JESUS SALVA, CURA, LIBERTA, BATIZA NO ESPÍRITO SANTO E BREVE VOLTARÁ!

Informativo Cristão : SUBSÍDIO LIÇÃO 13 - SULAMITA MACEDO

SUBSÍDIO LIÇÃO 13 - SULAMITA MACEDO

Professoras e professores, para esta lição e finalização do trimestre, apresento as seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Vocês estão fazendo isto? Compreendem a importância desse ato?
- Falem do tema da aula: A Integridade de um Líder.
- Trabalhem os itens da lição.
- Utilizem a dinâmica “Liderança Bem-sucedida”.
- Para a retrospectiva do trimestre, oriento que vocês organizem uma gincana, que pode ser realizada com todas as classes da EBD ou grupos de apenas uma classe. Façam adaptações, conforme o local da aula e idade dos alunos.
Tarefas:
01 - Responder perguntas sobre o livro de Neemias. Resposta certa ganhará 02 pontos, resposta errada perderá 02 pontos, se não souber a resposta perderá 01 ponto e pode repassar a pergunta para outro colega, se esse colega responder corretamente, ganhará 02 pontos e não souber perderá 01 ponto.


2 – Fazer encenação de alguma parte da história do livro de Neemias, sem usar palavras.


3 - Mencionar o fato histórico a que se refere figuras ou objetos, como por exemplo: tijolo (reconstrução dos muros), partitura ou um instrumento musical(cantores no dia da inauguração do muro) etc.


4 - Colocar os fatos em ordem cronológica. Digitar cada acontecimento da história em papéis separados, fazer 4 cópias, distribuir para 04 grupos (01 grupo de no máximo 5 pessoas), solicitar que coloquem os fatos em ordem cronológica, o grupo que terminar primeiro e a sequência estiver correta ganhará ponto.


5- Colocar os alunos em círculo, entregar 01 bola ou outro objeto, tocar uma música, a bola passa de mão em mão, a música para, quem estiver com a bola deve responder a pergunta. Se a resposta estiver correta ganhará ponto, se estiver errada perderá ponto e sairá da brincadeira. Se alguém deixar a bola cair sairá da brincadeira.


Tenham uma excelente e produtiva aula.


No próximo trimestre, começarei a fornecer orientações pedagógicas para as Lições de Juvenis.


