecimento adquirido o ano que passou necessariamente já se diluiu um pouco.  Somente novos conceitos nos levam a realizar melhores esforços.
2. Busque em suas lições analogias com fatos e princípios mais conhecidos. Nestes, encontramos as ilustrações que tornarão a lição ainda mais nova.
3. Estude a lição até que tome a forma de uma linguagem familiar. O  que resulta do pensamento claro é o discurso claro, o falar claramente.
4. Busque a ordem natural das distintas partes da lição. Em toda ciência há um passo natural que vai das noções mais simples aos fatos mais profundos; o mesmo ocorre a cada lição.
5. Busque a relação que existe entre a lição e a vida dos alunos. O valor prático da lição está fundamentado nessas relações.
6. Lembre-se de que o domínio completo de poucas coisas é melhor do que o conhecimento superficial de muitas (extraído do livro As Sete Leis do Ensino, CPAD).

• Atividade
Reúna seus alunos em círculo. Mostre os visuais e faça um pequeno resumo da história. Depois faça algumas perguntas aos alunos, como por exemplo: “Quantas ovelhas tinha o pastor?” “O que o pastor fez ao encontrar a ovelha perdida?” “Quem é o nosso Bom Pastor?”


Lição 11 -  JARDIM DE INFÂNCIA
Jesus lava os pés de seus ajudantes
Jesus não lavou os pés dos discípulos...

Texto Bíblico Marcos 13.1-20

De professor para professor

Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é fazer com que as crianças aprendam que Jesus lavou os pés dos seus discípulos para nos deixar o exemplo.

• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.

• A palavra-chave da aula de hoje é “HUMILDADE”. Então, durante o decorrer da aula repita a frase: “Jesus nos ensina a sermos humildes.”

Para refletir

• “Jesus não lavou os pés dos discípulos somente para ser gentil com cada um deles. Seu objetivo maior era estender sua missão na terra depois de sua partida. Esses homens deveriam ir a todas as partes do mundo para servir a Deus, ajudando uns aos outros e a todas as pessoas a quem levassem a mensagem da salvação” (extraído da Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, CPAD).

• Professor, as “crianças do jardim têm limitados conceitos de espaço e tempo. Refreie-se a se referir à história ou cronologia. Enfatize o presente. Explique em termos do que é conhecido. Aumente a experiência da criança” (extraído do Manual do Ensino, CPAD).

Regras Práticas para os Professores

 Ao planejar a aprendizagem o professor deve:

1.    Manter-se atualizado e em sintonia com as tendências didático-pedagógicas;
2.    Estabelecer objetivos realistas e precisos;
3.    Correlacionar conteúdos às necessidades e à realidade;
4.    Organizar sequencialmente os conteúdos;
5.    Propor ações coerentes aos objetivos e aos conteúdos;
6.    Determinar recursos adequados às atividades propostas;
7.    Definir estratégias de avaliação;
8.    Registrar esquematicamente sua proposta educativa, abrindo espaço para ajustes.
(Extraído de Abordagens e Práticas da Pedagogia Cristã, CPAD.)

• Atividade

Para reforçar o ensino da lição sugerimos que você se sente com as crianças em círculo no chão da classe. Mostre os visuais da lição novamente e faça as seguintes perguntas: Jesus, nosso Salvador era humilde? Por que Jesus lavou os pés dos discípulos? Isso mesmo, Jesus queria ensinar sobre humildade.


Lição 11 – PRIMARIOS
 - Jesus morreu para nos salvar
Dar a vida é a maior prova de amor...
Texto Bíblico: Mateus 26.47-68;27.11-61

“Dar a vida é a maior prova de amor que existe. Muitos já fizeram este gesto, mas nunca ninguém conseguiu alcançar de uma só vez a todos os homens. Só Jesus praticou esse ato com perfeição, pois morreu tanto pelos homens bons, quanto pelos maus. Por aqueles que estavam distantes. Morreu por todos de sua época e o seu ato continuou atravessando os séculos e resgatando todos os pecadores. Hoje, seu sacrifício alcançou a nós também. Ele se importou com a humanidade condenada à morte eterna. A Bíblia diz que ‘dificilmente alguém se disporia morrer por um justo; talvez aceitasse morrer por um homem de bem. Mas nisso Deus prova o seu amor para conosco: Cristo morreu por nós quando ainda éramos pecadores (Rm 5.7-8).’ (Texto extraído da revista de Pré-adolescente Mestre 3. Rio de Janeiro, CPAD).
Boa ideia!
Desenhe em uma cartolina a silueta de uma cruz, depois escreva nela o versículo do dia ( Cl 1.22). Recorte a cruz em vários pedacinhos e peça as crianças para montarem e lerem em voz alta o versículo.  


