

Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Vocês estão fazendo isto? Compreendem a importância desse ato?
- Falem do tema da aula: A Integridade de um Líder.
- Trabalhem os itens da lição.
- Utilizem a dinâmica “Liderança Bem-sucedida”.
- Para a retrospectiva do trimestre, oriento que vocês organizem uma gincana, que pode ser realizada com todas as classes da EBD ou grupos de apenas uma classe. Façam adaptações, conforme o local da aula e idade dos alunos.
Tarefas:
01 - Responder perguntas sobre o livro de Neemias. Resposta certa ganhará 02 pontos, resposta errada perderá 02 pontos, se não souber a resposta perderá 01 ponto e pode repassar a pergunta para outro colega, se esse colega responder corretamente, ganhará 02 pontos e não souber perderá 01 ponto.
01 - Responder perguntas sobre o livro de Neemias. Resposta certa ganhará 02 pontos, resposta errada perderá 02 pontos, se não souber a resposta perderá 01 ponto e pode repassar a pergunta para outro colega, se esse colega responder corretamente, ganhará 02 pontos e não souber perderá 01 ponto.
2 – Fazer encenação de alguma parte da história do livro de Neemias, sem usar palavras.
3 - Mencionar o fato histórico a que se refere figuras ou objetos, como por exemplo: tijolo (reconstrução dos muros), partitura ou um instrumento musical(cantores no dia da inauguração do muro) etc.
4 - Colocar os fatos em ordem cronológica. Digitar cada acontecimento da história em papéis separados, fazer 4 cópias, distribuir para 04 grupos (01 grupo de no máximo 5 pessoas), solicitar que coloquem os fatos em ordem cronológica, o grupo que terminar primeiro e a sequência estiver correta ganhará ponto.
5- Colocar os alunos em círculo, entregar 01 bola ou outro objeto, tocar uma música, a bola passa de mão em mão, a música para, quem estiver com a bola deve responder a pergunta. Se a resposta estiver correta ganhará ponto, se estiver errada perderá ponto e sairá da brincadeira. Se alguém deixar a bola cair sairá da brincadeira.
Tenham uma excelente e produtiva aula.
No próximo trimestre, começarei a fornecer orientações pedagógicas para as Lições de Juvenis.
Divulguem para os professores do Discipulado I e II que eles poderão encontrar subsídios pedagógicos para estas lições no blog Atitude de Aprendiz.
Que a alegria do Natal seja o prenúncio
das realizações no ano que se inicia.
Boas festas!
Sulamita Macedo.
Objetivo:
- Falem: Na reparação do muro e nas outras ações promovidas por Neemias, aconteceram atividades relativas aos sinais das quatro operações, soma de esforços, retirada dos erros, multiplicação de vidas restauradas, divisão de responsabilidades etc.
Promover a conclusão do estudo sobre as características da liderança de Neemias.
Material:
15 folhas de papel ofício, pincel atômico e fita adesiva.
½ folha de papel ofício, com os sinais das quatro operações (soma, adição, subtração e divisão), do lado esquerdo do papel, um abaixo do outro.
Procedimento:
- Falem: Depois do que já estudamos sobre o líder Neemias, quais características podemos apontar para confirmar o título da lição “A Integridade de um Líder”?
- Aguardem as respostas e anotem cada resposta em 01 folha de papel ofício.
Espera-se que os alunos apontem as seguintes características, entre outras: humilde, prudente, temente a Deus, tinha objetivos claros de acordo com a vontade de Deus, preparado por Deus, íntrego espirtualmente e moralmente, orava, amava a Deus e Sua palavra, adorava a Deus rejeitava o erro e corrigia.
- Montem um muro com estas folhas.
- Agora falem: Uma construção é erguida tijolo por tijolo, passo a passo. Estas características formam um todo - o muro. Na nossa vida espiritual e moral, o que cada tijolo (característica) pode representar para você como líder na sua casa, igreja ou trabalho? O que podemos aprender, modificar (retirando ou acrescentando) nas nossas características enquanto líderes?
- Solicitem aos alunos para que realizem uma auto-avaliação e entreguem para eles, uma folha de papel ofício com os sinais das quatro operações.

E, quanto, a vocês, o que podem analisar?
- Falem:
Para o sinal de adição, o que vocês julgam que precisa acrescentar na sua liderança?
Para o sinal de subtração, o que vocês julgam que precisa ser diminuído, retirado na sua liderança?
Para o sinal de multiplicação, o que vocês julgam que precisa ser multiplicado na sua liderança?
Para o sinal de divisão, o que vocês julgam que precisa ser repartido, compartilhado na sua liderança?
- Orientem-os a escrever as respostas ao lado de cada sinal.
Por Sulamita Macedo.
Discipulado I - Lição 13: O Discípulo e o Evangelismo
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Vocês estão fazendo isto? Compreendem a importância desse ato?
- iniciem as atividades da aula, lendo o texto “Conte somente a história”.
- Em seguida, afirmem que “evangelismo” é o tema da lição de hoje.
- Trabalhem os itens da lição.
- Para finalizar, utilizem a dinâmica “O Resgate”.
- Falem do tema da aula: O Discípulo e o Evangelismo.
Tenham uma excelente aula!
Dinâmica: O Resgate
Objetivo: Exemplificar o ato de evangelizar.
Material:
Lanternas, velas ou isqueiros para uma parte da turma (grupo 01).
Lanternas, velas ou isqueiros para uma parte da turma (grupo 01).
TNT preto em tiras para vendar os olhos de alguns alunos (grupo 02).
Procedimento:
- Após trabalhar o conteúdo da lição, dividam a turma em dois grupos.
O grupo 01 representará aquelas pessoas que já ingressaram no Reino de Deus, isto é, ouviram e aceitaram Sua palavra. Para este grupo, entreguem uma lanterna, vela ou isqueiros.