Divulguem para os professores do Discipulado I e II que eles poderão encontrar subsídios pedagógicos para estas lições no blog Atitude de Aprendiz.
Que a alegria do Natal seja o prenúncio
das realizações no ano que se inicia.
Boas festas!
Sulamita Macedo.
Objetivo:
Promover a conclusão do estudo sobre as características da liderança de Neemias.
Material:
15 folhas de papel ofício, pincel atômico e fita adesiva.
½ folha de papel ofício, com os sinais das quatro operações (soma, adição, subtração e divisão), do lado esquerdo do papel, um abaixo do outro.
Procedimento:
- Falem: Depois do que já estudamos sobre o líder Neemias, quais características podemos apontar para confirmar o título da lição “A Integridade de um Líder”?
- Aguardem as respostas e anotem cada resposta em 01 folha de papel ofício.
Espera-se que os alunos apontem as seguintes características, entre outras: humilde, prudente, temente a Deus, tinha objetivos claros de acordo com a vontade de Deus, preparado por Deus, íntrego espirtualmente e moralmente, orava, amava a Deus e Sua palavra, adorava a Deus rejeitava o erro e corrigia.
- Montem um muro com estas folhas.
- Agora falem: Uma construção é erguida tijolo por tijolo, passo a passo. Estas características formam um todo - o muro. Na nossa vida espiritual e moral, o que cada tijolo (característica) pode representar para você como líder na sua casa, igreja ou trabalho? O que podemos aprender, modificar (retirando ou acrescentando) nas nossas características enquanto líderes?
- Solicitem aos alunos para que realizem uma auto-avaliação e entreguem para eles, uma folha de papel ofício com os sinais das quatro operações.
- Falem: Na reparação do muro e nas outras ações promovidas por Neemias, aconteceram atividades relativas aos sinais das quatro operações, soma de esforços, retirada dos erros, multiplicação de vidas restauradas, divisão de responsabilidades etc.
E, quanto, a vocês, o que podem analisar?
- Falem:
Para o sinal de adição, o que vocês julgam que precisa acrescentar na sua liderança?
Para o sinal de subtração, o que vocês julgam que precisa ser diminuído, retirado na sua liderança?
Para o sinal de multiplicação, o que vocês julgam que precisa ser multiplicado na sua liderança?
Para o sinal de divisão, o que vocês julgam que precisa ser repartido, compartilhado na sua liderança?
- Orientem-os a escrever as respostas ao lado de cada sinal.
Por Sulamita Macedo.
Discipulado I - Lição 13: O Discípulo e o Evangelismo
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Vocês estão fazendo isto? Compreendem a importância desse ato?
- iniciem as atividades da aula, lendo o texto “Conte somente a história”.
- Em seguida, afirmem que “evangelismo” é o tema da lição de hoje.
- Trabalhem os itens da lição.
- Para finalizar, utilizem a dinâmica “O Resgate”.
- Falem do tema da aula: O Discípulo e o Evangelismo.
Tenham uma excelente aula!
Dinâmica: O Resgate
Objetivo: Exemplificar o ato de evangelizar.
Material:
Lanternas, velas ou isqueiros para uma parte da turma (grupo 01).
TNT preto em tiras para vendar os olhos de alguns alunos (grupo 02).
Procedimento:
- Após trabalhar o conteúdo da lição, dividam a turma em dois grupos.
O grupo 01 representará aquelas pessoas que já ingressaram no Reino de Deus, isto é, ouviram e aceitaram Sua palavra. Para este grupo, entreguem uma lanterna, vela ou isqueiros.
O grupo 02 representará aquelas pessoas que estão no reino das trevas. Para cada aluno entreguem uma faixa de TNT de cor preta.
- Façam as explicações expostas no item acima para os alunos.
- Apontando para o grupo 01, leiam Cl 1.12 a 14. Então, peçam para que acendam as lanternas, velas ou isqueiros.
- Agora, apontando para o grupo 02, leiam II Co 4.4. Solicitem para que coloquem a venda(TNT preto) sobre os olhos.
- Em seguida, perguntem para o grupo 01: O que podemos fazer para resgatar aqueles que estão no reino das trevas?
Certamente as respostas serão dirigidas para o evangelismo, a propagação da mensagem de salvação.
- Então, solicitem para que o grupo 01, com suas lanternas acesas, chegue até o grupo 02 e falem da mensagem do Evangelho.
Observação muito importante: Combinem previamente com o grupo 02, para que alguns aceitem e outros não aceitem a mensagem de salvação. O grupo 01 não deverá saber desse combinado.
- Aqueles que aceitarem deverá retirar a venda dos olhos e entrar no Reino de Deus, isto é, no grupo 01.
- Concluam, falando que devemos ser evangelizadores e que não estamos sozinhos, pois temos a ajuda do Espírito Santo. Leiam, ainda, Rm 10.14.
Por Sulamita Macedo.
Texto de Reflexão: Conte somente a história
O personagem principal do filme Up Close and Personal é um jornalista de TV que morre tentando fazer uma história em um dos lugares perigosos do mundo. Depois da sua morte, ele é lembrado por ter dito: “Eu antes achava que fazer uma reportagem era sobre a glória. Mas eu estou aqui por uma única razão – para contar a história”.
Em Atos 8, lemos que os cristãos de Jerusalém foram dispersos para o estrangeiro para escapar da perseguição. Em todos os lugares onde foram, eles pregaram a mensagem de Cristo (v.4). Saulo, o seu perseguidor, mais tarde se converteu e se tornou um apóstolo. No final da sua vida, Saulo, também, conhecido como Paulo, decidiu ir a Jerusalém, onde sabia que iria ser perseguido. Mas ele permaneceu irredutível, declarando que o seu propósito era o de “dar testemunho do evangelho da graça de Deus”(At 20;24).
Deus chama pessoas para que falem das Boas Novas de Jesus àqueles que ainda não O conhecem. Em seu livro A Conversão da Igreja, Samuel Shoemaker afirma: “A necessidade é a fome do coração humano. O suprimento é a graça de Deus. Nós somos somente distribuidores”. Mas nós não trabalhamos sozinhos ou meramente com a energia humana. Deus está fazendo a Sua obra através de nós (Fl 2.13).
Quando você testemunhar de Cristo, faça-o com amor e humildade – motivado(a) pelo desejo de glorificá-Lo, e não de glorificar a si mesmo. Nós estamos aqui apenas para contar a história. Joanie yoder
Fonte: Nosso Pão Diário 22.03.2003
Discipulado II - Lição 13: O Discípulo e a Missão de Discipular
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Vocês estão fazendo isto? Compreendem a importância desse ato?
- Falem do tema da lição: O Discípulo e a Missão de Discipular.
- Trabalhem o item I da lição.
- Trabalhem o item II da lição e em seguida o leiam o texto “Faça a sua Parte”.
- Após o estudo do item III, utilizem a dinâmica “Plantado em Boa Terra”.
Tenham uma excelente aula!
Dinâmica: Plantado em Boa Terra
Objetivo: Refletir sobre os cuidados com a vida espiritual dos novos convertidos.
Material: ½ folha de papel ofício e caneta para cada aluno.
Procedimento:
- Iniciem lendo a parábola do Semeador(Mc 4. 3 a 8, 20).
- Falem: vocês receberam a semente em seus corações, escutando a palavra de Deus e aceitando a proposta de ingresso no Reino de Deus.
- Falem ainda que no Salmo 01.2, o justo é comparado a uma “árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria...”
- Distribuam para os alunos a metade de papel ofício e solicitem que desenhem uma árvore com as raízes a mostra, conforme modelo ao lado.
- Peçam para que escrevam em que eles estão firmados, na parte onde estão as raízes, por exemplo: na Palavra de Deus, em Jesus etc.
- Perguntem: Que cuidados devemos ter com uma planta(árvore)?
Aguardem as respostas e compare-as com os cuidados que o novo convertido deve receber da igreja para que alcance crescimento e maturidade espiritual, tais como: ensino da Bíblia, comunhão com o Senhor, oração, obediência a Sua Palavra, integração e comunhão com os irmãos,
- Perguntem: Como estão suas raízes? Rasas ou profundas? Que situações estão prejudicando o seu crescimento? Estão frutificando? Que cuidados devem ter para melhorar o crescimento?
Que avaliação o novo convertido pode fazer do cuidado que recebeu da igreja, quando aceitou a Cristo?
- Peçam aos alunos para que guardem o desenho e pelo menos uma vez por mês deem uma olhada nele e reflitam sobre sua “árvore espiritual”.
Por Sulamita Macedo.

