JESUS SALVA, CURA, LIBERTA, BATIZA NO ESPÍRITO SANTO E BREVE VOLTARÁ!

Informativo Cristão : SUBSÍDIO LIÇÃO 12 JOVENS E ADULTOS / DISCIPUADO I e II - Sulamita Macêdo

SUBSÍDIO LIÇÃO 12 JOVENS E ADULTOS / DISCIPUADO I e II - Sulamita Macêdo

Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:

- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.

Vocês estão fazendo isto? Compreendem a importância desse ato?

 - Falem do tema da aula: As Consequências do Jugo Desigual.

 - Iniciem o estudo do tema, utilizando a Dinâmica “E Foram Felizes para Sempre?”

- Trabalhem os itens da lição.
- Para concluir, leiam  o texto de reflexão “Solteiro(a)?”
Tenham uma produtiva aula!

 No próximo trimestre, começarei a fornecer orientações pedagógicas para as Lições de Juvenis.

Dinâmica: E Foram Felizes para Sempre?

Objetivos:

Refletir sobre os objetivos do casamento e as conseqüências do Jugo desigual.

Material: 02 quebra-cabeças com poucas peças(entre 12 e 20).
 Procedimento:
- Escolham 4 alunos, dividindo-os em 02 grupos. Solicitem que cada dupla monte um quebra-cabeça com poucas peças.

Observações:
- Cada conjunto de peças, deverá conter 01 peça do outro conjunto. Mas, não falem sobre isto para as duplas.

- Fiquem atentos a montagem dos dois quebra-cabeças: a reação das duplas quanto a peça estranha nos conjuntos e até mesmo a dificuldade de execução do quebra- cabeças.

- Perguntem: O que está acontecendo? Por que não conseguiram concluir?

Os alunos certamente deverão responder que há peça faltando e há outra que não pertence ao conjunto, impossibilitando a montagem dos dois quebra-cabeças.

- Então, falem: A peça que está faltando ou está no lugar errado, podem exemplificar o jugo desigual no casamento e suas conseguências.

- Agora, solicitem que os alunos identifiquem a peça estranha, troquem-na com a outra dupla e montem o quebra-cabeça.

- Falem: Agora, com as peças no conjunto certo, a montagem foi realizada sem problemas no encaixe, como também nem sobrou nem faltou. Dessa forma, podemos exemplificar o casamento segundo a observância da Palavra de Deus.

- Falem: O final das estórias de contos de fada, na sua maioria, termina assim: “... e partiu junto com o príncipe para um castelo distante onde se casaram e foram felizes para sempre” (Cinderela- Irmãos Grimm).- Agora, perguntem: O que isto tem a ver com o tema da nossa lição e com o quebra cabeças?

Aguardem as respostas.

Espera-se que os alunos falem que a expressão “felizes para sempre” tem a ver com a felicidade da união conjugal, que vai depender de alguns pontos observados antes e depois do casamento (o encaixe das peças).

No casamento com duas pessoas crentes, ambos vão procurar a felicidade do outro, pois possuem a mesma fé, o mesmo Deus(peças iguais),  o que não ocorre com o casal  com crenças diferentes, pois há caminhos opostos nesta caminhada, acarretando sérios problemas conjugais, de relacionamento, na criação dos filhos, além da liberdade de professar a fé(peças diferentes).

- Agora, trabalhem os itens da lição.

Texto de Reflexão: Solteiro?
            E se você for solteiro e estiver procurando uma parceira e ainda não a tiver encontrado? Lembre-se que Deus criou Eva especialmente para Adão. “Então... Ele a levou até o homem. E Adão disse: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne...”(Gn 2.22 e 23 NKJV).

            Quando Deus lhe traz a pessoa certa, um vínculo espiritual e emocional acontece. Mas quando você tenta correr na frente dEle, termina lamentando e se recriminando.