Lição 11 – JUNIORES
- Sal e Luz
À luz desses dois ricos símbolos empregados ...
Texto Bíblico: Mateus 5.13-16

Relevantes em todo lugar

À luz desses dois ricos símbolos empregados por Jesus entendemos que a relevância cristã tem de se fazer notar em todos os segmentos da sociedade. O sal colocado dentro de uma panela introduz os seus valores nutricionais, além do sabor, em todos os grãos em processo de cozimento. A luz tem o poder de afastar as trevas e aclarar todo o ambiente iluminado. Ambos podem ser encontrados e percebidos desde as mais simples choupanas aos mais esplendorosos palácios, desde uma extremidade a outra, porque são indispensáveis à vida.
O princípio aqui aduzido pressupõe que não há como secionar a vida cristã em compartimentos estanques, onde se possa manter um estilo de comportamento distinto para o sagrado e outro para o secular. É óbvio que o texto não está propondo a universalidade da salvação, nem que os súditos do Reino vivam ou imponham esse conceito, na presente era, como o objetivo de sua fé. Deus quer que todos se arrependam, mas nem todos serão salvos — a Bíblia é clara — não havendo necessidade de considerações teológicas alongadas sobre o tema.
O que está em questão é o compromisso de viver a fé cristã de tal maneira que ela seja o referencial em todas as áreas da vida e determine os princípios que orientarão quaisquer decisões no âmbito sagrado ou secular. Não tenho preconceito contra a classe política, mas pela transparência do cargo aí está um bom exemplo para ilustrar o conceito. Se você, como cristão, exerce um mandato eletivo, não lhe fica bem afirmar que na Assembleia Legislativa, se for este o caso, não é cristão e sim deputado, como se uma coisa não tivesse nada a ver com a outra. Convém lembrar que não há essa dicotomia diante de Deus.
Não importa a profissão secular que o crente exerça: político, advogado, engenheiro, médico, policial, mecânico, pedreiro; em qualquer situação, os princípios de vida que valem para o sagrado aplicam-se também ao dia-a-dia de cada um. Isto requer dos salvos uma presença ativa e marcante que faça diferença no mundo. Esta é uma palavra-chave atualmente um pouco esquecida no vocabulário cristão. Mas é preciso resgatá-la. Não se trata de adotar uma postura legalista e de exterioridade, mas vivenciar a fé cristã em todas as suas dimensões mediante a comunhão com Cristo. Onde há sal e luz percebe-se de forma clara a sua presença distintiva.”

Boa ideia

Entregue uma folha de papel para cada aluno, lápis e borracha e explique-lhes que farão um teste para saber se estão sendo sal e luz no mundo. Escreva no quadro-de-giz algumas situações hipotéticas. Por exemplo: a) Eu evito falar com uma criança que não seja popular; b) Eu assisto o programa de televisão “x” porque meus amigos assistem; c) Eu gosto de brincar da brincadeira “y” porque todo mundo brinca; c) Tem coisas que eu só faço porque senão ninguém vai gostar de mim.  Os alunos devem responder nas suas folhas “verdadeiro” ou “falso”, mas não precisam mostrar suas respostas para ninguém. Se a maioria das respostas for verdadeira, eles podem estar sofrendo grande influência dos amigos. Enfatize ao final que, como luz e sal, eles é que devem influenciar os amigos e não o contrário.


Lição 11  PRÉ-ADOLESCENTES
 - Sem estresse
Uma preocupação saudável com algo...


Texto Bíblico: Mateus 6.25-30

Uma preocupação saudável com algo que está surgindo em sua vida pode ser uma coisa boa. Isto pode fazê-lo considerar seriamente a situação e motivá-lo a traçar um plano de ação que cuide do assunto. Mas, muitas vezes, este cuidado saudável transforma-se em uma preocupação excessiva com o problema, desencadeando um comportamento mais destrutivo chamado “tormento”.