Texto de Reflexão: Faça sua parte
Certo fazendeiro, vendo a necessidade e carência de sua comunidade, pensou em fazer algo que amenizasse o sofrimento dos desfavorecidos, mas ao mesmo tempo viu que era impossível fazer tudo sozinho.
Então ele reuniu os fazendeiros vizinhos para expressar-lhes o desejo do seu coração. Como realmente seria difícil para uma só pessoa ajudar a tantos carentes, assim, ao meditar na proposta do fazendeiro, os outros se propuseram a fazer o seguinte: cada manhã, quando fossem tirar o leite, separariam um litro e o colocariam num tonel que estaria em um lugar de livre acesso a todos. No final do dia, ele pegaria o tonel e distribuiria o leite com a comunidade carente. A aprovação foi geral e todos seguiram para suas casas com o propósito de iniciarem o planejado.
No dia seguinte, o fazendeiro colocou o tonel no lugar combinado e foi cuidar dos seus afazeres. Ao findar o dia, para sua grande surpresa, verificou que o tonel ao invés de leite estava cheio de água. Ficou sumamente perplexo e nada compreendeu. Bateu o sino e reuniu todos os fazendeiros para descobrir o que havia ocorrido, pois esperava encontrar leite e não água.
Ao perguntar aos fazendeiros, alguém levantou a mão e confessou que realmente ele tinha errado, porque ele sabia que cada pessoa colocaria um litro de leite e logo não faria diferença se ele colocasse um litro de água no lugar do leite.
Mas, todos pensaram a mesma coisa. Cada um esperava que o outro fosse cumprir a sua parte e ao final, todos, pensando nisso, colocaram água em vez de leite.
Autor desconhecido.
Programado por Cristovão Gomes Web Desiner 75 9188 5578 tim