- Façam as explicações expostas no item acima para os alunos.
- Apontando para o grupo 01, leiam Cl 1.12 a 14. Então, peçam para que acendam as lanternas, velas ou isqueiros.
- Agora, apontando para o grupo 02, leiam II Co 4.4. Solicitem para que coloquem a venda(TNT preto) sobre os olhos.
- Em seguida, perguntem para o grupo 01: O que podemos fazer para resgatar aqueles que estão no reino das trevas?
Certamente as respostas serão dirigidas para o evangelismo, a propagação da mensagem de salvação.
- Então, solicitem para que o grupo 01, com suas lanternas acesas, chegue até o grupo 02 e falem da mensagem do Evangelho.
Observação muito importante: Combinem previamente com o grupo 02, para que alguns aceitem e outros não aceitem a mensagem de salvação. O grupo 01 não deverá saber desse combinado.
- Aqueles que aceitarem deverá retirar a venda dos olhos e entrar no Reino de Deus, isto é, no grupo 01.
- Concluam, falando que devemos ser evangelizadores e que não estamos sozinhos, pois temos a ajuda do Espírito Santo. Leiam, ainda, Rm 10.14.
Por Sulamita Macedo.
Texto de Reflexão: Conte somente a história
O personagem principal do filme Up Close and Personal é um jornalista de TV que morre tentando fazer uma história em um dos lugares perigosos do mundo. Depois da sua morte, ele é lembrado por ter dito: “Eu antes achava que fazer uma reportagem era sobre a glória. Mas eu estou aqui por uma única razão – para contar a história”.

Deus chama pessoas para que falem das Boas Novas de Jesus àqueles que ainda não O conhecem. Em seu livro A Conversão da Igreja, Samuel Shoemaker afirma: “A necessidade é a fome do coração humano. O suprimento é a graça de Deus. Nós somos somente distribuidores”. Mas nós não trabalhamos sozinhos ou meramente com a energia humana. Deus está fazendo a Sua obra através de nós (Fl 2.13).
Quando você testemunhar de Cristo, faça-o com amor e humildade – motivado(a) pelo desejo de glorificá-Lo, e não de glorificar a si mesmo. Nós estamos aqui apenas para contar a história. Joanie yoder
Fonte: Nosso Pão Diário 22.03.2003
Discipulado II - Lição 13: O Discípulo e a Missão de Discipular
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Vocês estão fazendo isto? Compreendem a importância desse ato?
- Falem do tema da lição: O Discípulo e a Missão de Discipular.
- Trabalhem o item I da lição.
- Trabalhem o item II da lição e em seguida o leiam o texto “Faça a sua Parte”.
- Após o estudo do item III, utilizem a dinâmica “Plantado em Boa Terra”.
Tenham uma excelente aula!
Dinâmica: Plantado em Boa Terra Material: ½ folha de papel ofício e caneta para cada aluno.
Procedimento:
- Iniciem lendo a parábola do Semeador(Mc 4. 3 a 8, 20).
- Falem: vocês receberam a semente em seus corações, escutando a palavra de Deus e aceitando a proposta de ingresso no Reino de Deus.
- Falem ainda que no Salmo 01.2, o justo é comparado a uma “árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria...”
- Distribuam para os alunos a metade de papel ofício e solicitem que desenhem uma árvore com as raízes a mostra, conforme modelo ao lado.
- Peçam para que escrevam em que eles estão firmados, na parte onde estão as raízes, por exemplo: na Palavra de Deus, em Jesus etc.
- Perguntem: Que cuidados devemos ter com uma planta(árvore)?
Aguardem as respostas e compare-as com os cuidados que o novo convertido deve receber da igreja para que alcance crescimento e maturidade espiritual, tais como: ensino da Bíblia, comunhão com o Senhor, oração, obediência a Sua Palavra, integração e comunhão com os irmãos,
- Perguntem: Como estão suas raízes? Rasas ou profundas? Que situações estão prejudicando o seu crescimento? Estão frutificando? Que cuidados devem ter para melhorar o crescimento?
Que avaliação o novo convertido pode fazer do cuidado que recebeu da igreja, quando aceitou a Cristo?
- Peçam aos alunos para que guardem o desenho e pelo menos uma vez por mês deem uma olhada nele e reflitam sobre sua “árvore espiritual”.
Por Sulamita Macedo.
Texto de Reflexão: Faça sua parte
Certo fazendeiro, vendo a necessidade e carência de sua comunidade, pensou em fazer algo que amenizasse o sofrimento dos desfavorecidos, mas ao mesmo tempo viu que era impossível fazer tudo sozinho.
Então ele reuniu os fazendeiros vizinhos para expressar-lhes o desejo do seu coração. Como realmente seria difícil para uma só pessoa ajudar a tantos carentes, assim, ao meditar na proposta do fazendeiro, os outros se propuseram a fazer o seguinte: cada manhã, quando fossem tirar o leite, separariam um litro e o colocariam num tonel que estaria em um lugar de livre acesso a todos. No final do dia, ele pegaria o tonel e distribuiria o leite com a comunidade carente. A aprovação foi geral e todos seguiram para suas casas com o propósito de iniciarem o planejado.

Ao perguntar aos fazendeiros, alguém levantou a mão e confessou que realmente ele tinha errado, porque ele sabia que cada pessoa colocaria um litro de leite e logo não faria diferença se ele colocasse um litro de água no lugar do leite.
Mas, todos pensaram a mesma coisa. Cada um esperava que o outro fosse cumprir a sua parte e ao final, todos, pensando nisso, colocaram água em vez de leite.
Autor desconhecido.