A preocupação excessiva é algo problemático. Estudos mostram que ela retarda o processo de tomada de decisão e pode prejudicar o pensamento, o aprendizado e a memória. Quando se preocupa, você se desliga do que está acontecendo no presente e se fixa nas coisas que aconteceram no passado e que podem ocorrer no futuro. Quando a preocupação surge, você se desconecta do que acontece ao redor e não percebe o que Deus está fazendo na sua vida naquele instante.

Preocupar-se consome muita energia, mas não produz quaisquer resultados que valham a pena. Em um estudo, os pesquisadores descobriram que mais de 70% das preocupações das pessoas que eles estudaram nunca aconteceram ou estavam completamente fora do seu controle. De fato, preocupar-se nunca mudará o que aconteceu no passado nem alterará o futuro.

Em Mateus 6.34, Jesus instruiu: “Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo”. Quando surgir algo que o preocupe, deixe-o aos cuidados do Senhor em oração e confie na graça dEle para superar os transtornos. Determine-se a ver os desafios e percalços não como obstáculos, mas como oportunidades para Deus operar em sua vida e demonstrar a sua misericórdia e graça (Texto extraído do livro, Graça Diária, p236, Rio de Janeiro: CPAD,2007).


Lição 11 - ADOLESCENTES
- Seja prudente
No tempo de Paulo eram os atletas...

Texto Bíblico: Provérbios 12.23; 14.15-18

A Disciplina é uma Parceira da Prudência

No tempo de Paulo eram os atletas mais do que disciplinados. Na conquista de uma coroa de louro, empenhavam-se além de suas forças; perseguiam o impossível. Descreve-os o apóstolo Paulo: “E, se alguém também milita, não é coroado se não militar legitimamente” (2 Tm 2.5).

Muitos foram os atletas que, por falta de disciplina, caíram em opróbrio e tudo perderam. Outros, porém até mesmo de coisas simples e lícitas se abstiveram, porque tinham em mente o estabelecimento de um novo recorde e a conquista de mais uma medalha. Os atletas gregos treinavam até a exaustão; agonizavam-se durante os jogos olímpicos. Pois sabiam eles que aquela oportunidade era-lhes única; não haveria uma segunda chance. E se não se exercitassem devidamente? Se faltassem com a disciplina? Se não empenhassem devidamente, como haveriam de chegar à sua cidade sem os troféus?

Se naqueles estádios, punham-se os competidores lutar por uma vitória corruptível e efêmera, nós avançamos em busca de eternos galardões. Por isto temos de, à semelhança daqueles atletas, porta-nos de maneira viril e disciplinadas: “E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível” (1ª Co 9.25).

Bibliografia:
ANDRADE, Claudionor. As Disciplinas da Vida Cristã. Rio de Janeiro:CPAD.


Lição 11 - JUVENIS
- Salmos falam de medo
A comunicação cujo processo é oculto...


Texto Bíblico: Salmos 91.1-16

A MENSAGEM SUBLINAR COMO FONTE DE MEDO  NA VIDA DO JOVEM

A comunicação cujo processo é oculto ou dissimulado e o uso ou não de tecnologias que objetivam assediar ou apavorar pessoas, a esta ideia chama-se Mensagem Subliminar. Ela confundiu a origem da informação deixando no ar a concepção de que a informação pode ser objeto de celeumas no ambientes, confusões de pensamentos e relacionamentos pessoais, bem como outras áreas humanas.

A Palavra de Deus mostra a realidade e a astúcia de Satanás de investir, com artifícios encantáveis e sutis, contra a vida de milhares de jovens. Mas a mesma Palavra denota que é preciso VIGIAR: “Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo” (1 Pe 5.8,9).

Por isso, prezado professor, como educador cristão você tem o compromisso de ensinar a Palavra de Deus como um auxiliador que implanta na mente e no coração dos seus alunos os princípios eternos: “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração” (Hb 4.12). Boa aula!


Lição 11 JOVENS E ADULTOS
 - Como alcançar a verdadeira prosperidade
Eu gosto dele. Ele era um homem...