            Portanto, espere em Deus! Quando Deus olhou através da eternidade,  Ele viu você. Ele lhe deu certos traços e habilidades que o tornam exclusivo. Ele sabia exatamente de quem você precisaria para ajudá-lo a cumprir os propósitos dEle e para desenvolver os dons que Ele lhe deu. Até que isso aconteça, lembre-se, Ele é o seu parceiro espiritual!Ele tem cuidado de você o tempo todo; protege-o, sustentando-o e dirigindo seus passos, certo?

            Pare de sofrer por ser solteiro e use esse tempo para desenvolver o seu relacionamento com Deus. Nunca esqueça de que uma das maiores visitações do Espírito Santo aconteceu a uma garota solteira, de uma cidade pequena, chamada Maria, provando que quando você confia no tempo de Deus, Ele sempre lhe envia o melhor!

DISCIPULADO I – Lição 12: O Discípulo e o Fruto do Espírito Santo
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.

Vocês estão fazendo isto? Compreendem a importância desse ato?

- Falem do tema da aula: O Discípulo e o Fruto de Espírito Santo.

- Iniciem o estudo da lição, utilizando a dinâmica: O Fruto Desejado.

- Trabalhem os itens da lição.

- Finalizem a aula, lendo o texto “A Nuvem e o Espírito”.

Dinâmica: O Fruto Desejado
Objetivos:

Estudar sobre o Fruto do Espírito.

Destacar a importância da manifestação das 09 virtudes do Fruto do Espírito na vida cristã.

Material:
01 laranja sem casca.
Nomes das 09 virtudes digitadas
01 quadro ou cartolina
01 rolo de fita adesiva

Procedimento:
- Apresentem a laranja e falem: o Fruto do Espírito pode ser comparado a esta laranja. Vejamos a razão: é um todo composto por 09 partes, como uma laranja e seus gomos. Cada parte, uma virtude.

- Falem, também: Agora vamos conhecer o nome de cada virtude. À medida que um aluno estiver lendo, de forma pausada, Gálatas 5. 22 e 23, coloquem os nomes digitados no quadro ou cartolina, formando um círculo.

- Afirmem: Estudar sobre cada virtude do fruto do Espírito é o tema da nossa aula.

- Então, comecem o estudo do tema, enfatizando a importância da manifestação das 09 virtudes do Fruto do Espírito na vida cristã.

Texto de Reflexão: A Nuvem e o Espírito
            O Senhor guiou o povo de Israel por meio de uma coluna de nuvem durante o dia e por meio de uma coluna de fogo durante a noite (Êxodo 13.21). O comentarista Arthur Pink traçou um paralelo entre a nuvem no deserto e o Espírito Santo na vida do cristão.

            Pink mostrou que, assim como a nuvem foi um presente gracioso de Deus para os israelitas, o Espírito Santo é uma dádiva de Deus para seus filhos. Jesus disse: ”Eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar como vocês para sempre” (João 14.16).
            A coluna de nuvem guiava os filhos de Israel e, do mesmo modo, o Espírito Santo guia os cristãos. Jesus disse: “Quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade”(16.13).
            Do mesmo modo como a nuvem permaneceu com os israelitas durante toda a sua peregrinação no deserto, assim Jesus prometeu que o Pai enviaria o Espírito para estar com os seus discípulos para sempre (14.16). Pense nisso! O próprio Deus habita em nossos corações. Nós que conhecemos a Jesus Cristo como Salvador e Senhor. Somos templos do Espírito Santo (I Coríntios 6.19).
            Quando somos guiados pelo Espírito, nossa vida é caracterizada pelo amor, alegria, paz e auto-controle(Galátas 5. 16,22 e 23). Deste modo seremos testemunhas efetivas de Cristo caminhando pelo deserto deste mundo.

Fonte: Nosso Pão Diário( 02.07.2006)

Lição 12: O Discípulo e a Vinda de Jesus

 DISCIPULADO II – Lição 12: O Discípulo e a Vinda de Jesus

- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.

Vocês estão fazendo isto? Compreendem a importância desse ato?

- Falem do tema da aula: O Discípulo e a Vinda de Jesus.

- iniciem o estudo da lição, utilizando a dinâmica “Arrumando a Mala”.

- Trabalhem os itens da lição.