Texto Bíblico: 1 Crônicas 29.10-18

INTRODUÇÃO

I. CONFIANÇA NA SUFIÊNCIA DE DEUS 
II. DEDICANDO-SE AO TRABALHO
III. USANDO O DINHEIRO CONSCIENTEMENTE

NEEMIAS: UMA INSPIRAÇÃO PARA O TRABALHO

POR  J. I. Packer

“Eu gosto dele. Ele era um homem de construção”, confidenciou-me o velho construtor texano. Alegrei-me ao ouvi-lo porque, francamente, também gosto de Neemias. Espero que, quando chegar ao céu, possa reconhecê-lo e confessar-lhe isso. O que desejo que ele saiba é que, durante o meio século em que tenho servido a Cristo, ele me tem ajudado muito, talvez mais que qualquer outro personagem bíblico, que não o próprio Senhor Jesus. Quando, aos dezenove anos, comecei a imaginar se Deus me quereria no ministério, foi a experiência de Neemias que me mostrou como se dá a orientação vocacional, e pôs-me no caminho. Quando me encarreguei de um centro de estudo comprometido a neutralizar a teologia liberal, foi Neemias quem me forneceu as ideias de que eu necessitava para comandar um empreendimento de Deus e lidar com a oposição fortificada. 
Quando, depois disso, tornei-me o diretor de uma faculdade teológica, que se achava em apuros financeiros, novamente foi o exemplo de liderança de Neemias que me ensinou como fazer o meu trabalho. Uma vez que podemos falar daquilo que vimos, quando sou convidado a palestrar sobre vocação e/ou liderança, frequentemente levo os meus ouvintes a uma viagem pela história de Neemias. É natural que nos afeiçoemos a alguém a quem tanto devemos, sinto-me profundamente endividado com Neemias. Ninguém deve admirar-se, então, de que eu o considere agora um amigo particular. Tampouco sou eu o único a considerá-lo como tal. Um livro publicado em 1986 começa assim:

Os detalhes de meu primeiro encontro com ele acham-se nublados em minha mente. Deus enviou-o a mim em meus primeiros anos na universidade, a fim de ajudar-me a superar alguns desafios formidáveis. Desde então, ele tem sido uma companhia sempre presente...
Neemias pôs todo o seu ser em seu diário, que foi incorporado ao livro que agora chamamos pelo seu nome. Lendo-o, posso sentir-lhe as batidas do coração, o tremor dos dedos e a aflição de seus gemidos... Que sabedoria a dele! E como ele incutiu em mim as lições básicas de liderança! Não esqueci nenhuma delas, e tenho volvido a ele de tempos em tempos, em busca de reafirmação.
Como estudante de medicina, eu necessitava dele de modo especial. Ele era um líder. E... bem, quer eu o desejasse quer não, tornei-me, em um tempo relativamente curto, o presidente nacional da Bristish Inter-Varsity... Durante esse período, Neemias confortou-me e instruiu-me... Eu escolhi explanar o livro de Neemias na primeira Latin American Fellowship of Evangelical Students... Neemias tornou-se uma espécie de patrono do novo movimento – ou ao menos uma luz orientadora aos jovens alunos de liderança, que enfrentavam a impressionante tarefa de evangelizar um continente...
À medida que as responsabilidades se sucediam, continuei fascinado e instruído pela vida e pelas palavras desse homem de ação. E conforme eu envelhecia, mais dele eu respigava. Era o homem, não o livro, que me prendia... Ele tornou-se o meu modelo de lidernaça.

Quando li pela primeira vez essas palavras de John White, ri sonoramente, daquele jeito que às vezes não podemos evitar, face às coisas deleitáveis que Deus faz. John White e eu somos quase contemporâneos e temos muita coisa em comum: uma formação Bristish Inter-Varsity; genes britânicos unidos pela cidadania canadense; uma teologia evangélica, uma compulsão pastoral e uma vocação literária; e um lar na Lower Mainland of Bristish Columbia. Não obstante, até 1986, eu não sabia que partilhávamos um relacionamento paralelo a Neemias. Contudo, os parágrafos citados contêm palavras que parecem extraídas do meu coração. Fico imaginando quantos mais têm sido mentoreados por Neemias.

Texto extraído da obra “NEEMIAS: Paixão Pela Fidelidade”, editada pela CPAD.
Programado por Cristovão Gomes Web Desiner 75 9188 5578 tim