- Finalizem a aula, lendo o texto “Eu sabia que você vinha!”


Dinâmica: Arrumando a Mala
Objetivo: Refletir sobre a necessidade de estar preparado para a Vinda de Jesus.

Material: Duas cartolinas  e 02 pincéis atômicos.

Procedimento:
- Escolham dois alunos e falem: Vocês ganharam uma passagem aérea para Paris e o vôo será daqui a uma hora.

- Digam: Vocês tem 01 minuto para “arrumar a mala”.

- Mostrem a mala, que será representada pelo quadro ou a cartolina.

- Solicitem para que eles escrevam os nomes dos objetos que irá levar.

- Cronometrem o tempo não deixem passar nenhum segundo e em seguida peçam para que pare de escrever.

- Várias situações podem acontecer:

1 – Pelo pouco tempo, o aluno não conseguir arrumar a mala.

2 – Mesmo tendo pouco tempo, o aluno conseguir arrumar a mala, colocando objetos de mais necessidade.

3 – O aluno se recusar a arrumar a mala, porque considera difícil arrumá-la em pouco tempo.

Observação: Qualquer que seja o resultado, há lições a serem extraídas, quanto ao tema da Vinda de Jesus.

- Falem: Vamos estudar sobre a Vinda de Jesus e este resultado pode nos remeter a preparação do crente para o arrebatamento que será num abrir e fechar de olhos. Vejamos:

Para a situação 01: Não preparou-se para o Arrebatamento, negligenciou suas ações  no tempo para a preparação.

Para a situação 02: Preparou-se no tempo certo para o Arrebatamento, observou o tempo e as ações.

Para a situação 03: Recusou-se a preparar-se para o Arrebatamento, mesmo tendo sido avisado para organizar-se.

- Falem: O importante é que todos estejamos preparados para encontrar-se com Jesus no Arrebatamento.

- Para finalizar, falem: O estudo sobre a vinda de Jesus é o tema da lição de hoje.

- Então, comecem o estudo da lição.

Texto de Reflexão: Eu Sabia que você vinha!
Um homem dizia sempre ao seu filho: “Haja o que houver, eu sempre estarei ao seu lado”.
Certo dia na cidade onde moravam ocorreu um terremoto muito grande. Após o terremoto este homem foi para casa e viu que sua esposa estava bem, mas seu filho ainda estava na escola, então ele foi imediatamente para lá, mas tudo estava destruído.
Tomado de muita Tristeza, ficou pensando na alegria do filho e na promessa que tinha feito: “Haja o que houver, eu sempre estarei ao seu lado”. Seu coração estava apertado e seus olhos olhavam a destruição.
Então, mentalmente, ele percorreu o trajeto que fazia diariamente com seu filho até a porta da sala na escola. Resolveu fazer o mesmo caminho por cima dos escombros: portão, corredor, virou a direita e parou no lugar onde deveria ser a sala de aula de seu filho. Nada! Apenas uma pilha de material destruído.
Inconformado começou a cavar com as mãos. Outros pais chegaram e tentaram tirá-lo de lá, dizendo:
- Vá para casa. Não adianta, não há ninguém vivo!
Mas ele continuava e dizia:
- Me ajudem!
Ninguém o ajudava. Chegaram os bombeiros e foi a mesma coisa. Os policiais também tentaram tirá-lo dali, pois sabiam que não havia chance de sobreviventes. Porém, o pai continuava cavando e não se esquecia da promessa feita ao filho. Duas horas, três horas, cinco horas, trabalhou sem descanso, chamando pelo filho. Então, escutou:

- Pai, estou aqui! Eu sabia que você viria!
Ele fez mais força para abrir um vão maior e perguntou:
- Você está bem?
- Estou! Mas com fome, sede e medo.
- Tem mais alguém com você?
- Sim. Outros colegas comigo. Não posso vê-los, mas posso escutá-los. Eu disse para eles que o senhor viria, mas eles não acreditaram. Que bom que me encontrou! O senhor cumpriu sua promessa!

Autor desconhecido.


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